
Como escolhemos
Hoje vamos falar sobre o Moto One, o primeiro smartphone da Motorola a receber o sistema operacional Android One do Google. Os seis modelos da linha rodam sistema operacional mais leve e por isso possuem um desempenho melhor.
Mas será que vale a pena comprar um Moto One em 2021? Para responder a essa pergunta, preparamos uma análise aprofundada dos aparelhos da linha para você encontrar o modelo ideal. Conteúdo de qualidade é aqui!
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de tecnologia
- 2 Primeiro, o mais importante
- 3 Os melhores modelos de Moto One: Os favoritos da redação
- 4 Guia de Compra
- 4.1 Porque vale a pena comprar o Moto One?
- 4.2 Quais são as características do Moto One original?
- 4.3 Qual Moto One é ideal para assistir filmes e séries?
- 4.4 Qual modelo de Moto One escolher para registrar a prática de esportes radicais?
- 4.5 Qual modelo de Moto One tem melhor câmera?
- 4.6 Qual é o modelo de Moto One mais básico?
- 4.7 Qual é o modelo de Moto One mais moderno?
- 5 Critérios de compra: O que analisar em um Moto One
Primeiro, o mais importante
- São seis modelos: Moto One, Vision, Action, Zoom, Macro e o lançamento Hyper. Os preços variam de R$850 a R$2200.
- Os modelos da linha Moto One possuem sistema operacional Android One, que promete novos pacotes de segurança todos os meses e atualizações rápidas para novas versões do sistema.
- Dentro da caixa você encontrará alguns acessórios importantes como cabo USB, fone de ouvido, carregador e uma capinha de silicone transparente.
Os melhores modelos de Moto One: Os favoritos da redação
Preparamos uma lista com os melhores modelos da linha Moto One para você encontrar o smartphone ideal para você.
- O Moto One original
- O modelo ideal para registrar momentos de aventura
- Um Moto One com bateria potente
- O melhor modelo para assistir filmes online
- O melhor modelo de Moto One para fotografias
O Moto One original
O Moto One é um modelo intermediário com qualidade premium. Possui construção em vidro com laterais cromadas nas cores preto ou branco. A câmera dupla possui diversos recursos interessantes como cor em destaque, P&B seletivo, modo retrato com foque e desfoque e modo manual. O aparelho possui chipset Snapdragon 625, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento.
O modelo ideal para registrar momentos de aventura
O Moto One Action tem como diferencial a câmera de ação, que é ideal para registrar a prática de esportes radicais. O painel Cinema Vision entrega tela imersiva para assistir aos vídeos que você gravou. Com bateria de 3500mAh, você vai poder utilizar o aparelho o dia inteiro.
Um Moto One com bateria potente
O Moto One Macro possui super bateria com 4000mAh e carregamento rápido. O smartphone possui câmera tripla, sensor a laser, foco automático e permite fotografar objetos próximos com riqueza de detalhes. A tela Max Vision tem 6,2 polegadas e resolução HD+. Carrega chipset Helio P70 da Media Tek, memória RAM de 4GB e 64GB de armazenamento – expansível em até 512GB.
O melhor modelo para assistir filmes online
O Moto One Vision oferece experiência cinematográfica com a primeira tela Cinema Vision com proporção de 21:9. Outro diferencial deste equipamento é que você consegue tirar fotos noturnas graças à função Night Vision. A câmera principal tem 48MP e a câmera frontal tem 25MP. A bateria tem capacidade para 3500mAh.
O melhor modelo de Moto One para fotografias
Se você está procurando um smartphone para registrar boas fotografias, escolha o Moto One Zoom. Este aparelho possui três lentes – Wide, Ultra-Wide e Teleobjetiva. O aparelho possui painel Max Vision OLED com 6,4 polegadas. A super bateria tem 4000mAh e carregador turbo Power.
Guia de Compra
Um dos modelos mais populares é o Moto One, o primeiro smartphone a utilizar sistema operacional Android One. O aparelho fez tanto sucesso que foram lançadas seis versões. Descubra qual é o melhor Moto One para você neste Guia de Compra.
Porque vale a pena comprar o Moto One?
Com as atualizações constantes, o Moto One desponta como um dispositivo seguro e com excelente desempenho. A parceria de sucesso rendeu outros cinco modelos à linha: Vision, Action, Macro, Zoom e Hyper.
Um dos diferenciais do Moto One é que a traseira é plana e as laterais curvas, um formato que facilita no manuseio do aparelho. A maioria dos modelos possui acabamento em vidro em tonalidades diferenciadas.
O Moto One possui bateria com excelente desempenho de duração da carga. Com 3000, 3500 ou 4000mAh, a bateria pode durar de 12 a 24 horas de uso moderado ou intenso. E a maioria dos modelos possui carregador Turbo Power, que proporciona recarga rápida.
Conheça todas as vantagens e desvantagens do Moto One no quadro abaixo:
Quais são as características do Moto One original?
A tela IPS LCD tem 5,9 polegadas e proporção de 19:9 – mas por causa do notch (recorte na tela do smartphone) a área útil é reduzida para 18:9. O notch é tão grande que atrapalha, pois cabem poucos ícones de cada lado.
O dispositivo possui laterais arredondadas, mas é perceptível que o software não foi otimizado para essa configuração, pois em alguns casos, perde-se conteúdo. O leitor digitais é traseiro.
A resolução da tela é em HD+ (720x1520 pixels) com densidade de 285ppi. A qualidade de exibição é satisfatória e você consegue usar o dispositivo na rua e no escuro, com os brilhos máximo e mínimo, respectivamente.
O áudio é razoável – dentro do esperado para um smartphone intermediário.
O Moto One possui interface Android One com algumas modificações, por exemplo: Gire o smartphone para acionar a câmera ou agite-o para ativar a lanterna.
O smartphone carrega chipset Snapdragon 625, um processador com oito núcleos e velocidade de 2.0GHz, o suficiente para entregar bom desempenho em games. A memória RAM é de 4GB e o armazenamento é de 64GB – expansível em até 256GB.
As câmeras oferecem recursos bastante interessantes. Podemos citar a estabilização digital, autofoco, foco por toque, flash LED, HDR, detecção facial e localização – recursos presentes em todos os modelos.
A câmera frontal tem 8MP e a traseira é dupla (13+2MP). Você pode acessar recursos como o Cinemagraph, Cor em Destaque e Modo Retrato. A qualidade é satisfatória.
A câmera frontal entrega boas selfies para as redes sociais. Os vídeos são gravados em resolução Ultra HD/ 4K.
A bateria com 3000mAh é compatível com uso moderado ou intenso em um dia inteiro longe do carregador. A recarga completa da bateria leva cerca de uma hora e meia com carregador Turbo Power.
Qual Moto One é ideal para assistir filmes e séries?
Outro diferencial deste modelo é que a câmera consegue registrar imagens no escuro. O recurso Night Vision é muito eficiente.
São dois sensores traseiros, um deles registra a imagem em primeiro plano e o outro dá a sensação de profundidade. Os vídeos são gravados em resolução 4K.
A câmera frontal entrega boas selfies. Os vídeos gravados com a câmera frontal possuem resolução Full HD. A estabilização de imagem é satisfatória, mas o som fica abafado.
O design também é inovador: O nome Motorola foi removido da borda inferior e o orifício para a câmera foi inserido na borda superior ao lado esquerdo.
O aparelho possui acabamento em vidro 4D arredondando em todos os lados. Devido ao padrão 21:9, o smartphone é manuseado com mais facilidade. O leitor biométrico central é compatível com todos os tamanhos de mãos.
O aparelho possui 16cm de altura, 7cm de largura, 8,7mm de espessura e pesa 180g. Mas, diferente dos outros modelos da linha Moto One, esse aparelho não possui proteção IPX2.
O Moto One Vision possui visor LCD. Entrega brilho mínimo e máximo em níveis satisfatórios para uso em ambientes escuros ou para utilizar na rua.
Esse smartphone tem apenas um alto-falante na parte inferior do aparelho, que entrega um som de qualidade. No entanto, para assistir a filmes e séries, o posicionamento da saída de som é insuficiente.
Um recurso interessante é o Dolby Audio que pode otimizar sua experiência ao assistir filmes ou escutar músicas, seja no modo estéreo ou pelo fone de ouvido, que possui boa qualidade sonora.
Um ponto negativo é o desempenho da bateria, que após uma recarga de cerca de 2h30 oferece autonomia para um pouco mais de 12 horas de uso.
Qual modelo de Moto One escolher para registrar a prática de esportes radicais?
O aparelho possui três câmeras traseiras, com excelente alcance dinâmico. Com o HDR ligado, a captura de fotos é mais clara, mas as cores não são tão vivas como poderiam (você pode corrigi-las com um software de edição).
É possível gravar vídeos em resolução 4K com a câmera principal, mas a gravação de vídeo com a lente Ultra-wide é limitada à resolução Full HD. Um diferencial do aparelho é a estabilização eletrônica que funciona melhor do que a estabilização óptica.
Você pode gravar vídeos na vertical. Basta prender seu Moto One Action na bicicleta ou na roupa e sair gravando a prática de esportes.
Esse aparelho tem 16cm de altura, 7cm de largura, 9,2mm de espessura e pesa 181g. As laterais são de plástico e a traseira de vidro.
As dimensões e o formato 21:9 fazem com que o dispositivo seja manuseado com facilidade. A tela no padrão cinema é ideal para assistir filmes, pois não possui aquelas bordas pretas.
O painel LCD reproduz cores vivas, com excelente contraste e nitidez. Mas o brilho é insuficiente em ambientes externos.
Com apenas um alto-falante na parte inferior, o dispositivo reproduz som mono com bom nível de potência. Com fone de ouvido, a qualidade sonora do aparelho é exemplar, pois é limpo e com mínimo de distorção.
Apesar da bateria ter 3500mAh, o software não é otimizado para entregar boa autonomia, então o desempenho fica comprometido. São apenas 12h de uso contínuo com a bateria cheia.
Este modelo, assim como os demais da linha Moto One, carrega sistema operacional Android One Pie. Há poucas modificações da marca, como ícones de atalho na cor verde e aplicativo Moto que traz funcionalidades para ampliar a experiência.
Além dos gestos de navegação mencionados anteriormente, você pode deslizar para a esquerda para voltar, deslizar para cima para acessar a tela de aplicativos recentes ou para direita para retornar ao aplicativo anterior.
Qual modelo de Moto One tem melhor câmera?
Uma diferença no design é a posição do alto-falante na parte superior. Na parte traseira há uma M de Motorola que acende toda vez que o aparelho recebe uma notificação e uma lombada com três lentes de câmera mais um sensor de profundidade.
A lente principal é Wide, a segunda é uma lente teleobjetiva e a terceira é uma Ultra-Wide. A quarta lente atua como sensor de profundidade e possui um desempenho interessante, com bom recorte e desfoque ajustável.
A câmera principal é excelente, possui exposição e cores equilibradas. A teleobjetiva aproxima bem a imagem sem perder a qualidade e a Ultra-wide entrega fotos com bastante nitidez e cores verdadeiras.
Apenas o sensor principal grava vídeos em 4K. Os demais gravam em Full HD, mas entregam boas imagens.
A câmera principal tem o modo noturno – Night Sight – que aumenta a visibilidade das imagens. Mas esse recurso não está disponível nas outras duas câmeras, que entregam fotos noturnas com qualidade ruim.
A câmera de selfie possui sensor com iluminação ideal, cores e exposição equilibradas, mesmo em ambientes com pouca luz. Essa câmera grava vídeos em boa qualidade de imagem e som.
O painel OLED tem 6,3 polegadas e bordas pequenas. As cores são calibradas e pré-definidas em três versões: Natural, Realçada e Saturada, as duas primeiras são neutras e a terceira exibe cores quentes.
O nível de brilho permite boa visibilidade em ambientes com muita luz e em ambientes escuros. O áudio é razoável, no volume máximo há um pouco de distorção. O fone de ouvido possui qualidade satisfatória.
Um diferencial exclusivo deste modelo é o leitor de impressão digital sobre a tela. Se você preferir, pode utilizar o sistema de reconhecimento facial.
A bateria com 4000mAh entrega bom desempenho. Após recarregar completamente em pouco mais de duas horas – com o uso do carregador Turbo Power – a bateria tem autonomia para mais de 17 horas de uso.
Qual é o modelo de Moto One mais básico?
Possui leitor biométrico localizado ao lado da logomarca Motorola. Enquanto as três câmeras estão localizadas no canto superior esquerdo – aparentam ser quatro câmeras, mas são três lentes e um laser para auxiliar no foco automático.
O Moto One Macro recebeu este nome, pois possui lentes macro, que permitem registrar imagens cinco vezes mais próximas e com riqueza de detalhes.
Mas a câmera é bem básica. Quando utilizada a noite decepciona, pois faz registros escuros, com cores distorcidas e pouca nitidez. A câmera frontal também não empolga, pois registra selfies com pouca nitidez.
A câmera de vídeo é mediana, pois o controle de exposição não é preciso, as cores saem sem vida e a estabilização é insatisfatória. A captação de áudio também não é boa, pois registra ruídos e deixa as vozes abafadas.
O smartphone possui tela de 6,2 polegadas e resolução HD+. A qualidade do painel IPS LCD é razoável, as cores exibidas possuem boa calibração, mas o contraste é baixo e o brilho não é dos melhores.
A potência sonora surpreende, no entanto evite colocar no volume máximo, pois o som pode ficar um pouco distorcido. O fone de ouvido acompanha ponteiras intercambiáveis em tamanhos diferentes.
Um ponto positivo é a bateria de 4000mAh, que recarrega em cerca de 2h15 e entrega autonomia para um dia inteiro de uso.
Qual é o modelo de Moto One mais moderno?
As câmeras também chamam atenção, principalmente a câmera frontal em estilo pop-up (com resolução de 32MP). A câmera traseira é dupla e tem resolução de 64MP e 8MP. Ambas possuem recurso Quad Pixel, que aumenta a sensibilidade à luz. Outro recurso bacana é o Night Vision.
Está em dúvida sobre qual modelo escolher? Compare-os na tabela abaixo:
One | Vision | Action | Zoom | Macro | Hyper | |
---|---|---|---|---|---|---|
Display | 5.9” HD | 6.3” FHD | 6.3” FHD | 6.4” FHD | 6.2” FHD | 6.5” FHD+ |
Chipset | Snapdragon 625 | Exynos 7 | Exynos 7 | Snapdragon 675 | Helio P70 Media Tek | Snapdragon 675 |
RAM/ROM | 4GB/64GB | 4GB/128GB | 4GB/128GB | 4GB/128GB | 4GB/128GB | 4GB/128GB |
Câmera frontal | 8MP | 25MP | 12MP | 25MP | 8MP | 32MP |
Câmeras traseiras | Dual (13 MP +2MP) | Dual (48MP +5MP) | Triple (12MP+5MP+16MP) | Quad (48MP+16mp+8MP+5MP) | Triple (13MP+2MP+2MP) | Dual (64MP +8MP) |
Diferenciais da câmera | Recursos interessante | Câmera com visão noturna | Excelente câmera de ação | Três tipos de lente mais um sensor de profundidade | Registra fotos macro | Câmera pop-up |
Bateria | 3000mAh | 3500mAh | 3500mAh | 4000mAh | 4000mAh | 4000mAh |
Carregador Turbo Power | Sim | Sim | ✗ | Sim | ✗ | ✗ |
Critérios de compra: O que analisar em um Moto One
Leu o Guia de Compra mas ainda não decidiu qual versão do Moto One comprar em 2021? Não se preocupe, listamos as características que você deve analisar e comparar no momento da compra:
Vamos explicar cada um dos critérios ao longo desta seção. Qualquer dúvida, deixe um comentário.
Capacidade da bateria e carregador
No momento da compra, avalie a capacidade da bateria. Você encontra modelos com 3000, 3500 ou 4000 mAh. Também é importante analisar se o smartphone acompanha um carregador comum com 10W, carregador Turbo Power de 15W ou carregador Hyper de 45W.
- Moto One: 3000mAh, suficiente para uso moderado ou intenso durante um dia inteiro longe da tomada. Acompanha carregador Turbo Power de 15W.
- Moto One Action: 3500mAh com autonomia para 12 horas e meia. Acompanha carregador simples com 10W.
- Moto One Vision: 3500mAh com autonomia para 12 horas e meia de uso. Acompanha carregador Turbo Power com 15W, mesmo assim passa mais de duas horas na tomada.
- Moto One Zoom: 4000mAh oferece autonomia para quase 17 horas de uso. Acompanha carregador Turbo Power com 18W que carrega o aparelho em pouco mais de duas horas.
- Moto One Macro: 4000mAh com autonomia para 24 horas de funcionamento. Acompanha carregador com 10W de potência que faz com que o celular passe mais de duas horas na tomada.
- Moto One Hyper: 4000mAh e carregador Hyper com 45W de potência. De acordo com informações preliminares, a bateria tem autonomia para até 40 horas.
Câmeras
Também é importante avaliar as câmeras – dianteira e traseiras – para encontrar um modelo compatível com o que você precisa. Você encontra modelos de Moto One com duas, três ou quatro lentes, com diferentes resoluções e recursos.
- Moto One: Duas lentes com resolução de 13 e 2MP e os recursos Cinemagraph, Cor em Destaque e Modo Retrato. A câmera frontal possui 8MP. Vídeos em resolução 4K.
- Moto One Vision: Possui duas câmeras, uma tem resolução de 48MP e transforma quatro pixels em um e outra câmera possui 5MP. Um diferencial é o recurso Night Vision. A câmera frontal possui 25MP.
- Moto One Action: Três lentes com 12, 5 e 16MP com recurso de câmera de ação. Oferece recursos especiais como Night Vision e HDR automático. Também grava vídeos em 4K. A câmera frontal tem 12MP.
- Moto One Macro: Possui três câmeras com 13, 2 e 2MP. Um diferencial são as fotos macro. A câmera frontal tem 8MP, mas não é tão boa, pois perde nitidez e detalhes da pele.
- Moto One Zoom: Possui quatro sensores, sendo três lentes – Wide, Ultra-Wide e Teleobjetiva – e um sensor de profundidade. São 48, 16, 8 e 5MP. A câmera principal grava em 4K. A câmera frontal tem 25MP e grava em FHD.
- Moto One Hyper: Possui dois sensores. A câmera principal é Quad Pixel com 64MP e a secundária é uma lente Ultra-Wide com 8MP. A câmera frontal também é Quad Pixel e tem 32MP. Os vídeos são gravados em 4K.
Design
Em relação ao design, você encontra modelos com traseira em plástico como o Moto One Macro ou em vidro como o Moto One, Vision, Action, Zoom e Hyper. A maioria possui laterais em plástico – com exceção do Moto One Zoom que possui laterais em alumínio.
Em relação as cores, você tem as seguintes opções:
Modelo | Opções de cores |
---|---|
One | Branco ou preto |
Vision | Azul, Safira ou Bronze |
Action | Branco Polar, Azul Denim ou Aquamarine |
Zoom | Titânio, Bronze e Violeta |
Macro | Azul espacial |
Hyper | Azul oceano, Vermelho Âmbar e Rosa Boreal |
Preço
Entre os modelos de smartphones da linha Moto One, você encontra bastante variedade de preço, embora todos estejam classificados na categoria “smartphone intermediário”.
Em ordem crescente – dos aparelhos mais baratos aos mais caros – você encontra os modelos Moto One, Macro, Action, Vision, Zoom e Hyper com preços que variam de R$850 a R$2.200.
(Fonte da imagem destacada: Jonas Leupe/ Unsplash.com)