Ultima atualização: 23 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

19Horas investidas

4Estudos avaliados

83Comentários coletados

Se você está à procura de um monitor de altíssima definição, seja para trabalhar, jogar ou mesmo para ter ainda mais qualidade nos momentos de lazer, esse artigo é para você. Hoje vamos falar do monitor 4k.

O monitor 4k é o preferido de quem precisa de imagens realistas na tela do computador. E, não à toa, hoje existem modelos com diversas funcionalidades. Nesse artigo, vamos mostrar para você como escolher o melhor monitor 4k em meio a tantas opções à venda.

Primeiro, o mais importante

  • A alta densidade de pixels do monitor 4k permite que você veja detalhes impressionantes, o que é ideal para editar fotos e vídeos.
  • Por isso, o monitor 4k é útil para quem trabalha com imagens ou tem acesso a conteúdo multimídia em Ultra HD.
  • É preciso levar em conta o seu objetivo, entre outros fatores, para investir no monitor 4k mais adequado às suas necessidades.

Os melhores monitores 4k: os favoritos da nossa equipe

Quando você se propõe a comprar um monitor 4k, inevitavelmente vai se deparar com inúmeros modelos, com funcionalidades diferentes. Isso ocorre porque as fabricantes investem em opções para todos os objetivos e situações. Sendo assim, nós listamos para você os monitores 4k mais populares no momento. Veja:

Esse monitor 4k da Samsung possui base metálica e bordas finas, com tela de 28 polegadas. Compatível com PC e equipamento AV, esse modelo tem displayport 1.2 e duas entradas Hdmi. Além disso, esse monitor 4k conta com o Eye Saver Mode, recurso que reduz automaticamente a emissão de luzes azuis do monitor, protegendo seus olhos da luminosidade que causa cansaço ocular.

O equipamento mais versátil de todos

Com tela de 28 polegadas, o monitor Philips 288P6LJEB possui tela LED 4K Ultra HD, além de ser Widescreen. Esse modelo também conta com alto falantes embutidos e base ajustável SmartErgoBase, o que torna esse equipamento altamente versátil. Além disso, esse monitor possui conexões Hdmi, VGA, Display e Port e DVI.

A melhor opção para os profissionais

O monitor Professional P2415Q Ultra HD 4K da Dell é Widescreen e possui tela de 23,8 polegadas. Mais do que isso, esse monitor conta com suporte inclinável de 5 graus para frente e de 21 graus para trás, rotação, giro e ajuste de altura em 11,5 cm. Entre as conexões, destacam-se as quatro entradas USB, entre outras.

Guia de Compra

Pode parecer tarefa simples comprar um monitor 4k. Mas se você de fato deseja investir em um equipamento eficiente, funcional e durável, é importante que entenda um pouco sobre o seu funcionamento e suas características.

Para ajudar você nesse processo, preparamos esse Guia de Compra com as principais questões que podem surgir na hora de comprar o monitor 4k.

Mulher de frente para computador.

O monitor 4k pode otimizar o seu trabalho. (Fonte: Claudio_Scott/Pixabay.com)

O que é um monitor 4K?

O monitor 4K, também denominado Ultra HD ou UHD, recebe essa nomenclatura por que ele é capaz de suportar uma resolução de imagens 4K. Mas, então, você pode ser perguntar: E o que é a resolução 4K?

A resolução 4K é o padrão de alta definição de uma imagem. E a resolução de uma imagem se refere à densidade de pixels, que são pontos minúsculos que formam as imagens na tela de uma TV, monitor ou smartphone.

Os pixels, por sua vez, são organizados em linhas (largura) e colunas (altura) que, multiplicados, resultam na resolução total da imagem.

Dessa forma, quanto maior a resolução, maior será a definição e os detalhes da imagem. Por outro lado, uma imagem com resolução baixa ficará borrada e você verá menos detalhes.

A resolução de uma imagem é expressa em PPP (pontos por polegada) ou DPI (dots per inch), em inglês. Dessa forma, uma resolução 4k possui como formato padrão a largura de 3840 pixels e 2160 pixels de altura.

Para saber a quantidade total, portanto, basta multiplicar as duas medidas, chegando-se a um valor de mais de 8 milhões de pixels.

Para você ter uma ideia, o monitor com resolução de imagem Full HD, por exemplo, tem um total de 2.073.600 pixels. Ou seja, o monitor 4K tem quatro vezes mais pixels do que um Full HD.

Portanto, na prática, com um monitor 4k, as imagens ficam mais nítidas, brilhantes e com melhor variação de cores.

foco

Você sabia que é o monitor 4k IPS possui uma tela que é ainda mais eficiente na reprodução de imagens?

Isso porque IPS é uma variação da tecnologia LCD. Ou seja, a IPS faz com que o monitor possa chegar a taxas de atualização de até 240Hz, enquanto a tela convencional de LCD tem uma taxa que varia entre 60 e 75Hz.

O resultado é que o espectador terá um campo de visão maior, sem distorções e com cores ainda mais precisas.

Qual a diferença entre o monitor 4k e as resoluções HD, Full HD e 8k?

Antes que você opte por comprar o monitor 4k, vale a pena entender a diferença dele para os monitores com outras resoluções. O fato é que cada resolução se difere, basicamente, pelo número de pixels que são exibidos na tela.

Veja a seguir a quantidade padrão de pixels de cada uma das resoluções disponíveis hoje em dia:

  • HD: 1280 x 720 pixels;
  • Full HD: 1920 x 1080 pixels;
  • 2K: 2048 x 1080 pixels;
  • 4K: 3840 x 2160 pixels;
  • 8K: 7680 x 4320 pixels;

Os monitores com resolução HD, ou Alta Definição, contam com quase 1 milhão de pixels no total. Por isso, esse tipo de resolução é usado, principalmente, em monitores de formato Widescreen (16:9).

Já o monitor em Full HD possui uma qualidade de imagem superior se comparada ao HD, pois conta com mais de 2 milhões de pixels no total.

Em seguida, na ordem de evolução, temos as telas com resolução 2K, que é uma resolução intermediária entre o Full HD e o Ultra HD. Ainda assim, esse tipo de resolução não é tão facilmente encontrado no mercado.

O Widescreen tradicional, presente na maioria dos monitores, costuma se limitar a 16:9. Mas no monitor 4k Ultrawide a proporção sobe para 21:9, o que aumenta o espaço horizontal.

O fato é que a resolução em 2K é mais utilizada pela indústria cinematográfica, em telas com proporção 19:10.

Já o monitor 4K, como vimos, oferece uma qualidade ainda melhor do que as anteriores. Vale ressaltar que a resolução 4k também pode contar com proporções variadas como por exemplo, 4096 x 2160 e 5120 x 2160 pixels.

Além do monitor 4k, existe ainda a resolução 8K, que possui quatro vezes mais pixels do que a Ultra HD. Essa resolução pode ser encontrada em diferentes proporções de tela, como: 16:9; 17:9 e 21:9.

Monitor 4k: maior resolução significa imagem melhor?

Essa pergunta pode parecer confusa já que afirmamos acima que, quanto maior a resolução de um monitor, maior será a definição e os detalhes da imagem.

Mas o fato é que uma maior resolução, como é o caso do monitor 4k, não necessariamente significa que você terá imagens melhores. Isso porque a resolução sozinha não é o único fator que influencia na qualidade da imagem exibida em um monitor.

Existem muitas outras configurações como, por exemplo tamanho da tela, brilho, contraste e dinâmica de cores, que podem afetar a forma como as imagens são visualizadas.

Mulher de frente para dois monitores.

O Monitor 4k também precisa ter uma tela de tamanho adequado.
(Fonte: StartupStockPhotos/Pixabay.com)

Por exemplo, se você comparar um vídeo em resolução Full HD com um vídeo em 4K em monitores da mesma marca fabricante e do mesmo tamanho de tela, você certamente vai ver muito mais detalhes no vídeo apresentado em resolução 4K.

Mas isso só é visível porque a comparação foi realizada em monitores de mesma marca e do mesmo tamanho. Ou seja, tanto a marca fabricante quanto o tamanho em polegadas da tela também impactam na qualidade da imagem.

Dessa forma, se você comparar uma imagem em resolução 4K exibida um monitor muito grande com uma imagem em Full HD reproduzida em um monitor muito pequeno, é bem possível que você prefira a qualidade da imagem da segunda opção.

A razão para isso é que a densidade de pixels será maior na tela menor, o que provoca o efeito visual de uma definição maior. É por esse motivo, por exemplo, que ter uma tela com resolução 4K em um smartphone acaba não fazendo muito sentido.

Para quem é recomendado um monitor 4k?

São várias as situações em que você pode precisar de um monitor 4k. Por exemplo, talvez você esteja em busca de um monitor para o seu computador, ou ainda precise de uma segunda ou terceira tela para otimizar o seu trabalho.

Qualquer que seja o caso, um monitor 4K pode ser bem produtivo. Isso porque, além da alta qualidade das imagens, ele consegue exibir muitas informações ao mesmo tempo sem que haja perda dos detalhes.

Por exemplo: você pode usar uma parte da tela do monitor 4K para trabalhar e outra parte para rodar vídeos.

Dois monitores, teclado e xícara.

Quem precisa de imagens de alta definição ou até recursos como divisão de telas se beneficia com o monitor 4k. (Fonte: Picography/Pixabay.com)

Mas o fato é que o aumento de nitidez das imagens é o fator principal para que a maioria das pessoas invistam em um monitor 4K.

Então, nesse caso, além de ser altamente recomendado para quem trabalha com vídeos e imagens, o monitor 4k também pode ser interessante para quem preza pela qualidade na hora de consumir conteúdos multimídias.

Mas para ter acesso a conteúdo transmitido em resolução 4k você, necessariamente, precisa de um monitor compatível e vice-versa, além de um robusto acesso à internet.

Você precisa ter acesso a filmes, imagens ou jogos compatíveis com a resolução 4k.

Em outras palavras, não basta que o monitor tenha resolução 4K para que ele exiba imagens mais definidas automaticamente. Você também precisa ter acesso a filmes, imagens ou jogos compatíveis com a resolução 4k. E isso, infelizmente, ainda é limitado.

Além disso, o monitor 4k também pode ser interessante para games. Mas, nesse caso, os especialistas recomendam que você se certifique de que o seu computador conta com uma placa de vídeo forte o suficiente para suportar a resolução.

Quais as vantagens e desvantagens em se ter um monitor 4k?

Como vimos, são inúmeras as vantagens que o monitor 4k pode oferecer. A mais óbvia é, certamente, a alta qualidade das imagens exibidas na tela. Afinal, quanto mais pixels, melhor será a clareza, vivacidade e a nitidez das imagens.

Além disso, o monitor de resolução Ultra HD possibilita que os fabricantes invistam em tamanhos cada vez maiores, sem que haja perda da qualidade da imagem.

Dois monitores, teclado e caixas de som.

Apesar de caro, o monitor 4k oferece uma experiência muito mais realista. (Fonte: stux/Pixabay.com)

Outra vantagem é que o uso de um monitor 4k pode tornar o seu trabalho mais produtivo, além de permitir que você tenha uma experiência ainda melhor ao acessar conteúdos de entretenimento disponíveis também em Ultra HD.

Mas, como todo aparelho eletrônico, o monitor 4k não está livre de ter pontos negativos. A principal desvantagem desse tipo de monitor é que, na realidade, ainda não existem muitos conteúdos disponibilizados em 4k.

Além disso, preço do monitor 4k ainda é bastante alto. A seguir, você confere as principais vantagens e desvantagens do monitor 4k:

Vantagens
  • Alta definição de imagens
  • Aumenta produtividade no trabalho
  • Melhor experiência de visualização de imagens
Desvantagens
  • Conteúdo ainda é limitado
  • Preço é alto

Quanto custa o monitor 4k e onde comprar?

Dependendo da marca, das tecnologias e funções incluídas, assim como o tamanho da tela, o preço do monitor 4k vai variar bastante. Dessa forma, você poderá encontrar o monitor 4k custando entre R$950 e mais de R$7mil.

Para comprar, você poderá escolher entre diversas lojas, entre elas as de departamento como Ponto Frio e Lojas Americanas, ou até grandes redes de supermercado como Extra, por exemplo.

Mas, hoje em dia, é possível comprar o seu monitor 4k sem sair de casa. Para isso, nós sugerimos que você escolha lojas de renome no mercado, como a Amazon Brasil.

Critérios de compra: Como escolher o melhor monitor 4k

Agora que você já entendeu como funciona um monitor 4k e quais são suas vantagens, é preciso partir para ação e escolher o melhor modelo em meio a tantos disponíveis hoje em dia no mercado brasileiro.

Para fazer a escolha certa, nós recomendamos que você analise alguns fatores essenciais. São eles:

A seguir, nós vamos explicar cada um desses critérios em detalhes.

Compatibilidade

Sim, para ter um monitor 4k você também precisa considerar se ele é compatível com a qualidade do seu computador ou notebook.

Isso porque, com um monitor 4k, o seu computador precisará processar quatro vezes mais pixels na tela, isso é claro considerando que você vai utilizar conteúdo em 4k.

Por isso, o ideal é que seu computador ou notebook tenham um processador e uma memória RAM robustos. E essa condição também vale se você estiver à procura de um monitor 4k para games.

Menino jogando com três monitores.

Para que o monitor 4k tenham bom desempenho, o seu computador precisa ser robusto. (Fonte: ExplorerBob/ Pixabay.com)

Para jogar em um monitor 4k você vai precisar de uma placa de vídeo top de linha, já que placas mais fracas podem acabar não oferecendo o desempenho esperado.

Polegadas da tela

Outro fator que recomendamos que você observe antes de comprar o monitor 4k é o tamanho da tela, que é medida em polegadas.

Como vimos, para uma resolução 4k, quanto maior a tela melhor poderá será sua experiência. Hoje em dia, a maioria dos monitores de resolução UHD contam com telas que variam entre 15 a 29 polegadas.

Conectividade

Leve em conta também o fato de que o sistema principal para conectar um monitor 4k a um computador é o cabo HDMI. No entanto, algumas telas também permitem a conexão via portas VGA.

Outros modelos oferecem a opção de fazê-lo usando um cabo USB Tipo C. Observe que, em geral, o monitor 4k não vem acompanhado de cabos para cada uma das possibilidades.

Além da conexão entre o monitor e o computador, vale a pena observar outras conexões do dispositivo. Ter saída de áudio, por exemplo, pode ser funcional se você não quiser conectar os alto-falantes ao computador.

Monitor e teclado.

O monitor 4k pode ter diferentes conexões. (Fonte: Free-Photos/Pixabay.com)

Alguns modelos têm ainda duas portas HDMI, que podem ser essenciais caso você precisar conectar outros dispositivos ao monitor 4k, além do computador.

Vale observar também o tipo e o número de entradas USB 3.0, além de entrada para fone de ouvido e a presença ou não de alto-falantes, que dispensam o uso de caixas de som, ideal para quem tem pouco espaço.

Tecnologias adicionais

Por fim, fique atento porque cada marca vai disponibilizar funções extras diferentes. Veja as funcionalidades mais populares que você pode encontrar em monitores 4k:

  • Eye Saver Mode: Função que permite diminuir a emissão de luzes azuis, o que proporciona maior conforto e proteção aos seus olhos.
  • Divisão da tela: Alguns monitores permitem que você divida o espaço total da tela em até quatro displays, cada um com resolução full HD de 1080p.
  • SmartErgoBase: Base ajustável que permite girar o monitor, incliná-lo ou colocá-lo em diferentes alturas.

(Fonte da imagem destacada: StockSnap/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?