Ultima atualização: 29 de julho de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

23Horas investidas

8Estudos avaliados

65Comentários coletados

Os mouses se tornaram companheiros inseparáveis dos computadores pessoais. Ao longo dos anos, eles evoluíram para se tornarem mais precisos e mais confortáveis. À medida que a tecnologia deles melhorou, novos tipos de mouses apareceram. No entanto, muitas vezes eles não recebem o valor que merecem.

Há muito tempo atrás, os típicos mouses de bola eram os mais comuns. Atualmente, os mouses são equipados com sensores óticos ou sensores a laser. Similarmente, mas em menor extensão, os cabos têm se tornado cada vez menos prevalecentes diante da tecnologia sem fio. Em qualquer caso, os mouses ainda têm uma longa vida à sua frente.




A coisa mais importante

  • Eles têm evoluído muito desde que o primeiro mouse apareceu nos anos 60.
  • Os mouses são ferramentas com as quais estaremos trabalhando por muitas horas. Vale a pena investir em um bom. E melhor se for ergonômico.
  • A maneira como você usa o mouse vai definir consideravelmente o tipo de mouse que você precisa. Alguns mouses podem ser verdadeiras obras de engenharia, oferecendo níveis surpreendentes de precisão.

Mouse: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre os mouses

Nem todos os mouses são iguais. Ao comprar um mouse para o seu computador, você precisa fazer a si mesmo uma série de perguntas. Para facilitar a sua vida, nesta seção nós abordamos as perguntas mais freqüentes feitas pelos compradores. Dessa forma, você estará muito mais satisfeito com seu novo mouse.

Mujer trabajando con computadora

Apesar do surgimento de algumas alternativas, o mouse ainda estará em uso generalizado por muito tempo.
(Fonte: Racorn: 42088289/ 123rf.com)

O que é exatamente um mouse?

O mouse, como também é conhecido, é o dispositivo que controla o cursor e o ambiente gráfico de um computador. Atualmente, ele é um periférico indispensável para quase todos os usuários de computador. Em geral, os mouses são compostos de dois ou mais botões e opcionalmente com outros dispositivos, como uma roda.

Que tipos de mouse existem?

Os mouses podem ser classificados de acordo com várias categorias. Por um lado, pode-se distinguir entre os mouses com sensor óptico e aqueles com sensor a laser. Por outro lado, eles também podem ser diferenciados de acordo com seu uso pretendido. Este é o caso dos mouses de jogo, projetados especificamente para jogadores de videogame.

Eles também podem ser classificados de acordo com a forma como estão conectados. Neste sentido, uma distinção pode ser feita entre aqueles que se conectam diretamente à porta USB e aqueles que são sem fio. Há também o mouse trackball, que tem uma bola no topo que move o ponteiro.

Ou o mouse multi-touch, que tem uma caixa superior de uma peça.

Para que são usados os mouses?

Os mouses têm muitos e variados usos. Eles são usados para quase todas as tarefas que são realizadas no computador. Eles são usados tanto para navegar na Internet quanto para tarefas de escritório. Eles também são usados para jogar praticamente todos os videogames. Eles podem até mesmo ser conectados a consoles, tablets ou telefones celulares.

Ratón

O advento do mouse sem fio tornou possível se livrar de cabos pesados.
(Fonte: Yemelyanov: 21858366/ 123rf.com)

Vantagens e desvantagens dos mouses?

Os mouses são dispositivos pequenos e práticos, necessários para uma infinidade de aplicações. Eles permitem que o cursor ou ponteiro no computador seja controlado de forma rápida e precisa. Atualmente, existem diferentes tipos de mouses, dependendo do uso pretendido. Isto aumentou ainda mais a versatilidade deles. Além disso, o preço deles não é muito alto.

É certamente difícil encontrar quaisquer desvantagens para o uso de mouses. No máximo, vale ressaltar que, se usadas com muita freqüência, elas podem acabar causando lesões na articulação do pulso. E mesmo que alguns mouses para usos muito específicos possam ser bastante caros.

Como usar um mouse?

É muito importante que você use o seu mouse corretamente. Para fazer isso, você precisa escolher o mouse certo e adotar a postura correta ao trabalhar com ele. Postura incorreta pode levar a fadiga excessiva. Ou pior ainda, a longo prazo pode acabar causando a síndrome do túnel do carpo.

Outro aspecto importante e muitas vezes negligenciado é a sua configuração. Os mouses podem ser configurados de acordo com as necessidades do usuário. A velocidade de rolagem do cursor, a sensibilidade do botão e outros parâmetros podem ser definidos.

Lembre-se que é melhor usar o mouse com um mouse pad

O que é a síndrome do túnel do carpo?

É a neuropatia periférica que ocorre quando o nervo mediano é comprimido no túnel do carpo no pulso. Os sintomas mais comuns são: sensação de calor, cãibras ou dormência nas palmas das mãos e dedos.

Uma boa maneira de evitar isso é descansar todo o antebraço sobre a mesa ou usar um mouse ergonômico.

Para quem eu devo comprar um mouse?

Praticamente qualquer pessoa que usa um computador desktop, assim como a grande maioria das pessoas que usam laptops. Para aqueles que trabalham com computadores diariamente e precisam de um periférico rápido e, acima de tudo, preciso. E também para a grande maioria dos jogadores de videogame.

Vantagens
  • Small
  • Handy and versatile
  • Moderate price
  • Flexibility of movement
Desvantagens
  • O uso prolongado pode levar a lesões no pulso

Que cuidado um mouse requer?

Em geral, os mouses normalmente não requerem cuidados especiais. Claro que, como qualquer dispositivo eletrônico, é necessário evitar o contato com água ou choques. No caso de mouses sem fio com baterias, é recomendado removê-los se não forem usados por longos períodos de tempo.

Critérios de compra

A seguir, analisaremos uma série de critérios importantes que você deve considerar antes de comprar um mouse. Isto tornará mais fácil para você ficar satisfeito com sua compra. Nós não queremos que você fique desapontado com seu novo mouse depois de alguns meses.

Como você vai usá-lo?

Seu uso pretendido irá definir o tipo de mouse que você precisará. Um mouse de jogo precisa ser principalmente rápido e preciso. Entretanto, aquele cujo principal uso é realizar tarefas de escritório deve ter um formato ergonômico. Em contrapartida, se o mouse for para ser usado em um laptop, é melhor se for pequeno e prático.

Por outro lado, os mouses trackball são uma opção interessante para aqueles que não têm muito espaço em sua mesa. O mesmo pode ser dito, embora em menor extensão, para os mouses sem fio. Também é importante considerar quanto tempo e com que freqüência você irá usá-lo.

Mouse o ratón

Os mouses ajudarão você a economizar tempo no trabalho, tornando os computadores mais fáceis de usar. (Fonte: Awrangler: 15616207/ 123rf.com)

Conveniência

Se você é alguém que passa horas e horas em frente ao computador, você saberá do que estamos falando. Como você vai usar seu mouse com bastante freqüência, você vai querer escolher um que seja o mais confortável possível. Neste sentido, cada pessoa é diferente e se sentirá mais ou menos confortável com mouses muito diferentes.

Em qualquer caso, se você for usar o mouse intensamente, seria uma boa idéia escolher um com uma forma ergonômica. Isso reduzirá as chances de desconforto após o uso prolongado. Ou ainda pior, possíveis lesões no pulso. Como eles dizem: mais vale prevenir do que remediar.

Método de conexão

Dependendo de suas necessidades, você pode precisar de um mouse com ou sem fio. Se você vai usá-lo em uma mesa com espaço limitado, você provavelmente preferirá uma que se conecte via Bluetooth ou RF. Por outro lado, você vai preferir um mouse com fio se você não quiser se preocupar em ter que trocar as baterias do seu mouse.

Forma e tamanho

Você não precisa do mesmo mouse se você vai usá-lo o tempo todo em casa ou se você viaja com freqüência. Se você vai usá-lo o tempo todo em casa ou no escritório, você pode querer ir atrás de um mouse grande e ergonômico. Se você viaja frequentemente, você provavelmente precisará de um mouse menor e sem fio, pois ele ocupará menos espaço em sua bagagem.

A forma do mouse que você escolher deve ser determinada pela forma da sua mão. É claro, cada mão é diferente. Também é importante que a superfície do mouse se sinta agradável ao toque.

Se você é canhoto, nós temos boas notícias para você: existem mouses especialmente projetados para canhotos.

Botões

Em geral, a grande maioria dos mouses tem dois botões e uma roda para rolagem vertical. Algumas vezes, no entanto, você pode precisar de um botão extra para certas tarefas ou aplicações. Assim como com os mouses, você também deve considerar a forma, posição e tamanho dos botões.

DPI - Sensibilidade

Para mouses, DPI é o número de pontos que um sensor é capaz de reconhecer dentro do espaço da tela. Assim, quanto maior o número de DPI, mais pontos o mouse irá distinguir. DPI é freqüentemente usado como sinônimo de sensibilidade do mouse. Por esta razão, é interessante que este valor seja suficientemente alto.

Em qualquer caso, também não é uma boa idéia comprar um mouse com muito DPI, pois pode ser impossível mover o mouse corretamente. Uma boa maneira de descobrir o número certo do DPI é adicionar dois zeros aos centímetros da tela. Então, se você tiver uma tela de 15'', o número de DPI apropriado seria 1500.

Tipo de sensor

Anos atrás pensava-se que os mouses com sensores a laser eram muito melhores do que os mouses ópticos. Atualmente, a tecnologia dos mouses ópticos tem melhorado muito e a diferença é insignificante. Em geral, os mouses laser são mais precisos. Por outro lado, os mouses sensores a laser às vezes captam muitas imperfeições na superfície.

Marca

A marca é um dos fatores mais importantes quando se faz uma compra. Ela está intimamente relacionada a aspectos-chave como qualidade, garantia, durabilidade e preço. Alguns dos fabricantes de mouse mais reconhecidos são: Logitech, Apple, Corsair e Asus, entre outros.

Por outro lado, em cada setor, alguns fabricantes se destacam. A Logitech, por exemplo, está mais focada em mouses para uso geral. No entanto, isto não significa que não tenha modelos focados no mundo dos jogos. Corsair e Razer, por outro lado, estão mais focados em mouses para os jogadores.

Sumário

Nós usamos mouses de computador diariamente, muitas vezes por horas de cada vez. Entretanto, nós geralmente não damos tanta atenção a eles como deveríamos. Exceto quando, por qualquer razão, aquele que nós temos parar de trabalhar. Ou se, por acaso, nosso pulso começar a doer após várias horas de trabalho no computador.

Escolher o mouse certo não é tão simples quanto você possa pensar. É importante que você leve em conta uma série de critérios a fim de fazer a compra certa. Naturalmente, o preço é um fator que você sempre considerará. Entretanto, você também não deve negligenciar questões como tamanho, marca, sensibilidade e método de conexão.

Nós esperamos que você tenha achado este guia útil e que ele tenha lhe ajudado. Se você acha que sim, ficaríamos muito gratos se você o compartilhasse com seus amigos.

(Fonte da imagem em destaque: 46881909/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas