Imagem mostra um mouse vertical sobre um notebook.
Ultima atualização: 6 de julho de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

105Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você ouviu falar em mouse vertical e gostaria de saber mais informações sobre esse tipo de periférico? Então chegou ao artigo certo! Fique conosco para saber tudo sobre o produto que vem agradando a um número cada vez maior de pessoas!

Os mouses verticais fazem sucesso pela ergonomia e por facilitarem um diferente tipo de pegada. Você encontra a seguir todas as informações para entender exatamente quais benefícios eles oferecem e saber como escolher o modelo ideal.




Primeiro, o mais importante

  • Além de oferecer ergonomia e conforto, o mouse vertical é melhor para a saúde. Ele reduz a pressão sobre todas as partes do braço, diminuindo muito os riscos de lesões.
  • Você pode fazer com mouses verticais as mesmas escolhas que com os modelos comuns: Conexão com fio ou sem fio, rastreamento óptico ou a laser, dois botões ou mais.
  • Os mouses verticais são bons especialmente para os gamers, uma vez que a frequência que esse público os usa é enorme e, portanto, a redução da chance de lesões é ainda mais significativa. A maior ergonomia também agiliza os cliques.

Os melhores mouses verticais: Nossas recomendações

Mouses verticais podem ter grandes variações de preços e de características. Nós preparamos uma lista com alguns dos melhores modelos disponíveis no mercado:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre mouses verticais

Será que o mouse vertical é a escolha ideal para você? Leia atentamente o nosso guia de compra e descubra! Ele traz todas as respostas sobre o periférico!

Imagem mostra um mouse vertical em detalhe

A composição de um mouse vertical é melhor para quem usa o periférico com frequência. (Fonte: Mika Baumeister / Unsplash.com)

O que é um mouse vertical?

Um mouse vertical funciona da mesma maneira que um mouse comum: Através de um sensor óptico ou a laser, auxilia a movimentação do cursor e a navegação em computadores e notebooks e possui botões que permitem os cliques.

A diferença, porém, é o seu formato. Ele não possui o tradicional contorno horizontal dos mouses, conhecidos por serem desenhados para uso com a palma da mão, mas sim uma composição vertical e que acomoda os dedos de maneira diferente.

Exceto pelo formato, mouses verticais têm todas as mesmas características dos mouses normais. Podem funcionar com fio ou sem fio, ter recursos especiais para gamers ou botão de rolagem. A grande diferença é, de fato, a característica ergonômica.

Você sabia que os mouses verticais foram criados para diminuir os riscos de lesões e problemas físicos como artrite, lesão por esforço repetitivo e síndrome do túnel cárpico?

Quais as vantagens do mouse vertical?

Um mouse vertical permite melhor ergonomia, sobretudo para quem a pegada do mouse tradicional é desconfortável. Ele faz com que o uso do periférico se torne muito mais confortável.

Além do conforto, os movimentos de arrastar e clicar com o mouse vertical são mais naturais, forçando menos músculos e nervos. Os riscos de lesões são menores, principalmente em pessoas que usam o periférico com bastante frequência. Há proteção para ombros, pulso e cotovelo.

Como fazem as mesmas coisas que os demais mouses, os modelos verticais servem para todos os tipos de usos e de pessoas. São versáteis, permitem conexões com diferentes computadores. Ainda há a possibilidade de encontrar modelos com um grande número de botões, o que é ótimo para gamers.

A principal desvantagem dos mouses verticais é o preço mais alto. Modelos simples são mais caros até mesmo do que versões horizontais mais avançadas. Também é possível que alguém acostumado a usar os periféricos tradicionais não consiga se adaptar a esse design diferente.

Confira vantagens e desvantagens de um mouse vertical na tabela a seguir:

Vantagens
  • Melhor ergonomia e conforto
  • Evita o surgimento de lesões
  • Dá sustentação para ombros, cotovelo e pulso
  • É versátil e completo
  • Pode ser excelente para gamers
Desvantagens
  • Preços mais elevados
  • Pessoas acostumadas com mouse comum podem não se adaptar

Como um mouse vertical pode ajudar os gamers?

Gamers são um dos públicos que mais usam mouses. Dependendo do tipo de jogo, é esse o periférico a ser usado, e não um controlpad.

Mouses verticais reduzem as chances de lesões em gamers.

É por isso que eles estão consideravelmente expostos aos problemas causados pelo uso repetitivo de mouses pouco ergonômicos. Lesões como a LER e a artrite são muito comuns no público gamer e podem ser evitadas pelos mouses verticais.

A possibilidade de ter um número maior de botões também é especial para os gamers. É nos mouses verticais que estão as melhores variações, capazes de agradar a gamers com perfis diferentes. Destaques como luzes de LED, efeitos sonoros e gatilhos especiais ajudam em situações específicas.

Portanto, mouses verticais são os preferidos dos gamers. Quanto mais profissional o nível, mais indispensáveis eles se tornam!

Imagem mostra uma pessoa jogando no computador.

Quem joga com frequência tem muito a ganhar com um mouse vertical. (Fonte: Alexander Kovalev / Pexels.com)

Mouse vertical com fio ou sem fio?

Assim como acontece com os modelos comuns, mouses verticais podem ser com fio ou sem fio.

Os modelos sem fio funcionam via conexão bluetooth, o que dá maior liberdade de movimentação, e permitem uso a uma distância superior, mas possui um tempo de resposta mais lento. Eles são recomendados para quem gosta de transportar o periférico com frequência ou quem o usa com notebooks.

Quem joga com frequência ou tem uma estação fixa de trabalho pode optar por um modelo com fio. No primeiro caso, pelo tempo de resposta mais rápido, no segundo, pelo preço normalmente mais baixo.

Veja uma tabela comparando os dois tipos de mouse vertical:

Mouse vertical com fio Mouse vertical sem fio
Principal vantagem Tempo de resposta mais rápido Liberdade de movimentação
Preço Mais acessível Mais elevado
Recomendação Para gamers e quem tem computador fixo Para quem usa notebooks ou transporta o periférico a muitos lugares

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um mouse vertical

Você está decidido a comprar um mouse vertical? Saiba que ainda é preciso conhecer alguns importantes critérios técnicos. A seguir, discutiremos os principais!

Rastreamento

A tecnologia de rastreamento dos mouses verticais pode ser óptica ou a laser. Ambas são eficientes, mas a escolha deve depender do uso mais frequente do periférico.

Mouses a laser são um pouco mais caros e têm precisão ligeiramente superior. Eles não necessitam de mousepads, funcionando bem em qualquer superfície. Porém, deixam de ser precisos quando afastados da superfície, o que é bastante prejudicial para gamers, por exemplo.

Por outro lado, um mouse óptico não tem a mesma precisão geral, mas é ideal para uso em uma mesa e com auxílio de um mousepad. É indicado para gamers e para quem não deseja pagar tanto.

Imagem mostra um mouse vertical sobre uma mesa.

Mouses verticais têm as mesmas tecnologias de rastreamento que os comuns. (Fonte: Howard Bouchevereau / Unsplash.com)

Pegada

Devido à verticalidade, há diferenças nas pegadas dos mouses que não seguem o padrão horizontal comum. Uma das características que criam a versatilidade é a possibilidade de mudar as angulações.

Mouses verticais têm composições especiais para destros ou canhotos.

Um mouse com ângulo de 57 graus, por exemplo, reduz a pressão sobre os ombros e os cotovelos, sendo ideal para uso por períodos longos de tempo.

Outra questão é que os mouses verticais são ideais para destros ou canhotos: Os botões precisam estar do lado correto e, por isso, você não pode errar na escolha. Caso a mão esquerda seja a sua dominante, procure um modelo desenhado para ela.

Peso e tamanho

Se a ergonomia é uma das principais questões que envolvem um mouse vertical, ela deve se aplicar também a características fundamentais como peso e tamanho.

Você deve escolher um mouse com peso que não te incomode, portanto confortável no manuseio para os lados e para cima quando necessário, e com um tamanho que seja adequado às suas mãos, permitindo que o encaixe perfeito aconteça.

Recursos especiais

Mouses para gamers precisam ter diversos recursos especiais. A primeira questão que você deve levar em conta é: Quantos botões são necessários? Escolha um modelo que satisfaça as suas necessidades. Pense também se deseja luzes de LED.

Há ainda questões para outros públicos. Se você lê muito no computador, um botão de rolagem pode ser importantíssimo. Quem navega por muitas telas pode aproveitar os botões que já permitem minimizar e maximizar a tela.

Resumo

Quem procura por mais ergonomia e conforto ao usar um mouse pode optar por um modelo com a composição vertical. O encaixe faz com que os impactos sobre pulso, cotovelo e ombro sejam muito menores e reduz consideravelmente o risco de lesões.

As características dos mouses comuns também aparecem nos modelos verticais e, por isso, o processo de escolha é parecido. Há até alguns recursos a mais, como a possibilidade de um número extra de botões.

(Fonte da imagem destacada: Juan Pablo Olaya Celis / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas