Ultima atualização: 28 de julho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

17Horas investidas

1Estudos avaliados

65Comentários coletados

Monitores curvos estão lenta mas seguramente monopolizando o espaço computacional nas lojas de eletrônicos. Isto porque os benefícios que eles trazem, em comparação com um monitor plano, são muito maiores. Além disso, seu preço de venda continua a cair de ano para ano, tornando-os cada vez mais acessíveis.

Neste guia de compras você descobrirá tudo o que precisa saber antes de comprar um monitor curvo. Vamos responder as perguntas mais freqüentes, detalhar os aspectos técnicos e explicar os benefícios e desvantagens. Finalmente, nós listamos os critérios a serem considerados antes de concluir sua compra. Vamos começar!




A coisa mais importante

  • Monitores curvos proporcionam uma sensação de imersão. Isto é algo que as telas planas não são capazes de oferecer. Graças à sua curvatura, que segue o campo de visão humano, as imagens parecem ter maior profundidade e são representadas com mais precisão.
  • As telas medem sua curva através de um código formado por um número e um R. Além disso, ele nos dirá a distância ideal que teremos que manter do monitor a fim de aproveitar a melhor experiência possível.
  • Existem vários tipos de monitores curvos, cada um com características diferentes. Os mais importantes são a curva, a taxa de atualização, o tipo de painel e a resolução.

Monitor curvo: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre monitores curvos

Se você é um jogador, designer gráfico ou apenas um usuário de computador padrão, há um monitor curvo que é perfeito para você. No entanto, o problema está na grande variedade de modelos no mercado, o que pode causar confusão. Portanto, nesta seção, nós explicamos tudo que você precisa saber sobre uma tela curva. Vamos começar!

Persona jugando con xbox frente a monitor curvo

A taxa de atualização, velocidade de resposta e resolução são fatores extremamente importantes se quisermos usar um monitor para jogos. (Fonte: Sam Pak: X6QffKLwyoQ/ Unsplash)

O que é um monitor curvo e como ele funciona?

Um monitor curvo é caracterizado por uma tela ligeiramente em forma de arco. Sua curva, que pode ser mais ou menos acentuada, depende de diferentes fatores. Seu objetivo é proporcionar uma maior imersão, e isso é conseguido com sua peculiar geometria. Na verdade, o arco formado pela tela emula a curva do campo de visão humano.

Além disso, esta tela permite que a distância entre o monitor e o olho permaneça constante em todos os pontos. Desta forma, a representação das imagens é mais confiável do que nos monitores tradicionais. A imersão desses monitores também se deve às suas proporções.

Por estas razões, é muito comum para aqueles que compram um monitor curvo optarem por um monitor "ultra widescreen", também conhecido como ultrawide. Estes têm a característica de não ter bordas, o que melhora a experiência de visualização. Na verdade, monitores curvos são frequentemente associados a monitores 3D. As imagens aparecem muito mais realistas do que em telas planas.

Você sabia que monitores curvos reduzem a fadiga ocular e reduzem a visão desfocada a longo prazo (1)?

Quais são os benefícios de um monitor curvo?

Monitores curvos permitem uma experiência de visualização aprimorada. Eles fazem isso de uma forma que telas planas não podem alcançar. Mas esta não é a única vantagem que estes produtos oferecem. Abaixo, veremos tanto os benefícios quanto as desvantagens desses painéis.

Vantagens
  • Maior experiência imersiva, semelhante aos monitores 3D (mas sem dores de cabeça ou óculos especiais)
  • Representação de imagem mais confiável e menos distorção
  • Redução da reflexão da luz ambiente
  • Possibilidade de multitarefa graças às suas dimensões e programas pré-instalados
  • Eles oferecem uma percepção maior do campo de visão graças à eliminação dos "pontos mortos" das telas planas
Desvantagens
  • Se a tela for muito grande, ela pode inicialmente causar vertigens
  • No caso do 21:9 é muito provável que haja jogos que não se adaptam a este tipo de formato. Portanto, você terá que jogar com 2 tiras pretas nas laterais
  • Há vários especialistas que afirmam que estas telas não são ideais para trabalhos de precisão, como design gráfico ou edição de imagens. Mas as opiniões são muito contrastantes
  • eles precisam de mais espaço em sua mesa devido à forma do arco

Que tipos de monitor curvo existem?

Nem todos usam um computador da mesma maneira. Há aqueles que preferem aproveitá-lo para suas sessões de jogo, aqueles que o utilizam para programas de design gráfico ou aqueles que o utilizam para as tarefas mais simples e mais simples. Portanto, para que as telas sejam adequadas para todos esses usos, elas devem ter características diferentes.

Abaixo, nós criamos uma tabela para agrupar monitores e suas características, de acordo com seu uso.

USO TIPO DE CURVA RESOLUÇÃO TIPO DE PAINEL FREQÜÊNCIA ACTUAL
Monitor curvo para jogos 1500R ou 1800R Entre 1080p e 2160p embora o usual seja 1440p VA, TN ou IPS dependendo se queremos mais velocidade ou imagens melhores A partir de 144Hz
Monitor curvo para programação 1500R 1080p ou 1440p é suficiente IPS se possível Pelo menos 60 Hz
Monitor curvo para design gráfico 1500R (embora muitos designers gráficos digam que telas planas ainda são melhores para este tipo de trabalho) 1440p ou 2160p IPS 60 Hz

Qual é a melhor relação de aspecto para um monitor curvo?

Monitores curvos vêm a um preço mais alto, em relação aos monitores planos tradicionais. Portanto, seria melhor se a nossa compra fosse justificada por uma necessidade real. Isto é importante destacar, pois nem sempre é uma boa idéia escolher uma tela curva sobre uma tela plana. Você terá que analisar se vale a pena gastar mais dinheiro.

Um exemplo do acima é a relação do monitor. Como você deve saber, há diferentes proporções, dependendo do que você quer usar a tela. A proporção mais comum é de 16:9. Esta é também a relação de aspecto padrão para todos os filmes e para a maioria dos videogames. Entretanto, é também o que faz você notar a menor diferença entre um monitor curvo e um plano.

Por outro lado, a situação muda completamente se você estiver procurando por uma relação de aspecto 21:9. Estes são os famosos monitores ultra-panorâmicos ou ultra-panorâmicos. A diferença entre os dois monitores é enorme. Para este tipo de monitor curvo proporciona imersão total, projetando você diretamente no jogo ou no filme. Neste caso, um painel curvo vale a pena.

Monitor curvo sobre mesa

Monitores ultra-largos ou 21:9 oferecem uma experiência muito mais imersiva do que telas planas. (Fonte: Luke Peters: rDxfSzXyBqU/ Unsplash)

Como calcular a distância ideal de um monitor curvo?

Uma das maneiras de diferenciar monitores é através do valor numérico de sua curva. Este é o fator mais importante quando se compra um monitor. As curvas mais comuns são 1500R, 1800R, 3000R e 4000R. Mas o que significa este número?

Embora possa parecer complicado, a resposta é muito simples. A curvatura de uma tela é medida pelo comprimento de seu raio em milímetros. Como sabemos, o raio é a distância entre um ponto em uma circunferência e seu centro. Portanto, se uma tela tem uma curva de 1500R, isso significa que a circunferência tem um raio de 1500 milímetros ou 1,5 metros.

Dito isto, agora é fácil calcular a distância perfeita para desfrutar plenamente dos benefícios da curvatura da tela. A distância, de fato, corresponde exatamente ao centro da circunferência. Portanto, em uma tela de 1800 R, a distância ideal será de 1,8 metros.

Monitor curvo ou monitor plano?

Como mencionado acima, nem sempre será conveniente escolher um monitor curvo em vez de um monitor plano. Portanto, para que você possa tomar uma decisão consciente e transparente, nós vamos listar os prós e os contras de ambos os tipos de monitor.
CURVED MONITOR FLAT MONITOR
PROS
  • Mais imersivo
  • Percepção mais realista da imagem
  • Maior percepção do campo de visão
  • Superfície de trabalho maior em caso de monitor ultrawide sem a necessidade de uma segunda tela
  • Menos fadiga ocular
  • Menos distorção ao escrever texto ou design gráfico
  • Mais fácil de pendurar em uma parede
  • Melhores características técnicas a paridade de preço
CONS
  • Nem todo o conteúdo está disponível em 21:9
  • Requer mais espaço na área de trabalho
  • Preço alto a paridade de características
  • Não é ideal para design gráfico
  • Menos imersivo
  • Mais distorção de imagem
  • Profundidade de imagem mais baixa
  • Aumento da fadiga ocular

Critérios de compra

Agora que já respondemos as perguntas mais frequentes sobre monitores curvos, vamos olhar para os critérios de compra. Você pode querer considerar os seguintes fatores antes de tomar sua decisão.

Tipo de curva

A curvatura da tela é um fator importante a ser considerado. Como já vimos, existem diferentes curvas no mercado. Por exemplo, o 1500R ou 1800R. Além disso, cada um deles indicará uma distância diferente, a partir da qual o monitor deve ser visto.

Portanto, a escolha de uma curva ou outra dependerá do espaço disponível que temos em nossa casa ou escritório. Por exemplo, se eu tiver uma mesa pequena, a distância para usar o teclado e o mouse será mínima. Neste caso, comprar um monitor 1800R não seria conveniente, pois eu teria que me afastar 1,8 metros da tela.

Monitor curvo

O arco formado pela tela de monitores curvos emula a curva do campo de visão humano. (Fonte: Alienware: ickPGVMMr98/ Unsplash)

Resolução da tela

Trabalhar em um monitor de 1080 pixels não é o mesmo que trabalhar em um monitor de 4K (4000 pixels). A escolha deste fator dependerá da sua necessidade de uma boa resolução. Se você planeja assistir filmes em HD, talvez um monitor de 4K seja o que você precisa. Por outro lado, tarefas típicas de escritório não requerem muita resolução, uma tela de 1080 px será suficiente.

O mesmo se aplica se você estiver procurando por um monitor curvo para jogos. Os entusiastas de jogos frequentemente usam monitores Full HD (1080 px), apesar de resoluções muito mais altas estarem disponíveis. Isto porque os monitores Full HD têm uma boa velocidade de resposta e este é um fator importante no mundo dos jogos.

Taxa de atualização

A taxa de atualização é outro fator que você pode encontrar na folha de dados de um monitor. Dependendo do propósito para o qual compramos a tela, a taxa de atualização pode ser um fator determinante em nossa decisão. Simplificando, a taxa de atualização indica o número de vezes por segundo que o monitor atualiza a imagem exibida no painel.

Por exemplo, se um monitor tem uma taxa de 60 Hz, seu painel atualiza a imagem 60 vezes por segundo. Portanto, se precisamos apenas executar programas de escritório, este fator não é muito importante. Assim, nós podemos escolher um display com uma taxa de atualização relativamente baixa.

Por outro lado, se precisarmos do monitor para atualizar a imagem muito rapidamente, para não perder nenhum detalhe, a taxa de atualização deve ser alta. Neste caso, nós recomendamos escolher um monitor com 144 Hz ou superior.

Tipo de painel

Há vários tipos de painéis dos quais são feitos os monitores, mas neste artigo vamos descrever os 3 mais usados. Estes são TN, VA e IPS. Os dois primeiros estão normalmente associados à tecnologia LED. Abaixo listamos os prós e os contras de cada um deles.

TN VA IPS
PROS
  • Preço muito baixo
  • Tempo de resposta muito rápido (1-2 ms)
  • Até 240 Hz de taxa de refrescamento
  • Perfeito para gamers profissionais
  • Melhor reprodução de cores do que o TN
  • Muito alto contraste e reprodução em preto
  • Melhor ângulo de visão do que o TN
  • 2-3 ms de tempo de resposta
  • Até 200 Hz de taxa de refrescamento
  • A renderização colorida é a melhor das 3
  • Ângulos de visão também muito bons e definitivamente o melhor dos 3
  • Perfeito para reprodução de vídeo (filmes e séries) e para trabalhos relacionados com design ou edição de fotos/vídeos
CONS
  • Muito má qualidade de cor
  • Ângulos de visão muito ruins
  • Reatividade e taxa de atualização mais lenta que as TNs
  • Muito baixa reatividade (4-10 ms)
  • Taxa de atualização de até 150 Hz
  • Reprodução negra deficiente
  • Preço muito alto

Sumário

Você já sabe tudo o que precisa saber sobre monitores curvos. Se você chegou tão longe, você também conhece os critérios de compra mais relevantes. Neste caso, nós recomendamos que você revisite as características mencionadas neste artigo e determine qual será o principal uso do seu novo display. Desta forma, você fará uma compra sensata.

Para resumir, há tanto prós como contras ao uso de displays curvos. Entretanto, o que só tem benefícios sem nenhuma desvantagem? Então, a decisão agora é sua, você se atreve a experimentar a nova fronteira da experiência visual?

Se você gostou do nosso artigo ou acha que pode ser útil para outra pessoa, sinta-se à vontade para compartilhá-lo e deixe-nos um comentário.

(Fonte da imagem em destaque: Matt Pike: b7uEFPdVQgU/ Unsplash)

Referências (1)

1. Luo G, Chen Y, Doherty A, Liu R, Shi C, Wang S, et al. Comparison of Flat and Curved Monitors: Eyestrain Caused by Intensive Visual Search Task [Internet]. Research Gate. Harvard Medical School; 2016 [cited 2021Apr].
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artículo científico
Luo G, Chen Y, Doherty A, Liu R, Shi C, Wang S, et al. Comparison of Flat and Curved Monitors: Eyestrain Caused by Intensive Visual Search Task [Internet]. Research Gate. Harvard Medical School; 2016 [cited 2021Apr].
Ir para a fonte
Resenhas