Imagem de um notebook Vaio.
Ultima atualização: 28 de julho de 2021

Como escolhemos

15Produtos analisados

12Horas investidas

8Estudos avaliados

95Comentários coletados

Está precisando comprar um computador portátil para estudar, trabalhar ou jogar? Recomendamos que você invista em um notebook Vaio. A marca oferece três linhas de computadores para diferentes públicos.

Dentro de cada linha você encontra diferentes modelos de computadores e para escolher o modelo ideal, você deve entender quais especificações técnicas necessárias em seu notebook. Continue a leitura para saber mais.




O mais importante

  • Revolucionando as tradicionais linhas C, Fit e S, a Vaio oferece três linhas de computadores portáteis: Vaio FE14, Vaio FE15 e Vaio Z, sendo modelos básicos, intermediários e premium, em ordem respectiva.
  • Algumas características mudam de um modelo para o outro dependendo da linha, como o processador, sistema operacional, memória RAM, armazenamento, tamanho do painel, resolução da tela, padrão do teclado e design.
  • A marca japonesa concentra-se em oferecer modelos de notebook voltados ao público profissional. Os modelos intermediários custam acima de R$3.000, enquanto o modelo premium ultrapassa os R$20.000.

Notebook Vaio: nossa recomendação dos melhores produtos

Pensando em um novo público, a marca japonesa Vaio revolucionou seu portfólio de computadores portáteis e oferece três modelos apenas. Entretanto, diversas especificações técnicas mudam de um modelo para o outro, o que justifica um ranking com os melhores modelos a venda:

Guia de compra: o que você precisa saber sobre o notebook Vaio

Está curioso para conhecer os diferentes modelos de notebook Vaio? A fabricante japonesa oferece modelos impressionantes, com especificações técnicas robustas, design sofisticado e preços atrativos para o público. Apresentaremos detalhes sobre os computadores da marca neste guia de compra.

Imagem de um homem usando um computador.

O notebook Vaio é uma excelente ferramenta de trabalho. Fonte: Mikhail Nilov/ Pexels.com

O que diferencia o notebook Vaio dos demais fabricantes?

O primeiro e maior diferencial da Vaio é que a marca japonesa oferece computadores na categoria premium. Isso indica que os componentes utilizados na construção da máquina possuem qualidade elevada.

Todos modelos contam com processador Intel Core, sendo Core i3 entrada, Core i5 intermediário e Core i7 premium.  Mas fique atento à geração do processador. O sistema operacional pode ser Windows 10 Home ou Pro ou mesmo Linux.

A memória RAM pode ser de 4GB, 8GB, 12GB, 16GB ou 32GB. E o armazenamento pode ser em HD interno ou SSD, sendo HD de 1TB ou SSD nas versões com 128GB, 256GB, 512GB ou 2TB.

A estrutura do computador é em liga de magnésio, um material metálico que oferece qualidade, leveza e resistência para seu computador.

Em relação ao tamanho da tela do computador, você encontra opções com 14 ou 15,6 polegadas. A tela é em LED com tecnologia antirreflexo e oferece melhor visibilidade, independentemente do ângulo de visão. A resolução pode ser em HD, FHD ou UHD.

Imagem de uma mulher trabalhando.

Os notebooks Vaio são da categoria premium. Fonte: Vlada Karpovich/ Pexels.com

Vaio FE14 e FE15: são as opções com melhor custo-benefício?

Ambos os modelos apresentam design compacto, leve e minimalista, ideal para quem precisa utilizar o computador na faculdade ou trabalho.

O modelo FE14 possui tela com 14 polegadas, 19,8mm de espessura e 1,55 Kg, enquanto o modelo FE15 possui 15,6 polegadas, 19,8mm de espessura e 1,75Kg.

Ambos possuem tela antirreflexo com resolução FHD, aproveitamento de 83% na relação tela e corpo, e bordas ultrafinas com apenas 6mm de diâmetro, proporcionando sensação de imersão.

Esses modelos podem ser equipados com processador Intel Core i3, i5 ou i7 da décima geração, memória RAM de até 16GB e armazenamento em HD ou SSD, quatro vezes mais rápido que os modelos tradicionais. O sistema operacional é o Windows 10 Home.

As conexões disponíveis são Bluetooth 5.0, USB Type-C, USB 3.0, Ethernet e HDMI. A conexão Wireless é dual-band, ou seja, suporta as frequências 2,4Ghz e 5Ghz. O áudio possui boa qualidade, pois é promovido por dois alto-falantes com 2W cada e som estéreo.

Outros diferenciais deste modelo são a tecnologia TILT, proteção para a webcam, teclado com teclas maiores e proteção contra derramamento de líquidos. A bateria de longa duração oferece sete horas de funcionamento.

Vaio Z é a melhor escolha para profissionais?

O Vaio Z é diferente de tudo o que você viu em um computador. A começar pelas especificações técnicas: o processador é Intel Core i7 da 11a geração com 4.8GHz de velocidade de processamento e tecnologia Turbo Boost.

A memória RAM possui 32GB e o armazenamento é em SSD quatro vezes mais rápido do que um SSD convencional e com impressionante memória de 2TB.

Outro diferencial é que este computador é o primeiro modelo confeccionado em carbono e moldado em 3D do mundo.

Falando nisso, a fibra em carbono é leve, compacta e resistente, ideal para quem busca mobilidade e elegância. Essa resistência faz com que este computador não seja danificado quando submetido a uma queda de até 127cm.

Ideal para trabalho, este modelo oferece 32% mais produtividade e é três vezes mais ágil na edição de vídeos, tanto pelas especificações técnicas do computador, quanto pela conexão com a internet Wireless, que é três vezes mais rápida.

Para facilitar a digitação, este modelo conta com teclado com teclas grandes, silenciosas, retroiluminadas e resistentes ao derramamento de água. Devido a tecnologia TILT, o teclado ajusta-se a posição da abertura da tela.

O computador é ultra leve, pesa apenas 1,06 Kg, e ultra fino, pois mede apenas 16,9mm de espessura. A tela mede 14 polegadas e possui resolução de 4K, com padrão de cinema, ampla variedade de cores e HDR que mostra tons como os vistos a olho nu.

A qualidade de som também é muito boa, graças aos speakers largos com som estéreo e design acústico. A webcam possui resolução HD com 2MP de resolução e sensor de reconhecimento facial. A bateria impressiona com 10,5 horas de autonomia.

Quais são as tecnologias exclusivas de um Notebook Vaio?

Os modelos de notebook Vaio contam com algumas tecnologias exclusivas que você gostará de conhecer:

  • Tecnologia TILT: sistema projetado para inclinar o teclado na posição mais confortável para digitar, reduzindo o impacto na palma da mão e punho e aumentar a refrigeração do computador. O teclado é posicionado automaticamente, de acordo com a abertura da tela.
  • Webcam cover: diferente dos modelos convencionais, a webcam do notebook Vaio é protegida por uma tampa que só é aberta quando você deseja utilizar a câmera do computador.
  • Teclado resistente à água: ao derramar até 330 ml de líquido sobre seu teclado, ele não será danificado. Mas você deve secá-lo imediatamente e levar na assistência técnica para checar se nenhuma peça foi danificada.

Critérios de compra: como escolher o melhor notebook Vaio

Como você pôde perceber, apesar de oferecer apenas três modelos de notebook Vaio, a marca empenha-se em oferecer opções para todos os públicos, alterando as especificações técnicas desses aparelhos. Para encontrar o modelo ideal para suas necessidades, analise os critérios de compra abaixo:

Processador

Formado por núcleos e memória cache, o processador é responsável por processar dados recebidos e emitidos pelo notebook, atribuindo a execução de programas e aplicativos aos núcleos de processamento, e armazenamento das informações mais importantes na memória cache, sendo que a velocidade dessas operações é medida em gigahertz.

Os modelos de notebook Vaio operam com processadores da linha Intel Core, sendo Core i3 básico, Core i5 intermediário e Core i7 avançado. Esses processadores podem ser encontrados na nona, décima ou décima primeira geração.

Memória RAM

A memória RAM é utilizada para gerenciar os programas, aplicativos e websites acessados pelo usuário. Quanto maior a capacidade de memória RAM, mais atividades você consegue desempenhar simultaneamente sem comprometer o desempenho do computador.

Você encontra modelos de notebook Vaio com 4GB, 8GB, 12GB, 16GB e 32GB de memória RAM. Essa especificação técnica influencia bastante no preço de um computador.

Armazenamento

Você tem duas opções quando o assunto é armazenamento do computador. Comprar um notebook Vaio com HD interno com 1TB de memória, ou investir um pouco mais e escolher um modelo com armazenamento em SSD com 128GB, 256GB, 512GB ou 2TB de memória.

Não é apenas na capacidade de memória que este componente influencia, mas também no desempenho do computador, até quatro vezes mais rápido quando equipado com um SSD.

Imagem de uma mulher usando um notebook.

O armazenamento em SSD deixa a máquina mais rápida. Fonte: Avel Chuklanov/ Unsplash.com

Sistema operacional

Você encontra os modelos de notebook Vaio com sistema operacional Windows 10 Home e Pro, sendo o primeiro voltado para o uso pessoal e o segundo destinado para o uso empresarial.

Embora o Windows 10 Pro conte com os mesmos recursos do modelo anterior, existem duas diferenças notáveis entre esses modelos: este modelo oferece criptografia avançada e capacidade de memória RAM de 2TB, ideal para oferecer suporte aos servidores.

Tela

Você encontra o notebook Vaio com tela de 14 polegadas (modelos FE14 e Vaio Z) ou 15,6 polegadas (modelo FE15). A resolução de tela pode ser HD, Full HD ou Ultra HD/ 4K (apenas no modelo Vaio Z).

A tela com resolução HD conta com 1366x768 pixels, resolução Full HD conta com 1920x1080 pixels e resolução Ultra HD oferece impressionantes 3840x2160 pixels.

Resumo

Neste artigo exclusivo, você conheceu um pouco mais sobre os modelos de notebook Vaio. A marca japonesa revolucionou seu portfólio de computadores este ano e substituiu linhas antigas por versões mais modernas.

Esperamos que os modelos FE14, FE15 ou Vaio Z tenham o surpreendido positivamente e você invista em um desses em sua próxima compra. Compre através de nosso link e nos ajude a continuar trazendo conteúdo de qualidade para você!

(Fonte da imagem destacada: XPS/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas