Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

23Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

110Comentários coletados

Seja bem-vindo! Hoje vamos falar de um laptop para você que procura um aparelho de bom desempenho: o notebook i5.

O notebook i5 conta com um processador ideal para que não se contenta com um computador simples, mas também não quer investir alto em um modelo ultramoderno.

Em meio a tantas opções, vamos mostrar neste artigo o que você deve levar em conta antes de comprar um notebook i5 que irá atender as suas expectativas e necessidades.

Primeiro, o mais importante

  • O notebook i5 conta com um processador considerado de nível intermediário, ideal para quem vai executar programas nem tão simples nem tão pesados.
  • Existem inúmeras variáveis que interferem no desempenho do processador i5, assim como no preço do notebook.
  • Vamos mostrar para você quais são as características que diferenciam um modelo de outro e como escolher o notebook i5 ideal.

Os melhores modelos de o notebook i5: Nossas opções

Quem procura por um notebook i5 quer também a possibilidade de escolher características técnicas de acordo com seu objetivo. Por isso, os fabricantes disponibilizam configurações para atender a todos. Sendo assim, a seguir, nós vamos apresentar para você os melhores modelos de notebook i5 disponíveis hoje em dia no mercado.

Um notebook com alta capacidade

O Ideapad 145 da Lenovo é um notebook i5 8265U, de oitava geração, que conta com 8GB de memória RAM, HD híbrido de 1TB e tela LED com antirreflexo de 15.6 polegadas. Esse modelo possui ainda placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 620. Além disso, esse notebook i5 conta com alto falantes com certificação Dolby Audio para um som alto e definido, além de duas portas USB 3.0.

Notebook Acer com teclado dedicado

O modelo de notebook Aspirer A315 da Acer tem tela de 15.6 polegadas e é muito bem avaliado na internet. Conta com teclado numérico dedicada, placa de vídeo Intel HD Graphics 620 e HD de 1TB, 4GB de memória RAM. A tela de LED em HD garante que você veja seus vídeos e fotos com a melhor qualidade possível. Esse modelo vem com Windows 10 instaldo.

O modelo Expert da Samsung

O Samsung Expert X30 é um excelente modelo para quem quer investir em qualidade. Com processador Intel Core i5, 8GB de memória RAM, HD de 1TB e tela de 15,6 polegadas, é um notebook que não trará problemas no seu dia a dia. A placa de vídeo é Intel UHD Graphics 620 e o sistema operacional de fábrica é o Windows 10.

Guia de Compra

À primeira vista, você pode considerar simples a tarefa de escolher o melhor notebook i5. Mas o fato é que são tantas as especificações, com diferentes funções, que você precisa entendê-las se quiser fazer o melhor investimento.

Para ajudar você nessa missão, criamos este Guia de Compra com todas as informações que você vai precisará para tomar a melhor decisão ao comprar o notebook i5.

Três homens e duas mulheres com trajes executivos sorriem olhando para notebook sobre a mesa.

O notebook i5 é o ideal para quem precisa trabalhar com eficiência. (Fonte: Rawpixel / Pixabay)

O que é um notebook i5?

O notebook é um computador portátil que realiza as mesmas funções de um desktop, mas com a vantagem de permitir que você o utilize em qualquer lugar, dentro e fora de casa.

Para escolher o modelo ideal é preciso que você identifique quais são os seus objetivos com o aparelho e então analise as configurações do notebook.

Entre essas configurações a principal é o tipo de processador. Isso porque o processador é o que determina a eficiência e a velocidade das ações que você executa no notebook.

Dessa forma, o processador do seu notebook deve ser rápido para que você consiga desempenhar vários programas ao mesmo tempo sem que o aparelho trave.

Detalhe da marca de Intel Core i5 em um notebook.

Intel Core i5 é um dos tipos de processador que o notebook pode ter. (Fonte: Norasit Kaewsai / 123rf)

A Intel é a fabricante mais famosa no universo dos laptops com os processadores da família Core, que são denominados como i3, i5, i7 e i9. Quanto maior a numeração, mais veloz e eficiente será o notebook.

O notebook i5 é, portanto, a opção ideal para quem procura um modelo intermediário, cuja eficiência fica entre o computador simples e o ultramoderno.

Por isso, o notebook i5 é indicado para quem quer mais do que apenas navegar na internet e usar editores de texto para trabalho.

Isso porque o notebook i5 é mais preparado para aguentar, simultaneamente, programas mais pesados como, por exemplo, editores de vídeo.

O notebook i5 é ideal para quem quer um aparelho eficiente, que não seja nem muito básico nem ultramoderno.

Como o notebook i5 é considerado um notebook intermediário, com ele você pode rodar jogos mais leves, assistir a filmes com qualidade e ainda trabalhar com vários programas abertos.

Mas o simples fato de o notebook ter um processador Intel Core i5 não garante sua total eficiência. Isso porque o que determina a capacidade de trabalho do processador é uma combinação das suas especificações.

Dessa forma, fatores como o número de núcleos e a memória cache também influenciam no desempenho do processador Intel Core i5.

Quais são os fatores que influenciam no processador do notebook i5?

O processador é formado por núcleos e, quanto maior a quantidade de núcleos, mais softwares pesados o notebook i5 vai conseguir executar sem travar.

Em geral, o notebook i5 pode ter entre dois e seis núcleos. Para tarefas mais básicas, como programas simples e navegação na internet, um notebook i5 com dois núcleos será suficiente.

Já para executar programas de edição não tão pesados, recomendamos um notebook i5 com quatro núcleos.

O notebook i5 com mais de quatro núcleos só deve ser considerado se o seu foco for programas de gamers e softwares de edição muito pesados.

Notebook sobre mesa.

O número de núcleos e o tamanho da memória cache influenciam no desempenho do notebook i5. (Fonte: Lalmch / Pixabay)

Além disso, a memória de cache, que grava os programas que você utiliza com frequência, também ajuda o processador a executar as ações com mais velocidade.

Por isso, quanto maior for a memória de cache, menor será o gasto de bateria. Em geral, a memória cache do notebook i5 pode variar entre 4MB e 10MB.

Já a frequência do processador diz respeito à velocidade com que o computador executa as funções. Essa frequência pode variar entre 3 GHz e 4 GHz em um notebook i5.

Outra função interessante em um notebook i5 é a Turbo Boost. Essa função verifica constantemente o desempenho do aparelho, aumentando a velocidade de processamento de acordo com o uso.

Qual a diferença entre o notebook i5 e os outros processadores?

Como vimos, a Intel oferece hoje em dia quatro tipos de processadores: i3, i5, i7 e i9.

O notebook i3 é o mais simples e, por isso, é indicado para quem desempenha atividades simples como navegar na internet, assistir vídeos e trabalhar ou estudar com arquivos leves.

Já o notebook com notebook i5, como vimos, conta com um processador de eficiência intermediária. Portanto, é recomendado para quem trabalha com fotos, tabelas e programas de cálculos mais elaborados.

Notebook na mesa, com tela aberta na pagina do Google.

Para atividades simples, como navegar na internet, os processadores Intel Core i3 e i5 são suficientes. (Fonte: Caio Resende / Pexels)

O i7 é o modelo de processador mais avançado, tornando o notebook mais rápido e, por isso, também é o mais caro. Dessa forma, esse processador é indicado para quem trabalha com programas e softwares mais robustos.

O notebook i9 é considerado o mais moderno e potente entre todos e, geralmente, é usado para gamers e execução de programas ultra pesados.

Dessa forma, quanto maior o número do processador, mais poderoso será o notebook, como você confere a seguir:

  • Notebook i3 é o mais básico
  • Notebook i5 é o intermediário
  • Notebook i7 é mais completo
  • Notebook i9 é o top de linha

Mas o fato é que nem todo mundo precisa pagar mais caro por um notebook com um processador mais potente. Tudo depende do seu perfil e do que você pretende fazer com seu computador.

Afinal, como vimos, outros fatores influenciam no desempenho do processador.

Por exemplo, o notebook i3 conta com dois ou quatro núcleos de processamento. Já o notebook i5 e i7 podem ter até seis ou oito núcleos. O Intel Core i9 pode chegar a 18 núcleos.

Além disso, quanto mais avançado for o processador, maior será a velocidade possível para ele trabalhar. No i3, por exemplo, a velocidade pode chegar a 3,6GHz. Já no notebook i7, pode atingir 4,7GHz e assim por diante.

Confira a seguir as principais diferenças entre os diferentes tipos de processadores da Intel:

Notebook i3 Notebook i5 Notebook i7 Notebook i9
Núcleos 2 ou 4 até 6 até 8 até 18
Velocidade do processador até 3,6GHz até 4,3GHz até 4,7GHz Até 5GHz
Situações de uso Navegar na internet, assistir vídeos e trabalhar ou estudar com arquivos leves Trabalhar com fotos, tabelas e programas mais elaborados Trabalhar com programas e softwares pesados Ideal para games e programas ultra pesados

Como identificar a geração e o consumo do notebook i5?

Além do processador e dos fatores que influenciam em seu desempenho, você também precisa ficar atento à geração do notebook i5.

Quanto mais nova a geração do seu notebook, melhor será o desempenho.

Isso porque, quanto mais alta a geração, melhor será o desempenho do processador.

Atualmente os notebooks i5 mais avançados são de oitava geração. Mas você poderá encontrar processadores Intel Core de sétima e sexta gerações que, em geral, são suficientes para o uso mais básico.

Para saber qual a geração do notebook i5 é preciso verificar os números que vêm logo após essa denominação.

Imagem de pessoa trabalhando em um notebook em uma sala de reunião.

Quanto maior a geração do notebook i5, mas eficiente o aparelho será. (Fonte: rawpixel / Pixabay)

Por exemplo, um processador identificado como Intel Core i5-6XXX pertence à sexta geração, enquanto que um notebook i5-7XXX pertence à sétima, e assim por diante.

Além disso, a Intel também coloca uma ou duas letras depois de toda essa numeração.

Três dessas letras têm a ver com o quanto o notebook vai consumir de energia e outras três letras se referem ao número de núcleos e a velocidade do processador.

Por exemplo, um notebook i5-5200U significa que o aparelho é de quinta geração e tem nível de consumo de energia mais baixo, representado pela letra U.

Para você entender o que significa cada letra, confira a seguir uma breve explicação:

  • K: significa que o processador pode ir além de sua velocidade pré-determinada através de um overclock
  • G: indica que o notebook i5 tem placa de vídeo integrada
  • U: representa baixo consumo de energia
  • T: significa que o notebook i5 economiza energia, mas não tanto quanto o modelo U
  • H: indica que existe placa de vídeo integrada
  • Y: economiza ainda mais energia do que o modelo U
  • Q: significa que o notebook i5 conta com quatro núcleos
  • S: otimizado para performance
  • X: performance melhorada

Quais são os tipos de notebook i5?

Além do notebook i5 de design convencional, existem outros modelos que interferem principalmente na forma como você manuseia o seu aparelho.

Em geral, além do modelo tradicional, você irá encontrar o notebook i5 nos seguintes formatos: Ultrabook, Netbook e Notebook 2 em 1.

Ultrabook

O ultrabook é um aparelho híbrido, pois mistura características dos notebooks e dos tablets. Por isso, esse tipo de notebook i5 conta com características do tablet, como leveza, design fino, facilidade de transportar e de ligar e desligar.

No entanto, a maioria dos ultrabooks não são compatíveis com placas de vídeo de alto desempenho como as usadas nos notebooks e desktops.

Notebook 2 em 1

Também conhecido como notebook conversível, o 2 em 1 pode ser usado do modo convencional, como um notebook i5 ou como um tablet.

Para isso, o aparelho conta com uma tela que tem mobilidade de 360º. Outra vantagem é que a tela do notebook 2 em 1 é touchscreen, então fica bem mais prático de manuseá-lo.

Este tipo de notebook i5 também é mais fácil de transportar e, geralmente, é um pouco mais caro do que os modelos comuns.

Na foto um homem usando um notebook 2 em 1 em cima de uma mesa.

Os notebook 2 em 1 possuem a tela touchscreen com mobilidade de 360º. (Fonte: Andriy Popov / 123rf)

Netbook

Menos popular, o netbook é recomendado para quem precisa de uma portabilidade ainda maior, já que esse tipo de notebook i5 é tão pequeno e leve quanto um tablet.

Para você ter uma ideia, a tela de um netbook tem entre 5 e 11 polegadas, já o de um notebook i5 tradicional varia entre 13 e 16 polegadas.

Se você estiver em dúvida sobre qual tipo de notebook i5 é mais indicado para você, confira as diferenças entre eles abaixo:

Notebook Ultrabook 2 em 1 Netbook
Vantagens Completo e portátil Leve e ultrafino Notebook e tablet, tela touchscreen Ultrapequeno
Desvantagens Mais caro Não é compatível com processadores e placas de vídeos superiores Tem funcionalidades mais simples Não é ideal para realizar tarefas mais complexas

Quais as vantagens e desvantagens do notebook i5?

São inúmeras as vantagens do notebook i5. Esse é o notebook ideal para quem quer um aparelho intermediário, nem muito simples nem ultramoderno.

Isso porque o seu processador, dependendo das configurações, pode ser suficiente para trabalhar até com programas pesados em velocidade rápida.

Com as mesmas características e funções de um desktop, outra vantagem do notebook i5 é a sua portabilidade. Ou seja, com ele você pode trabalhar, estudar ou navegar pela internet de qualquer lugar.

Além disso, o notebook i5 pode vem com diferentes tamanhos de memória e velocidades de processamento, tornando o aparelho adequado de acordo com as suas necessidades.

Imagem mostra mãos digitando em um notebook com tela programação.

O notebook i5 permite que você trabalhe com arquivos mais pesados de maneira eficaz. (Fonte: Free-Photos / Pixabay)

Com isso, você tem a liberdade de escolher as melhores configurações para realizar as suas tarefas, seja a geração, o tipo de consumo de energia, entre outros.

Sem contar que o notebook i5 não ocupa espaço e não precisa que sejam instalados cabos.

No entanto, existem algumas desvantagens. O fato é o notebook i5 é um aparelho mais sensível e delicado, principalmente se comparado aos computadores tradicionais.

Além disso, outra desvantagem é que caso seja necessária manutenção, essa pode sair caro. Por exemplo, caso ocorra a quebra do display ou da tela, muitas vezes sai mais em conta comprar um novo notebook.

A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do notebook i5:

Vantagens
  • Processador de nível intermediário
  • Portátil
  • Não precisa instalar cabos
  • Ocupa menos espaço
  • Bonito e moderno
  • Variedade de tipos
  • Possui várias configurações e funcionalidades
Desvantagens
  • Sensível e delicado
  • Manutenção pode ser mais cara

Quanto custa um notebook i5?

O preço do notebook i5 varia bastante em função da marca fabricante, do tamanho e tecnologia e recursos incluídos. Em geral, você vai encontrar o notebook i5 custando entre R$1 mil e mais de R$10 mil.

É claro que você não precisa comprar o mais caro de todos. Como veremos logo mais nesse artigo, nem sempre o modelo mais moderno e caro é realmente o ideal para os seus objetivos.

Onde comprar um notebook i5?

Você vai encontrar o notebook i5 à venda em lojas equipamentos eletrônicos, de departamento e hipermercados como Lojas Americanas, Ponto Frio e Extra.

Mas, ainda assim, nós recomendamos que você realize a sua compra em lojas online como a Amazon Brasil.

Dessa forma, você não apenas garante mais opções de modelos para escolher, muitas vezes por preços promocionais, como ainda adquire o notebook i5 do conforto da sua casa.

Critérios de compra: O que levar em conta antes de escolher o notebook i5

Como vimos, é preciso avaliar dois quesitos antes de comprar o seu notebook i5: o seu objetivo de uso e as especificações técnicas do aparelho.

Por isso, é fundamental que você conheça quais são as características que diferenciam um notebook i5 de outro.

Sendo assim, nós selecionamos para você os principais fatores que devem ser levados em conta antes de comprar o notebook i5:

  • Memória RAM
  • Armazenamento interno
  • Placa de vídeo
  • Tela
  • Bateria
  • Conexão
  • Recursos extras

A seguir, nós vamos explicar cada um desses fatores em detalhes para que você tome a melhor decisão e adquirir notebook i5 ideal.

Memória RAM

O primeiro fator que você deve levar em conta antes de comprar o notebook i5 é a memória RAM.

O tamanho da memória RAM é o que vai determinar a quantidade de programas que você poderá abrir ao mesmo tempo e a velocidade com que esses programas irão trabalhar no seu notebook i5.

Por isso, quanto mais alta for a memória RAM do aparelho, melhor será o desempenho do seu notebook i5. Hoje em dia, em geral, você irá encontrar o notebook i5 com uma memória RAM que pode variar entre 4G e 32GB.

Mulher digitando no notebook.

Quanto maior a memória RAM, melhor será o desempenho do seu notebook i5. (Fonte: Christina Morillo / Pexels)

Se você usa o seu notebook i5 para abrir programas simples, como e-mail, redes sociais e editores de texto, por exemplo, uma memória RAM de 4G será suficiente.

Mas se você precisa utilizar programas mais pesados como, por exemplo, editores de imagem, softwares e jogos, o ideal é que você escolha um notebook i5 com memória RAM de, pelo menos, 8GB.

Já para você que precisa de mais espaço interno para trabalhar, com programas ainda mais pesados, o recomendado é que o seu notebook i5 tenha uma memória RAM acima de 16GB.

Armazenamento interno

Outro fator que você deve observar antes de comprar o seu notebook i5 é o armazenamento interno, mais conhecido como HD interno.

Esse fator é o que vai determinar a quantidade de arquivos que você pode salvar em seu notebook.

A memória HD é o disco rígido padrão e mais fácil de ser encontrado no notebook i5, além de ser a forma de armazenamento mais barata. Em geral, você encontrará o armazenamento interno do tipo HD variando entre 500GB e 2TB.

Para ter acesso à internet e realizar tarefas simples como, por exemplo, salvar textos e fotos, um notebook i5 com HD de 250GB ou 500GB é suficiente.

Mas, hoje em dia, o mais comum é encontrar o notebook i5 com HD de 1TB, que é suficiente para ações intermediárias, nem muito simples nem muito complexas.

Já para quem precisa salvar arquivos mais pesados, como vídeos e games, recomendamos um notebook i5 com HD acima de 1TB.

Além do HD, você também poderá encontrar um tipo de armazenamento diferente, como, por exemplo, o SSDs. Essa é considerada a evolução do HD.

Isso porque o SSD é silencioso e mais resistente que os HD interno. Além disso o SSD tem a vantagem de ser até 10 vezes mais rápido ao acessar os arquivos de inicialização no seu notebook.

Notebook.

O tamanho do HD interno determinar a quantidade de arquivos que você pode salvar. (Fonte: Lisa Fotios / Pexels)

Placa de vídeo

Se você está procurando um notebook i5 para games ou edição de imagens e vídeos, sabe que o processador e a memória RAM não são os únicos fatores importantes.

O fato é que o processamento gráfico, ou seja, a capacidade de exibir as imagens é realiza justamente pela placa de vídeo. Por isso, para trabalhar com imagens e jogos recomendamos que você opte pelo notebook i5 que tenha placa de vídeo integrada.

Essas placas de vídeo possuem sua própria memória e, dessa forma, não precisam recorrer ao espaço da memória RAM disponível no notebook i5.

Tela

Recomendamos ainda que você leve em conta o tipo de tela do seu notebook i5, especialmente o tamanho e a resolução.

Nesse fator, é importante que você saiba que, quanto maior for a tela do seu notebook i5, e quanto melhor for a resolução da imagem, melhor será sua experiência de visualização de imagens e vídeos.

Em geral, você irá encontrar o notebook i5 com uma tela que varia entre 13″ a 17″ polegadas, com definições em HD e Full HD ou OLED (4k).

Mas também é preciso que você leve em conta a praticidade e a mobilidade em ser ter uma tela grande ou pequena no notebook i5. Afinal, quanto maior for a tela do seu notebook i5, mais incômodo será para transportar o aparelho, por exemplo na mochila.

Notebook.

Quanto maior a tela, melhor será a sua experiência com o notebook i5. (Fonte: StockSnap / Pixabay)

Para realizar tarefas simples, como ler e-mails, uma tela de 13 polegadas pode ser suficiente.

Para navegar na internet e redes sociais, uma tela maior de, pelo menos, 15 polegadas é mais recomendada já que garante uma melhor visualização das imagens e textos.

No entanto, se você vai usar o seu notebook i5 para trabalho e assistir à vídeos, nós recomendamos que você opte uma tela acima de 15 polegadas.

Já com relação à qualidade das imagens exibidas na tela do notebook i5, você poderá optar entre as seguintes resoluções: HD, Full HD ou a 4k.

Quanto maior for a resolução, mais caro será o seu notebook i5. Por isso, a resolução Full HD e a 4k apenas são recomendadas caso você precise editar vídeos e fotos.

O fato é que essas duas resoluções oferecem uma maior definição dos detalhes, das cores e de contraste das imagens. Porém, se você for utilizar o notebook i5 para assistir filmes em streaming, a resolução HD será mais do que suficiente para você.

Bateria

Outro fator que recomendamos que você verifique antes de comprar o melhor notebook i5 é a duração da bateria, que varia muito entre os modelos disponíveis.

Você poderá escolher entre modelos de notebook i5 que possuem duração de bateria que variam entre 3 e 16 horas.

Conexão

Se você precisa conectar o seu notebook i5 ao mouse, impressora ou TV você deve observar quais são as entradas de conexão disponíveis no aparelho, principalmente a USB.

Em geral, o notebook i5 costuma ter uma entrada USB 2.0, além de uma ou duas entradas USB 3.0.

Se você for conectar o mouse ou o HD Externo, um notebook i5 com duas portas USB 2.0 será suficiente. Mas se você precisa transferir arquivos, o ideal é ter um notebook i5 com entrada USB 3.0.

Além disso, avalie a necessidade de se ter a entrada HDMI, muito usada para ligar notebooks a TVs. Isso porque nem todos os modelos de notebook i5 possuem essa conexão.

Recursos extras

Alguns recursos extras também devem ser levados em consideração na hora de escolher o seu notebook i5.

Por exemplo, alguns modelos contam com tela touchscreen e possibilidade de virar ou dobrar a mesma em até 360º, além de sistemas de som com tecnologia mais avançada.

Outro recurso interessante é a retroiluminação LED que possibilita usar o teclado no escuro.

(Fonte da imagem destacada: Daniil Peshkov / 123rf)

Por que você pode confiar em mim?

Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.