Ultima atualização: 23 de abril de 2020

Como escolhemos

18Produtos analisados

22Horas investidas

4Estudos avaliados

134Comentários coletados

Seja muito bem-vindo. Hoje vamos falar sobre o notebook Acer, uma das maiores empresas no ramo da computação no mundo.

Além de ter notebooks de excelente qualidade, a marca tem modelos para diferentes perfis de uso. Os preços também são bastante competitivos, você encontra modelos com excelentes especificações técnicas a um bom custo-benefício.

Se você está precisando comprar um notebook, vale a pena conferir os modelos da Acer. Neste Guia de Compra, vamos falar sobre os diferenciais desses aparelhos, quais são as linhas que a marca tem e dar algumas sugestões de compra.

Primeiro, o mais importante

  • A Acer trabalha com seis categorias de notebooks: Classic (linha Aspire), Ultrafino (Swift), Conversível (Spin), Híbrido (Switch), Gamer (Nitro) e Chromebook. Você encontra diversos modelos nessas categorias.
  • O tamanho da tela varia de 11,6 a 15,6 polegadas. Todos os notebooks da Acer contam com resolução de tela em Full HD, algumas são até em Ultra HD/4K.
  • Se você costuma usar o notebook para trabalhar ou estudar fora de casa, vai gostar de saber que os aparelhos da Acer têm bateria com durabilidade acima da média. Você encontra aparelho com até 16 horas de autonomia.

Os melhores modelos de notebook da Acer

Você está procurando um notebook mais básico ou precisa de um modelo com desempenho avançado? Seja qual for a resposta, se você quer comprar um modelo com boas especificações técnicas sem precisar gastar uma fortuna, vale a pena dar uma olhada nos notebooks da Acer.

Dentre a variedade de aparelhos, selecionamos os quatro melhores modelos para ajudá-lo a escolher o ideal para o seu dia a dia.

Para quem busca um notebook mais simples

Esse Aspire 3 tem 4GB de Memória RAM DDR4 e HD de 1TB, espaço suficiente para guardar seus arquivos, fotos e vídeos. A tela de 15,6 polegadas tem resolução HD, e o Touchpad tem comandos inteligentes. Esse modelo mais simples é muito bem avaliado por quem já comprou pela internet.

Para quem faz tarefas mais complexas

Esse Aspire 3 conta com processador AMD Ryzen 5, 12GB de Memória Ram DDR4 e armazenamento de 1TB. Com tela de 15,6 polegadas, vem com Windows 10 instalado. É uma excelente opção para a execução de tarefas mais completas e destaca-se também pelo design moderno.

O notebook Acer para os gamers

Com processador Intel Core i7 de 9ª geração e 16GB de memória RAM, esse Nitro 5 é um verdadeiro canhão de potência. Tem 1TB de espaço de armazenamento no HD, além de um SSD de 128 GB. Sua placa de vídeo é a GTX1650 4GB. A configuração robusta é ideal para os gamers que não querem se irritar com o notebook travando no meio das partidas.

Guia de Compra

Os notebooks são dispositivos que se adequam ao seu orçamento e estilo de vida. Por esse motivo existem modelos básicos, intermediários e premium. Para atender os diferentes públicos, a Acer tem seis linhas de computadores, conheça e escolha o modelo ideal para você.

 Imagem de uma mulher usando um Chromebook da Acer

Os notebooks da Acer impressionam os consumidores. (Fonte: Andrew Neel/ Unsplash)

Quais são os diferenciais do notebook Acer?

O primeiro diferencial do notebook Acer é a qualidade de imagens em tela, proporcionada pela tecnologia exclusiva Acer Color Intelligence, que otimiza as cores e o brilho da tela, sem deixar as imagens com excesso de saturação.

Outro recurso interessante é a tecnologia BlueLightShield que ajusta a matiz de cor e brilho para reduzir a exposição à luz azul, prejudicial à saúde por influenciar negativamente na melatonina, hormônio que regula o sono.

Confira outros diferenciais do notebook Acer nos tópicos abaixo:

Recursos sonoros

Os notebooks da Acer contam com dois importantes recursos sonoros: Dolby Audio Premium que proporciona um som encorpado, com ajustes automáticos e dinâmicos para oferecer uma experiência de som surround imersivo.

A tecnologia exclusiva TrueHarmony oferece áudio natural, graves intensos e volume mais alto nos alto-falantes.

Conectividade

Um recurso muito interessante presente em alguns notebooks da Acer é a conectividade Gigabit Wi-Fi, uma tecnologia de última geração, que maximiza a portabilidade do seu notebook.

Por causa do reposicionamento da antena, o aparelho vai conseguir se conectar à rede Wi-Fi a uma distância maior. A tecnologia também proporciona um desempenho cinco vezes mais rápido.

Mas para o Gigabit Wi-Fi funcionar é essencial que o seu roteador tenha compatibilidade com a tecnologia, do contrário, será um Wi-Fi normal.

Design

Uma característica marcante nos notebooks da Acer é o design desses aparelhos. A maioria dos modelos tem revestimento em metal ou alumínio e o acabamento pode ser escovado, em estilo artesanal ou linhas.

As cores também variam: prateado, preto, chumbo, azul Royal, azul marinho, vermelho, rosa ou branco. Somente o modelo Aspire ES é um pouco diferente, o exterior é discreto, na cor preta, e o interior pode ser colorido (vermelho ou azul) ou preto.

 Imagem de um notebook da Acer em um suporte de madeira.

O design é uma característica importantes nos notebooks da Acer. (Fonte: Jeroen den Otter/ Unsplash)

Resfriamento

Os notebooks da Acer contam com tecnologias dedicadas a manter o resfriamento da máquina, essencial para proteger o sistema elétrico do computador:

  • O software CoolBoost ajusta a velocidade dos ventiladores.
  • O ventilador AeroBlade oferece aerodinâmica e fluxo de ar superior para manter o sistema refrigerado, limpo e silencioso, com estabilizadores mais finos.
Vantagens
  • Seis linhas de notebooks, para diferentes gostos e bolsos
  • Resolução da tela é em Full HD
  • Design sofisticado e em diversas opções de cores
  • Conta com sistemas de resfriamento potentes
  • Padrão de som Dolby Premium
Desvantagens
  • Em alguns modelos os processadores são Celeron ou Pentium, considerados “desatualizados”

Quais os tamanhos de tela disponíveis em um notebook Acer?

Uma característica que varia entre os notebooks da Acer é o tamanho da tela, medida em polegadas. Há modelos considerados “mini” que podem ter 11,6, 12 e 13,3 polegadas (notebooks conversíveis).

Você encontra aparelhos no padrão intermediário, com 14 polegadas e a maioria tem a tela grande, de 15,6 polegadas.

Imagem de uma mulher colocando um notebook da Acer dentro de uma bolsa.

Os notebooks da Acer são ultrafinos, leves e fáceis de carregar. (Fonte: Anete Lusina/ Unsplash)

O que é o assistente virtual no notebook Acer?

Os notebooks da Acer permitem conexão com três assistentes virtuais: Windows Hello, Cortana e Amazon Alexa, as principais funções desses assistentes são:

  • A Alexa é usada para tarefas que exijam um toque personalizado. Ela controla os dispositivos conectados pela Smart Home através do notebook.
  • A Cortana é uma maneira conveniente de interagir com as ferramentas e aplicativos do Windows. A assistente é voltada para tarefas relacionadas ao trabalho no PC.
  • O Windows Hello é uma ferramenta um pouco mais sofisticada, pois permite o acesso aos dispositivos do sistema operacional através da leitura biométrica ou detecção ocular.

O melhor é que você pode acionar esses assistentes através de comando de voz, em até 4 metros de distância, isso amplia a sua liberdade e mobilidade.

Quais os diferentes modelos de notebook Acer?

A Acer trabalha com seis categorias de notebooks: Classic (linha Aspire), Ultrafino (Swift), Conversível (Spin), Híbrido (Switch), Gamer (Nitro) e Chromebook. Você encontra diversos modelos nessas categorias. Confira agora detalhes de alguns modelos:

Linha Aspire

O Aspire 5 é o modelo clássico da Acer, com acabamento em alumínio premium e superfície cuidadosamente escovada, com sensação tátil excepcional.

A tela é IPS com resolução Full HD e 15,6 polegadas. As bordas de 7,82 mm aumentam o espaço útil da tela e a qualidade das imagens é proporcionada pela tecnologia Acer Color Intelligence.

Esse computador também é bastante potente pois vem com processador Intel Core i7 de oitava geração e placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce MX150, 4 vezes mais rápida do que as placas integradas.

O Aspire V Nitro é voltado para gamers, possui placa gráfica dedicada NVIDIA GeForce GTX, processador Intel Core i5 ou i7 da sétima geração e resolução Ultra HD/4K. O teclado é retroiluminado na cor vermelha.

O Aspire E vem com alguns recursos interessantes como rede sem fio rápida, memória DDR4 de alta velocidade e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 950 m. A bateria funciona por até 12 horas.

O Aspire ES tem como diferencial o exterior discreto, na cor preta e o interior extravagante, colorido e texturizado, disponível nas cores azul, vermelha e preta.

A navegação é bastante sutil por causa do Precision Touchpad, que estimula o uso intuitivo, com rolagem do scroll e zoom mais suaves. Este modelo também tem tecnologia BlueLightShield, que minimiza a luz azulada da tela.

O Aspire F tem aparência artesanal, pois a tampa de alumínio possui padrão de textura diferenciado e bordas com entalhes que dão um toque especial e facilitam a abertura da tampa.

A tela tem resolução Full HD e a tecnologia Acer ExaColor deixa as cores ainda mais vívidas e detalhadas. A memória DDR4 é veloz e eficiente e a placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX tem alto desempenho.

O Aspire R11 é o único modelo de notebook da linha com design conversível, mobilidade de 360º, quatro posições, tela livre de oscilações e com toque firme. Para aumentar a resistência e durabilidade deste aparelho, a tela tem cobertura de vidro Corning Gorilla, que não racha.

São recursos exclusivos deste modelo a tecnologia Zero Air Gap, que melhora o contraste e a clareza da imagem, mesmo sob a luz solar. O Acer Touch Tools que permite que você possa fazer capturas da tela com um toque e o Precision Touchpad que oferece uma rolagem mais fluída.

Compare quatro modelos da categoria na tabela abaixo:

Aspire 5 Aspire V Nitro Aspire ES Aspire R11
Processador Core i7 8ª geração Core i5 ou i7 7ª geração Core i3 da 7ª geração Intel Pentium
Tela 15,6 polegadas FHD 15,6 polegadas 4K 15,6 polegadas FHD 11,6 polegadas Touchscreen
Acabamento Alumínio premium escovado nas cores Chumbo, prateado e vermelho Preto com detalhes prateados Exterior na cor preta com interior colorido Exterior na cor azul, tela é coberta por vidro Corning Gorilla, resistente a impactos
Diferenciais Pode ser usado como computador de trabalho Modelo para gamers Precision Touchpad Mobilidade 360º

Nitro

O Nitro 5 é um notebook Acer dedicado para gamers, com processador potente (Core i7 da oitava geração), placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX ou AMD Radeon e teclado retroiluminado na cor vermelha.

Imagem de um notebook com teclado retroiluminado vermelho

O teclado retroiluminado na cor vermelha é bastante comum nos notebooks gamers. (Fonte: Dollar Gill/ Unsplash)

Este modelo conta com as tecnologias NitroSense e CoolBoost, ambas exclusivas da Acer, para evitar o superaquecimento da máquina, causado pelo uso prolongado do computador.

E o áudio dos seus jogos será esmagador, graças à união de duas tecnologias de som, a TrueHarmony que garante graves potentes e o Dolby Audio Premium. O monitor IPS de alta definição proporciona cores realistas e amplos ângulos de visão.

Apesar de não ter o recurso Gigabit Wi-Fi, esse modelo vem com antenas sem fio (embutidas) estrategicamente posicionadas para manter o sinal sem fio sempre forte e consistente.

Para finalizar, o notebook Nitro 5 conta com várias entradas, para conectar seus dispositivos secundários e expandir as funcionalidades do seu computador.

Imagem das entradas de um notebook

O Nitro 5 vem com várias entradas para conectar outros dispositivos ao notebook. (Fonte: seagul/ Pixabay)

Linha Swift

A linha Swift tem modelos ultrafinos, elegantes e com bateria potente, ideal para quem precisa carregar o seu notebook Acer e passa bastante tempo fora de casa. A linha Swift conta com dois modelos: Swift 3 e 5.

O modelo Swift 5 é feito com ligas de magnésio-lítio e magnésio-alumínio e tem acabamento em metal, que une resistência, design ultrafino (bordas de 5,87 mm) e leveza (pesa menos de 1 KG).

Esse aparelho tem design minimalista e ultraluxuoso, o revestimento é no tom azul marinho com detalhes em ouro rose. O teclado é retroiluminado, a tela é sensível ao toque, tem resolução Full HD e 15,6 polegadas.

Imagem de dois notebooks de perfil

Os notebooks da linha Swift são ultrafinos. (Fonte: Jeroen den Otter/ Unsplash)

O sistema operacional é Intel Core i7 de oitava geração, que permite que diversas tarefas sejam executadas ao mesmo tempo. A memória em SSD é 30x mais rápida do que um disco rígido convencional.

A conexão com a internet é forte e tem um desempenho cinco vezes mais rápido por causa da tecnologia Gigabit Wi-Fi e o reposicionamento da antena interna do notebook.

A bateria deste notebook tem autonomia de funcionamento de até 10 horas. A qualidade sonora une as tecnologias TrueHarmony com o som Dolby digital, oferecendo graves intensos, volume superior e qualidade de home theater.

O Swift 3 tem estrutura em alumínio e diversas opções de cores: rosa, azul marinho e prateado. A tela tem as bordas estreitas e ampla área de visualização. O painel é IPS e a resolução é em Full HD.

O processador é de última geração e o armazenamento é em SSD com capacidade para 512 GB. A bateria tem duração de até 12 horas.

Linha Spin

Os notebooks da linha Spin são modelos conversíveis, ou seja, podem ser usados de duas maneiras: como notebook convencional ou tablet, basta girar a tela (360º touchscreen). Essa linha conta com três modelos: Spin 1, 3 e 5.

Uma coisa que esses modelos têm em comum é a dobradiça com mobilidade 360º que oferece quatro estilos de uso: formato tenda, tablet, notebook convencional ou modo de exibição.

O Spin 1 é um modelo ultrafino (apenas 14,1 mm), leve (1,25 kg) e com acabamento em metal, que garante durabilidade ao produto.

Este aparelho tem 11,6 polegadas, tela IPS Full HD. A sensibilidade ao toque, permite que você navegue com facilidade, interaja com jogos, escreva e até desenhe (use a caneta Acer Active Stylus).

Alt Text: Imagem de uma pessoa usando um notebook da Acer

O modelo Spin 1 é muito pequeno, tem apenas 11,6 polegadas. (Fonte: Kaboompics/ Pixabay)

O processador é Intel Pentium. A bateria dura até 12 horas e esse modelo tem conectividade Gigabit Wi-Fi, que estende o sinal de internet por causa do reposicionamento da antena interna.

O Spin 3 é ainda mais potente do que o modelo anterior, a começar pelo processador Core i5 da oitava geração e a duração da bateria (até 16 horas).

A tela é um painel IPS com resolução Full HD, 14 polegadas e sensibilidade touchscreen. A tecnologia BlueLightShield reduz a exposição à luz azul, extremamente prejudicial.

Esse modelo tem tecnologia de som Acer TrueHarmony e alto-falantes frontais com canais de áudio autorreversíveis, ou seja, a saída do canal de áudio é automaticamente revertida quando o visor é girado.

O Spin 5 é um modelo mais avançado, pois conta com processador Intel Core i7 de oitava geração. A tela é um painel IPS, com resolução Full HD, sensível ao toque e compatível à caneta Active Stylus. Este modelo tem acabamento em metal, bordas delicadamente chanfradas e pesa apenas 1,5 KG.

O sistema de som é muito bom, pois conta com as tecnologias TrueHarmony e Smart Amplification, aliadas ao som Dolby Audio Premium e canais de áudio autorreversíveis.

Switch

O Switch Alpha 12 também é um modelo conversível, a diferença é que esse aparelho é destacável, ou seja, o teclado se separa da tela (são conectados magneticamente), otimizando as possibilidades de uso.

Imagem de um notebook híbrido da Acer

O Switch Alpha 12 é um dos modelos mais modernos da Acer. (Fonte: Seagul/ Pixabay)

O teclado é completo, retroiluminado (facilita o uso a noite) e oferece proteção para a tela quando o aparelho não está em uso. A tela é touchscreen e tem um suporte ajustável que serve de apoio.

O aparelho tem um par de alto-falantes voltados para frente para otimizar a experiência sonora. Vem com uma caneta digital Acer Style para usar o Windows Ink, uma versão que traz a escrita para o sistema operacional de forma integrada.

Ainda sobre o sistema operacional, o Alpha 12 vem com a atualização do SO para criadores, dando vida às tecnologias 3D, possibilitando a criação e compartilhamento de objetos em um sistema nativo e integrado.

Para os gamers, uma boa notícia, o SO está cada vez mais integrado com o game mode, um sistema que otimiza os jogos para eles rodarem de forma mais eficiente.

Linha Acer Chromebook

A linha de Chromebooks da Acer inicia em poucos segundos, tem milhares de aplicativos, proteção antivírus integrada e armazenamento de arquivos na nuvem. A simplicidade do Chrome OS proporciona um funcionamento ágil, intuitivo e seguro.

Existem dois modelos nesta categoria: Acer Chromebook Spin CP315 e CB315.O Spin CP315 é um notebook conversível, com articulação em 360° e quatro estilos de uso.

A tela é touchscreen, resistente a danos e com excelente durabilidade por conta do revestimento Corning Gorilla Glass. Para proporcionar uma qualidade de som mais nítida, os alto-falantes estão posicionados na parte superior do computador.

Outros recursos deste aparelho são: bateria tem excelente durabilidade, para até 14 horas de funcionamento, transferência de dados ultrarrápida pelas portas USB 3.1 e webcam integrada com HDR e amplo campo de visão.

O Spin CB315 tem quase os mesmos recursos que o modelo anterior, a grande diferença é que este aparelho é um notebook convencional. Outra diferença está na bateria, que tem duração de até 12 horas.

Imagem de uma mulher guardando um Chromebook da Acer na bolsa

O Chromebook Spin CB315 é um modelo tradicional. (Fonte: Andrew Neel/ Unsplash)

Quanto custa?

Os preços dos notebooks da Acer variam de acordo com o modelo. Os mais básicos custam entre R$ 1.500 e R$ 2.200, os modelos intermediários custam em torno de R$ 3.000 e os tops de linha de R$ 5.000 para cima.

Onde comprar?

Os notebooks da Acer podem ser encontrados com facilidade em lojas de produtos eletrônicos como Fast Shop, de departamento como Magazine Luiza e em hipermercados como Carrefour e Walmart.

Esses aparelhos também são vendidos pela internet. Você os encontra no site da própria Acer, Amazon e Americanas.com. Clicando nos modelos do Ranking você será direcionado para um site de vendas.

Critérios de Compra: Como comparar os modelos de notebook Acer

Depois de conhecer tantos modelos legais, você deve estar confuso sobre qual notebook Acer escolher. Para ajudá-lo nessa missão, essa seção é dedicada a discutir os critérios de compra, ou seja, as características que devem ser analisadas e comparadas no momento da compra:

  • Modelos
  • Processador
  • Placa de vídeo
  • Recursos extras

Vamos detalhar cada um desses critérios abaixo.

Modelos

Em uma das seções do Guia de Compra, abordamos as diferentes linhas de notebooks da Acer. Para facilitar a sua escolha, preparamos uma tabela comparando as principais características desses modelos, confira:

Swift Spin Switch Nitro
Estilo Ultrafino Conversível Conversível Gamer
Tela 15,6 polegadas 11,6/ 13,3/14 polegadas 12 polegadas 15,6 polegadas
Modelos Swift 3 e 5 Spin 1,3 e 5 Switch Alpha 12 Nitro 5
Diferenciais Tela touchscreen Dobradiça 360º Modelo destacável Ideal para games
Processador Core i7 8°geração Pentium (S1), core i5 (S3) e i7 (S5) Core i7 Core i7, 8° geração
Cores Azul, rosa, prateado Chumbo Prateado Preto com detalhes em vermelho
Bateria 10h 12h (S1), 13h (S5) e 16h (S3) Não informado Não informado

Processador

O processador é o hardware que executa todos os dados que o computador recebe e emite. A peça é formada por núcleos (de dois a dez), memória cache (de 3 a 25 MB) e frequência medida em Gigahertz (varia).

Os notebooks da Acer contam com processadores da Intel, dos modelos Pentium, Celeron e Core.

  • Celeron: É um processador básico, de baixo custo e destinado a tarefas básicas. Esse processador é dual ou quad-core, tem memória cache de 2 a 4 MB e velocidade de 2.50 a 3.20 GHz.
  • Pentium: É muito usado nos notebooks ultrafinos, conversíveis e nos modelos mini. Você pode encontrá-lo nas linhas Silver ou Gold. O da linha Silver é um quad-core com memória cache de 4 MB e o Gold é um dual-core com memória cache de 2 a 4 MB.
  • Core i3: É dual-core que pode trabalhar com mais dois processadores digitais (tecnologia Hyper Treading). A memória cache é entre 3 e 4 MB. A velocidade chega a 3.90 GHz
  • Core i5: É quad-core, tem memória cache entre 3 e 6 MB. O diferencial do core i5 é a tecnologia Turbo Boost que otimiza a performance do processador de forma temporária.
  • Core i7: Pode ser quad-core ou deca-core e chega a ter memória cache de 25 MB. Essa é uma versão mais potente, mas também mais cara. Esse processador é indicado para uso profissional apenas.

Placa de vídeo

Nos notebooks da Acer, a placa de vídeo pode ser integrada (onboard) ou dedicada (offboard). Explicaremos as diferenças entre elas abaixo:

A placa de vídeo integrada é indicada para tarefas cotidianas. Esse tipo de placa tem algumas vantagens: consumo de energia mais baixo, aumento da vida útil da bateria e barateamento do aparelho.

 Imagem de um notebook da Acer

A placa gráfica é responsável por tudo o que aparece em tela. (Fonte: Anete Lusina/ Unsplash)

A placa de vídeo offboard tem processador e memória dedicadas. É ideal para executar jogos, aplicativos pesados e assistir filmes em alta definição. As desvantagens desse tipo de placa são: aumento no preço do notebook, maior consumo de energia e emissão de calor.

Os modelos mais modernos com placa de vídeo dedicada, são dotados das tecnologias Optimus (NVIDIA) e PowerXpress (AMD). Esse sistema alterna automaticamente o uso das placas de acordo com a atividade desempenhada pelo computador.

Recursos extras

Os notebooks com sensibilidade touchscreen possibilitam o uso da caneta Stylus, desenvolvida especialmente para aproveitar o Windows Ink, tecnologia do Windows 10 que traz a escrita para o sistema operacional de forma integrada.

Com o Windows Ink, você pode utilizar a tela touchscreen para criar anotações, desenhar e interagir com alguns aplicativos como PDFs, Photos e o pacote Office.

(Fonte da imagem destacada: Anete Lusina/ Unsplash)

Por que você pode confiar em mim?