Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

11Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

63Comentários coletados

Seja bem-vindo. Hoje vamos falar sobre o monitor touchscreen, uma tecnologia que promete maior interação entre o usuário e o computador.

Ao investir num monitor touchscreen, você não precisa utilizar o mouse ou teclado, pois todos os comandos são sensíveis ao toque. Ficou interessado em saber mais sobre o monitor touchscreen? Continue lendo este artigo.

Primeiro, o mais importante

  • O painel touchscreen pode contar com tela resistiva ou capacitiva. A tela capacitiva apresenta maior sensibilidade ao toque, enquanto a tela resistiva exige toques com maior pressão ou o uso de caneta digital.
  • O monitor touchscreen pode contar com a tecnologia multi-touch, quando é capaz de processar até 10 toques simultâneos.
  • Quem está acostumado a utilizar um computador convencional, precisará passar por uma fase de adaptação para utilizar o monitor touchscreen.

Os melhores monitores touchscreen: Nossas recomendações

Preparamos uma lista com os melhores modelos de monitor touchscreen do momento. Analise as principais especificações dos produtos listados abaixo e encontre o que melhor atende às suas necessidades e preferências.

O melhor monitor touchscreen do momento

Inaugurando nossa lista, temos o monitor touchscreen P2418HT da Dell. Este modelo conta com painel LCD com revestimento antirreflexo – ideal para ambientes com muita luz – possui formato Widescreen, resolução Full HD e mede 24 polegadas. Conta com as entradas DisplayPort, HDMI, VGA e USB. Esse monitor possui suporte articulado que permite diferentes configurações.

Um monitor touchscreen completo

O monitor touchscreen da AOC conta com webcam, microfone e alto falantes integrados, proporcionando uma experiência multimídia completa. O painel possui formato Widescreen, resolução Full HD e possui 21,5 polegadas. O tempo de resposta é de 5ms. Este monitor é compatível com sistema Windows, MAC e Linux. Possui suporte VESA, que possibilita a montagem na parede ou pedestal.

Um monitor touchscreen portátil

O monitor touchscreen ASUS tem como diferencial a portabilidade. O aparelho conta com painel widescreen, resolução HD e 15.6 polegadas. Possui formato ultraslim, acabamento metálico e design sofisticado. Acompanha case inteligente. Utiliza cabo USB 3.0 para transmissão de dados e energia.

Uma opção de monitor touchscreen capacitivo

O monitor touchscreen da Playtix conta com tela capacitiva e tecnologia multi-touch – consegue identificar até 10 toques simultâneos. O painel IPS possui formato Widescreen, resolução Full HD e mede 23 polegadas. O equipamento é fabricado em aço e possui acabamento robusto.

Guia de Compra

O monitor touchscreen é uma tecnologia relativamente recente no segmento de computadores desktop. O motivo para o delay é o custo para implementar a interface sensível ao toque em uma tela grande.

Embora a experiência com o monitor sensível ao toque seja interessante, o equipamento chega a custar quatro vezes mais do que um monitor comum.
Será que vale a pena o investimento? Descubra neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher usando um monitor touchscreen.

O monitor touchscreen é muito utilizado no comércio. (Fonte: Iangstrup/ 123RF.com)

O que é e como funciona um monitor touchscreen?

O monitor touchscreen apresenta sensibilidade ao toque, isso significa que você pode interagir com o conteúdo tocando diretamente na tela, ao invés de utilizar um outro periférico como teclado e mouse.

Essa tecnologia integra um monitor a uma película sensível ao toque. O funcionamento da camada sensível ao toque é baseada no uso de infravermelho. O painel possui emissores e receptores que se comunicam continuamente, tanto na horizontal, quanto na vertical.

Os toques no monitor são transformados em sinais compatíveis com a interface de leitura e transmissão dos dados. Esses dados são transmitidos à CPU através da conexão via cabo USB.

Imagem de um monitor touchscreen.

O monitor touchscreen pode ser portátil. (Fonte: Lewis/ Unsplash.com)

Quais são os tipos de monitor touchscreen?

Existem dois tipos de monitor touchscreen. A tela resistiva ou tela óptica é a tecnologia mais utilizada no monitor touchscreen desde que o equipamento chegou ao mercado.

Esse tipo de painel é formado por várias camadas. Quando o usuário toca na tela, as camadas resistiva e condutora encostam e enviam as coordenadas para o computador que as traduz e transforma o toque em comando.

A tela resistiva precisa receber toques com maior pressão ou ser manuseada com uma caneta digital. Uma desvantagem é que apesar de fina, a camada metálica deixa passar apenas 75% da luminosidade do monitor.

Imagem de um homem usando um monitor touchscreen.

A tela resistiva tem perda de luminosidade em 25%. (Fonte: Dmitrii Shironosov/ 123RF.com)

Já a tela capacitiva possui uma camada carregada de eletricidade posicionada sobre o painel – conhecida como camada capacitiva. Ao tocar na tela, parte dos elétrons são transmitidos para os seus dedos, como se fosse um pequeno choque imperceptível.

O computador entende essa pequena descarga elétrica, calcula as coordenadas e transmite os comandos para a tela do computador.

A principal vantagem do monitor touchscreen com tela capacitiva é que esse painel permite a passagem de até 90% da luminosidade do monitor, resultando em uma imagem muito mais clara.

A tela capacitiva é mais cara.

Mas embora seja muito mais rápida, precisa e luminosa, a tela capacitiva é mais cara. O resultado é que a maioria dos monitores touchscreen utiliza a tecnologia óptica.

Quais são as vantagens e desvantagens do monitor touchscreen?

A grande vantagem do monitor touchscreen é a praticidade que a tecnologia oferece ao usuário. Você pode dispensar o uso do mouse e teclado e navegar pelo sistema utilizando apenas os dedos ou uma caneta digital.

Outro ponto positivo é que o sistema operacional Windows 10 funciona em harmonia com a tecnologia touchscreen. Navegar pelos live titles do menu inicial é muito mais intuitivo em um monitor sensível ao toque.

Entre as desvantagens do monitor touchscreen, devemos mencionar que o equipamento não responde ao toque como um teclado responde às teclas. Outro ponto negativo é que o monitor touchscreen precisa dedicar parte da tela para exibir um teclado virtual, diminuindo a área útil da tela.

Caso você esteja com dúvida se deve ou não investir em um monitor touchscreen, listamos as principais vantagens e desvantagens dessa tecnologia na tabela abaixo:

Vantagens
  • Proporciona maior interação com o computador
  • Dispensa o uso do mouse e teclado
  • Você pode utilizar os dedos ou uma caneta digital para navegar no monitor touchscreen
  • É um equipamento versátil
Desvantagens
  • Custa até quatro vezes mais do que um monitor comum
  • Pouca variedade de modelos
  • Nem todas as grandes marcas oferecem modelos de monitor touchscreen
  • A tela pode ficar com marcas de gordura dos dedos

Quais são as diferenças entre um monitor touchscreen e um monitor multi-touch?

Basicamente, toda tela multi-touch é uma tela touchscreen, mas o inverso não se aplica. Enquanto a maioria dos modelos de monitor touchscreen suportam apenas um toque de cada vez, o monitor multi-touch reconhece até 10 toques simultaneamente.

A escolha depende da finalidade que você dará ao equipamento. Para realizar tarefas básicas, a tela touchscreen dá conta do recado. Porém, se o objetivo é proporcionar uma tarefa interativa, que envolve explorar o conteúdo, a tela multi-touch proporciona uma experiência mais interessante.

Quem deve aderir a um monitor touchscreen?

O monitor touchscreen é comumente utilizado em estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, salas de cinema, bancos, supermercados e shoppings, pois tornam as operações mais simples e rápidas.

Critérios de compra: Como escolher o melhor monitor touchscreen

Encontrar o melhor monitor touchscreen depende de alguns fatores. Como a maioria dos fabricantes utiliza termos pouco comuns para descrever as especificações técnica de seus produtos, decidimos explicar alguns conceitos básicos para que você possa tomar uma decisão bem informada ao comprar um monitor touchscreen:

Depois de conhecer todas as tecnologias presentes em um monitor touchscreen, a escolha do equipamento será muito mais assertiva. Não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Tamanho e proporção da tela

Os monitores touchscreen são encontrados em diferentes tamanhos – variam de 10 a 24 polegadas.

Em relação a proporção da tela, você encontra modelos com proporção 4:3 (tela quadrada), 16:9 widescreen (tela retangular) ou 21:9 ultrawide (tela retangular 30% maior do que a tela widescreen).

Imagem de um monitor touchscreen em um hotel.

Você encontra modelos de monitor touchscreen a partir de 10 polegadas. (Fonte: Proxyclick Visitor Management System/ Unsplash.com)

Resolução

A resolução da tela é um critério de compra importante. Você encontra monitores touchscreen com resolução HD ou Full HD. Em nossas pesquisas, não encontramos modelos com resolução QHD ou Ultra HD/ 4K.

  • Resolução HD oferece 1280 x 720 pixels, o que possibilita a formação de imagens em alta definição.
  • Resolução FHD oferece resolução de 1920 x 1080 pixels. É ideal para interagir com conteúdo multimídia.

Tempo de resposta e taxa de atualização

O tempo de resposta indica o tempo necessário para os pixels trocarem de cores em escala de cinza e formarem novas imagens. Em outras palavras, esse termo indica a velocidade com a qual o painel permite que a luz o atravesse.

Compre um monitor touchscreen com taxa de atualização de 60Hz.

Quanto menor o tempo de resposta, mais rapidamente a informação é traduzida em imagem. O ideal é procurar por um monitor touchscreen com baixo tempo de resposta para evitar o delay e o efeito ghosting.

A taxa de atualização se refere ao número de quadros transmitidos por segundo. Quanto maior, mais fluida e suave é a exibição das imagens em tela. Recomendamos a compra de um monitor touchscreen com taxa de atualização igual ou superior a 60Hz.

Sensibilidade ao toque

No momento da compra, avalie se o monitor touchscreen possui um recurso chamado multi-touch, ou seja, suporte a toques simultâneos na tela. Embora os modelos com essa tecnologia sejam mais caros, o investimento é vantajoso.

Se você comprar um monitor touchscreen simples, vai precisar ter paciência, pois o computador processa um toque de cada vez.

Tipo de tela

Conforme mencionamos anteriormente, o monitor touchscreen pode contar com tela resistiva ou capacitiva.

A tela resistiva já está no mercado há bastante tempo, pois é mais barata para o fabricante e para o consumidor. No entanto, esse tipo de tela peca na qualidade do touchscreen, que só capta toques realizados com pressão ou uso de caneta digital.

A tela capacitiva é mais sensível ao toque e proporciona mais agilidade e precisão na realização das tarefas. Sugerimos que você compre um monitor touchscreen com tela capacitiva.

Revestimento do painel

O revestimento do monitor touchscreen pode ser brilhante ou fosco. O monitor com revestimento fosco/ antirreflexo é ideal para ambientes com muita incidência de luz, como espaços comerciais.

A maioria dos aparelhos possui revestimento brilhante, pois essa tecnologia apresenta boas imagens, mesmo em condições de baixa luminosidade. No entanto, quando utilizado em ambientes com muita incidência de luz, pode gerar reflexos.

Ajustes de inclinação

No momento da compra, certifique-se que o monitor touchscreen possui ajustes de inclinação, altura e giro da tela. Alguns modelo permitem que você utilize o monitor do modo convencional ou com a tela inclinada em um ângulo de 60º.

Outros são compatíveis com o padrão VESA, ou seja, possuem quatro pontos de fixação na parte traseira que servem para conectar o monitor a um suporte na parede ou em um totem.

Imagem de um monitor.

Analise os ajustes de inclinação do monitor touchscreen. (Fonte: Daniel Romero/ Unsplash.com)

Conexões

Avalie quais são as conexões disponíveis no monitor touchscreen que você pretende comprar e certifique-se a quantidade de portas de cada conexão, para verificar se o equipamento atenderá às suas necessidades.

Preparamos uma tabela com os principais tipos de conexões e suas respectivas funções. Analise abaixo:

Conexão Função
VGA Promove conexão analógica e transmite imagem
DVI Estabelece conexão analógica ou digital
Display Port e HDMI Transmite áudio e vídeo digitalmente
USB Disponível nas versões 2.0 e 3.0, atua na transferência de dados entre dispositivos
USB-C Transmite dados e energia, ou seja, mantém seu dispositivo conectado enquanto o carrega

(Fonte da imagem destacada: Dolgachov/ 123RF.com)

Por que você pode confiar em nós?

Luiza Ferreira Engenheira de Computação
Ter crescido justamente em meio ao grande boom da internet fez com que Luiza se tornasse fã de carteirinha do mundo da informática desde pequena. Estudar engenharia da computação pareceu um caminho natural, e hoje ela tem prazer ao compartilhar seu conhecimento com o público online.
Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.