Imagem mostra um homem fazendo anotações em uma caderneta ao lado de um notebook.
Ultima atualização: 1 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

5Estudos avaliados

86Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Todos nós sabemos o quanto a tecnologia pode facilitar os nossos estudos. Por isso, preparamos um artigo que te ajuda a descobrir qual é o melhor notebook para estudar!

Com o notebook ideal, você pode fazer exercícios de várias matérias, ler, pesquisar e até exercitar algumas habilidades. Ele será um importante aliado para quem deseja aproveitar ao máximo todo o conteúdo disponível.




Primeiro, o mais importante

  • Pela presença de teclado físico e maior facilidade de navegação, notebooks são melhores para estudantes do que tablets e smartphones.
  • A maior parte das fabricantes de notebooks possuem linhas básicas, com configurações mais do que suficientes para estudantes da maior parte dos níveis e cursos.
  • O pacote Office é importantíssimo para estudantes e, por isso, notebooks que já o oferecem instalado e licenciado são excelentes escolhas.

Os melhores notebooks para estudar: Nossas recomendações

Há vários notebooks no mercado que são perfeitos para estudos. Nós avaliamos modelos das principais marcas e preparamos uma lista com os melhores:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre notebooks para estudar

A partir de agora, você encontra todas as informações necessárias para escolher o notebook mais capaz de apoiar os seus estudos.

Imagem mostra uma mulher olhando atentamente para um notebook.

Notebooks são importantes aliados dos estudantes. (Fonte: janeb13 / Pixabay.com)

É uma boa ideia usar um notebook para estudar?

Dentre os dispositivos eletrônicos usados para estudar, o notebook é o mais potente e o que oferece maior facilidade de digitação e navegação. Por outro lado, é maior do que tablets e smartphones, não podendo ser transportado em bolsos.

O notebook te permite agilidade para escrever, abrir aplicativos específicos e produzir e enviar tarefas e exercícios. Por possuir um teclado físico, é a melhor opção em relação a tablets e smartphones para quem precisa digitar com frequência.

Quem está na universidade e faz cursos como arquitetura, engenharia, fotografia e cinema pode precisar de aplicativos mais pesados, e por isso um notebook se torna indispensável.

Mesmo que ele não seja a melhor opção para apenas leitura, uma vez que por tamanho e design o tablet leva vantagem na atividade, o notebook é o dispositivo eletrônico que oferece a mais completa plataforma para estudo.

Veja uma tabela com vantagens e desvantagens de usar um notebook para estudar:

Vantagens
  • Mais potência que com os demais dispositivos eletrônicos
  • O teclado físico torna a digitação fácil
  • Maior agilidade na maior parte das tarefas
  • Indispensável para quem faz cursos que exigem o domínio de aplicativos pesados
  • É possível levá-lo sem problemas para as aulas
Desvantagens
  • Custa mais caro que tablets e smartphones
  • Há opções melhores para leitura
  • É preciso ter uma mochila para transportá-lo

Como um notebook facilita os estudos?

Várias características dos notebooks colaboram com o aprendizado:

  • Facilidade de pesquisa: Notebooks são muito ágeis para pesquisas na internet. O maior conhecimento sempre está ao alcance.
  • Redação de artigos e cópia de matérias: A facilidade de digitação dos notebooks faz deles as melhores opções para estudar. Estudantes precisam realizar muitos exercícios e artigos e escrever em um teclado físico é mais fácil. Em alguns lugares, alunos podem usar o eletrônico para copiar as matérias.
  • Grande número de softwares: Os aplicativos para computadores são mais complexos do que os para smartphones e tablets. Há desde softwares que ajudam o aprendizado de matemática de crianças no ensino básico, até outros ideais para domínio de técnicas específicas de quem está perto de se formar na faculdade.
  • Portabilidade: Um notebook pode ser levado para qualquer lugar, desde a sala de aula até as casas de amigos e bibliotecas.

A leitura, a participação de aulas à distância e a possibilidade de assistir a vídeos sobre assuntos variados também se destacam.

O que é indispensável em um bom notebook para estudar?

Se você ainda está no ensino fundamental ou médio ou se faz cursos que não exigem o uso de softwares pesados, um notebook com configurações básicas é suficiente para os estudos.

Nós recomendamos um modelo com aproximadamente 4 GB de memória RAM e 1 TB de armazenamento. A placa de vídeo pode ser básica e o processador de dois núcleos já é suficiente.

Câmera e microfone internos são muito importantes em um notebook para estudar.

Com o ensino à distância e as reuniões em grupo a todo vapor, um bom conjunto de câmera e microfone é importante para quem deseja um notebook para estudar. Assim, você não precisa investir em tais acessórios separadamente.

Você deve observar se o modelo foi lançado recentemente ou se já é mais antigo. Como o investimento em um notebook é alto, o ideal é que ele ainda não esteja perto de se tornar obsoleto.

Quem precisa mexer em softwares específicos pesados (edição de foto, edição de vídeo, arquitetura, desenho), porém, precisa investir em um modelo com pelo menos 8 GB de RAM e placa de vídeo mais potente.

Imagem mostra uma mulher com um lápis na boca olhando para um notebook.

Notebooks podem ajudar desde o ensino fundamental até o superior. (Fonte: JESHOOTS-com / Pixabay.com)

Quais as melhores linhas de notebooks para estudar?

As principais marcas de notebooks sabem que o estudo é um dos principais usos desses eletrônicos. Por isso, capricham em linhas com especificações técnicas suficientes e preços não tão altos.

Começar a sua pesquisa por uma dessas linhas pode facilitar bastante a sua escolha:

  • Lenovo Ideapad: Os ideapads da Lenovo são excelentes opções pelo porte maior, presença de teclado numérico e design robusto. Existem opções de entrada e outras mais avançadas, para quem precisa de maior desempenho.
  • Dell Inspiron: A linha de entrada da empresa norte-americana oferece modelos básicos e de preços acessíveis, mas configurações mais do que satisfatórias para quem precisa apenas realizar tarefas como leitura e navegação.
  • Samsung Book: Quem procura notebooks de configuração básica ou intermediária, mas extremamente modernos e com o que há de mais tecnológico no mercado, pode optar pela linha Book da Samsung.

Outras linhas de confiança são a Zenbook, da Asus, e a Aspire, da Acer.

Tenha em mente que notebooks 2 em 1, que podem se transformar em tablets, são também boas opções para estudantes.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um notebook para estudar

Agora que você já conhece os benefícios de usar um notebook para estudar e até algumas excelentes linhas, precisa apenas entender critérios específicos para escolher o melhor modelo possível!

Tela

Os notebooks possuem grandes variações nos tamanhos e resoluções de telas.

Quanto ao tamanho, pense no que você se sente mais confortável usando. Modelos maiores permitem leitura e realização de atividades com maior facilidade, além de provavelmente contarem com teclado numérico. Os menores, porém, têm o ponto positivo da maior portabilidade.

Grandes resoluções de tela são necessárias apenas para quem lida diretamente com imagens e encarecem muito os preços dos notebooks.

Imagem mostra uma mulher olhando para um notebook enquanto bebe café.

Quem lida com imagens precisa de notebooks mais potentes. (Fonte: StockSnap / Pixabay.com)

Tipo de armazenamento

A nova onda no mercado de notebooks é a substituição da forma de armazenamento: Sai o tradicional HD, entra o SSD.

Notebooks com SSD travam bem menos do que modelos com HD.

O SSD é uma forma de armazenamento mais cara, porém muito mais veloz do que o HD. Ele faz com que o preço do notebook suba, enquanto diminui o risco de travamentos e melhora o desempenho em geral do eletrônico.

Quem deseja a tecnologia mais moderna em armazenamento de dados, deve optar por um notebook que já ofereça o SSD.

Aplicativos nativos

Alguns aplicativos são muito importantes para estudantes. Não importa se no ensino fundamental ou no superior, o pacote Office é um exemplo disso.

Um notebook que já venha com o pacote Office instalado e licenciado tem larga vantagem para estudantes. Isso porque comprá-lo separadamente pode ser bastante caro.

Além disso, alguns notebooks podem contar com aplicativos instalados que ajudam a estudantes de áreas específicas, como pacotes da Corel ou da Adobe. Nesses casos, eles também saem na frente.

Durabilidade

Um notebook que se danifica com qualquer batida ou arranhão representa um custo-benefício ruim, sobretudo pelo alto custo que tais eletrônicos costumam ter.

Muitas empresas de notebooks já vêm investindo em carcaças mais resistentes e duráveis. A linha Samsung Book é um exemplo, com o seu chamado acabamento premium.

Analise os materiais usados e as avaliações de durabilidade do modelo escolhido!

Resumo

O notebook é o melhor eletrônico possível para estudantes. Ele facilita tarefas variadas como digitação e navegação sem deixar de ser portátil. Ainda ajuda com a grande disponibilidade de aplicativos de variadas áreas.

Pessoas cujos estudos não pedem por aplicativos pesados não precisam de notebooks muito potentes. Configurações básicas e modelos de entrada já são suficientes para que se possa aproveitar tudo que a tecnologia tem a oferecer em questão de aprendizado.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas