Imagem mostra um monitor curvo sobre uma mesa.
Ultima atualização: 14 de maio de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

78Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você está pensando na possibilidade de adquirir um monitor curvo? Então fique conosco e leia atentamente o nosso artigo! Nas linhas a seguir, traremos todas as informações necessárias sobre esse periférico que vem ganhando popularidade.

O monitor curvo tem vantagens principalmente para gamers e para pessoas que assistem a muitos filmes ou trabalham com edição de vídeo. Devido ao seu preço elevado, é preciso pensar bastante se a aquisição vale a pena.




Primeiro, o mais importante

  • As bordas inclinadas fazem dos monitores curvos mais agradáveis para os olhos, trazendo uma sensação de imersão incomparável. Por isso, têm a preferência dos gamers.
  • Pelo preço elevado, o monitor curvo não é tão recomendado para pessoas que não lidam frequentemente com imagens.
  • O auge da experiência com imagens pode ser alcançado com um monitor curvo Ultrawide, aliando as melhores tecnologias em imersão e fidelidade aos desenhos originais.

Os melhores monitores curvos: Nossas recomendações

Facilitando o seu trabalho de pesquisa, selecionamos com a ajuda de especialistas alguns dos principais modelos de monitores curvos disponíveis no mercado:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre monitor curvo

Chegamos ao guia de compra, o setor do artigo que tira as suas principais dúvidas sobre monitores curvos. Após a leitura, você saberá exatamente se deve ou não investir em um!

Imagem mostra um monitor curvo acima de um notebook.

O monitor curvo ajuda quem trabalha com imagens. (Fonte: Matt Pike/ Unsplash.com)

O que caracteriza um monitor curvo?

Ao contrário dos monitores tradicionais, o monitor curvo tem inclinações nas bordas que fazem dele, como o nome sugere, “curvo”.

Sua tela, portanto, não é reta, mas sim curvada na direção do usuário. É uma composição similar ao que acontece nas salas de cinema, principalmente nas de maior porte e com tecnologias mais avançadas.

Você sabia que o design curvo já era usado desde a Grécia Antiga para proporcionar melhor efeito visual às pessoas? Um exemplo é o Partenon, que segue uma curvatura similar à do olho humano.

Quais as vantagens do monitor curvo?

O monitor curvo é um periférico com vantagens e desvantagens em relação às versões retas tradicionais. Ele é indicado para situações específicas.

A curvatura do monitor ajuda a dar uma sensação de imersão superior e faz com que todo o conteúdo da tela seja visualizado com maior facilidade. É um formato que ajuda a visão periférica do ser humano.

A sensação de tridimensionalidade também cresce com o monitor curvo, levando a um aproveitamento de todos os detalhes que uma imagem pode oferecer.

É mais confortável olhar para o monitor curvo. Por outro lado, ele é bem menos prático, com possíveis conectores precisando ficar em cima ou em baixo, dificuldades de configuração de aspecto de imagem e problemas para organizar um sistema de multi-telas.

O monitor curvo só pode ser visualizado por uma pessoa por vez, já que a perspectiva de imagem sempre será diferente, e costuma ter preços muito mais caros do que os encontrados em modelos comuns.

Veja as vantagens e desvantagens do monitor curvo em uma tabela:

Vantagens
  • Oferece melhor experiência de imersão
  • É mais confortável para os olhos
  • Permite melhor visualização de imagens
  • A tridimensionalidade é melhor aproveitada
  • Combina perfeitamente com jogos
Desvantagens
  • É menos prático do que os modelos comuns
  • Configurar sistemas multi-telas é muito complicado
  • Dificulta que mais de uma pessoa acompanhe as imagens devido às diferentes perspectivas
  • Preços costumam ser muito elevados

Para quem é recomendado um monitor curvo?

Existem alguns grupos de pessoas que têm muitos benefícios ao usarem monitores curvos. Confira:

  • Gamers: O principal público-alvo do monitor curvo é o gamer. Para os jogos, a curvatura gera uma incrível sensação de imersão e leva ao máximo aproveitamento da tridimensionalidade. Quanto melhores os gráficos, melhor a superioridade da experiência em relação à dos modelos comuns.
  • Cinéfilos e seriemaníacos: Quem tem assistir a filmes e séries como principal atividade no computador também ganha muito com o monitor curvo. Ele serve como uma espécie de tela de cinema individual.
  • Editores de vídeo e animadores: O trabalho com edição de vídeo e com animação lida diretamente com imagens. Para quem deseja aproveitar ao máximo a tela e ganhar velocidade e eficiência, o monitor curvo é uma excelente opção.

Todas as pessoas que lidam com imagens com frequência ganham bastante com o monitor curvo.

Imagem mostra um PC gamer com monitor curvo.

Os monitores curvos são perfeitos para gamers. (Fonte: Alienware/ Unsplash.com)

Monitor curvo é bom para trabalhar?

Se você tem um trabalho que não se relaciona a games, filmes ou vídeos, o monitor curvo ainda traz benefícios? Vale a pena fazer o investimento?

O monitor curvo não tem tantos benefícios claros para trabalhos que não envolvem imagens.

Depende do quanto você está disposto a investir. Para fazer atividades como escrever, conferir documentos e planilhas ou participar de reuniões, as diferenças entre monitores curvos e planos não são notáveis. A diferença de preço, portanto, pode não compensar.

Ainda leve em conta que o monitor curvo reflete uma quantidade considerável de luz e, por isso, deve ser usado longe de janelas ou outras áreas iluminadas. Para trabalhar, isso acaba sendo prejudicial aos olhos e até à produtividade.

A escolha do monitor curvo para seu computador de trabalho é puramente pessoal. Há quem se sinta mais confortável com ele, há quem prefira o tipo reto ou simplesmente acredite que a diferença de preço não vale a pena.

Monitor curvo ultrawide é uma boa ideia?

Uma das tecnologias mais buscadas pelos games é o chamado “ultrawide”, ou seja, com aspecto de 21:9 em vez do tradicional 16:9. Essa alteração na proporção também é excelente para quem lida primariamente com imagens, seja em games ou em filmes.

Muitas pessoas se perguntam se vale mais a pena comprar um monitor curvo ou um ultrawide. Mas por que não ambos?

Há monitores curvos que usam a tecnologia ultrawide. Apesar dos preços serem muito elevados, eles oferecem o máximo de imersão e de qualidade de imagem para quem joga, edita vídeos ou assiste a muitos filmes e séries. Quem deseja fazer um enorme investimento deve optar por esse tipo!

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um monitor curvo

Se você já decidiu comprar um monitor curvo, é hora de escolher o modelo! Vamos discutir agora alguns critérios importantes que podem te ajudar muito!

Tamanho da tela

Para pensar no tamanho de tela ideal para seu monitor, você precisa levar em conta a distância que fica dele e o espaço disponível na mesa onde ele ficará.

Ficar próximo demais a uma tela muito grande pode ser prejudicial para os seus olhos, mas modelos muito pequenos podem perder em qualidade de imagem.

Um monitor curvo de 24 polegadas já tem o que é necessário para que você aproveite ao máximo a tecnologia. Escolha um modelo maior se a distância que você fica da tela for razoável e se existir o espaço para isso.

Imagem mostra um PC gamer com monitor curvo.

Cuidado com a distância entre seus olhos e a tela do monitor. (Fonte: Abdul Barie/ Unsplash.com)

Resolução da tela

Não adianta ter um monitor curvo com resolução abaixo da pedida pelas suas atividades. Verifique sempre se ele é 1080p, 2K, 4K ou até Full HD.

A resolução do monitor precisa ser compatível com o tamanho da tela.

É preciso também levar em conta a relação com o tamanho da tela. Quanto menor ela for, mais difícil é conseguir alcançar as resoluções esperadas. Abaixo de 24 polegadas, o 1080p, 1920 x 1080, é o mais recomendado.

Para aproveitar ao máximo resolução 4K, você precisa ter um monitor de pelo menos 32 polegadas. Abaixo disso, haverá uma perda de qualidade que fará o custo-benefício não valer a pena.

Ajustes

Confira se o monitor escolhido permite que ajustes de altura e de posição sejam feitos. Isso ajuda muito o seu conforto durante o uso e faz também com que não haja problemas mais tarde como dores no pescoço ou nos ombros.

O ajuste de altura deve ter um alcance satisfatório, permitindo até que diferentes pessoas de tamanhos distintos usem o monitor em um mesmo lugar com igual conforto. A movimentação lateral colabora para visualizações de diferentes ângulos.

Acessórios

É ótimo ter um monitor que já conte com acessórios que facilitem a sua vida em diversas ocasiões. As câmeras, o alto-falante e o microfone podem ser embutidos nos modelos e impedirem a necessidade de compra em separado.

Caso você faça muitas reuniões e videochamadas, confira se o monitor já traz uma câmera e, claro, qual a qualidade dela. O microfone pode ser útil na mesma situação. Por mais que gamers usem headsets, os alto-falantes colaboram em situações que envolvam mais de uma pessoa na sala.

Resumo

Ao permitir maior imersão no conteúdo da tela e melhor aproveitamento da tridimensionalidade, o monitor curvo se torna o modelo ideal para gamers e demais pessoas que lidam muito com imagens. Ele tem preço elevado, mas vale a pena se você se encaixa nesses grupos.

É possível aproveitar ao máximo o potencial da imagem se você escolher um modelo que também seja Ultrawide. Confira, porém, o tamanho e a resolução da tela: Ficar muito perto de um monitor enorme é prejudicial para a saúde dos seus olhos.

(Fonte da imagem destacada: Sebastien Decoret/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas