
Como escolhemos
Todo gamer sabe como um periférico pode impactar em sua jogabilidade, seja positiva ou negativamente. Pensando nisso, preparamos essa análise completa do mouse Razer com dicas e informações valiosas.
Embora o teclado tenha seu destaque, um bom mouse é vital para uma grande variedade de modalidades de jogos, principalmente os de tiro e os famosos MOBA. Veja como utilizar um mouse Razer para ser mais competitivo.
Índice
O mais importante
- A Razer oferece vários modelos com botões adicionais configuráveis para que você melhore sua performance.
- Vale a pena conferir o tempo de resposta antes de comprar o mouse, principalmente para jogar de forma competitiva.
- Apesar de todas as funções extras, é importante escolher um mouse com formato anatômico, que se encaixe perfeitamente em sua mão e não escorregue.
Mouse Razer: nossa recomendação dos melhores produtos
Uma das pioneiras no mundo dos eSports, a Razer oferece uma vasta linha de modelos, voltados tanto para os jogadores mais inexperientes quanto para os profissionais. Dê uma olhada em alguns exemplos que separamos para você.
Guia de compra
Em nosso guia de compras vamos explicar um pouco mais sobre os principais diferenciais encontrados em seus mouses, dar algumas dicas e informações para que você possa encontrar o melhor modelo para chamar de seu.
O que diferencia um mouse gamer Razer dos modelos tradicionais?
Muito disso fica por conta da alta taxa de DPI encontrados em seus sensores óticos e botões com mecânicos que evitam os duplos cliques, impedindo que erros sejam cometidos durante as partidas.
E, no fim das contas, não podemos ignorar o sistema de iluminação sempre presente em seus modelos, deixando-os muito mais bonitos e permitindo que você o configure de acordo com o seu PC ou notebook gamer.
Quais as vantagens e desvantagens de um mouse Razer?
Ele possui maior velocidade e resposta, botões extras totalmente personalizáveis e melhor precisão em jogos de tiro.
No entanto, tudo isso tem um preço. Eles custam mais caro que os mouses tradicionais. Além disso, algumas opções de macro não são permitidas em algumas competições.
Um mouse Razer pode me deixar mais competitivo?
O mouse se limita a oferecer ferramentas para que você cometa menos erros e garantindo que cada pequeno movimento seja transmitido para o jogo, reproduzindo fielmente seus movimentos e cliques.
Nesse ponto, a Razer cumpre o que promete em cada um dos seus modelos, desde os mais básicos até os mais poderosos. Um bom mousepad também faz toda a diferença.
Quando se trata de computadores gamer, tudo tem que funcionar em completa harmonia para que você possa chegar ao máximo do seu potencial.
Vale a pena investir em um mouse Razer?
Caso você ainda seja um jogador iniciante, não é preciso comprar logo de cara o mouse mais caro. Opte por um Razer mais barato, avalie o produto e verifique se sua jogabilidade e experiencia geral melhoraram.
Então, com o tempo você pode migrar para modelos mais complexos, mais rápidos e precisos e com configurações mais avançadas.
Critérios de compra: O que considerar antes de comprar um mouse Razer
Não há nada que os gamers odeiam mais do que ter sua jogabilidade prejudicada por um mouse que não responde direito aos seus movimentos. E a Razer chegou ao mercado prometendo mudar tudo isso.
Mas, antes que você se jogue de cabeça e comece a pesquisar pelos melhores modelos, é preciso estar alguns fatores que podem influenciar diretamente sua compra. Confira:
Depois de analisar com cuidado cada um dos tópicos abaixo, você estará pronto para deixar seu velho mouse de lado e entrar para a família Razer, com RGB e tudo mais.
Tamanho
Antes de pensar na performance, é preciso considerar o tamanho e a ergonomia do mouse. Não adianta ele ter as melhores configurações se você começar a sentir dores e incômodos depois de algum tempo.
E alguns mouses são excepcionalmente grandes, principalmente quando são adicionadas uma grande variedade de botões.
A dica aqui é considerar sempre o tamanho de sua mão, verificar as especificações do fabricante e, se possível, realize alguns testes antes de realizar a compra, seja com o modelo de um amigo ou em uma loja física.
Também vale a pena considerar o tamanho que você tem disponível na mesa. É natural nos empolgarmos quando estamos jogando, então o tamanho do mouse afeta diretamente a área que você precisa deixar livre.
Conectividade
Hoje é possível encontrar os mouses Razer com três tipos diferentes de configuração. A mais comum, e encontrada até mesmo em computadores mais antigos, é a PS/2 com seis pinos.
Mas fique atento, pois esse tipo de entrada está caindo em desuso rapidamente, sendo substituída pelo padrão USB que encontramos em praticamente todos os periféricos e gadgets hoje em dia.
Além dessas opções, você também pode preferir por um mouse com conexão wireless, ou seja, sem fio.
Aqui é preciso verificar qual o alcance da conexão e levar em consideração que será necessário o uso de pilhas. Alguns modelos já contam com baterias recarregáveis.
Nesses modelos, é preciso estar atento ao indicador de bateria para que o mouse não pare de funcionar bem no meio daquela sua partida multiplayer, arruinando a rodada.
Número de botões
Se tem uma coisa que chama a tenção nos mouses gamers é a quantidade de botões que eles podem ter. Se antigamente contávamos apenas com os típicos dois ou três botões, hoje as opções são enormes.
Esses botões extras são ótimos para configurar macros. Isso significa que você pode designar comandos específicos do jogo e associá-los ao mouse ao invés do teclado.
No entanto, é preciso verificar se a quantidade de botões não vai atuar contra você. Não há pior do que pressionar um botão acidentalmente, realizando uma ação que você não tinha intenção.
Então, pesquise um pouco e procure uma combinação ideal que ofereça todas essas vantagens sem atrapalhar na ergonomia e controle do mouse em si.
Configurações adicionais
Como dissemos no tópico anterior, é possível configurar uma série de configurações adicionais ao seu mouse através dos diferentes botões que ele possui, os famosos macros.
É possível encontrar modelos da Razer com vários tipos de configurações diferentes, para cada tipo de jogo. Especialmente em MOBAs ou jogos de estratégia, esses botões extras podem fazer toda a diferença.
Mesmo os jogos FPS se beneficiam dessas configurações avançadas, facilitando a movimentação do personagem, trocando de armas ou realizando manobras específicas.
E, mesmo que você não seja um entusiasta dos jogos, um mouse Razer com essas funções adicionais podem ser uma ótima opção para agilizar seu trabalho.
Velocidade de resposta
Existem alguns fatores que influenciam a velocidade de resposta do mouse. A principal delas é o DPI, do inglês “Dots per inche”. Em bom português, são os pontos por polegada.
Quanto maior for o DPI de um mouse, mais rápida será a velocidade e a precisão com que o cursor responde aos seus movimentos.
Alguns modelos possuem até mesmo botões para que você possa configurar a sensibilidade direto no periférico, sem precisar recorrer as configurações do Windows.
E claro, costumamos pensar que quanto mais, melhor. Mas nesse caso, a velocidade de resposta pode chegar a incomodar. Já imaginou mirar com precisão e mover o mouse um pouco demais?
Mouse com DPI acima de 8000 já são categorizados como gamers. Então, antes de realizar a compra, verifique esse fator. E, em todo caso, é melhor ter um mouse com ótimo DPI e reduzir conforme sua necessidade.
(Fonte da imagem destacada: lmonk72/ Pixabay.com)