Imagem mostra uma câmera digital montada para uso.
Ultima atualização: 1 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

20Horas investidas

4Estudos avaliados

72Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você deseja comprar uma câmera nova e quer saber se escolher uma mirrorless é uma boa ideia? Fique conosco! A seguir, nós traremos as principais informações que te ajudam a fazer a melhor aquisição!

Câmeras mirrorless são uma opção às DSLR e possuem vantagens por serem mais leves, menores e de manuseio mais fácil. No decorrer do nosso artigo, você aprende as principais diferenças e aprende como encontrar o modelo que mais te agrada.




Primeiro, o mais importante

  • Há modelos de câmeras mirrorless para iniciantes e para profissionais. Elas funcionam de maneira diferente do que as DSLR, mas também produzem incríveis imagens.
  • Quem procura uma câmera profissional para fazer vídeos tem muito a ganhar com uma mirrorless. A facilidade de locomoção e a leveza a tornam muito versátil.
  • Dentre as desvantagens tradicionais de câmeras mirrorless estão o visor e a bateria. Pesquise se os modelos de sua preferência conseguem se destacar em tais categorias.

As melhores câmeras mirrorless: Nossas recomendações

O mercado brasileiro oferece várias mirrorless de qualidade. Nós conversamos com profissionais e selecionamentos algumas das que mais se destacam:

Guia de compra: Tudo o que você precisa saber sobre câmeras mirrorless

Afinal, o que é uma câmera mirrorless? O que ela te oferece de diferente? É ideal para iniciantes e para profissionais? O nosso guia de compra traz todas as respostas!

Imagem mostra uma pessoa segurando uma câmera com o visor aberto.

Muitos fotógrafos profissionais usam câmeras mirrorless.(Fonte: Luke Lung / Unsplash.com)

O que é uma câmera mirrorless?

Mirrorless (do inglês, sem espelho) é um tipo de câmera que compete no mercado com as DSLR pela preferência dos profissionais.

Para entender o que é uma mirrorless, é preciso saber o que é uma DSLR: A sigla significa “Digital Single Lens Reflex”, ou “reflexo digital de uma só lente”. O funcionamento é através de um sistema interno com prisma e espelho que reflete a imagem para o visor e, após o clique, para o sensor.

A composição interna de uma câmera mirrorless, por sua vez, elimina esse sistema complexo de prismas e espelhos, e a imagem vai diretamente para o sensor e o visor.

Portanto, trata-se de um tipo de câmera com funcionamento mais simples e que consegue ganhar outras vantagens por isso, como menor tamanho e peso.

Você sabia que câmeras mirrorless são muito mais novas do que as DSLR, com a primeira começando a ser comercializada apenas em outubro de 2008?

Câmeras mirrorless e DSLR: Quais as diferenças?

A questão mais importante para entusiastas de fotografia ou fotógrafos profissionais é o que difere câmeras DSLR e mirrorless. Existem várias categorias importantes para análise.

Por não possuírem o sistema interno de prismas e espelhos, câmeras mirrorless são mais leves e compactas. Assim, são ideais para quem as carrega muito e para fotógrafos de rua, por exemplo. Outra clara vantagem é a melhor precisão do que se vê no visor em relação ao que sairá na foto.

O preço de uma câmera mirrorless pode ser um pouco menor do que o de uma DSLR do mesmo nível, mas a diferença não é considerável.

A DSLR é melhor para quem já está acostumado com ela e com a forma de manuseio. Pode ser que o peso e o tamanho não sejam problemas para vários profissionais. Outra questão importante é a maior variedade de lentes disponíveis, importante em vários trabalhos.

Veja uma tabela que compara câmeras DSLR e mirrorless:

Câmera DSLR Câmera mirrorless
Tamanho e peso Maior e mais pesada Menor e mais leve
Visor Pode ser usado a qualquer momento, menos fiel à realidade Pode ser usado apenas com a câmera ligada, mais fiel à realidade
Lentes Há um grande número de lentes disponíveis Há um pequeno número de lentes disponíveis
Vídeos É boa para vídeos É muito boa para vídeos
Bateria Tem boa resistência Tem resistência ruim

Câmeras mirrorless são boas para iniciantes?

Se você almeja um dia ser um fotógrafo profissional ou se quer apenas fazer fotos casualmente, mas com uma câmera de alta qualidade, uma mirrorless faz até mais sentido do que uma DSLR.

Por ser uma câmera de manuseio mais fácil, mais leve e menor, ela atende com facilidade aos requisitos de quem quer aprender a fotografar com calma ou apenas registrar seus momentos marcantes.

Da mesma forma que acontece com as DSLR, é possível encontrar modelos de câmeras mirrorless mais básicos, ideais para quem ainda não quer tantos recursos, e mais baratos, enquanto outros são complexos e indicados para profissionais.

Uma câmera mirrorless de entrada pode ser ótima para quem deseja dar os primeiros passos no mundo da fotografia!

Imagem mostra uma câmera digital em destaque.

Câmeras mirrorless são mais compactas do que as DSLR. (Fonte: Ryan Lansdown / Pexels.com)

Câmeras mirrorless são boas para profissionais?

Dependendo do tipo de fotografias que um profissional faz e do local que ele trabalha, a câmera mirrorless é, sim, uma ótima escolha.

Câmeras mirrorless são ótimas também para videomakers.

Nós recomendamos que você opte pela mirrorless principalmente se costuma se locomover muito com a câmera, se visita clientes ou se tem o hábito de se movimentar durante as sessões de fotografia. Quem também é videomaker ou youtuber tem na mirrorless uma opção válida.

O problema da câmera mirrorless é para fotógrafos que precisam trocar de lentes com frequência ou que fazem fotos que saem melhores com lentes especiais como grandes angulares e teleobjetivas. As DSLR ainda possuem ampla vantagem no quesito.

É importante que você seja um fotógrafo versátil e capaz de reconhecer quais equipamentos são melhores em quais situações. Se possuir câmeras de tipos diferentes não for uma possibilidade devido aos altos custos, é ideal entender se DSLR ou mirrorless faz mais sentido para a sua carreira desejada.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma câmera mirrorless

Com todas as informações que passamos, é possível que você deseje comprar uma câmera mirrorless. É hora, então, de conhecer os critérios técnicos que te ajudam a escolher o modelo ideal!

Visor

O visor é um dos principais pontos de diferenciação das câmeras mirrorless. Em alguns modelos, ele nem sequer existe, e em outros pode ser atrasado em relação à realidade, o que é ruim para vídeos ou fotografias em movimento.

Como já mencionamos, visores das câmeras mirrorless são mais precisos do que os da DSLR em relação ao enquadramento. Para aproveitar essa vantagem, porém, você precisa analisar o que o modelo escolhido apresenta no quesito.

Imagem mostra uma câmera junto com três lentes diferentes.

Câmeras mirrorless não possuem tantas opções de lentes como as DSLR. (Fonte: Tim Gomes / Pexels.com)

Lentes compatíveis

Dentre as principais desvantagens das câmeras mirrorless está o menor número de lentes compatíveis em relação às DSLR. Caso você opte por um modelo de uma marca líder do mercado fotográfico, como Canon, Fuji ou Nikon, é possível diminuir o impacto do problema.

Algumas marcas oferecem adaptadores de lentes para câmeras mirrorless.

Caso a troca de lentes seja uma questão importante para você, analise se o modelo escolhido possui tais acessórios disponíveis para troca, principalmente os que mais gosta ou precisa para as fotografias que costuma tirar.

Uma opção é usar um adaptador de lentes para mirrorless, disponível em algumas marcas. Porém, muitas vezes ele não possui muita qualidade e as fotografias tiradas com ele passam muito longe do ideal.

Recursos disponíveis

Fotografar em alto nível não é fácil. Você precisa de estudo e de conhecimento técnico. Quanto mais profissional é uma câmera, maior é o número de recursos que ela oferece.

Câmeras mais simples ajustam questões como foco e entrada de luz de maneira automática, fazendo com que um fotógrafo iniciante não se preocupe com elas. Mas quem pretende crescer na área, deve saber tirar o equipamento do automático e colocar no ajuste manual.

Nesse momento, quanto mais recursos e autonomia ao fotógrafo a câmera oferece, melhor. Veja as especificações da câmera e preste atenção em quais são os recursos disponíveis!

Bateria

Como câmeras mirrorless gastam muito mais bateria do que as DSLR, você precisa observar qual é a capacidade e qual a autonomia que o modelo escolhido oferece.

Compare as baterias das câmeras que mais te interessam e lembre-se que essa é uma questão muito importante, uma vez que pode ser a diferença entre a seu equipamento não aguentar quase nenhum tempo de uso ou te deixar trabalhar com tranquilidade.

Resumo

Câmeras mirrorless podem ser de nível profissional ou iniciante e concorrem com as DSLR no mercado. Elas possuem vantagens como serem mais compactas e leves e desvantagens como bateria de capacidade inferior.

Fotógrafos que gostam de equipamentos leves, que fazem muitas fotos na rua ou em lugares distantes e que desejam maior fidelidade entre visor e imagem final podem optar pelas câmeras mirrorless. A diferença nos preços não é significativa.

(Fonte da imagem destacada: Visually Us / Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas