Ultima atualização: 30 de setembro de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

55Horas investidas

16Estudos avaliados

121Comentários coletados

Ao escolher o monitor LCD certo hoje, há muitos outros aspectos técnicos a serem considerados além do tamanho, que interagem para determinar a qualidade da imagem.

A seguir, discutiremos os parâmetros centrais da qualidade da imagem com um pouco mais de detalhe. O histórico e o conhecimento contextual assim transmitidos podem ajudá-lo não apenas a tomar uma decisão de compra, mas também a usar a tela.




O mais importante

  • Neste artigo nós discutimos vários parâmetros para monitores LCD com mais detalhes. Por exemplo, a qualidade da imagem é determinada pela resolução e densidade de píxeis.
  • O tempo de resposta e a taxa de atualização também são importantes indicadores de desempenho. Para tomar a melhor decisão, é importante considerar a capacidade do hardware, além das suas próprias exigências.
  • No entanto, o conhecimento destes aspectos da qualidade da imagem pode ser útil não apenas ao comprar, mas também ao usar uma tela LCD.

Monitor LCD: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia: Perguntas que você deve se fazer antes de comprar um monitor LCD

O que significa resolução de tela?

A imagem em um monitor é composta por elementos de imagem individuais (pixels). Cada um desses pixels consiste de áreas (subpixels) para as três cores primárias (vermelho, verde e azul).

Estes subpixels podem ser ligados e desligados individualmente, o que é de responsabilidade dos cristais líquidos.

A resolução geralmente se refere ao número de pixels em colunas (largura) x linhas (altura). Por exemplo, com uma resolução de 1.920 × 1.080, o número total de pixels é de 2.073.600.

Uma resolução mais alta, portanto, basicamente significa mais pixels e ajuda a alcançar um nível mais alto de detalhes.

Com telas de LCD, a resolução é basicamente fixa fisicamente. Esta resolução nativa, portanto, determina quantos pixels o monitor pode exibir horizontal e verticalmente.

lcd-monitore

Parâmetros como tempo de resposta e taxa de atualização são particularmente relevantes para jogadores de jogos multiplayer online, como atiradores em primeira pessoa. (Foto: Tomasz_Mikolajczyk / pixabay.com)

Uma resolução menor é apresentada em uma tela, seja em uma seção de imagem menor com qualidade de imagem idêntica ou escalonada para toda a área da tela.

Este último é feito por interpolação e pode resultar em efeitos de zoom e desfocagem da imagem. Um desvio da resolução nativa, portanto, geralmente significa uma perda da qualidade da imagem.

O que é densidade de pixels e o que isso significa?

Há também a densidade de pixels, ou seja, a distância entre os pixels. Isto pode ser calculado a partir da resolução e da diagonal da tela e é dado em ppi, ou seja, pixels per inch.

A densidade de pixels indica quão nítida e detalhada a imagem finalmente aparece.

Quanto maior for uma tela com a mesma resolução, menor será a densidade de píxeis. Portanto, monitores maiores requerem uma resolução mais alta para alcançar a mesma qualidade de imagem. Monitores de PC têm uma densidade de pixels de cerca de 100 ppi e smartphones têm uma densidade de pixels de cerca de 300 ppi.

Para monitores maiores você precisa de uma resolução mais alta para alcançar a mesma densidade de pixels ou nitidez que para monitores menores.

Este último é o caso porque a tela é menor aqui. Também é necessário porque a distância entre a tela e o olho é geralmente muito menor nos smartphones do que nos computadores desktop.

Com distâncias tão pequenas, pixels individuais seriam visíveis com uma menor densidade de pixels e as letras apareceriam desgastadas, por exemplo.

Quais formatos de tela existem e quais são os mais comuns?

Além do número total de pixels, a resolução nativa de um monitor também determina o formato da tela, ou seja, a relação entre largura e altura.

O formato também é freqüentemente chamado de aspect ratio. Até cerca de 2003, a maioria das telas tinha um formato 4:3 ou às vezes 5:4.

Depois disso, formatos de tela larga apareceram em laptops e monitores de PC. Eles se tornaram populares, entre outras coisas, por causa de sua adequação para filmes de cinema e jogos.

Atualmente, o formato widescreen se tornou a norma. A maioria das telas tem uma proporção de aspecto de 16:9 (por exemplo, 1920 × 1080), cerca de 21:9 (=ultra wide format). O formato 16:10 também ainda está disponível.

Este último exibe um pouco mais de informação em altura. Isto compensa um pouco a desvantagem de que formatos widescreen requerem mais rolagem quando se trabalha com documentos e websites.

Com os conhecimentos básicos cobertos até agora, as mais importantes resoluções de tela comuns hoje são discutidas abaixo.

Quais resoluções de tela existem e qual é a ideal para mim?

Embora os monitores estejam geralmente disponíveis em várias resoluções nativas, três são as mais comuns hoje em dia

  • Full HD
  • WQHD/QHD
  • UltraHD/4K

Full HD (= alta definição total) é uma resolução com 1.920 x 1.080 = 2.03.600 pixels e uma relação de aspecto de 16:9. Esta resolução também é referida como 1.080p e é especialmente comum para monitores de 24 polegadas.

Com esta combinação você obtém uma boa relação custo-benefício e uma escolha muito ampla. Para telas maiores, entretanto, uma resolução mais alta se torna interessante.

A próxima maior resolução comum é chamada de WQHD ou QHD. O W aqui significa Wide e indica que também é um formato widescreen (16:9).

QHD é quatro vezes a resolução do HD normal (720p) e também é referido como 1440p. Ele oferece 2.560x1.440 =3. 686.400 pixels.

Devido ao maior número de pixels, QHD requer mais potência computacional do que Full HD. Se o seu hardware não acompanhar, os jogos não correrão tão rápido ou você terá que selecionar um nível de detalhe médio nas opções gráficas, dando a vantagem de uma imagem mais fina.

lcd-monitore

Ultra High Definition / 4 K oferece quatro vezes mais pixels do que Full HD. Esta é a tendência tanto para aparelhos de TV quanto para monitores. (Foto: TMSTBCH / pixabay.com)

Os monitores 4K oferecem uma resolução ainda maior. A resolução Ultra HD/4K oferece tantos pixels quanto quatro monitores Full HD, ou seja, 3.840 x 2.160 = 8.2494.200. O formato da imagem, que também está na moda para aparelhos de TV, é novamente 16:9 para esta resolução.

Esta resolução é particularmente útil para monitores com diagonais de tela muito grandes. Você precisa dele para alcançar a mesma densidade de pixels da resolução Full HD em uma tela de 24 polegadas. No entanto, monitores de 27 polegadas com 4K já estão disponíveis.

Naturalmente, os requisitos de hardware para 4K são ainda maiores. Portanto, antes de comprar, você deve definitivamente verificar se o seu hardware está atualizado.

Versões mais antigas do Windows também podem causar problemas. Se você quiser conectar o monitor via cabo HDMI, certifique-se de que a versão esteja correta. 4K com 60 Hz é possível com HDMI 2.0 ou superior.

A maior contagem de pixels de resolução QHD e UltraHD/4K fornece mais informações de imagem e, portanto, uma imagem mais fina, mas isso também significa mais esforço computacional.

O que significa tempo de resposta para os monitores?

O tempo de resposta indica o tempo em milissegundos que um pixel do visor LCD precisa para mudar seu estado. Duas medidas são comumente usadas para isso: preto para branco e cinza para cinza.

Particularmente com conteúdo dinâmico, como filmes de vídeo e jogos, os pixels têm que mudar de cor muito rapidamente. Se o tempo de resposta for muito curto aqui, depois de brilhar ou riscar ocorrerá. Os cristais líquidos ficam atrás da velocidade na qual a placa gráfica muda a imagem.

As especificações dos fabricantes sobre os tempos de resposta se referem ao caso ideal e quase nunca ocorrem na realidade. No entanto, muitos monitores hoje em dia oferecem um tempo de resposta suficientemente curto.

Os painéis TN mais baratos ainda são amplamente utilizados pelos jogadores, em parte devido ao seu curto tempo de resposta. No entanto, se você tem um olho particularmente sensível ou costuma jogar jogos multiplayer com cenas de combate rápido, uma tela com um tempo de resposta particularmente baixo (até 1 ms) pode ser relevante.

O que significa taxa de atualização?

A taxa de atualização indica quantas páginas de tela diferentes podem ser exibidas por segundo. É dado em hertz, onde um valor de 60 hertz significa 60 imagens por segundo.

Uma taxa de atualização de mais de 60 Hz está se tornando cada vez mais popular, especialmente para monitores de jogos. Por exemplo, monitores de 120 Hz e 144 Hz estão disponíveis, e taxas de atualização ainda mais altas também estão disponíveis.

O número mais alto da Hertz fornece uma imagem que alguns jogadores percebem como mais silenciosa, mais suave e mais fluida. Como resultado, uma taxa de atualização do lado do monitor de 120 Hz pode ser vantajosa mesmo que a taxa de quadros do PC esteja abaixo de 120 quadros por segundo.

120 HZ também é muito vantajoso para 3D, pois requer uma imagem para cada lado por sua vez. Isto reduz pela metade o número efetivo de quadros por segundo, o que pode ser percebido como uma seca.

Fonte da imagem: Petri R / unsplash.com

Por que você pode confiar em nós?

Resenhas