Imagem de um modem.
Ultima atualização: 6 de julho de 2021

Como escolhemos

21Produtos analisados

16Horas investidas

5Estudos avaliados

100Comentários coletados

A principal função de um modem é receber o sinal de internet oferecido pela operadora de telefonia e distribuir para o smartphone, tablet, notebook, vídeo game, televisão inteligente e outros dispositivos eletrônicos conectados a rede.

Como a maioria das pessoas utilizam o modem para acessar a internet banda larga na residência ou escritório, existe uma grande variedade de modelos, com diferentes propostas, como você entenderá com a leitura deste conteúdo exclusivo.




Primeiro, o mais importante

  • Existem dois modelos de modem, o modem padrão é conectado diretamente ao computador através do cabo ethernet, e o modem com roteador é aquele que distribui o sinal de internet banda larga para outros dispositivos móveis.
  • O modem recebe o sinal de internet de diferentes meios como linha telefônica, fibra óptica ou rede de dados móveis 3G ou 4G. Quem utiliza internet fibra óptica, deve escolher um modelo com conexão VDSL. Você também encontra modelos que suportam dados móveis pela rede 4G.
  • Importante mencionar que o modem com conexão 4G pode apresentar limitação no consumo de dados e instabilidade na conexão com a internet.

Melhores modelos de modem: nossas recomendações

Mencionamos anteriormente que existe uma grande variedade de modelos de modem de internet e você poderá comprovar essa informação com nossa lista de sugestões de compra abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o modem

Você precisa de uma conexão com a internet que seja estável, rápida e segura? Então você precisa de um modem com cabeamento para computador apenas, ou de um modem com roteador embutido para acessar a internet através de dispositivos móveis. Falaremos sobre os dois modelos neste guia de compra.

Imagem de uma mulher acessando internet em seu notebook.

O modem garante a estabilidade e velocidade de conexão com a internet. (Fonte: Petter Lagson/ Unsplash.com)

Para que serve um modem?

O modem é o equipamento eletrônico responsável por receber dados de internet através da rede telefônica, fibra óptica ou rede de dados móveis 3G ou 4G, e converter esses dados para a conexão com a internet utilizada pelos dispositivos eletrônicos.

O modem recebe o sinal de internet e distribui para o computador desktop, notebook, impressora, smartphone, tablet, vídeo game, smart TV e qualquer outro eletrônico.

A conexão com a rede banda larga pode oferecer menor ou maior estabilidade, velocidade e segurança, dependendo do pacote de internet contratado através da empresa provedora de internet banda larga e do modem escolhido.

Como configurar um modem?

O processo de configuração de um modem é simples e intuitivo, pois o próprio dispositivo oferece um assistente virtual ou guia ao usuário durante todo o processo de configuração, ou seja, não será necessário solicitar um técnico para auxiliar você durante o processo.

Caso você tenha alguma dúvida, recomendamos que siga este passo a passo:

  • Conecte o modem ao computador pelo cabo Ethernet ou ao celular pela conexão Bluetooth.
  • Cheque o número de IP do modem e digite este código na barra de pesquisas da internet para acessar o menu de configurações do modem.
  • Defina um apelido para sua rede Wireless e uma senha de acesso que pode ser numérica ou misturar letras e números.

Quais são os diferentes tipos de modem?

O modem é responsável pelo recebimento e transmissão de sinal de internet banda larga do provedor de internet para os dispositivos móveis conectados ao modem. Entretanto, o aparelho pode operar com tecnologias diferentes, denominadas ADSL ou VDSL.

Um pouco mais antiga, a tecnologia ADSL recebe e transmite os sinais de internet através da rede de telefonia, portanto a velocidade é um pouco inferior.

A tecnologia VDSL é transmitida através de cabo de fibra óptica, portanto a velocidade oferecida é infinitamente maior. Mas o aparelho é mais caro e a quantidade de portas de fibra óptica é limitada e em algumas regiões o serviço sequer é oferecido.

Imagem de um modem.

O modem com tecnologia VDSL é mais moderno. (Fonte: Asif Asharaf/ Unsplash.com)

Devo comprar um modem com ou sem roteador integrado?

Para quem pretende utilizar a internet banda larga apenas no computador e em nenhum outro equipamento eletrônico, recomendamos a compra de um modem tradicional, pois esse aparelho atenderá suas necessidades e custará mais barato.

