Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

14Produtos analisados

15Horas investidas

4Estudos avaliados

72Comentários coletados

Olá, tudo bom? Seja muito bem-vindo. O artigo de hoje vai falar absolutamente tudo sobre o monitor Full HD, o equipamento que aumenta a qualidade do uso do seu computador.

Como uma tela principal ou auxiliar, o monitor Full HD eleva sua produtividade e dá muito mais nitidez à seus filmes, séries e jogos. Neste Guia, vamos ajudar você a encontrar o monitor ideal, a partir de uma seleção das melhores informações, melhores dicas, e, claro, dos melhores modelos.

Primeiro, o mais importante

  • O que define o monitor Full HD é a resolução da sua tela, que pode exibir até 1080 pixels.
  • O monitor Full HD não é só o seu tamanho! Há uma diversidade de definições técnicas dos modelos, da sua taxa de atualização ao tempo de resposta, que fazem de um monitor melhor ou pior para a sua atividade.
  • A variação de preços do monitor Full HD é relativamente grande, entre R$300 e R$3000.

Melhores monitores Full HD: Os favoritos da redação

Apresentamos a seguir nossa seleção dos melhores monitores Full HD disponíveis no mercado. Escolhemos apenas aqueles que atendem os requisitos necessários de qualidade de componentes, número de funcionalidades e nitidez de imagem.

O monitor com melhor custo-benefício

Com um preço bastante em conta, o modelo da Philips conta com uma tela de 21,5 polegadas com resolução Widescreen, que entrega aquele algo a mais em filmes e séries. Monitor do tipo LED, conta com sistema de retroiluminação, o  W-LED, além da tecnologia Smart Contrast, que possibilita cores mais vivas e vários tons de preto, fora um menu completo de ajuste de parâmetros como cor e brilho.

O modelo Full HD ideal para jogos

Com este modelo da AOC, seus jogos terão um alto desempenho, especialmente se você tiver uma placa de vídeo AMD, já que vêm de fábrica com a tecnologia Freesync, que equaliza a imagem perfeitamente para o que seu computador pode oferecer. Outro ponto forte, além de sua boa tela de LED de 24 polegadas, é o seu tempo de resposta de 1ms, garantindo uma jogabilidade fluída e ágil em qualquer jogo.

O modelo de monitor com a melhor tela

Este modelo da LG é notavelmente um monitor do tipo gamer, mas que pode ser aproveitado por todo mundo que curta uma boa tela. Afinal, são 25 polegadas, e resolução Ultrawide, que permite a você explorar cada pequeno detalhe da imagem. Com a função Black Stabilizer, voce tem também uma maior gama de tons de preto, para indentificar oponentes escondidos ou captar as nuances dos filmes mesmo nas cenas mais escuras.

Guia de Compras

O monitor Full HD é o equipamento que tem a qualidade e a versatilidade para explorar todas as possibilidades do seu computador outros aparelhos multimídia. Com ele, você pode tanto aumentar a sua área de trabalho como aumentar a sua área de visão do seu jogo, além, é claro, da resolução daquela série favorita.

Ainda que muito versáteis, cada modelo de monitor Full HD vêm com configurações variáveis, que o tornam mais adequados para uma ou outra atividade. No Guia de Compra a seguir, vamos apresentar essas configurações, além dessa variedade de modelos, tudo para que você possa encontrar o seu monitor Full HD ideal.

Imagem mostra um homem sentado numa mesa de um escritório. Ele usa um headphone e olha para a tela de um notebook, que também está conectado a um monitor.

Versátil e completo, o monitor Full HD pode explorar, com desempenho, as possibilidades do seu computador. (Fonte: Proxyclick Visitor Management System/ Pexels.com)

O que é um monitor Full HD com HDR?

Um monitor Full HD pode ter diversas funcionalidades e tecnologias. Uma delas, e talvez a que representa uma mudança mais significativa no desempenho, é a HDR.

Abreviado do inglês High Dynamic Range ("Grande alcance dinâmico", em tradução livre), essa função refere-se à quantidade máxima de cores que um único pixel permite. Veja que não se trata da resolução ou da quantidade de pixels, como 1080p, 4K, Full HD, etc.

Objetivamente falando, essa tecnologia trata da qualidade do contraste de cores, seja entre duas cores diferentes, seja entre tons da mesma cor, que o monitor pode mostrar em sua tela. Dependendo do modelo, inclusive, a HDR pode ter um impacto maior na beleza da imagem do que a sua resolução.

foco

Atenção! A indicação HDR, no fim das contas, é de que o monitor é compatível com esse tipo de reprodução, ou seja, para o HDR impactar a sua imagem, ela precisa ser transmitida em HDR, pela sua operadora de TV à cabo, ou pelo seu serviço de streaming.

Imagine um belo por do sol, por exemplo, com as suas diversas nuances de cores. Nessa cena, enxergar com extrema nitidez o formato de uma pequena nuvem não fará tanta diferença como perceber todas as mínimas diferenças de cores, como o amarelo do sol que vira laranja e que vira vermelho, e com tons diferentes de azul.

O ideal para que o seu monitor com HDR tenha o melhor desempenho é que o tamanho da tela seja de um maior porte, para que o seu olho seja capaz de enxergar essas nuances

Imagem mostra um monitor de computador ligado, montado sobre uma mesa junto com teclado, mouse e caixas de som.

O HDR define a qualidade do monitor Full HD em desempenhar o contraste de cores e tons. (Fonte: Niclas Illg/ Unsplash.com)

Como é um monitor Full HD gamer?

Existem muitos modelos de monitor Full HD gamer, como, bom, praticamente todos os produtos do segmento especializados em jogos. Vamos falar aqui, portanto, a configuração ideal, para que tenha o melhor desempenho possível, dentro, é claro, da capacidade do seu computador.

  • Hz - A medida "Hz", que falaremos mais numa seção à frente, trata, basicamente, da taxa de atualização de imagem por segundo. O ideal é que o seu monitor tenha o maior número possível, a partir de 60, pelo menos.
  • Responde Time -  O tempo de resposta da sua tela, que dita o quão rápido vai parecer a jogabilidade, precisa ser o menor possível. O ideal é de que seja pelo menos um segundo (1ms)
  • Sincronização - Não é todo o monitor Full HD que terá tecnologias de sincronização com a placa de vídeo do seu computador, por isso mesmo vale dar preferência àqueles que tenham. Lembre-se que a tecnologia muda de marca para marca.
Imagem mostra uma estação gamer, com CPU, teclado e mouse com iluminação LED, e um monitor, que mostra, com a luz estourada, a tela de um jogo.

Imagem mostra uma estação gamer, com CPU, teclado e mouse com iluminação LED, e um monitor, que mostra, com a luz estourada, a tela de um jogo.

Qual a diferença entre um monitor Full HD e um monitor HD?

O título "HD" ou "Full HD" que segue a palavra monitor indica pura e simplesmente a resolução da tela. A resolução, por sua vez, indica a quantidade máxima de pixels que o monitor pode exibir por imagem, dependendo, claro, da fonte reprodução.

Por exemplo: um monitor Full HD de nada adianta se a sua transmissão é de um filme antigo não remasterizado.

"HD" ou "Full HD" representam números específicos de pixels. O monitor HD, portanto, pode exibir até 720 pixels (ou 720p), enquanto o Full HD pode apresentar até 1080p. Assim, podemos concluir com tranquilidade que o Full HD tem uma resolução mais nítida que o HD.

O uso mais indicado, no entanto, é outra história. Como falamos, ele depende da fonte da transmissão, como o seu computador, por exemplo. Se você tem uma placa de vídeo nova, de média para boa, já vale um monitor Full HD, já que a oferta de vídeos nessa resolução é alta, do YouTube ao Netflix.

HD Full HD
Resolução 720p 1080p
Uso Computadores antigos e placas de vídeo de menor desempenho Computador e placa de vídeo novas ou de desempenho médio para alto
Ponto forte Custo-benefício para uso do desktop Custo-benefício para mídia em alta resolução.

Por que comprar um monitor Full HD 144hz?

Como mencionamos anteriormente, a taxa de atualização de um monitor, que é medida em Hz, trata da quantidade de vezes que a imagem é atualizada por segundo por um modelo. O número alto é melhor para quem joga no computador, porque a imagem flui melhor em reproduções rápidas.

A taxa de 144Hz é uma das maiores do mercado.

A taxa de 144Hz é uma das maiores ofertas de de taxa atualização no mercado e corresponde, só para ficar claro, a 144 atualizações de imagem por segundo. Ao mesmo tempo, é a configuração que tem o maior preço.

Assim, se você pretende usar o seu monitor para jogar ou para assistir filmes e séries, especialmente de ação, como filmes da Marvel, por exemplo, seu uso é muito produtivo. Para uso profissional, para usufruir de softwares ou só para navegar pela internet, é uma configuração com custo alto, para pouco benefício.

Vantagens
  • Imagens rápidas fluem melhor
  • Ótimo para jogos e filmes de ação
  • Maior taxa de atualização do mercado
Desvantagens
  • Maior preço
  • Desempenho normal em usos de software e navegação.

Monitor Full HD 24 ou 27 polegadas?

Duas das dimensões mais comuns do mercado de monitores, especialmente os Full HD, são a de 24 polegadas e a de 27 polegadas. O pensamento mais comum é escolher o maior, certo? Bom, não é que seja errado, mas também não é tão certo assim...

Brincadeiras à parte, o tamanho ideal do seu monitor, na verdade, se relaciona com a distância com a qual você estará dele, especialmente se você for consumir mídias como jogos, filmes e séries.

Se você estiver muito perto de um monitor grande, seus olhos não são capazes de ver a tela inteira de uma vez. É como sentar-se na primeira fileira de um cinema.

A distância mais adequada para um monitor de 27 polegadas é de aproximadamente um metro. O modelo de 24 polegadas, por sua vez, tem um melhor uso à uma distância um pouco menor, por volta dos 80 centímetros.

Imagem mostra um homem, sentado em frente à um escrivaninha com uma CPU e um monitor, colocando na orelha fones de ouvido sem fio.

O tamanho do seu monitor deve estar relacionado a distância que você estará dele. (Fonte: Tarn Nguyen/ Unsplash.com)

Onde comprar um monitor Full HD barato?

Sem rodeios, o lugar mais barato para comprar um monitor Full HD é pela internet. Não só porque há uma oferta infinitamente maior de modelos e de preços, quando comparados à lojas físicas, é claro, mas também pela possibilidade de compará-los.

Já adiantamos, porém, que você encontrará uma das maiores ofertas e com os melhores preços na Amazon e no Mercado Livre, gigantes no setor de vendas online.

Critérios de Compra: Comparando monitores full HD

Vamos agora à nossa última lista, dessa vez de critérios de compra. Seus itens são elementos e características próprias dos monitores Full HD, que, quando notados e comparados, podem, e devem, ajudar você a sair da loja, seja ela física ou virtual, com o melhor modelo.

Polegadas

Ainda que tenhamos dito e reforçado que os monitores Full HD não são só as suas polegadas, você deve levá-las em conta na sua escolha. Elas, afinal, vão definir como será a sua experiência de uso, e que possibilidades podem ser melhor exploradas no seu computador ou videogame.

O ideal, porém, é que você também leve em consideração a distância da qual você vai ficar do monitor. Numa regra geral, quanto mais próximo você for ficar, menor deve ser o seu tamanho; quanto mais distante, maior.

Imagem mostra, do alto, um rapaz editando um vídeo a partir de um monitor muito largo. Na mesma escrivaninha, grandes alto-falantes, um pequeno teclado sem fio e um mouse sem fio.

As polegadas do monitor Full HD definem que tipo de possibilidades de mídia podem ser exploradas. (Fonte: Avel Chuklanov/ Unsplash.com)

Áudio

A saída de áudio do modelo de sua escolha deve ser uma grande preocupação sua, especialmente se você não pretende usar alto-falantes ou caixas de som. Muitos modelos, infelizmente, acabam sacrificando a qualidade do seu áudio, seja no alcance, seja na nitidez, para tornar o preço mais competitivo.

Se possível, teste o áudio dos monitores de sua escolha, ou pelo menos se informe sobre a saída de som. Examine também onde é essa saída e qual o seu tamanho. Elas não vão necessariamente definir o quão bom é o som do modelo, mas dão boas pistas disso.

Suporte

O suporte pode ser um grande critério de desempate quando você for comparar modelos. O suporte ideal é um que caiba na superfície em que você pretende instalar o seu monitor, e que tenha algumas opções de ajuste.

Pode ser a regulagem da inclinação da tela -  a funcionalidade mais comum -, pode ser o da altura da tela, ou mesmo da orientação da tela, entre horizontal e vertical. Em alguns modelos, existe até a opção de fixar o monitor na parede.

Imagem foca em um monitor com uma base larga apoiado sobre uma escrivaninha branca e repleta de pequenos vasos de plantes, além de alto-falantes e teclado e mouse sem fio.

O suporte do seu monitor Full HD deve ser resistente, ter opções de ajuste e, principalmente, um tamanho que caiba na sua mesa. (Fonte: Sanni Sahil/ Pexels.com)

Marca

Uma boa maneira de agilizar a sua pesquisa é utilizar o "filtro" marcas de confiança. São as gigantes do setor, com maior tradição na fabricação de modelos Full HD e que, naturalmente, contam com os componentes de maior qualidade.

Sugerimos a AOC, a Samsung, a LG, a Philips, a Dell, a Acer e a ViewSonic.

(Fonte da imagem destacada: 晓天 徐/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Lucas Ayres Jornalista
Apaixonado por música, vive antenado às novas tecnologias. Escreve sobre os produtos que orbitam esse universo, e outros que deixam o dia a dia mais fácil e prático.