Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

10Produtos analisados

14Horas investidas

3Estudos avaliados

55Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo. No artigo de hoje, falaremos absolutamente tudo sobre o mouse Dell, um equipamento essencial, com a qualidade de uma das maiores empresas de hardware e informática do mundo.

Abaixo, você verá informações precisamente escolhidas para ajudar a escolher o modelo de mouse Dell ideal. As linhas mais compradas, os detalhes técnicos, os designs, além, claro, dos melhores modelos do mercado de 2020.

Primeiro, o mais importante

  • A Dell tem um catálogo completo de mouses, com modelos básicos, profissionais, ergonômicos e para gamers.
  • São três tipos de conexões do mouse Dell: por fio, wireless e bluetooth.
  • Muitos modelos contam com um bom número de botões extras, além dos dois tradicionais, podendo chegar em cinco ou até sete botões.

Os melhores mouses Dell: Os principais modelos

O mouse Dell, como todos os produtos da marca americana, tem um catálogo extenso e complexo, de várias funcionalidades e para vários tipos de uso. Para economizar seu tempo, montamos uma lista com os melhores modelos, que você vê abaixo.

O mouse Dell com o melhor custo-benefício

O WM126 é um dos modelos mais populares da Dell e de todo o mercado. Por um preço bastante em conta, você compra um mouse simples, mas com ótimo desempenho e 1 ano de bateria. A começar pela sua conexão wireless confiável, do tipo RF 2.4 GHz, com nano receptor USB de alta resistência, e que pode conectar-se à até seis dispositivos compatíveis, como outros modelos de mouse e teclado Dell.

O modelo mais ergonômico

O WM257 chama atenção em qualquer prateleira, física ou virtual. Seu design diferenciado, porém, não é só chamariz. Elegante e moderno, o formato é altamente ergonômico, para trabalhar com conforto e praticidade, graças aos atalhos convenientes provenientes de seus cinco botões de fácil acesso, e com alto desempenho também, com mouse a laser de 1600 ppp e conexão dupla via wireless e bluetooth, que pode alternar entre até três dispositivos.

O mais versátil

À primeira vista, o WM326 parece simples, básico, até. Mas no meio do seu design clean estão dispostos sete botões, mais a roda de rolagem, acumulando diversas funcionalidades para deixar seu uso mais prático, até porque já é rápido, com controle a laser de 1600 ppp, de ótimo deslize. O mouse conta também com bateria de até dezoito meses de vida útil e formato curvo para o melhor encaixe da mão.

Guia de Compras

Do escritório à escrivaninha, a Dell possui uma linha de mouses completa, para quem precisa de conexão fácil, de deslize eficiente e versátil, ou de atalhos convenientes e fáceis de acessar. São diversos modelos de material de qualidade e fácil instalação.

Neste Guia de Compras, queremos ajudar você a encontrar o seu modelo de mouse Dell. Vamos mostrar os modelos mais populares, responder à dúvidas preponderantes, oferecer dicas práticas e precisas e apresentar quaisquer outras informações relevantes sobre o equipamento e o seu uso.

Imagem mostra um homem sentado trabalhando em um escrivaninha com um notebook ligado à outros dois monitores, a centro da escrivaninha está um mouse sem fio.

Os mouses da Dell oferecem soluções para as diferentes demandas de uso de computadores e notebooks. (Fonte: Madison Yocum/ Unsplash.com)

Como são os modelos de mouse bluetooth da Dell?

Antes de tudo, é preciso deixar claro que, entre os modelos de mouse Dell, bluetooth não necessariamente é igual a sem fio. Para deixar mais claro, todos os modelos bluetooth são sem fio, mas nem todos os sem fio são bluetooth.

A Dell produz modelos sem fio que se conectam via sinal de rádio, os mesmos usados por roteadores para transmitir internet para os dispositivos. Eles são maioria, inclusive. Dessa maneira, o bluetooth fica nos modelos mais avançados, por exigir um pouco mais de bateria, e ter uma conexão mais estável.

Os modelos com bluetooth se conectam a partir de nano receptores, que se conectam ao computador via USB. Se você já teve um pen drive, vai notar que esses receptores são como fossem "apenas" a parte de conexão USB. Por isso são chamados de "nano", aliás.

Alguns desses receptores são universais, ou seja, você pode conectar outros dispositivos da Dell compatíveis, como um outro mouse ou um teclado sem fio, por exemplo. Há também modelos que contam tanto com conexão wireless como bluetooth.

Imagem mostra um pequeno mouse sem fio ao centro de uma composição com um notebook, uma câmera, as lentes da câmera e um notepad.

O bluetooth fica reservado para modelos de mouse Dell mais avançados. (Fonte: oscar machuca/ Unsplash.com)

Os mouses da Dell são confortáveis?

Em alguns de seus modelos a Dell se permite inovar no design. Com foco maior na ergonomia, esses mouses tem uma curvatura bastante acentuada, com um formato de uma parábola, quase como uma letra "U", de cabeça para baixo.

Com esse formato, a mão se encaixa mais facilmente, e durante os cliques não precisa forçar o punho. Para o uso ser ainda mais confortável, esses modelos são também muito leves, pesando menos de 100 gramas, e conta com botões de fácil acesso nas laterais, na altura do polegar e do mindinho.

Imagem é uma composição com um smartphone, uma lente de câmera, uma caixa de fones de ouvido e um mouse sem fio dispostos lado a lado, sobre uma mesa branca.

Há modelos de mouse Dell com design inovador e foco na ergonomia. (Fonte: Gunnar Sigurðarson/ Unsplash.com)

Quais as diferenças entre o mouse Dell de entrada e o avançado?

Como muitas marcas de tecnologia, a Dell lança em seu catálogo modelos de entrada e modelos avançados, para aumentar ao máximo sua base de clientes. A boa notícia é que não há muita diferença de desempenho entre ambos, principalmente no deslize e na duração da bateria.

As maiores alterações estão no design, que é mais básico no modelo de entrada, e mais ergonômico nos avançados, com curvaturas acentuadas. Na conexão, os básicos usam fio ou  wireless, enquanto os modelos avançados usam, simultaneamente, bluetooth e o wireless.

Entrada Avançado
Design Básico, curvaturas leves Ergonômico, curvaturas acentuadas
Conexão Com fio e sem fio Sem fio e bluetooth, simultâneos
Botões Entre 2 e 3 Entre 5 e 7

Vale a pena ter um mouse Dell gamer?

Recentemente, a Dell passou a oferecer em seu catálogo modelos de mouse gamer, com a linha Alienware, que aposta em configurações técnicas mais robustas e designs bem diferentes dos modelos "convencionais".

A Dell não tem exatamente tradição com equipamentos para gamers, mas tem uma estrutura gigante ao seu dispor e olhos bem atentos ao mercado, com modelos inovadores e com alguns adventos clássicos, como a iluminação interna e o formato ergonômico.

foco

Você sabia? A produção de acessórios gamers pode ser nova na Dell, mas nos computadores é bastante tradicional. A Dell Gaming oferece CPUS e notebooks com configurações precisas e variadas para diversos jogos.

Existem modelos completamente personalizável em suas partes, com pesos configuráveis,  botões programáveis e precisão de incríveis no sensor óptico, que vão de 5000 à incríveis 12000 dpi.

Para entrar bem na competição, os modelos de mouse gamer da Dell contam também com uma tecnologia patenteada de iluminação, a AlienFX.

Imagem foca na mão de um homem manuseando um mouse, enquanto joga um jogo no computador.

A Dell se lançou no mercado de mouse para gamers. (Fonte: Emmanuel/ Unsplash.com)

Critérios de Compra: O que notar no mouse Dell ideal

Para guiar você entre as diferentes siglas, números e funcionalidades dos mouses Dell, montamos uma lista exclusiva de critérios de compra, que tornam características elementares dos produtos e de seu uso em pontos a serem notados e comparados na hora escolher o seu modelo ideal.

Ergonomia

Já faz um tempo que o olhar mais atento às relações entre saúde e o uso de máquinas deixou de ser restrito aos escritórios e locais de trabalho. Hoje, é necessário para todo mundo uma postura ereta em frente ao computador, espaço para apoiar os braços nas mesas e, é claro, mouses mais confortáveis.

Assim sendo, busque o modelo de mouse Dell com os designs mais ergonômicos, aquele cujo formato melhor se encaixe com a sua mão. O ideal é experimentar os modelos de sua escolha, mas, se não for possível, atente seu olhar às laterais do mouse, que devem ser minimamente curvas.

Imagem mostra um plano detalhe da parte frontal de um pequeno mouse sem fio, sob um fundo branco.

A ergonomia nos equipamentos e acessórios de informática, incluindo o mouse, não é somente uma necessidade, mas uma realidade. (Fonte: Shagal Sajid/ Unsplash.com)

Botões

Eis aqui um ponto fácil para comparar modelos: os botões. Obviamente, todos os mouses da Dell tem os botões básicos e roda de rolamento. A questão são os botões extras, que ajudam a navegar pelas páginas de maneira mais prática.

Há dois pontos de vista que você pode adotar nesse critério. O primeiro é o número de botões, que, se grande, como cinco, seis, invariavelmente significará maior funcionalidade do modelo. O outro é a posição do botão ou dos botões extras, que podem combinar mais ou menos com a maneira que você usa o mouse e navega pelo computador.

Conectividade

A conectividade é um elemento trivial, mas que é básico para pensar nas funcionalidade, design, preço e até o tipo de uso do seu mouse Dell. Há três tipos:

  • Conexão USB, cujos modelos têm bom desempenho, um menor preço, mas a óbvia limitação do fio;
  • Conexão Wireless, o famoso mouse sem fio, que usa a rádio frequência que roteadores usam, o que pode causar interferências, mas têm o maior alcance do catálogo;
  • Conexão Bluetooth, que é uma conexão mais estável, mas com maior gasto de bateria e menor alcance em relação aos modelos wireless.
Imagem está de "ponta cabeça", com duas mãos usando um teclado, com fio, e com um mouse, também com fio, ao lado.

Você pode optar entre modelos com fio e sem fio, este últimos via rádio frequência, bluetooth ou os dois. (Fonte: Luis VIllafranca/ Unsplash.com)

Tipo de Uso

O tipo de uso é outro elemento definidor do mouse Dell mais adequado. Há mouses bons para trabalhar, outros para navegar pelo computador, outros para jogar, ou mesmo modelos versáteis, para você que faz um pouco de tudo.

Um bom mouse para trabalho tem uma boa bateria e alguns botões extras, enquanto um mouse para jogar precisa de uma certa dose de ergonomia, boa conexão, bom deslize e resistência; um mouse "casual" cai bem com uma boa bateria, e deslize e conexão versáteis.

(Fonte da imagem destacada: Pixabay/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias. Escreve sobre os produtos que orbitam esse universo, e outros que deixam o dia a dia mais fácil e prático.