Caso você queira distribuir sinal de internet banda larga em um ambiente grande, como um escritório comercial ou uma casa com dois andares, pode ser necessário comprar dois ou mais modems ou replicadores de sinal.

Neste contexto, você deve escolher um modem com roteador, ou seja, um aparelho que distribui a conexão de internet banda larga para múltiplos dispositivos, dispensando a necessidade de comprar um modem e um roteador e oferecendo praticidade para o consumidor.

Critérios de compra: como escolher o melhor modem

Não adianta contratar o melhor pacote de internet oferecido pela empresa de telefonia provedora de internet se você possui um modem básico, com tecnologia simples, menor limite de velocidade, que deve ser conectado via cabo e não oferece nenhuma conexão adicional. Para quem utiliza a internet para tudo, recomendamos comprar um modem com base nos critérios de compra abaixo:

Conexão entre o modem e o servidor

O critério de compra mais importante quando o assunto é modem de internet é a tecnologia de conexão entre o modem e o servidor, que pode ser feita através de rede de telefonia, rede de dados móveis ou fibra óptica.

Lembre-se que o modem com tecnologia ADSL oferece velocidade menor, mas algumas regiões não oferecem uma conexão com a internet veloz. Esse é seu caso? Então economize e compre um modem ADSL.

Caso sua região ofereça pontos de internet fibra óptica, sua conexão com a internet será mais veloz se você investir em um modem com tecnologia VDSL.

Quem está sempre indo de um local ao outro ou está em um lugar que não ofereça outro tipo de conexão com a internet, recomendamos a escolha de um modem que funciona com conexão a internet 3G ou 4G. A rede de dados móveis é acessada por um dispositivo pequeno, similar a um pendrive e pronto para o uso.

Imagem de um modem de internet.

A tecnologia responsável pela interação entre modem e aparelhos eletrônicos determina a qualidade do equipamento. (Fonte: Compare Fibre/ Unsplash.com)

Função roteador

Conforme mencionamos no guia de compras, alguns modelos de modem oferecem duas funções em um aparelho, pois contam com a função de modem e roteador wireless, distribuindo a conexão a internet para múltiplos dispositivos móveis.

Essa é uma opção muito interessante, pois além de concentrar duas funções em um aparelho, também é simples de configurar, ocupa pouco espaço, poupa energia elétrica e não é conectado a cabos e conexões.

No entanto, não se engane, a conexão com a internet wireless oferecida por um modem com função roteador é menos potente do que a dupla modem e roteador, pois um equipamento dedicado exclusivamente a distribuição de sinal é mais eficiente.

Conexões

Existe uma relação direta entre a potência do modem e a quantidade de conexões que este equipamento fará com seus aparelhos eletrônicos. Nesse sentido, calcule a quantidade de pessoas e aparelhos que se beneficiarão da conexão com internet banda larga.

Modelos mais básicos são indicados apenas para quem mora sozinho ou com o(a) parceiro(a) e pretende conectar poucos aparelhos na rede de internet móvel. Em qualquer outro contexto, recomendamos a compra de um aparelho com maior número de conexões.

Limite de velocidade

Antes de comprar um modem, sugerimos que você cheque a velocidade suportada pelo equipamento eletrônico, ou seja a velocidade em que os dados de internet serão recebidos e transmitidos em sua rede de internet.

Você encontra modelos que oferecem suporte para 150 Mbps ou 300 Mbps de velocidade. Importante ressaltar que a velocidade de sua internet não depende exclusivamente deste fator, mas também do pacote de internet contratado.

Quando você atinge o limite mensal de velocidade contratada em seu pacote, ocorre uma redução de velocidade drástica, portanto, fique atento no consumo de internet e priorize um pacote compatível com suas necessidades, mesmo que o preço seja um pouco mais elevado.

Resumo

Chegamos ao final de mais um guia de compras completo sobre tecnologia. No artigo de hoje, falamos sobre o modem, um dispositivo eletrônico responsável por receber e transmitir sinal de internet banda larga para o computador (modem tradicional) ou demais dispositivos eletrônicos (modem roteador).

Como você aprendeu, uma série de características deve ser analisada no momento da compra de um modem, pois o aparelho deve ser compatível com a tecnologia oferecida em sua região, bem como o pacote de internet contratado. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Compare Fibre/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas