
Como escolhemos
Cada vez mais, as empresas estão adotando o trabalho remoto, fazendo com que as pessoas trabalhem em regime de home office. Nesse cenário, ter um laptop é essencial. Mas você sabe como escolher o melhor notebook para trabalhar na sua profissão?
Pois seja bem-vindo ao Tech Reviews! No artigo de hoje, nós vamos ajudar você a analisar as configurações de um laptop e comprar aquele que vai atender as suas necessidades.
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de tecnologia
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Melhores notebook para trabalhar: Nossas recomendações
- 4 Guia de Compra
- 4.1 O que define um notebook para trabalhar?
- 4.2 Notebook para trabalhar ou PC: Qual a melhor opção?
- 4.3 Existe um notebook para cada tipo trabalho?
- 4.4 Qual processador um notebook para trabalhar deve ter?
- 4.5 Quais são os formatos de notebook para trabalhar?
- 4.6 Quais cuidados de segurança devemos ter com um notebook para trabalho?
- 4.7 Quanto custa um notebook para trabalhar e onde comprar?
- 5 Critérios de Compra: Como analisar o notebook para trabalhar
Primeiro, o mais importante
- O notebook para trabalhar precisa ser leve, compacto, rápido, mas, principalmente, eficiente.
- O formato e o processador são os principais aspectos que você deve analisar na hora de escolher o melhor laptop.
- Para comprar o notebook certo para a sua profissão e o seu bolso, é preciso observar também o tamanho e a resolução da tela, a duração da bateria e as memórias RAM e interna.
Melhores notebook para trabalhar: Nossas recomendações
- O melhor notebook para trabalhar com tarefas simples
- O melhor notebook 2 em 1 para trabalhar
- O notebook de trabalho mais potente de todos
O melhor notebook para trabalhar com tarefas simples
O Ideapad S145 da Lenovo é o notebook ideal para trabalhar com edição de textos, planilhas e navegação na Internet. Com processador Intel Core i5 de oitava geração, 8 GB de RAM e 1 TB de HD interno, esse modelo possui tela com 15,6 polegadas.
O melhor notebook 2 em 1 para trabalhar
Ideal para quem trabalha com softwares de design e edição de vídeos 4K, o notebook Dell Inspiron é 2 em 1, ultrafino e tem processador de 8ª geração i5-8262U. Com memória de 8 GB e armazenamento de 1 TB, esse modelo possui tela sensível ao toque de 14".
O notebook de trabalho mais potente de todos
Voltado para gamers, o notebook Acer Nitro 5 também é perfeito para quem precisa de processador de alto desempenho e placa de vídeo dedicada para trabalhar. Esse modelo tem uma tela de 15,6", memória RAM de 8 GB e HD de 1 TB.
Guia de Compra
Para lhe ajudar a escolher o melhor notebook para trabalhar, em meio a tantas opções, nós criamos esse Guia de Compra. A seguir, vamos tirar as principais dúvidas que podem surgir na hora da compra.
O que define um notebook para trabalhar?
Seja no local de trabalho, seja viajando ou até mesmo em casa, ter um notebook para o trabalho pode trazer eficiência e mobilidade para a sua rotina. Mas você sabe o que caracteriza um notebook de trabalho?
Em linhas gerais, um notebook para trabalhar precisa ser leve e compacto, para garantir a facilidade do transporte, e ter tela e teclados adequados e confortáveis. Além disso, o laptop precisa ser resistente para não estragar em pouco tempo.
Mas, o mais importante, é que o notebook de trabalho precisa ser um aparelho que tenha configurações compatíveis com as tarefas que você irá realizar. E isso varia bastante.
Notebook para trabalhar ou PC: Qual a melhor opção?
No caso do notebook para trabalhar é sempre interessante compará-lo com o computador de mesa. Isso porque as diferenças entre as duas máquinas vão muito além da mobilidade.
É claro que ter um notebook é mais vantajoso já que, com ele, é possível trabalhar em diferentes ambientes do escritório, em home office e em viagens.
Além disso, o notebook é fino, leve e compacto, e pode contar com recurso que o transforma até em um tablet, como é o caso do notebook 2 em 1.
Já o computador, como é fixo na mesa de trabalho, não permite mobilidade. No entanto, é preciso que você saiba que, dependendo da sua área de atuação, encontrar um notebook eficiente pode custar muito caro.
Isso ocorre porque as peças que garantem robustez a um computador costumam ocupar espaço. Daí a facilidade de encontrar PCs mais potentes.
De todo modo, com o avanço da tecnologia, já existem notebooks para trabalhar tão eficientes quanto os PCs. Para resumir, confira as principais diferenças entre essas duas máquinas:
Notebook para trabalhar | Computador para trabalhar | |
---|---|---|
Vantagens | Oferece mais mobilidade, é leve e compacto | Tem mais potência, possibilidade de upgrade e pode durar mais |
Desvantagens | Componentes são mais fracos, o upgrade é difícil e é mais caro | Ocupa mais espaço e não permite mobilidade |
Existe um notebook para cada tipo trabalho?
Para escolher o melhor notebook para a sua área de trabalho, o primeiro passo é entender bem como você irá usar a máquina.
Por exemplo, se você for atuar com design gráfico, o seu notebook precisa ter uma boa configuração para conseguir rodar bem os programas. Mas para trabalhar com 3D e com edição de vídeo, essa configuração precisa ser ainda melhor.
Já um notebook que será usado para trabalhar com fotografia, Autocad e Corel Draw, por exemplo, precisa conseguir rodar bem os editores e programas de renderização com ainda mais eficiência.
Ou seja, dependendo do desempenho e velocidade que você precisará trabalhar é preciso considerar a qualidade do processador, da placa de vídeo e de configurações como a memória RAM e a interna.
No entanto, se você vai trabalhar com tabelas simples, editores de textos e programas leves ter um notebook com um processador e configurações mais básicas serão suficientes.
Qual processador um notebook para trabalhar deve ter?
Além disso, o processador deve ser eficiente no consumo de energia para garantir a mobilidade. Por isso, a escolha do processador também vai depender do uso que você fará do notebook.
O processador mais famoso é da Intel, com as famílias i3, i5, i7 e i9. Nesse caso, quanto maior a numeração, mais potente será o processador. Mas nem sempre é preciso investir no melhor processador para trabalhar.
As linhas Core i7 e i9, por exemplo, são indicadas apenas para quem precisa editar imagens e vídeos ou lidar com modelagem 3D.
Ou seja, se você for trabalhar com editores de textos, planilhas e navegar na internet, um processador i3 ou i5 será suficiente.
Quais são os formatos de notebook para trabalhar?
Mas existem opções que podem facilitar ainda mais o seu trabalho. Veja a seguir:
- Convencional: O notebook tradicional tem um design básico, mas costuma oferecer um sistema de ventilação melhor;
- Ultrafino: O ultrafino é um laptop fácil de transportar e ainda evita o superaquecimento. Mas, justamente por isso, ele pode acabar oferecendo um processador menos potente;
- 2-em-1: Esse modelo é aquele que também pode ser usado como se fosse um tablet. Por isso, é o mais indicado para quem viaja a trabalho, usa o aparelho para fazer apresentações e quer um notebook para lazer também.
Quais cuidados de segurança devemos ter com um notebook para trabalho?
Assim, ao usar o notebook para trabalhar, também é preciso tomar cuidados tanto para manter a máquina em pleno funcionamento quanto para proteger as informações do trabalho em si.
Confira algumas dicas para tornar o uso do notebook mais seguro:
- Use mochilas ou pastas apropriadas para transportar e proteger o notebook;
- Utilize senhas, travas ou criptografia de dados para evitar acessos indevidos de outras pessoas;
- Faça limpezas periódicas para evitar o superaquecimento e problemas de desempenho;
- Sempre tenha um antivírus de qualidade para proteger o notebook de ataques e arquivos contaminados;
- Dê preferência por armazenar conteúdo na nuvem e faça o backup das informações diariamente;
Quanto custa um notebook para trabalhar e onde comprar?
Para adquirir o seu notebook de trabalho, recomendamos lojas online, como a Amazon Brasil. Além de conseguir preços promocionais, na internet você compra o notebook sem nem sair de casa.
Mas você também encontrará modelos diversos em lojas de departamento e em hipermercados como Magazine Luiza, Ponto Frio e Carrefour.
Critérios de Compra: Como analisar o notebook para trabalhar
Até aqui, nós vimos que, para escolher o melhor notebook para trabalhar, você deve considerar a sua atividade profissional, o formato do laptop e o processador.
Mas não se engane. É preciso ir além e avaliar outros aspectos para diferenciar um notebook de outro. São eles:
Abaixo, você entende melhor como considerar cada um desses tópicos.
Tamanho e resolução da tela
O notebook para trabalhar pode ter tela que varia entre 11 a 15,6 polegadas. É claro que, quanto maior, melhor será sua experiência de visualização.
Mas analise também que um notebook com tela grande pode acabar sendo mais difícil de transportar, o que irá comprometer a sua mobilidade.
Por outro lado, notebooks com tela muito pequenas podem dificultar o trabalho, especialmente se considerarmos o uso de tabelas e imagens.
Na dúvida, escolha modelos com tela intermediária, de 14 polegadas. Em seguida, verifique também a resolução do display.
Geralmente, a resolução será Full HD ou 4k. Nesse caso, a resolução mais alta, a 4k, é indicada para quem trabalha com vídeos e imagens.
Teclado e touchpad
Um notebook para trabalhar precisa, necessariamente, de um bom teclado e touchpad responsivo.
Alguns modelos contam com teclados feitos especialmente para uma digitação mais confortável.
No quesito touchpad, observe se o notebook oferece respostas rápidas, tamanho grande e sensibilidade à pressão.
Por isso, a não ser que a ideia seja usar mouse externo, opte por um notebook para trabalhar intermediário ou avançado em termos de tecnologia e desempenho.
Conectividade
A maioria dos notebooks de trabalho conta com conectividades Wi-Fi Dual Band e Bluetooth. Mas existem diferenças quanto à disponibilidade de portas.
No caso de notebooks ultrafinos, por exemplo, a quantidade de portas físicas costuma ser menor, E isso pode demandar o uso de adaptadores para conectar acessórios como mouse e cabo HDMI.
Por isso, escolha um notebook para trabalhar que venha com o maior número de entradas, incluindo USB, HDMI e slot para cartão de memória.
Memória e armazenamento
Especialistas recomendam que um notebook de trabalho deve ter, pelo menos, 8 GB de memória RAM para que consiga abrir vários programas ao mesmo tempo e sem travar.
Modelos mais avançados, com 16 GB, são ainda melhores para quem trabalha com programas pesados. Já com relação ao armazenamento interno, você poderá escolher entre o notebook com HD interno, SSD ou ambos.
Bateria
Por fim, não deixe de considerar também a eficiência da bateria do notebook. Principalmente se você for trabalhar em locais públicos ou sem tomadas, compre um laptop com muitas horas de autonomia.
(Fonte da imagem destacada: Free-Photos/ Pixabay.com)