nobreak
Ultima atualização: 2 de junho de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

14Horas investidas

4Estudos avaliados

55Comentários coletados

Cada vez mais nós precisamos nos proteger contra apagões, mesmo nas grandes metrópoles. Por isso, o nobreak é um equipamento indispensável em casa e no escritório, especialmente se você usa o computador como instrumento de trabalho ou estudo. Afinal, com esse aparelho, você consegue salvar seus documentos caso ocorra uma queda de energia.

Mas nem todo nobreak será o ideal para você. Por isso, nosso artigo de hoje vai ajudar você a identificar as características desse equipamento que trarão mais benefícios no seu dia a dia, como a potência adequada e o consumo dos eletrônicos que você vai conectar ao nobreak.




Primeiro, o mais importante

  • O nobreak tem duas funções: gerenciar o uso de energia de aparelhos eletrônicos conectados a ele e manter esses aparelhos funcionando quando ocorree uma queda de energia.
  • Ainda que seja semelhante ao filtro de linha, o nobreak possui uma bateria interna que é o que permite a você ganhar tempo para salvar arquivos e enviar emails mesmo após um apagão.
  • Na hora de pesquisar o melhor nobreak, leve em conta a duração da bateria, sua autonomia em relação a quantidade de aparelhos que serão conectados, o número de tomadas e a indicação de uso também.

Melhores nobreaks: nossas recomendações

São muitos os modelos de nobreak disponíveis no mercado. E cada um é recomendado para um uso específico, seja em casa ou no escritório, para aparelhos de menor ou de maior potência. Abaixo você confere uma seleção com os melhores. Veja:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o nobreak

Um equipamento como o nobreak pode gerar muitas dúvidas. Primeiro porque existem outros aparelhos similares a ele no mercado. Segundo, porque nem todo mundo conhece os seus benefícios. Sendo assim, nós criamos um Guia que vai ajudá-lo a entender tudo sobre esse equipamento.

Pessoas trabalhando com computadores em um escritório.

O nobreak garante tempo para salvar documentos no escritório durante um apagão. (Fonte: Israel Andrade/ Unsplash )

Para quê serve o nobreak?

O nobreak é um equipamento que regula a voltagem de energia que chega nos aparelhos eletrônicos que são conectados a ele.

Mas o seu grande diferencial está no fato de que ele também alimenta esses aparelhos, por meio de uma bateria, quando ocorre uma queda de energia.

Caso acabe a luz, o nobreak vai manter os dispositivos ligados por algum tempo.

Ou seja, caso acabe a luz, o nobreak conseguirá manter dispositivos como o computador e notebook ligados por algum tempo.

Isso será importante para que você consiga salvar seus arquivos e documentos ou concluir o envio de um e-mail, por exemplo.

E tem mais. O nobreak serve para evitar a queima total ou parcial de aparelhos eletrônicos, situação que pode acontecer quando há uma grande variação de energia por causa de descargas elétricas.

Qual a diferença entre o nobreak, o estabilizador e o filtro de linha?

É possível dizer que o nobreak funciona, ao mesmo tempo, como um estabilizador e um filtro de linha, já que ele é o equipamento mais completo entre os três.

O filtro de linha é um aparelho mais simples, que protege os eletrônicos conectados a ele de danos causados por conta de flutuações na corrente elétrica. Já o estabilizador, ainda que muito similar, é mais usado nos desktops e periféricos e se diferencia por ter um transformador que converte a tensão de entrada no valor usado nos computadores.

Em ambos os equipamentos, porém, se houver interrupções de energia elétrica, não há como manter os eletrônicos em funcionamento como ocorre com o nobreak.

Quais são os modelos de nobreak?

Você vai encontrar vários modelos de nobreak à venda. Mas, os mais conhecidos são: Stand by, Linha-Interativa e Online. Confira na tabela abaixo as características de cada um deles:

Stand by ou Offline Linha-Interativa Online
Básico e mais econômico, sua bateria funciona apenas quando há queda de energia. Pode ou não conter medidas de proteção contra surtos e é indicado para casas e escritórios que possuem equipamentos de menor porte Possui um estabilizador interno e têm seis níveis de proteção: contra sobrecarga e curto-circuito nas tomadas de saída, sobrecarga na entrada de rede, sobreaquecimento no inversor, sub/sobretensão da rede elétrica e descarga total da bateria. São indicados para eletrônicos simples, como TVs, home theaters, modems, roteadores, switches, câmeras e DVRs Fica com a bateria ativada continuamente e é mais usado em hospitais e servidores de Data Center

Como escolher o nobreak com maior autonomia?

A bateria é um dos principais destaques de um nobreak. Por isso, merece toda a sua atenção na hora de escolher o melhor modelo.

Para comprar o aparelho com uma bateria de boa duração, você vai precisar calcular a voltagem de todos os eletrônicos que serão ligados a ele. Com isso em mente, a voltagem do nobreak deve ser maior que a soma de todos eles.

No entanto, a voltagem dos eletrônicos é medida em watts, enquanto a do nobreak é em volt-ampère (VAQ). Assim, você também precisa somar todos os valores em watts e, então, multiplicar por 1,52. O resultado será a quantidade em VA correspondente à bateria do nobreak.

Nobreak.

O nobreak deve ser escolhido com base na quantidade de equipamentos que serão ligados a ele e na voltagem total. (Fonte: Artinun Prekmoung / 123RF)

Além disso, os especialistas recomendam que você some a esse valor uma margem de segurança de cerca de 30%. Isso porque quanto mais carga externa o nobreak receber, menor será o seu tempo de autonomia.

Tanto é que é possível ampliar a autonomia de energia de um nobreak. Para isso, você pode utilizar baterias estacionárias ou automotivas.

Quanto tempo dura a bateria de um nobreak?

Assim como outras baterias, as do nobreak também precisam de manutenção e tem uma vida útil limitada. Normalmente, a bateria de um nobreak dura entre três e cinco anos.

Esse período varia dependendo da quantidade de vezes que o nobreak é usado como bateria.

Más condições de temperatura do ambiente, armazenamento incorreto e recargas constantes também podem interferir na vida útil do equipamento. Por isso, é importante realizar manutenções periódicas.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de nobreak

Antes de fechar a compra do seu nobreak, vale a pena analisar alguns critérios técnicos que irão definir o melhor modelo para você. Para facilitar esse processo de escolha, nós reunimos os aspectos essenciais que você deve comparar. Veja:

VA

Como vimos, é fundamental analisar bem a bateria do nobreak, de acordo com a quantidade de aparelhos que serão conectados a ele e também a potência total deles.

Para que você entenda como isso funciona na prática, confira a seguir a descrição de três tipos mais comuns de nobreaks:

  • Nobreak 600VA: Com bateria de 600VA, esse nobreak permite que seus aparelhos fiquem ligados por cerca de 15 minutos após uma queda de energia;
  • Nobreak 1200VA: O melhor nobreak desta categoria pode manter um aparelho eletrônico funcionando por até 40 minutos;
  • Nobreak 1500VA a 3000VA: Com baterias de maior autonomia, os nobreaks podem funcionar por mais de 12 horas sem energia elétrica.

Fornecimento de energia

A bateria do nobreak pode operar com dois tipos de onda: a senoidal pura e a senoidal por aproximação.

O nobreak com onda senoidal pura, além de ser mais caro, é indicado para ser usado em equipamentos de maior potência e também mais sensíveis.

Já o nobreak com onda senoidal por aproximação é recomendado para aparelhos eletrônicos de baixa potência como, por exemplo, roteadores, TVs, computadores, consoles e outros equipamento usados em casa e em escritórios de pequeno porte.

Número de tomadas

Não deixe de verificar quantas tomadas o nobreak possui. Isso vai determinar quantos aparelhos eletrônicos você vai poder conectar ao equipamento. Ou seja, se você busca um nobreak para sua casa talvez um modelo com quatro tomadas seja o suficiente para conectar um computador, roteador, impressora e a televisão.

No entanto, se a ideia é comprar um nobreak para a sua empresa, o mais recomendado é que seja um modelo que tenha, pelo menos, entre oito e 10 tomadas para que você possa conectar uma quantidade maior de aparelhos.

Funções

Dependendo do tipo de nobreak que você escolher, ele pode ter algumas funções interessantes que irão facilitar o gerenciamento do equipamento no dia a dia. Veja as mais importantes:

  • Alarme sonoro para indicar que a bateria está no fim;
  • Monitoramento remoto do estado do nobreak;
  • Minidisjuntor que desarma e protege o PC de raios e curto-circuito;
  • Auto diagnóstico da bateria com sinalizadores em LED.

Resumo

Se você quer proteger seus aparelhos eletrônicos e ainda garantir que não vai perder nenhum trabalho caso ocorra uma queda de energia ou apagão, você precisa investir em um nobreak.

Mas é preciso saber escolher bem o nobreak, principalmente de acordo com o seu objetivo. Existem nobreaks para residências, pequenas e grandes empresas, com baterias de diferentes níveis de autonomia, quantidades variadas de tomadas e funções extras.

(Fonte da imagem destacada: fahroni/ 123RF)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas