Imagem mostra um notebook ao lado de um celular e um óculos de sol.
Ultima atualização: 17 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

69Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você busca informações sobre notebooks touchscreen, quer saber se eles são o tipo de computador ideal para você e procura entender como adquirir o melhor modelo, chegou ao artigo certo!

Os notebooks touchscreen não encontraram tanto sucesso no mercado, mas várias pessoas os preferem. A seguir, discutiremos as suas vantagens e desvantagens e apresentaremos um painel completo sobre eles!




O mais importante

  • Um notebook touchscreen é como um notebook normal, mas com a possibilidade de usar a tela touch. Isso facilita bastante a navegação e o uso de alguns softwares específicos.
  • Alguns modelos de notebooks touchscreen são conversíveis, virando tablets e tendo modos variados de apoio. É possível também encontrar versões com telas duplas.
  • Você deve observar no notebook touchscreen as mesmas especificações de hardwares e de conectividade que nos modelos normais. Caso jogue bastante, é preciso um computador mais potente.

Notebook touchscreen: nossa recomendação dos melhores produtos

Para facilitar o seu trabalho de procura por modelos, nós selecionamos alguns notebooks touchscreen que são de qualidade comprovada. Com eles, você estará satisfeito!

Guia de compra: o que você precisa saber sobre notebook touchscreen

Chegou a hora de responder às perguntas mais comuns sobre notebooks touchscreen. No guia de compra, você descobre se realmente o produto vale a pena para o seu gosto!

Imagem mostra uma mulher em frente a um notebook com um lápis na boca.

Notebooks touchscreen são bons para estudos. (Fonte: JESHOOTS-com/ Pixabay.com)

Como funciona um notebook touchscreen?

O notebook touchscreen tem, como o nome indica, a tela responsiva a comando de toques. É o mesmo mecanismo usado em smartphones e tablets, inclusive com a proteção Gorilla Glass disponível na maior parte dos modelos.

Porém, o touchscreen é apenas uma opção. Os computadores continuam contando com teclado, que pode ser usado sempre que você preferir, e têm entrada para mouse.

Ainda existem modelos conversíveis, que podem se transformar em tablets de duas telas. Eles são mais caros, mas oferecem uma excelente alternativa para, por exemplo, quem trabalha com imagens.

Você sabia que, apesar de estarem à disposição a relativamente pouco tempo, as telas touchscreen já são pensadas e desenvolvidas desde a década de 1950?

Quais as vantagens de um notebook touchscreen?

Um notebook touchscreen tem vantagens em relação à facilidade de uso e à praticidade de fazer certas ações. Abrir aplicativos ou navegar na internet, por exemplo, são ações feitas mais facilmente tocando a tela do que usando mouse e teclado.

O notebook touchscreen é bom para quem usa aplicativos com muitos recursos de clique.

Quem trabalha com aplicativos que usam muitos recursos de clique e que são comandados majoritariamente por mouse ganha em praticidade usando o touchscreen. Aplicativos de edição de vídeo e de fotos são exemplos.

Por outro lado, é preciso notar que o ganho de tempo e de facilidade para abrir aplicativos e navegar, a não ser que você odeie digitar, é irrisório. Principalmente quando o comparamos com a diferença de preço.

Pessoas que trabalham principalmente com digitação, ou que não usam tanto o mouse, não têm tantos benefícios com o touchscreen. Digitar no teclado virtual é muito mais difícil e lento do que no teclado físico.

Os notebooks touchscreen também têm mais peças com potencial para defeitos e, por não serem tão populares, são de assistência técnica mais difícil.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens do notebook touchscreen:

Vantagens
  • Dá velocidade ao clique e à navegação
  • Ideal para aplicativos de edição de fotos e vídeos
  • Ajuda quem não gosta de teclados e mouses
  • Alguns modelos são conversíveis em tablets
Desvantagens
  • Preços são mais elevados
  • Ganho de velocidade é muito pequeno
  • Teclado virtual é muito ruim para digitação
  • Tem mais chances de apresentar defeitos sérios

Para quem vale a pena comprar um notebook touchscreen?

O preço alto e o menor número de modelos faz com que muitas pessoas tenham dúvidas sobre se comprar um notebook touchscreen vale a pena ou não. E para você, será que o produto é uma boa opção? Confira a lista abaixo:

  • Pessoas que não gostam de teclado e touchpad: Para algumas pessoas, teclado e touchpad incomodam e dificultam a navegação. O notebook touchscreen confere velocidade e praticidade no uso do computador para elas.
  • Trabalho de edição: Por mais que trabalhos de edição de vídeo e imagens sejam feitos principalmente em computadores desktop potentes, trabalhos mais simples caem bem no notebook touchscreen.
  • Quem assiste a muitos filmes e séries: Notebooks touchscreen conversíveis ajudam muito a quem gosta de assistir a filmes e séries. Por serem dobráveis, eles ficam em posições mais confortáveis em camas, sofás e outras áreas longes de mesas.

Quais configurações são essenciais em um notebook touchscreen?

Notebooks touchscreen possuem algumas funcionalidades especiais. Entre elas, alguns aplicativos ligados ao Windows 10 que ajudam em situações específicas.

Podemos citar como destaques o TeamViewer Touch, que ajuda no gerenciamento de computadores conectados à mesma rede, e o Evernote, um gerenciador pessoal que pode ser muito útil.

Também é possível ativar ou desativar a função touch sempre que necessário. Caso você sofra com toques fantasmas na tela ou não queira causar um caos durante uma limpeza ou um transporte, essa é uma opção.

Você pode configurar questões como sensibilidade de toque e velocidade do cursor para que a navegação na tela touch aconteça perfeitamente ao seu gosto!

Imagem mostra um notebook ao lado de um tablet.

Notebooks touchscreen podem se transformar em tablets. (Fonte: Monoar_CGI_Artist/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um notebook touchscreen

Você decidiu que vale a pena comprar um notebook touchscreen? Perfeito! Vamos discutir agora alguns critérios técnicos que podem te ajudar a encontrar o modelo perfeito.

Conversibilidade

Notebooks touchscreen conversíveis têm várias vantagens. Eles se transformam em tablets por serem dobráveis e, em alguns casos, até possuem uma segunda tela que surge após o giro da parte do teclado.

A transformação em tablet é interessante para dar conforto para a realização de certas tarefas que não exigem teclado e touchpad. Surge uma gama maior de posições para se assistir a uma série no sofá ou na cama, por exemplo.

Além disso, pessoas que exercem atividades que se beneficiam de telas duplas, como algumas edições e até mesmo certos jogos, ganham com a possibilidade de ter um notebook que consegue “se duplicar”.

Configurações de hardware

Quando falamos em configurações de hardware, o notebook touchscreen é apenas um notebook comum. As mesmas coisas que valem para um, valem também para o outro.

Gamers precisam de notebooks com configurações mais avançadas.

Se você usa o notebook apenas para atividades simples como trabalho e navegação na internet, não há porque procurar configurações potentes. Os modelos médios disponíveis para venda atualmente já são mais do que suficientes.

A diferença acontece se você exerce atividades mais pesadas como jogos ou edição de vídeos. Para elas, é preciso ter uma placa de vídeo própria e de alta capacidade e pelo menos 8 GB de memória RAM.

Entradas e saídas

É importante avaliar as entradas e saídas disponíveis antes de comprar qualquer notebook. Vivemos em uma época que constantemente ligamos periféricos e acessórios aos computadores e, por isso, é preciso que eles estejam atualizados quanto às conexões que permitem!

O fundamental é que o notebook tenha uma grande quantidade de entradas USB (de variadas gerações), uma HDMI, uma para fone de ouvido, uma porta Ethernet e uma entrada para cartão de memória. O leitor de CD e DVD já está fora de moda, mas você pode procurar um modelo que o ofereça se faz questão.

notebook-touchscreen-3

Notebooks touchscreen são ótimos para leitura. (Fonte: Sigmund/ Unsplash.com)

Recursos extras

Notebooks mais modernos já contam com recursos especiais para segurança como leitor de impressões digitais e reconhecimento de voz. Eles podem estar presentes em um modelo mais caro.

De recursos básicos, webcam e microfone interno são os mais essenciais.

Tamanho e resolução de tela

Para algumas pessoas, o notebook serve apenas para trabalho ou estudo. Atividades simples como digitação, leitura e reuniões são feitas e, logo em seguida, o aparelho é desligado.

Outras, porém, têm no notebook também a principal fonte de entretenimento. Elas assistem a filmes e séries, jogam, passam longos períodos de tempo usando o máximo da capacidade visual que o computador oferece.

Portanto, dependendo do seu uso do notebook, o tamanho e a resolução da tela têm importâncias diferentes. Se o seu notebook é também fonte de entretenimento, opte por um modelo maior e com definição de imagem superior!

Resumo

Não são todas as pessoas que têm a ganhar com um notebook touchscreen, uma vez que o preço é bem elevado. Mas quem não gosta de usar o teclado e o touchpad e quem faz trabalhos que exigem muito uso de cliques e navegação consegue vários benefícios com esse tipo de computador.

O notebook touchscreen também pode ser conversível, transformando-se em tablet e passando a ter duas telas. Na maioria dos recursos e configurações, ele é igual a um modelo comum. O recurso do touch, inclusive, pode ser desabilitado sempre que o usuário desejar.

(Fonte da imagem destacada: Pexels/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas