Imagem de um notebook
Ultima atualização: 8 de abril de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

21Horas investidas

6Estudos avaliados

87Comentários coletados

O notebook é um equipamento utilizado em diversas tarefas do cotidiano como estudar e trabalhar. Mas para aproveitar todas as funcionalidades de um computador portátil, você precisa encontrar um modelo adequado às suas necessidades.

Aspectos técnicos como processador, sistema operacional, memória RAM e armazenamento são apenas algumas das diversas características que você deve analisar no momento da compra. Continue a leitura para saber qual modelo de notebook é perfeito para você.




O mais importante

  • Além do notebook tradicional, você encontra o notebook gamer, notebook dois em um, ultrabook e netbook. Cada um desses modelos possui características distintas, principalmente no design da máquina.
  • Para encontrar o notebook ideal, analise como você usará a máquina. Alguns precisam de um notebook para estudar, outros para trabalhar e terceiros usam o computador para jogar.
  • Entre os fatores que influenciam na escolha de um notebook, podemos mencionar o processador, memória RAM, armazenamento, placa de vídeo, resolução de imagem, tamanho da tela, funcionalidades, design e marca do equipamento.

Notebook: nossa recomendação dos melhores produtos

Como existem incontáveis modelos de notebook, preparamos uma lista com as melhores opções para diferentes perfis de usuário. A lista serve tanto para quem não possui conhecimento em informática, quanto para quem procura uma sugestão de compra relevante:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre notebook

O notebook pode ser utilizado como ferramenta de estudos, trabalho e lazer e você pode carregá-lo para onde quiser. Continue a leitura deste guia de compra para descobrir todo o potencial desse equipamento e informações valiosas para encontrar o modelo ideal.

Imagem de uma mulher utilizando um notebook.

O notebook é um equipamento multifuncional, ideal para pessoas multitarefas. (Fonte: Moose Photos/ Pexels.com)

Quais são os diferentes modelos de notebook?

Além do notebook tradicional, você encontra modelos diferenciados como o notebook dois em um, ultrabook e netbook. Para escolher o modelo perfeito, você deve conhecer as principais características de cada um deles, que serão detalhadas nessa seção.

O ultrabook é um notebook ultrafino que une característica de notebook e tablet, como leveza, design ultrafino, facilidade para ligar e desligar, velocidade de processamento e potência. Esse modelo é ideal para quem busca um computador fácil de transportar.

O notebook dois em um, ou notebook conversível, pode ser utilizado como um computador convencional ou como um tablet, basta inverter a posição da tela (a peça oferece mobilidade 360º) e utilizar o computador no modo touchscreen. Esse modelo é indicado para quem prioriza mobilidade, mas não dispensa desempenho.

Menos popular, o netbook é perfeito para quem utilizará o equipamento em tarefas básicas como realização de trabalhos da escolha ou da faculdade. Preparamos uma tabela comparativa com ambos os modelos abaixo:

Notebook Notebook 2 em 1 Ultrabook Netbook
Diferenciais Completo como um desktop Pode ser usado como notebook ou tablet Design ultrafino e ultra velocidade Portátil e resistente
Quem deve investir? Quem deseja um computador para estudo, trabalho e lazer Quem precisa da mobilidade de um tablet Aqueles que precisam de um computador ultracompacto para usar fora de casa Quem precisa de uma máquina para tarefas básicas
Ponto negativo Preço elevado em relação aos demais modelos Funcionalidades básicas Processador e placa de vídeo inferiores Serve apenas para tarefas simples

Quais são as características indispensáveis em um computador de trabalho?

O cenário atual exige adaptação do mercado de trabalho e a maioria das empresas está adotando o regime de trabalho remoto. Embora algumas empresas ofereçam equipamento de trabalho para os funcionários, outras exigem que o profissional compre seu próprio notebook.

Para encontrar o notebook ideal para sua atividade profissional, você precisa entender como usará a máquina. A partir disso, você consegue escolher um modelo com recursos técnicos compatíveis com suas atividades cotidianas.

Quem trabalha com design gráfico precisa de um notebook com configurações elevadas para rodar os gráficos 3D dos programas. O mesmo ocorre com quem trabalha com projetos de arquitetura e utiliza o Autocad, CorelDraw e outros programas de renderização diariamente.

Quem trabalha com edição de vídeo e utiliza Adobe Premier ou quem realiza edição de fotografias e recorre ao Adobe Photoshop, também precisa de configurações potentes que sustentem a execução desses programas.

Em contrapartida, quem utiliza programas mais simples, de edição de texto, tabela ou apresentações virtuais, pode escolher um computador básico, com configurações simples.

Quais são os diferenciais de um notebook gamer?

Para quem busca um computador para jogar, recomendamos um notebook gamer, que tem configurações robustas e sistema de refrigeração potente para suportar os gráficos desses jogos, responder aos comandos rapidamente e suportar muitas horas de jogatina.

Outro diferencial é o teclado resistente para aguentar os toques consecutivos, as teclas de atalho para simplificar os movimentos do jogo e a retroiluminação LED. A tela, em contrapartida, oferece imagem em 4K que garante total imersão.

Imagem de um notebook gamer.

O notebook gamer conta com configurações técnicas excelentes. (Fonte: Ivan Shilov/ Unsplash.com)

Devo comprar um notebook com processador Intel Core i3, i5 ou i7?

Como a maioria dos computadores utilizam processador Intel Core, você precisa saber qual é o mais adequado de acordo com a finalidade de uso da máquina, por que cada modelo é indicado para determinado perfil de usuário.

O processador Core i3 é ideal para usuários menos exigentes, que precisam de um computador apenas para navegar na internet, enviar e-mails, checar as redes sociais, utilizar programas de edição de texto, tabela ou apresentação, ouvir músicas e assistir filmes e séries.

Quem precisa realizar diversas tarefas simultâneas ou consecutivas ou utilizar softwares mais pesados, deve escolher um notebook com Core i5, que oferece desempenho intermediário, superior ao modelo anterior.

Já o computador com processador Core i7 oferece maior desempenho na execução de softwares pesados ou games. Esse modelo é ideal para programas que utilizam gráficos 3D ou que sirvam para a edição de imagens e vídeos.

Critérios de compra: Como comparar os modelos de notebook

Algumas especificações técnicas devem ser analisadas no momento da compra de um notebook, pois influenciam diretamente na usabilidade do equipamento. Mas analisar aparatos técnicos de um computador pode ser um desafio para quem não tem conhecimento em tecnologia, pensando nisso, preparamos uma lista com os principais critérios de compra de um notebook:

Processador

O processador possui esse nome pois analisa as informações recebidas e emitidas pelo computador. Um processador é composto por núcleos e quanto maior a quantidade de núcleos, mais complexos serão os softwares que a máquina conseguirá executar sem travamento.

Um processador com dois núcleos é suficiente para quem utiliza programas de edição de texto, tabelas e apresentações e acessa a internet. Para quem utiliza programas de edição mais complexos, sugerimos um processador com quatro núcleos.

Para quem utiliza o computador para games e softwares de edição de imagem e vídeo, indicamos um processador de oito núcleos ou superior.

Imagem de uma pessoa usando o computador.

O processador é o componente mais relevante em um computador. (Fonte: Campaign Creators/ Unsplash.com)

Ainda sobre o processador, também é importante analisar a memória cache, que armazena os programas utilizados com maior frequência para auxiliar o computador a acionar tais programas rapidamente.

A memória de cache também impacta na redução do gasto da bateria. Você encontra opções com 4MB, 6MB, 8MB e 10MB, sendo que quanto maior a memória, melhor o desempenho da máquina.

Outro fator que influencia no desempenho da máquina é a frequência em que o computador executa as tarefas. Essa capacidade é medida em giga-hertz. Um computador com 2GHz é básico, com 3GHz é intermediário e com 4GHz é avançado.

Em relação ao modelo de processador, a maioria das máquinas utiliza processadores Intel Core. O processador Core i3 atende o usuário comum, o Core i5 satisfaz o usuário intermediário e os modelos Core i7 e i9 atendem usuários exigentes. Fique atento também à geração do processador.

Sistema operacional

Enquanto o processador é o “cérebro” do computador, o sistema operacional é a inteligência que opera os programas, aplicativos, arquivos salvos na memória, entre outros. Além do sistema operacional Windows, temos o Linux Ubuntu e MacOS.

Memória RAM

A memória RAM não influencia no armazenamento do computador, pelo contrário, ela é utilizada apenas quando você está navegando no computador, seja para acessar programas e aplicativos ou sites da internet.

No entanto, a memória RAM influencia diretamente na velocidade do computador. Você encontra opções de computadores com 4GB, 8GB e 16GB de memória RAM. Caso o computador ofereça menos do que 4GB de memória RAM, desaconselhamos a compra, pois o computador travará com frequência.

Armazenamento

O disco rígido do computador, também conhecido como HD interno, é responsável por armazenar os softwares e aplicativos. Você encontra opções de computadores com 250GB, 500GB, 1TB e 2TB de memória no HD interno.

Outros modelos oferecem armazenamento em cartão SSD, que embora possua menor capacidade interna (varia de 128GB a 256GB), influencia positivamente na velocidade do computador. Alguns modelos de computadores oferecem armazenamento híbrido, ou seja, em SSD e HD.

Tamanho da tela e resolução de imagem

Embora a maioria dos modelos de notebook comuns ofereçam tela LED, a resolução de imagem varia entre HD, FHD e UHD.

Os modelos com resolução HD são mais simples, pois a nitidez e brilho são inferiores. Já um computador com resolução FHD oferece maior riqueza de detalhes por causa do brilho, nitidez e display de cores superiores

Por fim, um computador com resolução UHD, também conhecido como 4K, oferece o máximo de qualidade de imagem e é ideal para trabalhar com programas de design gráfico e games de imersão.

Em relação ao tamanho da tela, você encontra opções com até 15 polegadas. Os modelos de 11 a 13 polegadas são ideais para quem usa o computador fora de casa, por causa do tamanho e peso inferiores. Já os modelos com 14 ou 15 polegadas oferecem melhor experiência com filmes e jogos.

Bateria

A capacidade da bateria também é um fator de compra importante, especialmente para quem utiliza o computador fora de casa.

A duração média de uma bateria é de três a cinco horas de funcionamento, mas alguns oferecem de 10 a 15 horas de carga. Analise suas opções e escolha a que melhor atenda sua rotina.

Imagem de duas mulheres conversando.

Quem utiliza o computador fora de casa, deve priorizar os modelos com baterias duradouras. (Fonte: Alexander Suhorucov/ Pexels.com)

Placa de vídeo

Quem utiliza o computador para atividades mais simples, pode optar por um notebook com placa gráfica embutida, pois o hardware atenderá aos programas, aplicativos e ações simples.

No entanto, quem utiliza programas mais pesados, precisa de um computador com placa de vídeo dedicada. Alguns modelos de computadores oferecem esse recurso. Em outros, o hardware deverá ser comprado separadamente e adicionado ao computador.

Funcionalidades adicionais

Analise também os recursos adicionais oferecidos pelo computador, pois essas funcionalidades podem melhorar a usabilidade do computador.

Câmera e microfone integrados são recursos essenciais para quem utiliza a assistente pessoal do computador e para quem realiza chamadas de vídeo com frequência.

O teclado pode ser retro iluminado, que permite o uso do computador em ambiente escuro. Já o touchpad pode ser ultrassensível, perfeito para quem gosta de comandos rápidos.

Você também encontra computadores com uma grande variedade de conexões para pendrive, HD externo, cartão SD, mouse, teclado, impressora, smart tv e dispositivos móveis. Quanto mais entradas adicionais, melhor, principalmente se a entrada for USB 3.0, que é dez vez mais rápida que USB 2.0.

Resumo

O notebook ideal pode atender diferentes necessidades: encorajar o estudo à distância, facilitar a rotina de trabalho ou oferecer diversas opções de lazer como músicas, filmes, séries e jogos. Você só precisa encontrar um modelo com as especificações corretas.

Tais especificações foram detalhadas nesse guia de compra que teve como objetivo auxiliar as pessoas que precisam comprar um computador, mas não possuem o conhecimento técnico necessário. Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Bram Naus/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas