Imagem mostra um nintendo switch em primeiro plano com sua caixa e uma televisão ao fundo.
Ultima atualização: 24 de maio de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

28Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! O Nintendo Switch é um console de enorme sucesso e traz inovações excelentes ao universo dos games. Sua versatilidade faz dele um companheiro de diversão para todos os momentos!

Você quer saber tudo sobre o excepcional console da Nintendo? Então fique conosco! A seguir, falaremos sobre seus principais diferenciais, jogos de sucesso, vantagens e muito mais!




Primeiro, o mais importante

  • Um dos consoles de maior sucesso da atualidade, o Nintendo Switch proporciona diversão para todos os momentos e para toda a família.
  • O catálogo de jogos do Nintendo Switch é cheio de títulos consagrados e agradam tanto quem procura por experiências individuais, quanto quem é fã dos multiplayers.
  • É possível encontrar o Nintendo Switch em várias edições especiais com a cara de jogos de sucesso. Além disso, as tradicionais cores cinza e azul e vermelho já são consagradas.

As melhores opções de Nintendo Switch: Nossas recomendações

O Nintendo Switch possui variações em aspectos como cor, versão, tamanho e tema. Abaixo, você conhece alguns dos modelos mais vendidos:

Guia de compra: As principais informações sobre o Nintendo Switch

O Nintendo Switch é um console com algumas diferenças para os outros que dominam o mercado. Em nosso guia de compra, você encontra tudo o que é preciso saber sobre ele!

Imagem mostra as mãos de uma pessoa jogando Fortnite no Nintendo Switch.

É possível se divertir muito com um Nintendo Switch. (Fonte: Cris_F/ Pixabay.com)

Quais os diferenciais do Nintendo Switch?

Existe um grande diferencial do Nintendo Switch para os demais consoles: Ele é um híbrido entre videogame portátil, que pode ser transportado para onde o usuário quiser e jogado em tela própria, e de mesa, que é conectado à televisão.

Portanto, você pode ter seus jogos favoritos à mão em todos os lugares, não importa se na sala de sua casa com uma grande televisão ou se no metrô.

O Nintendo Switch usa controles próprios, com formatos diferentes do que estamos acostumados, chamados de “joy-con”. Eles podem ser divididos em dois, quando o jogo acontece de maneira multiplayer, ou unificado.

Satoru IwataEx-presidente da Nintendo
"Acima de tudo, videogames devem significar uma coisa: Diversão para todos"

Destacamos também a ótima oferta de jogos exclusivos para Nintendo Switch relacionados a franquias icônicas da empresa japonesa. Entre elas, “Super Mario Bros” e “The Legend of Zelda” possuem versões de enorme sucesso.

Com tecnologia inovadora e jogos exclusivos de imensa qualidade, o Nintendo Switch rapidamente se transformou em um estrondoso sucesso.

Quais as vantagens do Nintendo Switch?

A comodidade e a versatilidade do Nintendo Switch fazem dele um console único. A vantagem de poder jogar tanto em uma televisão grande, quanto apenas na própria tela, em qualquer lugar, é enorme. Ele pode ser levado em viagens, casas de amigos, a qualquer outro lugar.

Ter à disposição títulos exclusivos e consagrados é mais uma grande vantagem. Esse é um console que privilegia a diversão e os desafios multiplayer, com a maior parte dos títulos sendo indicados para todas as idades.

Imagem mostra um Nintendo Switch com seu catálogo de jogos.

O Nintendo Switch possui um excelente catálogo de jogos. (Fonte: InspiredImages/ Pixabay.com)

Você pode assinar o Nintendo Switch Online e participar de vários grupos de jogos multiplayer online e ainda manter os seus progressos em nuvem. Esse serviço também dá acesso a clássicos de consoles anteriores da empresa japonesa.

Dentre as desvantagens do Nintendo Switch, podemos citar os preços elevados e a ausência de títulos de franquias consagradas que não possuem parceria com a Nintendo.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens do Nintendo Switch:

Vantagens
  • Possui versatilidade única e pode ser jogado de várias formas
  • Há excelentes títulos multiplayer
  • O Nintendo Switch Online permite multiplayer em rede
  • Dá acesso a clássicos de consoles anteriores da Nintendo
  • Possui jogos exclusivos de franquias consagradas
Desvantagens
  • O preço do console é alto
  • Os jogos exclusivos são muito caros
  • Não há muitos títulos de franquias consagradas compartilhadas com outros consoles

Quais as versões do Nintendo Switch?

A Nintendo sempre lança novas versões de seu console. Seja com atualizações como melhorias da bateria ou apenas com novas cores ou alusões a jogos específicos, há opções de compra.

Porém, o mais importante é que você conheça as versões em relação a tamanho e desempenho:

  • Nintendo Switch Original: Lançado em 2017, foi a primeira versão do console. Ainda pode ser encontrado à venda, mas é desatualizado e não possui o mesmo desempenho para os jogos atuais. Os números de série começam com XA.
  • Novo Nintendo Switch: A grande melhoria do Nintendo Switch aconteceu em agosto de 2019, quando foi lançada a versão atualizada do console. Além de um acelerador gráfico mais potente, a maior diferença acontece na bateria, que passou a durar entre 5 e 9 horas de jogo. São os modelos com números de série iniciados com XK.
  • Nintendo Switch Lite: Mais barato do que o Nintendo Switch comum, o Lite é apenas um console portátil. Ele não pode ser conectado à televisão e conta com um controle acoplado. Roda os mesmos jogos e tem acesso aos mesmos serviços, mas perde em versatilidade e nas possibilidades que oferece.

Quais os principais títulos disponíveis para o Nintendo Switch?

O Nintendo Switch possui um excelente cardápio de jogos premiados e muito divertidos. Selecionamos alguns dos melhores:

  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild: Título para o Switch da consagrada franquia “The Legend of Zelda”, Breath of the Wild chegou ao topo do mundo dos games. Ganhou diversos prêmios não só pelo seu visual, como também pela narrativa.
  • Super Smash Bros Ultimate: A franquia de luta de Mario e sua turma é extremamente divertida para jogar com amigos, seja online ou não. No Switch, Super Smash Bros Ultimate aproveita todo o potencial de diversão.
  • Super Mario Odyssey: Não há como um console da Nintendo não ter um jogo de plataforma de Mario inesquecível. Super Mario Odyssey é muito divertido e cheio de incríveis desafios.
  • Cuphead: Conhecido pela dificuldade, “Cuphead” fez história antes no PC e em outros consoles. Ao chegar ao Nintendo Switch, porém, transformou-se visualmente e aliou a diversão e as muitas horas de jogo a uma grande beleza.

Ainda podemos destacar outros títulos como “Animal Crossing: New Horizons”, “Fire Emblem: Three Houses”, “Luigi's Mansion 3” e “Mario Kart 8 Deluxe”.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um Nintendo Switch

Se você está convencido a comprar um Nintendo Switch, precisa apenas decidir qual será o modelo! Discutiremos a seguir alguns critérios que ajudarão a sua decisão.

Cor

O Nintendo Switch é vendido em duas combinações de cores diferentes: Uma é azul e vermelho, outra, cinza.

A versão azul e vermelha do Nintendo Switch é mais alegre e cheia de vida, e há ainda alguns pedaços em preto para dar um complemento bonito. Quando cinza, o console assume um tom mais sóbrio que pode agradar também a várias pessoas.

Quem prefere o Nintendo Switch Lite tem ainda mais opções de cores: Cinza, azul turquesa, rosa ou amarelo.

Imagem mostra um Nintendo Switch e sua lista de jogos.

A versão vermelha e azul é a mais famosa do Nintendo Switch. (Fonte: arielcreativestudio/ Pixabay.com)

Edições especiais

Eventualmente, a Nintendo lança o Switch em edições especiais. Elas têm cores diferentes e algumas mudanças no design que remetem aos jogos que homenageiam.

Há uma linda edição especial do Switch para os fãs de Super Mario Bros.

Fez muito sucesso a edição especial em homenagem a Super Mario, em vermelho e um azul mais escuro do que o do modelo tradicional. Acompanhava ainda um estojo temático e versões atualizadas de todos os jogos do mais famoso dos encanadores.

Outras edições especiais disponível são as de “Animal Crossing”, “Pokémon Sword & Shield” e “Monster Hunter Rise”.

Armazenamento

O Nintendo Switch vem de fábrica com 32 GB de espaço de armazenamento. Você tem a opção de comprar jogos ou em mídia física, no formato de cartuchos, ou em mídia digital, com downloads na loja da empresa.

Como você pode imaginar, 32 GB se esgotam muito rápido para quem usa digital. O Nintendo Switch, porém, tem espaço para cartão de memória. E você tem muito a ganhar se optar por um modelo que já acompanha uma expansão de tamanho considerável!

Acessórios

O preço do Nintendo Switch é fixado pela Nintendo, porém, é possível que acessórios estejam incluídos no pacote e pequenas alterações aconteçam. Existem muitos itens que valem a pena e que podem dar excelente custo-benefício à compra.

Dentre eles, podemos destacar: Estojo e capa, película para a tela (compre em separado caso não acompanhe o modelo escolhido), jogos já na memória, o pro-controller (uma grande melhoria em relação aos joy-cons) e cabos HDMI.

Quanto mais desses itens o anúncio cita, melhor ele se torna!

Resumo

O Nintendo Switch se destaca principalmente por ser um console híbrido entre portátil e de mesa. Você pode aproveitá-lo em qualquer lugar, seja para se divertir longe de casa, seja para se divertir com o esplendor visual dos jogos em uma enorme televisão.

Com um catálogo de jogos cheio de títulos memoráveis, é um console recomendado para toda a família. Os jogos multiplayer são mais um ponto forte. Apenas pode decepcionar a quem gosta de franquias consagradas ligadas a empresas que não a Nintendo.

(Alt Text: joatseu/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas