Imagem de uma mochila de computador ao lado de alguns eletrônicos.
Ultima atualização: 2 de julho de 2021

Como escolhemos

8Produtos analisados

12Horas investidas

10Estudos avaliados

132Comentários coletados

O grande diferencial de um notebook é a portabilidade deste equipamento, que pode ser transportado junto aos periféricos como mouse e teclado para a faculdade ou trabalho em uma mochila para notebook.

Para encontrar a melhor mochila para notebook, você deve escolher um modelo com compartimento compatível com o tamanho do computador, amplo espaço interno, bolsos especiais e muito mais. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Para garantir a ergonomia, é necessário escolher uma mochila para notebook leve e com alças resistentes e acolchoadas. Importante que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal, para não prejudicar a coluna.
  • O compartimento para notebook deve ser exclusivo para o computador, pois o contato com os demais objetos pode danificar o laptop. Este compartimento deve ser acolchoado para proteger o notebook de impactos e quedas.
  • Em uma mochila para notebook, você pode transportar o computador, carregar, mouse, teclado e HD externo, além de outros objetos como cadernos e livros.

Melhores mochilas para notebook: nossas recomendações

Preparamos uma seção com os melhores modelos de mochila para notebook. São opções para todos os gostos, como mochila universitária, executiva e antifurto. Gostou de alguma desses modelos? Clique na imagem e aproveite.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre mochila para notebook

A mochila para notebook pode facilitar bastante o cotidiano de quem precisa levar o computador para estudar na faculdade ou cumprir as tarefas no trabalho, pois este modelo conta com um compartimento especial para o laptop. Continue a leitura para saber mais sobre o produto.

Imagem de uma mulher usando um notebook.

A mochila para notebook oferece mais flexibilidade para usar o computador em diferentes contextos. (Fonte: Buro Millennial/ Pexels.com)

Quais são os diferenciais de uma mochila para notebook?

Moderna, a mochila para notebook, não apenas oferece um compartimento exclusivo para seu computador, como bolsos especiais para a fonte, teclado portátil, mouse sem fio, fones de ouvido, tablet e celular.

Cada dispositivo pode ser colocado em um compartimento especial para permanecer protegido de impactos. O mais legal é que essas mochilas oferecem saída para cabo USB e para fones de ouvido. Para manter seus eletrônicos protegidos, alguns modelos oferecem proteção antifurto.

Como a mochila para notebook protege o computador?

Para que a mochila para notebook mantenha o computador protegido, é fundamental que a bolsa seja compatível com o seu computador. Quando o compartimento é menor, o computador pode riscar, e quando o compartimento é maior pode aumentar a suscetibilidade a impactos e quedas.

Além disso, a mochila para notebook possui revestimento interno acolchoado, pensado para proteger o computador de riscos. Como a bolsa é confeccionada em material anti-impacto, isso deixará seus pertences mais protegidos.

Imagem de um homem utilizando uma mochila para notebook.

A estrutura da mochila para notebook protege o computador. (Fonte: Vinta Supply Co. | NYC/ Pexels.com)

Por que devo comprar uma mochila para notebook com tecnologia antifurto?

Como você estará carregando um computador, tablet e smartphone, recomendamos fortemente que você invista em uma mochila para notebook com tecnologia antifurto.

Um modelo como esse recurso possui compartimentos e bolsos secretos e oferece a possibilidade de utilizar um ou mais cadeados para minimizar os riscos de furtos. Este modelo também é mais resistente a cortes e perfurações.

Outro diferencial da mochila antifurto é a proteção RFID, que impede que ondas eletromagnéticas sejam usadas para decodificar suas senhas e dados pessoais.

Por que comprar uma mochila para notebook impermeável?

Caso você utilize transporte público ou esteja sempre se movimentando de um lugar para o outro, recomendamos que você compre uma mochila para notebook impermeável, pois este modelo vai garantir que seu equipamento eletrônico esteja sempre em segurança.

A diferença entre a mochila para notebook impermeável e o modelo comum é que a primeira é confeccionada em materiais que não permitem que a água seja absorvida da parte externa para a parte interna da mochila.

Como escolher uma mochila para notebook compatível com seu computador?

Lembra que mencionamos que a mochila para notebook deve ser compatível com seu computador? Essa compatibilidade se refere ao tamanho do laptop em polegadas.

Um modelo pequeno é compatível com um computador com 13 a 14 polegadas, o tamanho médio atende computadores com 15 a 16 polegadas e uma mochila grande comporta modelos maiores do que 16 polegadas.

Quem deve comprar uma mochila para notebook com rodas?

Alguns profissionais viajam com frequência para atender a reuniões, eventos e congressos profissionais e precisam carregar o notebook.

Para esse grupo de pessoas, não indicamos uma mochila para notebook comum, mas um modelo com rodas, pois ao invés de carregar peso nas costas, você consegue puxar a mochila, facilitando o transporte na rodoviária, estação de trem e aeroporto.

Imagem de uma mulher puxando uma mochila de carrinho.

Quem viaja com frequência deve optar por uma mochila para notebook com rodinhas. (Fonte: Alexandr Podvalny/ Pexels.com)

Critérios de compra: Como escolher a melhor mochila para notebook

As mochilas para notebook são todas iguais, correto? Não, existe uma grande variedade de modelos que atendem a diferentes necessidades, conforme explicamos neste artigo. Para encontrar o modelo perfeito, analise os critérios de compra abaixo:

Compatibilidade com o notebook

O primeiro critério de compra é a compatibilidade entre a mochila e o notebook, segundo suas medidas em polegadas.

Você encontra modelos nos tamanhos P (para um computador com 13 ou 14 polegadas), M (notebook com 15 a 16 polegadas) e G (modelos acima de 16 polegadas). Sempre respeite essa medida, pois o compartimento não pode ficar nem apertado, nem frouxo.

Capacidade interna

Além do compartimento para o notebook propriamente dito, também sugerimos que você avalie a capacidade da mochila, medida em litros.

Um modelo pequeno, com capacidade para 15L, é ideal para carregar o notebook e periféricos. No entanto, quem precisa carregar caderno, livro, estojo e outros itens para a faculdade ou trabalho, precisa de um modelo com capacidade mínima de 20L.

Quem utiliza essa mochila em viagens a negócios, pode precisar levar alguns itens de roupa, bem como garrafa de água e snacks, portanto deve escolher um modelo com 24L ou mais.

Peso

O peso da mochila dependerá do tamanho do compartimento para notebook e da capacidade em litros e varia entre 500g e 2Kg. Recomendamos que priorize uma mochila leve, pois quando carregada, a mochila não deve pesar mais do que 10% do seu peso corporal.

Imagem de um homem carregando uma mochila.

Priorize um modelo de mochila para notebook leve. (Fonte: bruce mars/ Unsplash.com)

Organização interna

Além do volume da mochila, analise sua organização interna e invista em um modelo com diferentes compartimentos e bolsos internos, pois além do computador, você deve carregar os periféricos do computador, como mouse e teclado.

Os bolsos internos e bolsos secretos são perfeitos para guardar objetos de valor como smartphone e carteira. Alguns modelos também oferecem bolso exclusivo para chaves.

Compartimento para notebook

Alguns modelos de “mochila para notebook” oferecem apenas uma pequena divisória para armazenar o computador e não oferecem qualquer segurança ao aparelho que pode ser danificado com relativa facilidade.

Fuja desses modelos, procure um modelo com compartimento fechado, acolchoado e isolado dos demais compartimentos e bolsos.

Material

Você encontra a mochila para notebook em diferentes materiais, geralmente sintéticos, como o nylon e o poliéster que além de tecidos leves, são resistentes, oferecem boa durabilidade, facilidade de higienização e preço baixo.

Você também encontra opções em EVA e polietileno que são pré-moldadas. Alguns modelos são confeccionados em couro, um material mais sofisticado, resistente e também mais caro. Certifique-se que a mochila em questão ofereça proteção contra cortes e perfurações.

Imagem de uma mochila para notebook.

Você encontra a mochila para notebook confeccionada em diversos materiais. (Fonte: Andrew Neel | NYC/ Pexels.com)

Conjunto de alças

Quando a mochila para notebook está cheia, o acessório pode ficar bem pesado, nesse sentido, é fundamental comprar um modelo com alças resistentes, altura regulável e revestimento acolchoado.

Essas características garantem a segurança dos pertences, mobilidade, ergonomia e conforto do indivíduo. Escolha também um modelo com as costas acolchoadas e nunca deixe a tela do computador encostada nas costas da mochila, para evitar danos.

Impermeabilidade

Por último, mas não menos importante, escolha um modelo de mochila para notebook impermeável. Um modelo desses protege seus pertences da garoa e chuva, pois impede que a água seja absorvida pelo tecido.

Alguns modelos são confeccionados em material impermeável e outros oferecem uma capa que deve ser colocada na mochila sempre que estiver garoando ou chovendo e removida em sequência.

Resumo

Uma mochila para notebook é importante para quem utiliza o computador na faculdade, trabalho ou em viagens a negócios, pois mantém o computador e os demais equipamentos eletrônicos em segurança.

Para quem viaja, recomendamos um modelo com rodas, para quem não viaja, um modelo comum é ideal. Analise os produtos em nossa lista com sugestões de compra e invista em uma mochila dessas.

(Fonte da imagem destacada: Nikolay Tarashchenko/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas