Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

8Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

61Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo. Hoje falaremos absolutamente tudo sobre o mouse pad Razer, o acessório aclamado pelos gamers, que une tecnologia, design inteligente e funcionalidade num único produto.

No Guia abaixo, mostraremos como o mouse pad Razer é feito para todo tipo de gamer, e para todo o tipo de jogo. As variedades, as tecnologias, e claro, os melhores modelos, tudo está logo abaixo, e tudo para que você escolha o seu mouse pad gamer ideal.

Primeiro, o mais importante

  • A Razer trabalha com linhas de mouse pads, como a Firefly, a Goliathus, a Invicta, entre outros, que combinam diferentes tecnologias, e são voltados para diferentes jogadores.
  • Algumas linhas, como a Firefly e a Goliathus, têm edições especiais, como a Firefly Cloth e a Goliath X, com materiais, designs ou tamanhos diferenciados.
  • Existem quatro tamanhos do mouse pad Razer: pequeno, médio, grande e estendido.

Você também pode gostar:

Os melhores modelos de mouse pad Razer: O ideal para cada situação

Apresentamos aqui a nossa lista com os melhores mousepads Razer, escolhidos a partir da combinação entre seus materiais, tecnologias, designs e, claro, seu o custo-benefício.

O melhor mouse pad Razer para jogos de precisão

Há jogos em que a precisão é necessária até no seu mouse pad. Nesses casos, o Razer Firefly é um grande aliado, com seu acabamento rígido e microtexturizado, que permite ao jogador movimentos exatos sem esforço, e sem limitação de espaço, com seus 25,5 cm de comprimento e 35,5 cm de largura. Além da precisão, ele contribui para uma resposta rápida do mouse, com sua superfície reflexiva especial.

O melhor mouse pad Razer para jogadores espaçosos

O mouse pad Razer Goliathus X Large Control é a melhor indicação para quem precisa daquele espaço extra para movimentar o mouse. Medindo 92 cm de largura e 29,4 cm de comprimento, o modelo tem espaço de sobra para o rastreio de qualquer jogo. Contando com a tecnologia Razer Control, seu tecido fornece a dose certa de atrito ao mouse, permitindo maior controle sobre o cursor, independente da sensibilidade.

O melhor mouse pad Razer para jogadores versáteis

A edição especial do mouse pad Razer Firefly, a Cloth Edition, é uma versão projetada para ter o equilíbrio entre precisão e velocidade e, de quebra ser mais confortável, com sua superfície de tecido e trama texturizada. Tem base de borracha antideslizante confere estabilidade ao modelo, e compatibilidade com o Razer Chroma, a iluminação perfeita para suas noites de jogos, além de um visual diferenciado.

Guia de Compra

Nos games de hoje, cada segundo de resposta e cada milímetro de precisão fazem a diferença. O mouse pad Razer é projetado pensando nisso, e conferindo conforto ao jogador no processo, além de uma estética bacana.

Mas os games não são todos iguais, tampouco os jogadores. Assim, há uma grande variedade de modelos do mouse pad Razer. Neste Guia de Compras, veremos suas características, suas tecnologias e variações, para que você encontre aquele que mais se encaixa com o seu jogo.

Imagem mostra um homem, de frente para a câmera, jogando um jogo e usando cadeira gamer, headset, mouse, teclado e mouse pad, todos do tipo gamer.

Jogos diferentes, jogadores diferentes. E há um mouse pad Razer para cada um.(Fonte: lithian/ 123rf.com)

Mouse pad Razer Firefly, Goliathus ou Vespula?

A Razer trabalha com um número relativamente grande de linhas do seu mouse pad, mas são três as principais linhas, ou pelo menos as mais populares: a Firefly, a Goliathus e a Vespula.

O mouse pad Razer Firefly tem um design básico, retangular, mas com funcionalidades avançadas, como a Razer Chroma e a compatibilidade com a Razer Synapse, e conta com a versão especial Cloth Edition, com uma superfície de tecido.

foco

Uma dica para limpar seu mouse Pad Razer Firefly Cloth Edition é usar shampoo sobre o tecido. Mas só um pouco. Depois, é só deixar secar, de preferência no fim da tarde, com um sol baixo.

O Goliathus talvez seja o modelo mais básico, com formato retangular em conexão com o computador. É uma linha que aposta num tamanho maior e na variedade de tamanho, além da portabilidade.

A Vespula, por sua vez, é a que tem a estrutura mais diferente, talvez dentre todas as linhas. O formato é quase hexagonal, com detalhes curvilíneos nas linhas horizontais. O destaque fica por conta do descanso para o pulso, feito em gel. Ideal para longas sessões de jogo.

Firefly Goliathus Vespula
Design Retangular Retangular Hexagonal
Destaque Conectividade Razer Synapse Maior tamanho/ Opções de tamanhos Descanso em gel
Uso ideal Sincronizado com outros aparelhos Razer Portátil Longas sessões de jogo

Qual o tamanho do mouse pad Razer Gigantus?

O nome já deve dar uma pista, mas o mouse pad Razer Gigantus aposta em sua área ampla, para jogadores espaçosos e para os que usam o mouse com uma sensibilidade baixa.

O Gigantus tem um um formato quadrado, com suas faces medindo 45,5 centímetros. Para se ter noção, o Goliathus Large mede 35,5 cm x 44,4 cm.

A ideia aqui, pensando somente no jogo, é que o gamer não precise levantar o mouse para reposicioná-lo no pad durante alguma ação vital, e ganhar segundos preciosos.

Imagem mostra um mouse sobre um mouse pad grande, ambos em foco seletivo, com o teclado e o monitor ao fundo, desfocados.

A ideia por trás do Gigantus é ganhar tempo para o gamer com o mouse de baixa sensibilidade.(Fonte nestea06:/ 123rf.com)

Mouse pad Razer Speed ou Control?

As tecnologias mais presentes nos modelos de mouse pad Razer, as grandes referências do catálogo da empresa, são a Speed e a Control.

Speed e a Control são a maneira mais eficiente que a marca conseguiu de aliar tecnologia e resultados.

Juntos, são a maneira mais eficiente que a marca consegue aliar tecnologia e resultados práticos para os gamers.

Seus nomes dizem tudo. A Speed melhora a velocidade de resposta do mouse, a partir de uma superfície que melhor direciona o laser do mouse para o seu receptor óptico.

A Control, por sua vez, busca garantir a máxima precisão do movimento do mouse, pensando especialmente na mira dos jogos dos tiro e no controle da câmera dos FPS (First Person Shooters).

A tecnologia se baseia na superfície dos modelos, que media o atrito entre mouse e mouse pad, o principal agente limitador do movimento dos mouses.

Imagem mostra a mão de uma pessoa usando um mouse, um teclado e um mouse pad gamer, enquanto joga um MMORPG.

As tecnologias Speed e Control são a principal maneira da Razer de unir tecnologia e efeitos práticos para os gamers.(Fonte: Emmanuel/ Unsplash.com)

Por que o mouse pad Razer Invicta é inovador?

Se as tecnologias Speed e Control são a máxima expressão dos modelos de mouse pad Razer, então o Invicta é a grande inovação do catálogo, já que agrega ambas em um só modelo.

O melhor: a Invicta permite a troca entre ambos durante o gameplay. O modelo tem uma exclusiva base de alumínio, que não só impede o deslizamento e aumenta a durabilidade, como conta com um orifício em seu fundo que permite a troca rápida entre as tecnologias.

Vantagens
  • Tecnologias Speed e Control
  • Troca rápida entre Speed e Control
  • Maior durabilidade
Desvantagens
  • Maior preço
  • Maior peso

O que é o Razer Chroma?

A Razer Chroma é, ao mesmo tempo, uma tecnologia e um conceito. Como tecnologia, é uma iluminação inteligente, com milhares opções de cores, localizada na parte inferior de alguns modelos, como o mouse pad Razer Firefly.

Como conceito, é uma ponte entre o mouse pad Razer e os outros produtos da marca, como teclados, headsets e, claro, os próprios mouses. A ideia é que as luzes de todos sejam personalizadas e sincronizadas.

O vídeo a seguir é um comercial do Razer Chroma

Qual o preço do mouse pad Razer?

O mouse pad Razer tem uma grande variação de preços entre seus modelos. Afinal, são muitas tecnologias, tamanhos e designs envolvidos. Os mais básicos saem a partir de R$ 50, enquanto os modelos de ponta são encontrados por até R$ 500.

Critérios de Compra: escolhendo o melhor mouse pad Razer

Vamos agora à nossa lista de critérios de compra, para ajudar você na hora de escolher o seu mouse pad Razer. Seus itens são simples, mas quando recebem a devida atenção, podem fazer toda a diferença na sua opção pelo modelo ideal.

Falaremos, então, de cada um dos itens, para que você vá para a sua compra muito bem informado e preparado.

Dimensões

Antes de pensar no seu jogo e as necessidades de sua jogabilidade, pare para pensar na sua game station, a mesa ou escrivaninha onde tudo acontece. Qual o espaço disponível?

Com essa informação, você pode encontrar, primeiro, as dimensões do seu próximo mouse pad Razer. Ainda assim, muitas das linhas oferecem três tamanhos, entre pequeno, médio e grande, e algumas uma quarta, a extended, que pode chegar a quase um metro de extensão.

Imagem mostra uma mesa repleta de gadgets e acessórios gamer, como mouse, teclado, celular, headset e webcam.

As dimensões do seu mouse pad Razer devem ser apropriadas para o seu espaço de jogo. Só assim para que modelo será de fato eficiente.(Fonte: Ekkaphan Chimpalee/ 123rf.com)

Razer Synapse

A Razer é uma marca quase que exclusivamente de produtos para gamers, e muitos deles com tecnologias personalizáveis, como a Razer Chroma. Para valorizar seu ecossistema de produtos, a empresa criou o Razer Synapse, o programa que gerencia e sincroniza todos eles.

Assim, uma boa dica é procurar por modelos compatíveis com o programa, que necessariamente precisam de algum tipo de conexão com o computador. Garantimos que a sua experiência de usuário será melhorada.

Visual

Falando de experiência de usuário, outro ponto que tem tudo para melhorá-la é considerar o visual do mouse pad Razer de sua escolha. A Razer não tem exatamente uma enorme oferta de desenhos, mas grande o bastante para variar o visual de um mesmo modelo.

Outra dica nesse sentido é que, se não for possível testar o modelo, pensar em como o desenho “conversa” com as luzes do mouse, teclado e até do próprio mouse pad, luzes essas que são expedientes comuns de produtos para gamers.

Imagem mostra um close de um mouse gamer sobre um mouse pad com visual arrojado. Ao fundo, luzes desfocadas.

O visual do mouse pad é importante para a sua experiência de jogo como um todo.(Fonte: John Petalcurin/ Pexels.com)

Base

Outra opção que pode guiar a sua escolha é entre uma base flexível, de borracha, e uma base rígida, de alumínio. A primeira tem uma melhor sensação ao toque, um conforto maior, enquanto a segunda é mais durável.

Como ambas as bases do mouse pad Razer são antideslizantes, essa escolha não terá tanto impacto na jogabilidade e eficiência do seu modelo, mas na experiência final. Considerando o custo destes produtos, é uma preocupação válida.

(Fonte da imagem destacada: wu yi / Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias. Escreve sobre os produtos que orbitam esse universo, e outros que deixam o dia a dia mais fácil e prático.