Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

67Horas investidas

21Estudos avaliados

89Comentários coletados

Como escolhemos

9Produtos analisados

67Horas investidas

21Estudos avaliados

89Comentários coletados

Bem-vindo ao nosso grande teste de monitor widescreen 2021. Aqui nós apresentamos todos os monitores widescreen que testamos em detalhes. Nós compilamos informações detalhadas e adicionamos um resumo das opiniões dos clientes na web.

Nós queremos facilitar sua decisão de compra e ajudá-lo a encontrar o melhor monitor widescreen para você.

Você também encontrará respostas às perguntas mais freqüentes em nosso guia. Se disponível, nós também oferecemos vídeos de teste interessantes. Além disso, você também encontrará algumas informações importantes nesta página que você deve estar ciente se você quiser comprar um monitor widescreen.




O mais importante

  • Um monitor widescreen tem muitas aplicações e pode ser usado de muitas maneiras diferentes. Você pode trabalhar bem com ele, jogar jogos ou desfrutar de filmes em uma atmosfera especial.
  • Devido à grande e ampla exposição, você tem mais espaço para seus programas e pode fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isto torna seu trabalho mais eficiente e lhe dá uma melhor visão geral.
  • Dependendo de para que você quer usar o monitor, você deve prestar especial atenção aos diferentes critérios de compra.

Monitor widescreen: As melhores bem quentes

Guia: Perguntas que você deve fazer antes de comprar um monitor widescreen

O que é um monitor widescreen?

Os monitores Wide-, Superwide- ou Ultrawidescreen têm uma coisa em comum: eles são grandes e largos. O termo inglês widescreen traduzido para o alemão significa "tela larga".

widescreen-monitor

Os monitores Widescreen são grandes e amplos. Visualmente, eles são um verdadeiro chamariz! (Fonte de imagem: unsplash.com / Javier Peñas)

Por anos, tem havido uma tendência para monitores cada vez maiores.

Da mesma forma, o formato da imagem está constantemente mudando do pequeno monitor convencional 4:3 para um formato 16:9. Também já existem muitos modelos com um display 21:9 e formatos ainda maiores.

Estas novas proporções combinadas com o tamanho criam uma sensação completamente nova quando se usa o monitor. É por isso que eles estão se tornando cada vez mais populares.

Para quem é adequado um monitor widescreen?

Um monitor widescreen é adequado para quase todos, você pode usá-lo para muitas aplicações diferentes.

O formato 21:9 é ideal para a criação de uma atmosfera especial de cinema. Você pode transformar sua sala de estar em um confortável cinema em casa e mergulhar no mundo dos filmes.

Muitas pessoas que trabalham na edição de imagens e vídeos ou fazem várias coisas ao mesmo tempo em seu trabalho agora usam um monitor widescreen.

Por exemplo, ele permite que você tenha dois programas abertos ao mesmo tempo ou dá a você uma melhor visão geral ao editar vídeos.

Você também pode usá-lo para jogar jogos. Você pode desfrutar do belo mundo do seu jogo em um grande panorama. Além disso, o campo de visão expandido permite que você veja inimigos que de outra forma estariam escondidos.

Você pode saber mais sobre monitores de jogos especiais aqui:

Quais recursos são importantes em um monitor widescreen?

Há algumas características importantes que você deve procurar. Eles dependem do que você quer usar o monitor e quais são as suas necessidades.

O tamanho e a resolução são cruciais. Você pode escolher entre até 35 polegadas e mais. Certifique-se de que você tenha espaço suficiente para tal dispositivo e escolha uma resolução que seja a mais alta possível. Porque as imagens pixelizadas se destacam muito mais rapidamente em um monitor grande.

São recomendados ajustes ergonômicos suficientes. Isto permite que você adapte o monitor perfeitamente às suas necessidades. Seja o ajuste de altura, a inclinação ou uma função pivô adicional para uma leitura confortável em um formato vertical.

A tecnologia de exibição, especialmente a escolha do painel certo, depende do que você quer usar o monitor.

Geralmente falando, os painéis IPS fornecem uma imagem particularmente verdadeira e de alto contraste. Os painéis TN, por outro lado, têm propriedades mais interessantes para os jogadores, como um tempo de resposta curto ou um número maior de quadros por segundo.

Quais fabricantes existem para monitores widescreen?

Há inúmeros fornecedores de monitores widescreen. Para lhe dar uma melhor visão geral, eu compilei uma lista.

Lista os fabricantes e marcas mais populares e conhecidos

  • Acer
  • BenQ
  • AOC
  • ASUS
  • LG
  • HP
  • Dell
  • Philips
  • Samsung
  • ViewSonic

Os monitores muitas vezes diferem apenas ligeiramente em design e características. Qual marca você escolhe é uma questão de gosto.

O importante é que ele tem as características que você quer!

Quais alternativas existem para um monitor widescreen?

Há várias alternativas a um monitor widescreen. Dependendo do tipo, eles têm características diferentes e suas próprias vantagens e desvantagens.

A seguinte lista serve como uma visão geral para você:

Tipo Descrição
Monitores convencionais mais pequenos Devido ao seu tamanho, necessitam de menos espaço. São frequentemente utilizados para trabalho normal de escritório e são adequados para escrever textos.
Utilização de dois monitores Para trabalhar em várias tarefas ao mesmo tempo, alguns utilizadores criam dois monitores. Desta forma, as tarefas podem ser estritamente separadas uma da outra, mas também se paga por dois aparelhos.
TVs de ecrã plano estes aparelhos particularmente grandes são normalmente colocados na sala de estar e servem como um substituto para o cinema. São também úteis para as lojas exibirem informação. Ocupam muito espaço.

As vantagens das alternativas não devem ser espirradas, mas uma tela widescreen ainda pode combinar muitas das vantagens destas em um único dispositivo.

Decisão: Que tipos de monitores widescreen existem e qual é o mais adequado para você?

Se você quiser obter um monitor widescreen, há dois tipos que você pode escolher

  • monitores normais de tela larga ou ultravioleta
  • monitores curvos de tela larga ou de tela ultravioleta

Estes dois tipos têm suas próprias vantagens e desvantagens. Eles também lhe dão uma experiência diferente ao trabalhar, assistir filmes ou jogar jogos.

O que distingue um monitor largo ou ultrawidescreen e quais são as suas vantagens e desvantagens?

Ao contrário dos modelos "curvos", este monitor é plano.

A tela grande lhe dá uma boa visão geral e você pode fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Isto torna possível trabalhar de forma muito mais eficiente e você não precisa continuar mudando para frente e para trás na área de trabalho.

Ao assistir filmes, você tem um campo de visão estendido e pode desfrutar de um amplo panorama.

Vantagens
  • Melhor clareza
  • Faça múltiplas tarefas ao mesmo tempo
  • Trabalhe eficientemente
  • Bom para filmes
Desvantagens
  • Requer mais espaço
  • Pode requerer melhor hardware
  • Jogos mais antigos geralmente não suportam formatos mais novos

Entretanto, tal dispositivo requer mais espaço do que os modelos padrão, portanto preste muita atenção às dimensões!

Além disso, devido ao tamanho e à alta resolução, você precisará de melhor hardware em muitos jogos atuais. Jogos muito antigos muitas vezes não suportam formatos mais novos. O resultado pode ser uma borda preta desagradável.

O que distingue um monitor curvo largo ou ultrawidescreen e quais são as suas vantagens e desvantagens?

A maior diferença com este tipo é o design "curvo".

Esta curvatura é adaptada ao olho humano. Como resultado, a distância entre os olhos e o centro e os lados da tela é quase a mesma.

Então você não precisa virar sua cabeça para o lado e ainda assim desfrutar de uma bela imagem panorâmica. Isto é especialmente fácil para os olhos e você sente que está bem no meio da ação.

A curvatura também assegura um ângulo de visão ideal e cores distorcidas são, portanto, improváveis.

Vantagens
  • Curvatura adaptada ao olho humano
  • Panorama sem virar a cabeça
  • No meio da ação
  • Ótimo ângulo de visão
Desvantagens
  • Preço de compra mais alto
  • Mais difícil de montar na parede
  • Mais suscetível ao brilho

Este projeto é mais caro de produzir, o que se reflete no preço. Modelos curvos geralmente custam mais do que as telas normais.

A montagem às vezes é difícil devido ao formato da tela. Às vezes são necessários componentes especiais para fixar a tela à parede plana.

Devido à maior área de superfície da tela, diferentes fontes de luz podem causar ofuscamento. Portanto, certifique-se de encontrar um lugar adequado e evite muitas fontes de luz brilhante em seu ambiente.

Critérios de compra: Você pode usar estes fatores para comparar e avaliar monitores widescreen

Na parte seguinte, eu explicarei qual critério você pode usar para decidir sobre o monitor widescreen certo.

Os critérios de compra incluem os seguintes pontos

  • Tecnologia de exibição
  • Propriedades da imagem
  • Ajustes&Ergonomia
  • Equipamento
  • Seu poder computacional
  • Características adicionais

A seguir, explicarei as características individuais e lhes direi o que é importante.

Tecnologia de visualização

Para ilustrar melhor as duas diferenças entre os tipos de painéis mais comuns, você pode assistir o seguinte vídeo:

A escolha da tecnologia de visualização correta depende em grande parte da área de aplicação. As duas tecnologias mais comuns são o painel IPS e o painel TN.

Monitores Widescreen com um painel TN são geralmente mais baratos de se comprar. Eles são caracterizados principalmente por um tempo de resposta rápido e um alto número de imagens por segundo. Isto significa que imagens rápidas parecem fluidas e menos desfocadas.

Isto torna os painéis TN ideais para jogadores e pessoas que preferem performance a qualidade de imagem.

Monitores com um painel IPS, por outro lado, são recomendados para edição de imagem e vídeo. Mas eles também são adequados para usuários que valorizam a boa qualidade. Filmes e fotos se tornam um prazer.

As cores são reproduzidas de forma muito fiel e mesmo de um ângulo de visão agudo você pode ver uma imagem de alta qualidade.

No entanto, tal qualidade tem um preço de compra maior por causa das melhores cores e contrastes da imagem.

No segmento de preços mais altos, no entanto, você encontrará modelos que podem combinar ambas as vantagens em um único dispositivo.

Propriedades da imagem

O tamanho da tela é importante. Alguns monitores widescreen têm uma diagonal de até um metro e ainda maior. Portanto, você deve verificar com antecedência quanto espaço você tem disponível e decidir sobre o tamanho certo

widescreen-monitor

Para poder desfrutar de belas fotos da mais alta qualidade, você deve prestar atenção a algumas características importantes dos monitores. Não apenas a escolha do painel certo, mas também uma boa relação de contraste e o valor de brilho são decisivos. (Fonte da imagem: pixabay.com / strikers)

Um valor de brilho adequado evita que a imagem apareça muito brilhante ou muito escura. Isto alivia a tensão em seus olhos e os protege do excesso de esforço. Os valores recomendados estão entre 250 e 400 cd/m².

Você mesmo pode ajustar o brilho da maioria dos monitores widescreen nas configurações OSD usando os botões do visor.

Um valor de contraste que seja o mais alto possível é recomendado. Para exibir as imagens de forma ideal, você deve usar um monitor com um valor de contraste estático de pelo menos 1000:1.

O valor de Hz descreve quantas imagens por segundo o monitor pode exibir. Para imagens rápidas e suaves, o monitor precisa de mais Hz. A maioria dos modelos simples tem 60 Hz, então estes correspondem a 60 quadros por segundo e são bons para todas as aplicações normais.

Para jogadores, entretanto, eu recomendo ir para valores de Hz, porque isso proporciona uma imagem mais suave em jogos rápidos e pode lhe dar uma vantagem, especialmente em jogos de tiro.

Ergonomia

Para levar o monitor à mesma altura que seus olhos, é usado o ajuste de altura. A função de inclinação e a função giratória também são importantes para ajustar a tela para se ajustar perfeitamente a você.

É possível montar a tela na parede. Entretanto, existem modelos que só são adequados para montagem na parede em uma extensão limitada. Portanto, preste atenção a isso.

Se você frequentemente tem que lidar com textos longos, a função pivô pode ser útil. Isto torna possível girar o monitor verticalmente em 90 graus e obter uma melhor visão geral do texto.

Cada um de nós tem suas próprias preferências e não somos todos do mesmo tamanho. É por isso que as diferentes configurações ergonômicas são particularmente importantes.

Equipamento

As conexões certas são definitivamente parte do equipamento. As três conexões mais comuns são VGA, HDMI e DisplayPort. Eles têm propriedades diferentes.

A conexão VGA é a mais antiga. É mais suscetível a interferência do que os outros dois tipos e só pode transmitir uma resolução máxima limitada. No entanto, isso ainda é relativamente comum em escritórios.

O HDMI ou a nova versão HDMI 2.0 agora pode ser encontrado em quase todos os lares. Ele pode não apenas reproduzir uma imagem, mas também fornecer o som para consoles de jogos, por exemplo. Graças ao HDMI 2.0, a resolução máxima é de 4K e 60 Hz. No futuro, resoluções e taxas de Hz ainda mais altas serão possíveis.

Com a conexão DisplayPort, mesmo uma resolução de 5K e 60 Hz não é problema. É melhor protegido contra sinais de interferência e pode ser usado em distâncias maiores sem perda de qualidade.

Seu hardware também desempenha um papel, porque as placas gráficas mais novas agora dispensam a antiga conexão VGA e oferecem apenas um slot HDMI e DisplayPort.

Seu poder computacional

Este ponto é muitas vezes negligenciado. Entretanto, é particularmente interessante para os jogadores que querem jogar os títulos atuais em cenários altos.

A imagem maior e a resolução geralmente mais alta dos monitores widescreen requerem mais potência. Mas parece muito melhor.

Portanto, se você quiser jogar jogos em um monitor de resolução 4K, certifique-se de que seu sistema tenha potência suficiente.

widescreen-monitor

O seu hardware também é crucial. Para poder jogar os jogos atuais em alta resolução, seu sistema precisa de muita potência. (Fonte de imagem: unsplash.com / Maxime Rossignol)

No entanto, sistemas com desempenho moderado são muitas vezes suficientes para aplicações simples como surf, trabalho de escritório ou assistir filmes.

Recursos adicionais

Os recursos adicionais dos provedores podem tornar seu uso muito mais agradável.

Os monitores com pouca luz azul, como o nome sugere, têm muito menos luz azul do que os modelos convencionais. Como a luz azul tem uma alta energia no espectro da luz, ela pode ser muito dura para os seus olhos a longo prazo. Também não é propício para o seu sono.

Outro recurso que alivia seus olhos e os protege de danos é um monitor sem cintilação. Isto se refere à cintilação que é causada quando a luminosidade da tela é ajustada.

Os recursos de baixa luminosidade azul e sem cintilação são muito úteis se você passar muito tempo na frente da tela.

As tecnologias Freesync e G-Sync da AMD e Nvidia podem ser muito úteis. Simplificando, eles sincronizam o sinal enviado pela sua placa gráfica com a taxa de atualização do seu monitor.

Como resultado, você obtém uma imagem lindamente suave e fluida. Os idiotas irritantes são coisa do passado.

Para ajudá-lo a entender melhor esta técnica, aqui está um pequeno vídeo explicativo:

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas