Ultima atualização: 20 de outubro de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

21Horas investidas

9Estudos avaliados

73Comentários coletados

Nos últimos anos, o mercado de telefonia móvel mudou consideravelmente. A forte entrada de fabricantes chineses aumentou substancialmente o número de modelos disponíveis. Esta é sem dúvida uma grande vantagem para os compradores, que encontram uma escolha muito mais ampla e às vezes a um preço melhor.

Portanto, muitas vezes é possível encontrar telefones celulares com características quase idênticas aos modelos topo de gama a preços muito mais baixos. Entretanto, nem sempre é fácil decidir qual dispositivo comprar. Acima de todos os outros critérios, é importante ser claro sobre o uso pretendido do telefone celular.




O mais importante

  • Os telefones celulares de hoje nos permitem desfrutar da Internet na palma de nossas mãos a qualquer hora e em qualquer lugar. Desta forma, podemos experimentar a possibilidade de nos comunicarmos com nossos entes queridos onde quer que estejamos e podemos acessar todas as informações na rede instantaneamente, com a grande vantagem que isso implica.
  • Existem telefones celulares para todos os tipos de usuários, sejam eles jovens, velhos ou idosos. Há aqueles com um perfil mais orientado para o lazer, outros mais focados nas funções de comunicação mais básicas e também há projetos projetados para aplicações profissionais.
  • Ao comprar um telefone celular, a primeira coisa a se pensar é para que você vai usá-lo. Caso contrário, em um nível técnico, os dois componentes que têm maior influência no desempenho são o processador e a memória RAM.

Ranking: Os melhores celulares do mercado

Aqui está o nosso ranking dos cinco celulares que atualmente oferecem a melhor relação custo-benefício. Nós o compilamos levando em conta as diferentes necessidades dos diferentes usuários potenciais. É claro, todos eles são dispositivos de primeira linha que garantem excelente desempenho.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre celulares

Se você está pensando em comprar um celular, é essencial que você conheça uma série de perguntas básicas que podem ajudá-lo a fazer a escolha certa. Tenha em mente que há uma variedade crescente de modelos com características e características muito diferentes. Por esta razão, nesta seção nós pretendemos esclarecer as principais dúvidas que você possa ter.

Moviles

Os telefones celulares são dispositivos eletrônicos para comunicação através de redes telefônicas e da Internet. (Fonte: Maliha Mannan: 8gn_WhKv8Ns/ Unsplash.com)

O que são exatamente telefones celulares?

Os telefones celulares são dispositivos eletrônicos para comunicação através de redes telefônicas e da Internet. Hoje, eles oferecem uma grande variedade de funções como tirar fotografias, gravar vídeos, jogar videogames com alta capacidade gráfica, jogar música ou filmes, pagar em lojas e muito mais.

Apesar de serem dispositivos pequenos, a tendência atual é para modelos com telas cada vez maiores. Além disso, sua evolução os está levando a oferecer continuamente novas funcionalidades. Assim, eles se tornaram uma ferramenta essencial para comunicação e socialização, assim como para o lazer e aplicações profissionais.

Quais são as vantagens e desvantagens dos telefones celulares?

Ter um telefone celular oferece uma série de vantagens importantes. Para começar, ele permite que você se mantenha conectado à Internet, para que você possa navegar por sites, ler as notícias ou usar sites de redes sociais. Eles também têm um grande número de aplicações, muitas delas gratuitas.

Com eles, você pode jogar videogames, ouvir música e assistir a filmes ou séries. Eles também têm câmeras muito poderosas com as quais você pode tirar fotos ou gravar vídeos. No entanto, os melhores modelos podem ter um preço superior a 1.000 euros. Em qualquer caso, como você pode ver na tabela abaixo, as vantagens compensam as desvantagens.

Vantagens
  • Você pode estar sempre conectado à Internet
  • Você pode se comunicar com seus entes queridos através de redes sociais
  • Eles têm uma grande variedade de aplicações, muitas delas gratuitas
  • Eles têm câmeras fotográficas e de vídeo poderosas
  • Hoje em dia, você pode pagar com eles nas lojas
  • Há muitos modelos diferentes com preços e características diferentes
  • Há um grande número de jogos gratuitos
  • Eles permitem que você veja séries e filmes em qualquer lugar
  • Você pode ouvir música com eles
  • Eles têm GPS integrado
Desvantagens
  • Os melhores modelos têm preços muito altos
  • Você precisa carregar a bateria continuamente
  • Eles podem se tornar viciantes

Para quem é aconselhável comprar um telefone celular?

Atualmente, um telefone celular é realmente útil para todos, seja para tarefas básicas como fazer e receber chamadas telefônicas ou enviar mensagens, ou para aproveitar as infinitas possibilidades que ele oferece, como navegar na Internet, checar e-mails, assistir séries ou filmes, jogar videogames e até mesmo pagar em lojas.

Afinal, os telefones celulares têm uma infinidade de aplicações, tanto para comunicação como para lazer e até mesmo a nível profissional. Há um telefone celular para cada tipo de usuário, mesmo para pessoas mais velhas. Eles são particularmente práticos para viajar graças a aplicativos como o Google Maps ou a possibilidade de ter seu cartão de embarque em seu celular.

Moviles

Os celulares têm uma grande variedade de aplicativos, muitos dos quais são gratuitos.(Fonte: Freestocks Org: m7zKB91brGo/ Unsplash.com)

Que tipos de celulares existem?

Atualmente, os celulares são normalmente divididos em aparelhos de baixa, média e alta gama. Certamente, a linha entre uma faixa e outra é bastante indefinida. Em qualquer caso, é verdade que a diferença é geralmente marcada tanto pelo preço de venda quanto pelos recursos oferecidos pelo telefone celular.

caracteristicas Low-end Mid-range High-end
Price É possível encontrar terminais com preços em torno de 100 euros Modelos Mid-range podem ser encontrados dentro de uma ampla faixa de preços Seu preço pode exceder 1.000 euros
Desempenho Eles têm especificações muito básicas. Eles têm RAM de 2GB, 3GB ou no máximo 4GB. Processadores Snapdragon série 600 ou Kirin série 700 em geral, estes são dispositivos versáteis e poderosos com câmeras muito decentes. Tela Full HD+, processadores Snapdragon série 700 e uma boa bateria com carga rápida eles oferecem o mais alto desempenho. Memórias UFS, processadores como o Snapdragon 845 ou um Kirin 980 e especialmente as câmeras mais avançadas.
destino Destinam-se a usuários que só precisam de um celular com as funções mais básicas e que tenham um orçamento muito limitado A faixa média é o principal campo de batalha dos fabricantes de celulares, pois é onde se concentra a maioria das vendas Destinam-se principalmente a pessoas que querem ter a tecnologia mais recente e que querem garantir que eles tenham um celular que não esteja desatualizado em dois anos.
Modelos Xiami Redmi 5A.Honra 10 Lite. Jogo de Honra.
Pixel 3a.
Samsung Galaxy A70.
Apple iPhone XS / XS Max.
Google Pixel 3 XL.
Samsung Galaxy S10+.
Huawei P30 Pro.

.

O que é tecnologia NFC em celulares?

A tecnologia NFC permite que você pague com seu celular em lojas de uma maneira conveniente, fácil e segura. A tendência é que no futuro, praticamente todos os telefones celulares serão habilitados para NFC. E como é uma tecnologia que pode ser encontrada em celulares de todas as faixas, vale a pena optar por um modelo que a inclua.

Critérios de compra

Naturalmente, ao comprar um telefone celular você deve levar em conta alguns critérios de compra. Portanto, nós compilamos uma lista do que consideramos ser o critério mais importante. É claro, nós incluímos as especificações técnicas mais relevantes. Esperamos que você o considere útil e que ele o ajude a fazer a escolha certa.

Como você usará seu telefone

Não adianta comprar um telefone celular de alta qualidade e gastar mais de 1.000 euros se você só vai usá-lo para se comunicar via redes sociais, navegar na Internet e tirar fotos de vez em quando. Um caso diferente é se você vai usar o telefone intensamente, seja para lazer ou para trabalho. Especialmente se você quiser usá-lo para jogar jogos de vídeo exigentes, tirar fotos de alta qualidade ou gravar vídeos de alta resolução. Além disso, os celulares high-end garantem uma vida útil mais longa. Da mesma forma, se você vai usar seu telefone diariamente, você vai querer um telefone com uma boa duração da bateria. Os telefones celulares têm câmeras fotográficas e de vídeo poderosas. (Fonte: Paul Hanaoka: HbyYFFokvm0/ Unsplash.com)

Sistema operacional

O sistema operacional é o software que gerencia os programas e aplicativos, assim como os recursos do telefone celular. É também a interface através da qual você interage com o seu dispositivo. Daí a sua importância especial. Em geral, Android e iOS são ambos excelentes sistemas operacionais, então idealmente você deve escolher aquele que melhor lhe convier. Tenha em mente que existem diferentes versões de cada uma e, especialmente nos dispositivos Android, você nem sempre poderá desfrutar da versão mais atualizada. Ao comparar os dois sistemas operacionais, é aconselhável olhar para aspectos como o consumo de bateria, a quantidade e qualidade das aplicações disponíveis e a segurança.

Tela

A tela móvel é o componente que você mais vai usar. Isto lhe dá uma idéia da sua importância. Você deve levar em conta seu tamanho, seu material, a resolução da imagem e a porcentagem de tela utilizável. Este último deve ser superior a 80%. Além disso, se você quiser desfrutar de uma melhor qualidade de imagem, opte por uma com tecnologia HDR. Em termos de resolução, ela deve ser pelo menos Full HD. Em termos de formato de tela, os painéis OLED oferecem a melhor qualidade de imagem e eficiência energética. O tamanho da tela depende principalmente de suas preferências. Em qualquer caso, nosso conselho é ir para telas de 6" ou maiores. "Nós sabíamos que a invenção acabaria se tornando muito popular, mas eu nunca pensei que veria em minha vida que haveria bilhões de celulares. Muito menos que os telefones viriam a incluir telas LCD, microprocessadores, a Internet ou câmeras digitais. Porque todas essas coisas que agora carregamos em nossos bolsos simplesmente não existiam em 1973.

Processador

O processador tem uma grande influência sobre o desempenho do telefone celular. Para começar, o número de núcleos disponíveis é decisivo para multitarefas. Ele também desempenha um papel importante no processamento das imagens capturadas pela câmera. E, claro, para aplicações de realidade aumentada e para jogar os jogos de vídeo mais poderosos. A importância do processador é sentida em praticamente todas e cada uma das funções do telefone celular. Em geral, é importante olhar para o número de núcleos que ela tem e seu desempenho em GHz. Atualmente, o fabricante líder do processador é a Qualcomm e seu modelo mais poderoso é o Qualcomm Snapdragon 855.

RAM

Se, como já dissemos, o processador é um componente fundamental no desempenho do telefone celular, a verdade é que a memória RAM não está muito atrás. Sua função é armazenar as instruções que o processador executa. Em particular, ele desempenha um papel fundamental no multitarefa, pois é responsável pelo gerenciamento das aplicações de fundo. Em geral, quanto mais melhor, especialmente se você quiser jogar videogames muito exigentes. Neste sentido, atualmente já é possível encontrar telefones celulares com 12 GB de RAM. Entretanto, se você vai usar o telefone celular para navegar na Internet e se comunicar através de aplicativos de mensagens, 2 GB podem ser suficientes. Os telefones celulares permitem que você assista a séries e filmes em qualquer lugar. (Fonte: Youssef Sarhan: tze1kKj7Lgg/ Unsplash.com)

Câmera

Câmera, ou melhor, câmeras, deve-se dizer, porque quase todos os aparelhos vêm com mais de uma câmera. Acima de tudo, não fique pendurado em megapixels. Mais nem sempre é melhor neste caso. Preste mais atenção à abertura, que é indicada pelo número f. Quanto menor o número f, mais luz o sensor pode captar e melhor a qualidade das lentes, o que em última análise significa melhor qualidade de imagem. Por outro lado, se você quiser um telefone que ofereça ótimo desempenho fotográfico, é importante que ele tenha várias câmeras traseiras com lentes diferentes: um grande ângulo, uma lente de zoom e uma câmera principal.

Capacidade de armazenamento

Quanto mais capacidade de armazenamento o celular tiver, mais aplicativos e jogos você poderá instalar e mais fotos, vídeos, músicas e filmes você será capaz de armazenar em sua memória. Além disso, também é importante levar em conta as possibilidades de expansão via cartão microSD. Se você for usar o telefone celular para as tarefas mais básicas, 64 GB podem ser suficientes. Entretanto, atualmente você deve começar a pensar em capacidades de armazenamento de 128 GB ou mais. Ainda mais, uma vez que o próprio sistema operacional requer uma parte significativa do mesmo. "Nossos medidores de eletricidade, talvez nossos sapatos ou mesas, todos os tipos de coisas serão inteligentes e estarão enviando dados ao nosso redor".

Conectividade

Os celulares não são apenas sobre Wi-Fi e Bluetooth. Também é essencial, como mencionamos anteriormente, que ela tenha uma conexão NFC. Por outro lado, é importante ter em mente que muitos fabricantes estão eliminando a conexão da tomada de fone de ouvido de seus dispositivos. Para o futuro, você pode estar interessado em optar por um modelo que suporte redes 5G, embora por enquanto demore algum tempo para ser implementado. Entretanto, a menos que seu orçamento seja muito apertado, você pode querer optar por um modelo que suporte 4G. Você também deve considerar uma porta USB Type-C, Wi-Fi dual-band e Bluetooth 5.

Bateria

Quando se trata de telefones celulares, há apenas uma experiência mais frustrante do que ficar sem cobertura, e que é ficar sem bateria. Particularmente quando você está em busca de uma comunicação importante. Por esta razão, é essencial que você considere a duração da bateria ao escolher um telefone celular. A capacidade da bateria é medida em milliampere horas (mAh). Em última análise, a vida útil da bateria dependerá de fatores como a forma como você usa seu telefone, sua eficiência energética e o tamanho de sua tela. Em qualquer caso, no momento, você não deve escolher um com capacidade inferior a 3.500 mAh. E, é claro, um que tem um sistema de cobrança rápida.

Resumo

Felizmente, existe uma grande variedade de telefones celulares com preços e recursos para atender às diferentes necessidades dos diferentes usuários. Embora esta seja uma grande vantagem, também pode ser uma grande desvantagem dado o número avassalador de opções disponíveis. Ao escolher qual modelo comprar, você deve considerar como você vai usá-lo. Você também deve escolher com uma certa previsão para garantir que você possa desfrutar de seu telefone por tanto tempo quanto possível. O processador e a RAM são os componentes-chave juntamente com a tela e o sistema operacional. Finalmente, se você achou este guia útil em seu processo de seleção, por favor, sinta-se à vontade para nos deixar um comentário ou compartilhá-lo em mídias sociais. (Fonte da imagem em destaque: Freestocks Org: L5DxWLmywmM/ Unsplash.com)

Resenhas