Imagem mostra um notebook pequeno sobre uma mesa.
Ultima atualização: 8 de julho de 2021

Como escolhemos

22Produtos analisados

19Horas investidas

5Estudos avaliados

98Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Quando viajamos muito ou não temos um local fixo de trabalho, podemos precisar de um notebook pequeno e leve. A facilidade de transporte e o pouco espaço ocupado são características muito importantes na escolha do computador pessoal.

Mas será que notebooks pequenos e leves são tão bons quanto os de tamanho normal? É possível extrair o máximo de desempenho e qualidade dos modelos disponíveis? Preparamos um artigo completo que te ajuda a escolher o modelo que cai como uma luva em sua vida!




Primeiro, o mais importante

  • Notebooks pequenos e leves são importantes principalmente para quem viaja muito, estuda ou trabalha visitando clientes.
  • Alguns notebooks pequenos possuem menos desempenho e são ideais para uso mais básico, enquanto outros mantêm ótimas especificações como processador e memória RAM, mas compensam no preço elevado.
  • É fundamental prestar atenção nas portas, entradas e compartimentos disponíveis ao escolher um notebook pequeno e leve.

Os melhores notebooks pequenos e leves: Nossas recomendações

Conversamos com profissionais de várias áreas que usam notebooks e com especialistas em informática e catalogamos as opiniões sobre os principais modelos pequenos e leves. Selecionamos aqueles que mais impressionaram:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre notebooks pequenos e leves

É hora de conhecer todos os detalhes sobre notebooks pequenos e leves. O guia de compra é o setor do artigo que traz as principais respostas sobre o produto!

Imagem mostra o braço de uma pessoa que usa um notebook sobre uma mesa.

Notebooks pequenos são ótimos para trabalho. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Notebooks pequenos e leves têm bom desempenho?

Costumamos considerar pequenos os notebooks que têm no máximo telas de 13 polegadas, e leves os modelos que não chegam aos 2 kg de peso.

Existem dois possíveis motivos para um notebook ser pequeno e leve: Um é o fato dele usar materiais extremamente modernos em sua composição, o que mantém o ótimo desempenho mas gera um enorme preço, e o outro é ele não ter boas especificações, resultando em um modelo indicado para uso básico.

Portanto, é sim possível encontrar notebooks pequenos e leves de ótimo desempenho. Caso você queira aproveitar o máximo da portabilidade de um dispositivo sem perder em velocidade e capacidade de rodar games e softwares modernos, a opção existe.

Sempre confira as especificações técnicas do notebook para saber se ele tem o que você precisa em questões de desempenho. Uma opção para quem busca apenas uso básico é escolher um chromebook.

Você sabia que o menor notebook do mundo foi lançado em 2019 por uma empresa chinesa chamada MagicBen? O Mag1, que não chegou ao Brasil, pesa menos de 700 gramas.

Quais as vantagens de um notebook pequeno e leve?

Um notebook pequeno e leve é muito portátil. Ele cabe em qualquer lugar, não faz peso nas suas malas e mochilas, pode ser facilmente acomodado e não faz com que o transporte cause dores ou incômodos.

Para ter o desempenho satisfatório em um notebook menor, porém, você precisa pagar mais do que em um de tamanho normal. A diferença acontece por causa do uso de um material mais moderno.

Existem algumas desvantagens claras: Notebooks pequenos possuem telas menores, muitas vezes não contam com teclado numérico e não são tão bons para atividades como assistir a filmes e séries ou jogar.

Mas a vantagem da portabilidade é, de fato, o fator decisivo para a escolha de muitas pessoas.

Veja uma tabela com vantagens e desvantagens dos notebooks pequenos e leves:

Vantagens
  • Enorme facilidade de transporte
  • Cabem em qualquer lugar
  • Não causam dores e incômodos durante o transporte
  • Alguns modelos possuem ótimo desempenho
  • Há modelos muito duráveis
Desvantagens
  • Modelos de qualidade são mais caros
  • As telas são muito pequenas
  • Não há teclado numérico
  • Há menos portas e entradas

Notebooks pequenos e leves são bons para estudar?

Para estudantes de ensino fundamental e médio ou de áreas que não pedem por softwares especiais, notebooks não precisam de um excelente desempenho. Dessa forma, é possível optar por um modelo pequeno e leve que não seja dos mais caros.

Notebooks pequenos e leves podem ser sempre levados à escola ou faculdade.

A única preocupação é quanto ao tamanho da tela, que por ser menor do que a média pode acabar forçando muito a vista. Porém, o modelo pequeno e leve pode ser levado sempre para a escola, faculdade ou lugares como casas de colegas e bibliotecas sem qualquer tipo de problema.

Quem estuda áreas como engenharia, arquitetura, design e audiovisual, por outro lado, precisa de ainda mais atenção à tela e de ótimo desempenho para rodar softwares específicos, o que faz com que o preço dos notebooks pequenos suba muito. Nesses casos, o ideal é optar por um aparelho maior.

Imagem mostra uma pessoa digitando em um notebook pequeno.

A portabilidade é excepcional nos notebooks pequenos e leves. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Para quem é uma boa ideia ter um notebook pequeno e leve?

Além dos estudantes que citamos acima, para quais grupos de pessoas os notebooks pequenos e leves são ideais? Fizemos uma pequena lista:

  • Quem viaja com frequência: Se você viaja a trabalho ou por lazer com frequência e precisa ter seu notebook sempre consigo, modelos pequenos e leves são ideais! Eles fazem pouco peso e ocupam menos espaço.
  • Trabalhadores sem lugar fixo: Atende a muitos clientes sem sair de casa? Precisa fazer visitas ou fechar negócios que exigem um computador? Quanto menor e mais leve for o seu notebook, melhor, principalmente se não houver necessidade de desempenho.
  • Quem faz uso básico de um notebook: Se o seu notebook serve apenas para atividades básicas como navegação na internet e uso de redes sociais, não há necessidade de um modelo grande, nem potente. Economizar comprando um aparelho pequeno e leve é a melhor ideia!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um notebook pequeno e leve

O notebook pequeno e leve está no topo da sua lista de opções? Então fique atento a alguns critérios técnicos que podem te ajudar na escolha de modelo:

Processador e memória RAM

Se o desempenho é importante para você, é necessário escolher um notebook com as especificações técnicas capazes de elevá-lo. As mais importantes são o processador e a memória RAM.

Quanto ao processador, você deve observar a quantidade de núcleos e a geração. Caso a marca seja Intel Core, por exemplo, o i3 é básico, o i5 intermediário e o i7 avançado. Sobre a memória RAM, o ideal é que o notebook ofereça pelo menos 8 GB.

Tudo isso, porém, é relevante apenas para quem precisa do computador para atividades mais pesadas.

Imagem mostra um homem digitando em um pequeno notebook sobre uma mesa.

É indispensável que notebooks usados em certas áreas de trabalho tenham bom desempenho. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Armazenamento

Pessoas que viajam muito precisam de um notebook com bom espaço de armazenamento. Não há como transportar HDs externos ou outros acessórios com tanta facilidade e a nuvem tem seus custos. Por isso, se essa é a sua prioridade, exija pelo menos 1 TB.

Um notebook com SSD em vez de HD ganha em leveza e compactação.

Preste atenção também no tipo de armazenamento: Os HDs, que dominaram o mercado por muitos anos, estão sendo aos poucos substituídos pelos SSDs. Aliás, por ser menor e muito mais compacto, o SSD ajuda a diminuir o tamanho e o peso do notebook.

Uma forma de ter um notebook pequeno e leve com um espaço digno é optar por um modelo que usa o SSD como forma de armazenamento.

Portas e entradas

A conectividade é um importante fator em notebooks. Cada vez precisamos que os aparelhos tenham mais portas e ofereçam entradas de naturezas diferentes, como USB, HDMI e P2. Até mesmo o compartimento para CD-ROM ou DVD ainda é importante para algumas pessoas.

Pelo tamanho limitado, notebooks pequenos e leves podem ficar devendo nas portas e entradas disponíveis. Caso você precise muito de alguma conexão específica, como USBs variadas ou HDMI, leia atentamente se o modelo escolhido a oferece.

Bateria

A autonomia da bateria é importantíssima em notebooks e mais ainda nos pequenos. Se a principal vantagem de tais modelos é a facilidade de transporte, eliminar fios e carregadores sempre que possível faz deles ainda mais valiosos.

A maior parte dos notebooks especifica o tempo de autonomia da bateria e outras questões como voltagem e amperagem. Leve as informações em conta no momento da escolha.

Resumo

A utilidade de ter um notebook pequeno e leve é enorme. O aparelho tem muita portabilidade e, dependendo da faixa de preço, pode não dever em nada em questão de desempenho. É útil para estudantes, profissionais e usuários casuais de computadores.

Você pode escolher entre um notebook simples, muito mais barato devido ao tamanho reduzido, ou avançado, que te custará mais devido aos materiais usados. Há desvantagens, como as dimensões da tela, mas elas são compensadas pela portabilidade.

(Fonte da imagem destacada: Free-Photos / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas