Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

6Produtos analisados

15Horas investidas

3Estudos avaliados

51Comentários coletados

Um smartphone que fica entre as categorias intermediária e premium, e que faz muito mais do que um simples celular? Se é isso que você busca, seja bem-vindo! No artigo de hoje vamos explicar tudo sobre o Moto Z.

Moto Z é a linha de celulares da Motorola que vem cada vez mais conquistando o consumidor brasileiro. Isso porque, além de ser eficiente e possuir funções altamente tecnológicas, é possível escolher entre vários modelos de smartphones Moto Z e ainda utilizar o celular para imprimir e projetar.

Primeiro, o mais importante

  • Na linha de smartphones Moto Z você vai encontrar aparelhos intermediários e top de linha.
  • O grande diferencial do Moto Z são os Moto Snaps, acessórios que transformam o celular em uma TV, caixa de som ou até mesmo em uma impressora.
  • Mas, antes de comprar o Moto Z, é importante considerar alguns fatores que diferenciam um modelo de outro.

Melhores modelos de Moto Z: Nossas recomendações

Você já deve saber que na hora de comprar um celular novo, existem muitas especificações que influenciam no uso e no preço do aparelho. Para facilitar a sua pesquisa na hora de comprar o Moto Z, nós reunimos uma lista com os melhores smartphones dessa linha da Motorola disponíveis no Brasil. Confira:

O Moto Z ideal para os mais exigentes

O smartphone Moto Z Play Projector tem 64 GB de memória interna, funciona com sistema operacional Android 8.1 e é dual chip. Além disso, esse modelo possui câmera traseira dupla de 12 MP + 5 MP, e frontal de 8 MP. Com tela infinita Max Vision Full HD de 6 polegadas, esse Moto Z conta com Moto Snap de projetor e uma bateria é de 3000 mAh.

O melhor smartphone para ouvir música

O Moto Z3 Play Sound Edition possui uma capacidade de armazenamento interno de 64 GB e tela de 6.0". Com câmera traseira dupla inteligente de 12 MP + 5 MP, e uma câmera frontal de 8 MP, esse smartphone da Motorola se transforma em uma potente caixa de som estéreo com a ajuda do Moto Snap.

O Motorola com melhor custo-benefício

O Moto Z2 Play tem bateria de 3000 mAh, que dura até 6 horas de uso com apenas 15 minutos no carregador TurboPower. Esse smartphone possui duas tecnologias de foco automático, permitindo que você tire fotos nítidas em qualquer ambiente, com câmera frontal de 5 MP e traseira de 12 MP. Além disso, esse modelo possui 64 GB de memória interna e tela de de 5,5'.

Guia de Compra

O mundo dos smartphones muda a todo instante. Afinal, com a evolução da tecnologia, novas funções e ferramentas sempre surgem para facilitar o nosso dia a dia. Com o Moto Z não é diferente.

A Motorola vem investindo pesado em novas tecnologias para trazer modelos de Moto Z cada vez mais eficientes e modernos. Para você tirar todas as suas dúvidas e descobrir se o Moto Z é o celular ideal para você, confira a seguir o nosso Guia de Compra.

Mulher tirando selfie.

O Moto Z é uma das linhas de celulares mais populares entre os consumidores. (Fonte: mentatdgt/ Pexels.com)

O que é Moto Z?

Moto Z é uma linha de smartphones Android desenvolvida pela Motorola, que atualmente é também uma subsidiária da Lenovo.

Lançado em junho de 2016 como um celular top de linha, o primeiro Moto Z tem como diferencial um sistema que faz do celular uma máquina multiuso.

Conhecido como Moto Snap, esse sistema permite que você conecte acessórios ao Moto Z,  conferindo funcionalidades extras ao celular. Por isso, a linha de celulares Moto Z é conhecida pela sua versatilidade.

Para você ter uma ideia, o Moto Z pode se transformar em uma TV digital, em uma caixa de som estéreo, em um projetor ou em um console portátil para jogar videogames.}

Dois aparelhos celulares da Motorola, um ao lado do outro, em cima da mesa.

O Moto Z tem modelos que vão do intermediário ao top de linha. (Fonte: StockSnap/ Pixabay.com)

Além disso, a linha Moto Z conta com um design sofisticado, bom desempenho e bateria potente que dura o dia inteiro.

Vale ressaltar que, com mais de 80 anos de expertise no segmento de tecnologia, a fabricante Motorola investiu também em configurações que atendem a todos os tipos de usuários, dos que realizam tarefas básicas, intermediárias até os mais exigentes.

Os modelos de Moto Z que são considerados como aparelhos intermediários contam com uma configuração que permite rodar mais apps ao mesmo tempo, e até jogos mais pesados.

Já o Moto Z considerado como premium é ainda mais avançado em termos de tecnologia e ficha técnica.

Moto Z ou Moto G: Qual o melhor smartphone?

O Moto G e o Moto Z são duas das principais linhas de smartphones da Motorola. Ambos os celulares dessas linhas tem qualidade atestada pelos consumidores, são fáceis de usar e são operados pelo sistema operacional Android.

Os celulares dessas duas linhas da Motorola também usam tecnologias muito parecidas, contam com telas de mesma resolução e possuem uma diferença muito pequena quando tratamos do tamanho em polegadas.

Mas, apesar de todas essas semelhanças entre o Moto Z e o Moto G, o fato é que essas duas linhas de smartphones da Motorola são recomendadas para usos diferentes.

A primeira grande diferença entre o Moto G e o Moto Z é que o primeiro é considerado uma linha de celulares de entrada.

Home teclando no smartphone da Motorola.

O Moto Z é ideal para quem busca um aparelho intermediário premium. (Fonte: Jonas Leupe/ Unsplash.com)

Os smartphones de entrada são ideais para quem realiza atividades simples, e que não exigem tanto desempenho. Um exemplo de bom uso de celulares como os da linha Moto G, por tanto, seria navegar na internet e acessar as redes sociais.

Além disso, os celulares de entrada também contam com uma câmera de boa qualidade para quem não é muito exigente. O grande ponto negativo, no entanto, é que os apps muito pesados podem fazer os celulares de entrada travar.

Por conta dessas características, o Moto G acaba sendo mais barato. Já o Moto Z, como vimos, é a linha intermediária e premium da Motorola.

Ou seja, o Moto Z conta com processadores mais rápidos e potentes, maior capacidade de RAM e de memória interna além, é claro, da exclusividade dos Moto Snaps.

Por isso, o Moto Z é recomendado para quem quer mais funcionalidades, precisa de maior eficiência e pode gastar mais.

Qual a ficha técnica do Moto Z?

O primeiro celular Moto Z tem uma ficha técnica ideal para quem procura por um aparelho eficiente e com ótimo custo-benefício.

A começar pelas câmeras. O Moto Z conta com uma câmera traseira de 13 megapixels (MP), além de uma frontal de 5 MP para capturar selfies, e ainda conta com um leitor de impressões digitais.

Além disso, o Moto Z tradicional possui 4 GB de memória RAM, e conta com opções de 32 GB ou 64 GB de memória interna, podendo ser expandida por meio de um cartão MicroSD de até 1 TB de capacidade de armazenamento.

Notebook, smartphone Motorola e câmera fotográfica, todos sobre mesa.

O Moto Z tem uma ficha técnica bastante eficiente. (Fonte: Jonas Leupe/ Unsplash.com)

Com processador Qualcomm MSM8996 Snapdragon 820, o celular Moto Z roda com sistema operacional Android 6.0.1 Marshmallow. Com 5,2 mm de espessura, esse celular é ainda hoje considerado um dos mais finos do mercado.

Além disso, na sua parte traseira existem conectores de pinos, que são usados para se conectar com o Moto Snap, os acessórios projetados especificamente para a linha de celulares Moto Z da Motorola.

O modelo primário de Moto Z utiliza ainda um conector USB-C, e não inclui saídas para fones de ouvidos. Nesse modelo de celular da Motorola, os fones de ouvidos são usados apenas por meio de USB ou Bluetooth.

Quais os principais modelos de celular Moto Z?

Como vimos, o Moto Z é o primeiro celular da linha que leva leva o mesmo nome. Atualmente existem vários modelos diferente, com configurações variadas, dentro da família Moto Z da Motorola.

Mas, de modo geral, o Moto Z é produzido em três modelos: Moto Z, Moto Z Force e Moto Z Play. O Moto Z, como vimos, tem um processador quad-core Snapdragon 820, memória RAM de 4 GB e espaço de armazenamento de até 64 GB.

A versão Force do Moto Z, por outro lado, inclui uma bateria com carga de 3500 mAh, câmera de 21 MP e tela com proteção Gorilla Glass 4, que proporciona um reforço de proteção.

Já o o Moto Z Play é um modelo intermediário que inclui um chipset Qualcomm Snapdragon 625, com memória RAM de 3 GB, armazenamento interno de 32 GB, câmera traseira de 16 MP e suporte para gravações de vídeos em 4K.

foco

Você sabia que os celulares Moto Z também são compatíveis com a tecnologia de recarga rápida da Motorola?

Os smartphones dessa linha vêm com carregador Turbo Power de 15 W, que é capaz de fornecer até 7 horas de uso com apenas 15 minutos de recarga na rede elétrica.

Mas, assim como a maioria das fabricantes de smartphones, a Motorola também não parou por aí na hora de diversificar os modelos de Moto Z.

Com o tempo, a empresa lançou também outras variações que são identificadas por números. Por exemplo, você vai encontrar o Moto Z2, o Moto Z3 e até o Moto Z4. E isso vale também para os modelos Moto Z Force e Moto Z Play.

Para você ter uma noção das especificações e características básicas dos principais modelos de Moto Z, confira a tabela abaixo:

Moto Z Moto Z2 Moto Z3 Moto Z4
Variantes Play, Normal, Force Play e Force Play e Normal Normal
Tela Super Amoled e Amoled 5.5 polegadas Super Amoled 5.5 polegadas Super Amoled 6 polegadas Oled 6.4 polegadas
RAM 3GB ou 4GB 4GB ou 6GB 4GB 4GB
Memória 32GB ou 64GB 64GB 64GB 128GB

Moto Z: Qual o último lançamento?

O Moto Z4, cujas principais características você acabou de ver na tabela do tópico acima, é o mais recente modelo de celular da linha Moto Z.

Alimentado por um processador Snapdragon 675, o aparelho possui 4 GB de memória RAM e 128 GB de espaço para armazenamento interno.

Mas a grande novidade fica por conta da tela de 6,4 polegadas, do tipo OLED, com sensor de impressão digital embutido.

Mulher segurando um smartphone.

O modelo mais recente da linha Moto Z tem tela grande e processador top de linha. (Fonte: Giftpundits.com/ Pexels.com)

A vida útil da bateria do Moto Z também cresceu. No Moto Z4 a bateria é de 3.600mAh. Além disso, tanto a tela quanto o processador desse smartphone consomem menos energia.

Outra novidade é que nesse modelo também há o conector de fone de ouvido, que não estava presente em outros modelos como, por exemplo, o Moto Z, o Moto Z2 e o Moto Z3.

O que são e para que servem os Moto Snaps do Moto Z?

Como vimos, o grande destaque da família Moto Z são os Moto Snaps. Os Moto Snaps funcionam como capinhas de celular que são conectadas na traseira do smartphone da linha Z da Motorola.

Ao se encaixarem na traseira dos Moto Z, os Moto Snaps garantem novas funcionalidades ao aparelho.

Dependendo do Moto Snap, o Moto Z pode, então, funcionar como projetor, caixa de som estéreo, receptor de TV digital e controle de videogame.

A única desvantagem do Moto Snap é que com ele o celular Moto Z acaba ficando mais grosso. E isso pode ser incômodo, principalmente para quem carrega o celular no bolso.

Mão segurando celular da Motorola com galeria de imagens na tela.

Dependendo do Moto Snap seu celular pode ate imprimir suas fotos. (Fonte: Wilker: 380008/ Pixabay)

Mas o que você consegue fazer com os Moto Snaps é tão funcional que certamente vai valer a pena ter um celular mais grosso.

Além das funções já mencionadas, você pode, por exemplo, usar o Snap para aumentar a bateria do celular, para ter uma câmera polaroid instantânea e até transformar o smartphone em um videogame portátil.

Confira a seguir os principais acessórios Moto Snaps disponíveis e como eles funcionam:

Moto Stereo Speaker

Esse Moto Snap transforma o seu Moto Z em uma caixa de som e ainda permite fazer chamadas em viva-voz, chamadas de vídeo e até mesmo assistir vídeos, já que vem com suporte para apoiar o celular na mesa.

Moto Power Pack e TV Digital

Essa opção disponibiliza TV digital para os top de linha da Motorola. Diferente dos demais Moto Snaps, esse modelo necessita de um app para funcionar, uma vez que o Moto Z não possui sintonizadores de TV instalados.

Por outro lado, é possível utilizar o app para gravar a programação da TV e assistir depois, e ainda agendar uma gravação.

Para tanto, é só conectar o Moto Snap ao seu Moto Z e assistir a programação da televisão em sinal digital, de graça.

Moto 360 Câmera

Esse Moto Snap permite que você utilize o seu Moto Z para capturar tudo o que você quiser com uma câmera de qualidade ainda melhor do que a que já vem embutida no aparelho.

Para você ter uma ideia, com esse Moto Snap conectado ao seu Moto Z você pode usar o celular para gravar vídeos com resolução de imagem 4K, seja para compartilhar nas redes sociais seja até mesmo para fazer transmissões ao vivo.

Moto Gamepad

Ideal para quem deseja um console portátil, esse Moto Snap é encaixado no seu celular e permite que você utilize os botões e joysticks laterais para jogar videogames.

Além disso, com o Moto Gamepad você ainda consegue jogar 8 horas sem precisar usar a bateria do seu smartphone Moto Z.

Moto Insta-share Projector

Hoje em dia já é possível acessar o conteúdo do seu celular utilizando um monitor de computador ou da TV.

Mas já imaginou poder acessar todos os seus conteúdos e ainda navegar na internet com uma tela de até 70 polegadas e em qualquer lugar?

Com Moto Snap Insta-share Projector isso é possível. Com ele, você pode projetar a tela do seu celular Moto Z em superfícies planas como, por exemplo, na parede ou em telas, para poder ver suas fotos, assistir a vídeos e acessar suas redes sociais.

Moto Polaroid Insta-Share Print

E como se não bastasse, você também pode utilizar o seu Moto Z para imprimir fotos. Para tanto, basta utilizar o Moto Polaroid Insta-Share Print. Conectado ao Moto Z esse Moto Snap transforma o seu smartphone em uma impressora portátil.

Com ele você pode fotografar e imprimir suas fotos na hora e ainda é possível adicionar filtros e bordas às fotos.

Quanto custa o Moto Z e onde comprar?

O Moto Z vai variar bastante de preço e isso depende, basicamente, do modelo e das configurações técnicas e funções extras. Mas, em linhas gerais, é possível afirmar que o Moto Z pode custar entre R$ 900 e R$ 3 mil.

Para comprá-lo, você pode optar por lojas de telefonia, de departamento e até mesmo grandes redes de supermercados como, por exemplo, Lojas Americanas, Casas Bahia e Extra.

Mas se a ideia é encontrar mais opções de modelos de Moto Z e preços promocionais, recomendamos que você compre o seu smartphone pela internet. Dê preferência para lojas de renome como, por exemplo, a Amazon Brasil.

Critérios de Compra: Como analisar o melhor Moto Z

Como vimos, Moto Z é uma linha de celulares que oferece uma boa diversidade de modelos. Mas como as configurações técnicas que diferenciam um modelo de outro são muitas é preciso foco na hora de analisar qual a melhor opção para você.

Para lhe ajudar nessa etapa, nós reunimos a seguir uma lista com os principais fatores que devem ser levados em conta na hora de comprar o melhor Moto Z. São eles:

A partir daqui, nós vamos explicar em detalhes como você pode analisar cada um desses tópicos quando estiver escolhendo o seu Moto Z.

Memóra RAM

O primeiro critério que nós recomendamos que você leve em conta na hora de comprar o seu Moto Z é o tamanho da memória RAM. Isso porque é a RAM que vai determinar a eficiência com que o seu celular suporta a execução de ações, programas e apps sem travar.

É claro que essa escolha, portanto, vai depender do seu objetivo de uso com o Moto Z. Se você realizar apenas atividades básicas e simples com o seu Moto Z como, por exemplo, acessar a internet e tirar fotos caseiras, uma memória RAM de 3 GB pode ser suficiente.

Porém, se você precisa de mais eficiência e agilidade para acessar e rodar programas e arquivos mais pesados, o mais recomendado é que você escolha um Moto Z com 6 GB de RAM.

Memória interna

Ao mesmo tempo em que analisa o tamanho de RAM ideal, é importante que você também verifique a capacidade de armazenamento interno do seu Moto Z.

A memória interna do seu smartphone é aquela que armazena seus arquivos e programas. Por isso, se você usar muitos apps e guardar muitos arquivos no celular, como fotos e vídeos pesados, é preciso ter um Moto Z com memória interna maior.

O Moto Z conta com uma memória interna que varia entre 32 GB e 128 GB.

Pensando em atender a todos os públicos, a Motorola disponibiliza modelos com capacidades variadas. Em geral, o Moto Z conta com uma memória interna que varia entre 32 GB e 128 GB.

Mas outro bom diferencial do Moto Z é que todos os modelos permitem que você aumente a capacidade de armazenamento interno utilizando Micro-SD de até 2 TB.

Alimentação

Outro fator que sugerimos que você leve em consideração antes de comprar o Moto Z é a duração da bateria. Atualmente, os modelos de Moto Z contam com baterias que variam entre 2600 mAh e 3510 mAh.

Para você entender o que essas especificações significas na prática, com uma bateria de 3.000 mAh o Moto Z2 Play e o Moto Z3 Play, por exemplo, prometem resistir a um dia inteiro sem precisar que sejam recarregados.

Megapixels

É claro que a qualidade das fotos que você tira com o seu Moto Z irão fazer a diferença na hora de escolher o melhor modelo de smartphone. Ainda que existam diversas especificações, em geral, quanto maior o valor de megapixels melhor.

Nesse quesito, as câmeras da linha Moto Z variam bastante também. Mas, de modo geral, podemos dizer que as principais opções de Moto Z poderão ter as seguintes especificações de câmeras:

  • Câmera principal de 16 MP e frontal de 5 MP;
  • Câmera principal de 13 MP e frontal de 5 MP;
  • Câmera principal de 12 MP e frontal de 5 MP;
  • Câmera principal dupla de 12 MP e 5 MP, e frontal de 8 MP;
  • Câmera principal dupla de 12 MP e 12 MP, e frontal de 8 MP.

Conectividade

A conectividade é outro fator que vai variar bastante dependendo do modelo de smartphone Moto Z que você escolher.

Mas, de modo geral, você vai encontrar modelos com conexões do tipo: 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth, GPS/Glonass, NFC, USB-C, Conector Moto Mods e Conexão P2.

(Fonte da imagem destacada: Kang-Min Wang/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em nós?

Elen Gonçalves Graduada em Mecatrônica
Os anos morando e estudando na Europa ajudaram a despertar em Elen uma paixão pelos eletrônicos que a levou a estudar mecatrônica. Discutir assuntos relacionados a esse universo é o que ela mais gosta de fazer. Principalmente se for online, onde é possível compartilhar seu conhecimento com milhares de pessoas ao mesmo tempo.
Nômade digital, jornalista, leitora e questionadora compulsiva. Já trabalhou em jornais diários e sites de notícias no Brasil, e em plataformas online na Irlanda e na França. Hoje, roda o mundo escrevendo sobre temas variados, sempre atenta às novas tecnologias e a tudo que surge para trazer leveza à vida.