Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

17Produtos analisados

19Horas investidas

3Estudos avaliados

78Comentários coletados

O Core i3 é um processador da Intel lançado em 2009. Uma década depois, as pessoas questionam se ainda vale a pena comprar um computador com esse hardware. Fique tranquilo, o processador não é o mesmo de uma década atrás, pois a cada ano é atualizado em uma nova geração. O notebook i3 é indicado para quem precisa de um computador básico ou está com o orçamento apertado.

Conheça alguns motivos que valorizam o investimento na tecnologia e tire todas as suas dúvidas sobre o equipamento neste artigo. Boa Leitura!

Primeiro, o mais importante

  • O processador é responsável por executar as ações que você solicita em seu computador. O notebook i3 utiliza processador Core i3, menos potente quando comparado aos irmãos Core i5, Core i7 e Core i9.
  • O notebook i3 é ideal para estudar, produzir textos, planilhas e apresentações utilizando o Pacote Office ou LibreOffice, navegar na internet e assistir conteúdo multimídia. Não é indicado para jogos ou programas pesados.
  • O processador Core i3 oferece suporte aos sistemas operacionais Windows da Microsoft e Linux Ubuntu.
  • O processador Core i3 possui dois ou quatro núcleos, mas essa capacidade pode ser dobrada pelo recurso Hyper-Threading Technology. Embora sejam virtuais, os núcleos adicionais permitem maior eficiência na realização das tarefas.

Os melhores modelos de notebook i3: Os favoritos da redação

Preparamos uma lista com os melhores modelos de notebook i3. Os critérios de seleção foram: Configurações técnicas, maior volume de buscas, de compras e menores preços da categoria. Esperamos que goste:

O notebook i3 preferido dos consumidores

O notebook Essentials da E30 da Samsung oferece processador Core i3 7020U (com 2,30Ghz e 3MB de cache), 4GB de memória RAM e 1TB de armazenamento em HD. O sistema operacional é Windows 10 Home. Um dos diferenciais é a tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD. A placa de vídeo integrada é Intel HD Graphics 620. O equipamento está disponível em duas opções de cores: Branco Onix e Titanium.

O modelo mais elegante

O notebook Ideapad 330 da Lenovo possui processador Core i3 da sétima geração (2,30Ghz e 3MB de cache), 4GB de memória RAM e 1TB de armazenamento. Oferece placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 520. A tela Widescreen possui resolução FHD e mede 15,6 polegadas. O aparelho tem mobilidade 180º para proporcionar maior flexibilidade de uso. O acabamento prateado garante mais elegância e sofisticação.

O notebook i3 mais moderno

Quem procura um computador moderno, deve investir no notebook 2 em 1 Spin 3 da Acer que tem como diferenciais a tela touchscreen de 14 polegadas e resolução HD e a dobradiça de 360º que proporciona diferentes modos de uso. O aparelho possui processador Core i3 7020U, 4GB de memória RAM, HD de 1TB e sistema operacional Windows 10.

O notebook i3 ideal para assistir conteúdo multimídia

Inspiron é um notebook de entrada da Dell, possui processador Intel Core i3 da sétima geração, 4GB de memória RAM expansível em até 16GB e 1TB de armazenamento. Possui tela de 15,6 polegadas com resolução FHD e placa de vídeo integrada Intel HD Graphics 620. O aparelho oferece recursos especiais como Dell Cinema e CinemaSound para você assistir conteúdo em streaming com alta qualidade de imagem e som. Computador disponível apenas na cor preta.

Um modelo mais básico

Se você está procurando um modelo mais básico invista neste notebook HP que conta com processador Intel Core i3 da sétima geração, 4GB de memória RAM, 500GB de armazenamento e sistema operacional Windows 10. Esse modelo é um pouco mais compacto, pois possui tela de 14 polegadas com resolução HD. Disponível apenas na cor chumbo.

Guia de Compra

O computador é um item indispensável, seja para estudar, trabalhar ou se divertir. Os aparelhos modernos estão cada vez mais finos, leves e compactos e podem ser levados para onde você quiser: Faculdade, trabalho, viagem, casa do namorado, entre outros.

Mas para aproveitar todas as funcionalidades do computador, você deve escolher um modelo adequado às suas necessidades. Para o usuário básico, que precisa de um computador para realizar tarefas simples, recomendamos o notebook i3, assunto deste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher utilizando um notebook.

O notebook i3 é ideal para o usuário básico. (Fonte: Mateus Campos Felipe/ Unsplash.com)

Quais são as especificações de um notebook i3?

A linha de processadores Intel Core conta com quatro modelos: i3, i5, i7 e i9. Cada modelo é indicado para determinado perfil de usuário. O notebook i3 é ideal para usuários menos exigentes, que precisam de um computador mais simples, apenas para navegar na internet, checar as redes sociais, mandar e-mails, entre outros.

O notebook i3 possui de dois ou quatro núcleos de processamento, velocidade de 2.0 a 4.60Ghz, memória de cache de 3, 4, 6 ou 8MB (cache L3/ Total) e suporte para memória RAM DDR4 de até 2400MHz.

O processador possui um controlador de memória DDR interno, controlador de vídeo integrado – utiliza placa gráfica da linha Intel HD Graphics – e suporte para utilização de duplo canal para memória RAM, o que significa que a memória RAM pode ser expandida (embora poucos modelos ofereçam essa opção).

Um diferencial do notebook i3 é a tecnologia Hyper-Threading que simula o dobro de núcleos para aumentar o desempenho do computador. Quem tem ou já teve um notebook i3 deve ter percebido que o sistema operacional Windows detecta o dobro de núcleos do volume indicado na ficha técnica do computador.

Imagem de pessoas conversando.

Os núcleos digitais são ativados conforme necessidade. (Fonte: Moose Photos/ Pexels.com)

No entanto, devemos esclarecer que essa tecnologia não faz com que o notebook com processador Core i3 funcione como um computador com processador com aquela quantidade de núcleos (físicos e virtuais).

O desempenho dos núcleos digitais – em qualquer atividade – nunca será o mesmo dos núcleos físicos.

A tecnologia Hyper-Threading serve para quando você precisa realizar várias tarefas ao mesmo tempo, pois atribui duas atividades por núcleo.

A Intel decidiu restringir a linha de processadores de baixo desempenho, por isso criou poucos modelos para a linha Intel Core i3. A diferença entre esses modelos está na quantidade de núcleos, memória cache e velocidade de processamento.

O que o notebook i3 consegue fazer?

O notebook i3 consegue fazer tudo o que você quiser. É claro que esse processador não é o mais rápido, mas é muito difícil encontrar um programa que não seja executado por um notebook i3.

O computador pode ser utilizado para navegar na internet, conferir as redes sociais, enviar e-mails, estudar, realizar atividades simples como escrever textos, montar tabelas ou apresentações, assistir a filmes e séries e escutar músicas.

Você pode assistir a esses filmes e seriados em resolução HD ou Full HD (depende do computador). Mas para aproveitar ao máximo a programação, recomendamos que você feche os outros softwares.

Imagem de uma mulher usando o computador.

Aprenda a utilizar o notebook i3 da maneira correta para aproveitar seus benefícios ao máximo. (Fonte: CoWomen/ Unsplash.com)

Quem curte jogos deve saber que o notebook i3 possui placa Intel HD Graphics integrada, ideal para quem gosta de jogos mais simples ou não faz questão de jogar com a qualidade máxima.

Sabendo escolher um modelo com especificações técnicas compatíveis com sua utilização e aproveitando-o do modo correto, você consegue extrair o máximo de desempenho do notebook i3.

Conheça todas as vantagens de um notebook i3 na tabela abaixo:

Vantagens
  • Ideal para usuários menos exigentes
  • Serve para estudar, trabalhar e aproveitar momentos de lazer
  • Opções em diferentes gerações
  • Preços mais baixos
Desvantagens
  • A maioria dos modelos possui apenas dois núcleos
  • A tecnologia Hyper-Threading oferece o dobro de núcleos adicionais, mas não o mesmo desempenho de núcleos físicos
  • Não é indicado para jogos

O que o notebook i3 não consegue fazer?

O notebook i3 possui configurações mais simples e desempenho mais baixo, portanto não recomendamos que você utilize o equipamento para realizar várias atividades ao mesmo tempo ou para trabalhar com programas mais pesados, como softwares de criação e edição de conteúdo multimídia.

Também não recomendamos o aparelho para jogar games pesados, pois o computador apresentará dificuldade e lentidão para carregar os gráficos.

O mesmo ocorre quando você abre muitas abas no navegador ou deixa muito programas abertos em segundo plano. O computador não irá conseguir rodar ou vai rodar com muita lentidão e travamento.

Imagem de uma mulher apresentando um projeto no computador.

Evite utilizar o notebook i3 para rodar programas pesados. (Fonte: energepic.com/ Pexels.com)

Devo comprar um notebook i3 ou i5?

Quem costuma realizar muitas tarefas simultaneamente, consecutivas ou precisa utilizar softwares mais pesados, deve escolher um computador com processador mais potente, como o notebook i5, um modelo com desempenho intermediário.

O processador Intel Core i5 possui um número maior de núcleos, além de velocidade de processamento e memória cache superiores.

Computadores com esse hardware utilizam tecnologia Turbo Boost, que permanece o tempo todo monitorando o desempenho do computador e aumenta a capacidade de processamento quando necessário.

Por ter uma quantidade maior de núcleos físicos, o notebook i5 apresenta desempenho superior ao notebook i3. A diferença é perceptível quando o usuário executa programas que utilizam muita memória RAM como softwares de criação ou edição de mídia.

Compare os notebooks i3 e i5 na tabela abaixo:

Notebook i3 Notebook i5
Categoria Modelo de entrada Modelo intermediário
Ideal para Executar tarefas e programas mais simples Executar tarefas e programas intermediários
Núcleos Dois a quatro núcleos Dois a quatro núcleos
Cache 3 a 8MB 3 a 9MB
Velocidade do processador 2.0 a 4.60GHz 2.80 ou 4.60GHz
Hyper-Threading Sim Não
Turbo-Boost Não Sim

Dependendo das necessidades, o usuário precisará de um computador com desempenho ainda melhor, nesse caso é melhor optar por um notebook com processador Intel Core i7 ou i9.

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de notebook i3

Antes de comprar um notebook i3 é preciso certificar-se que o computador atenderá a todas as suas necessidades de uso. Caso você tenha refletido e decidido que este é o modelo ideal, é importante avaliar a comparar as especificações técnicas que mudam de um modelo para o outro e estão listadas abaixo:

Vamos explicar todos esses critérios ao longo da seção. Caso surja uma dúvida, deixe um comentário. Se você tem ou já teve um notebook i3, deixe sua opinião na caixa de comentários, participe!

Geração do processador

Você sabia que um notebook i3 pode carregar um processador Intel Core i3 de diferentes gerações, atualizadas anualmente, desde 2009?

A diferença entre gerações explica por que dois notebooks com processador i3 podem ter desempenhos diferentes. Naturalmente, quanto mais novo, melhor é o processador.

Mas como saber a qual geração um processador Core i3 pertence? Pelo primeiro dos quatro dígitos que acompanham o nome do processador. Por exemplo, um processador Core i3-5200 indica que o processador pertence à quinta geração.

Os demais números servem para indicar o desempenho daquele processador em relação aos demais modelos da própria linha. Por exemplo, um processador Core i3-5350 apresenta desempenho superior a um processador Core i3-5200.

Listamos as principais especificações técnicas dos processadores Core i3 das gerações mais recentes abaixo:

Memória Cache Núcleos Velocidade de processamento
6º Geração 3MB 2 núcleos 2Ghz
7º Geração 3 a 4MB 2 núcleos 2,30Ghz
8º Geração 4 a 8MB 2 a 4 núcleos Até 3,60Ghz
9º Geração 6 a 8MB 4 núcleos 3,70 a 4,80Ghz
10º Geração 4MB 2 núcleos 3,40 a 4,10Ghz

Há algum tempo, a fabricante introduziu uma combinação de letras colocadas ao final da numeração de modelo dos processadores: U, Y, T, Q, H e K. Mas poucas pessoas sabem o que cada letra significa.

Basicamente, os processador Intel Core são separados em séries diferenciadas pelas letras U ou H. U refere-se a Ultra-Low Power e indica processadores que focam em eficiência energética e vida útil da bateria. Os modelos da categoria U apresentam preços mais baixos.

Caso procure um notebook i3 apenas para tarefas diárias, um modelo com processador da Série U é o mais indicado – todos os modelos do ranking são desta categoria.

A letra H refere-se a High Performance Graphics e indica processador que foca apenas no desempenho da máquina, não importa o consumo energético. Geralmente, é encontrado nos notebook mais caros e direcionados para públicos específicos que precisam de um computador de alta performance.

Compreender a numeração e sigla utilizadas para identificar os processadores ajuda na hora de decidir qual modelo comprar. Ao entender essa nomenclatura, você não precisa ler as especificações completas do chipset quando está em sua pesquisa inicial.

Conheça os significados das outras siglas na tabela abaixo:

Sigla Significado
U (Ultra Low Power) Indica que o componente consome menos energia do que o demais o que proporciona maior duração da bateria
Y (Low Power) Indica baixo consumo de energia
T (Power Optimized) Indica alta eficiência energética
Q (Quad-Core) Utilizado somente em computadores com quatro núcleos físicos
H (High-Performance Graphics) Indica chipsets com as melhores GPUS embutidas
K (Unlocked) Indica processadores passíveis de overclock

Tamanho do cache

Uma característica que diferencia um notebook i3 do outro é o tamanho do cache, uma memória própria do processador que é utilizada para agilizar suas operações. Você encontra modelos com três, quatro, seis ou oito megabytes de cache.
O processador armazena no cache as operações que executa com mais frequência. Portanto, quanto maior o cache de um processador, mais operações e instruções ele será capaz de armazenar e mais rápido os executará.

Memória RAM

Geralmente, um notebook i3 tem memória RAM de 4GB do tipo DDR4 e com 2400Mhz. No entanto, alguns modelos possuem memória RAM expansível em até 16GB, ideal para quem precisa realizar uma quantidade maior de tarefas simultâneas ou consecutivas.
Encontramos a possibilidade de expansão nos notebooks i3 das fabricantes Dell e HP, líderes no segmento de computadores portáteis.

Imagem de uma pessoa usando o computador.

Alguns modelos oferecem a possibilidade de expansão da memória RAM. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Armazenamento

Você encontra modelos de notebook i3 com diferentes capacidades e sistemas de armazenamento, desde os modelos mais básicos com armazenamento em SSD e memória de 64, 128 ou 256GB ou modelos com 1TB de armazenamento em HD.

Embora possua capacidade inferior, o armazenamento em SSD é muito mais rápido do que o tradicional HD.

Tipo de notebook

Você encontra o notebook i3 em design convencional ou notebook conversível – também chamado de notebook 2 em 1. A principal diferença entre esses modelos é a maneira como você manuseia o aparelho.

O notebook 2 em 1 tem dobradiça em 360º que oferece a possibilidade de rotacionar a tela, transformando o notebook em um tablet. Geralmente, modelos nessa categoria possuem tela de 14 polegadas, resolução HD e sensibilidade touchscreen. É mais caro do que o modelo convencional.

Imagem de uma mulher usando o computador.

Alguns notebooks podem ser convertidos e usados como tablets. (Fonte: Moose Photos/ Pexels.com)

Marca

As principais fabricantes de computadores, oferecem uma linha especial para notebooks i3. Para simplificar sua pesquisa, listamos quais são esses modelos e marcas.

  • Samsung oferece alguns modelos de notebook i3 na linha Essentials. Os aparelhos contam com Core i3 7020U, 2.30GHz, 3MB de memoria cache, 4GB de memória RAM e armazenamento para 1TB. Tela de 14 polegadas com resolução HD ou de 15,6” Full HD.
  • Dell oferece uma grande variedade de notebooks i3 na linha Inspiron. Os modelos tradicionais oferecem processador Core i3 7020U, 4GB de memória RAM, 1TB de armazenamento e painéis com 14 ou 16”. Os modelos 2 em 1 oferecem processador Core i3 8145U (oitava geração), 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento em SSD.
  • Positivo oferece dois modelos de notebook i3: Motion e Stilo. Esses modelos são mais simples, pois oferecem core i3 da 7º geração, 4GB de memória RAM , 64, 128 ou 1TB de armazenamento e sistema operacional Linux ou Windows. São modelos compactos com 14” e resolução HD.
  • Lenovo oferece os modelos Ideapad 330 e ThinkPad. Esses modelos oferecem processador Intel Core i3 da sétima ou oitava gerações, memória RAM de 4GB de até 2400MHz, armazenamento de 128, 500 ou 1000GB, sistema operacional Linux Ubuntu ou Windows e tela de 14 ou 15,6 polegadas.
Imagem de uma menina usando computador.

As melhores fabricantes oferecem modelos de notebook i3. (Fonte: AlbersHeinemann/ Pixabay.com)

Outras especificações

Além do sistema operacional e demais especificações técnicas que influenciam no desempenho do computador e que foram mencionadas ao longo desta seção, é importante avaliar outras especificações que mudam de um modelo para o outro:

  • Sistema operacional: Embora a maioria dos modelos opere com sistema operacional Windows 10 Home, alguns modelos utilizam sistema operacional Linux Ubuntu.
  • Placa de vídeo: Todos os modelos operam com placa de vídeo integrada Intel Graphics, mas alguns modelos utilizam da Série 500 e outros da Série 600, que possui um desempenho melhor e roda jogos leves. Mas como a placa é integrada e não dedicada, não espere um desempenho surpreendente.
  • Tamanho e resolução da tela: Você encontra modelos com tela de 14 polegadas e resolução HD e modelos com 15,6 polegadas e resolução FHD. Quem precisa carregar o computador para a faculdade, deve escolher um modelo de 14 polegadas. Quem deixa o computador na mesa de estudo ou trabalho, deve optar por um modelo de 15,6”.
  • Cor do display: Existem opções nas cores preta, chumbo, branco e preto. O acabamento pode ser fosco ou com brilho.

(Fonte da imagem destacada: Caio Resende/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.