Imagem de um mini teclado.
Ultima atualização: 2 de julho de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

15Horas investidas

8Estudos avaliados

115Comentários coletados

O teclado é um dos periféricos mais importantes em um computador, tanto que existe uma grande variedade de modelos como teclado tradicional, mecânico, ergonômico e mini teclado.

Indicamos o mini teclado para quem utiliza diversos dispositivos como desktop, notebook, tablet, videogame e smart TV. Você encontra este modelo na versão sem cabo, ideal para quem precisa transportar o periférico. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Para encontrar o melhor mini teclado, você deve analisar as dimensões, formato, conjunto de teclas, conectividade, entre outras características.
  • Você não pode esquecer de analisar o padrão de linguagem do teclado, bem como o modo de funcionamento do mesmo.
  • O mini teclado pode ser utilizado com um desktop, notebook, videogame, tablet ou smartphone. Outra opção é utilizá-lo como um controle remoto de smart TV.

Melhores modelos de mini teclado: nossas recomendações

O mini teclado é uma das melhores inovações quando falamos em periférico, pois é compacto, portátil, pode ser usado com diferentes equipamentos e você encontra opções em diferentes estilos. Abaixo, preparamos uma lista com os melhores modelos de mini teclado do momento:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o mini teclado

Escolher um mini teclado pode ser mais difícil do que escolher um modelo tradicional, pois você precisa analisar um conjunto maior de características. Continue a leitura para saber mais sobre este periférico.

Imagem de uma mulher utilizando um mini teclado.

O mini teclado é um periférico muito versátil. Fonte: RODNAE Productions/ Pexels.com

Quais são as vantagens e desvantagens de um mini teclado?

Muitas vantagens estão associadas a um mini teclado, sendo a principal a portabilidade deste periférico que é pequeno, leve e não possui cabo.

Outra vantagem deste modelo é a versatilidade do periférico, que pode ser usado com um tablet, computador desktop, notebook, videogame, smart TV e outros acessórios.

No entanto, o tamanho do equipamento pode ser considerado uma desvantagem para pessoas que têm mãos e dedos grandes, pois as teclas e touchpad pequenos dificultam a digitação.

Não podemos esquecer que como um mini teclado geralmente possui funcionamento através de Bluetooth, pode ocorrer certa interferência no alcance do equipamento, dependendo da distância.

É melhor comprar um mini teclado com ou sem fio?

Você encontra o mini teclado com cabo USB ou conexão Bluetooth. A segunda opção é ideal para quem prioriza a mobilidade, pois permite que o teclado seja utilizado a uma distância de até dez metros do equipamento.

Em contrapartida, um mini teclado com cabo USB não possui bateria integrada, portanto, você não precisa lembrar de carregar o equipamento e não corre o risco de não poder utilizar o teclado por falta de bateria.

Quais são os diferentes modelos de teclado e qual escolher?

Existem quatro modelos de teclados: tradicional, gamer, ergonômico e mini teclado. Conheça as características de cada modelo e escolha a opção ideal para seu computador ou outro aparelho eletrônico:

  1. Teclado tradicional: oferece todos os recursos que você precisa no cotidiano como botões de atalho, controles de mídia e teclado numérico que pode ser integrado ou dedicado. Este modelo não possui comandos especiais ou adaptações.
  2. Teclado gamer: Este modelo é diferente devido ao conjunto de teclas mecânicas que proporcionam diferentes sensações quando clicadas, retroiluminação e atalhos especiais que ajudam no jogo. O teclado gamer é resistente e um pouco mais caro que os demais.
  3. Teclado ergonômico: Para quem passa horas utilizando o computador para trabalhar ou estudar, indicamos o teclado ergonômico, pois este modelo possui curvas especiais e apoio para elevar as mãos, prevenindo problemas decorrentes da falta de ergonomia.
  4. Mini teclado: O teclado portátil possui dimensões reduzidas. Você encontra opções com touchpad integrado que dispensa o uso do mouse e adiciona ainda mais praticidade no cotidiano.
    Este modelo oferece apenas as teclas essenciais, o teclado numérico fica na parte direita para não ocupar muito espaço e alguns modelos são dobráveis. Pode ser utilizado com desktop, notebook, tablet, videogame e smart TV.

Encontro mini teclado ergonômico?

O mini teclado está disponível nas versões tradicional, ergonômico e gamer. Um modelo ergonômico é ideal para quem utiliza o computador para trabalhar, pois o periférico favorece a boa posição dos punhos, mãos e dedos.

Este modelo oferece teclas macias e com o distanciamento de cerca de 0,4 cm entre elas, formato diferenciado para acomodar os punhos e modelos especialmente desenvolvidos para canhotos e destros.

Imagem de uma mesa de trabalho.

O mini teclado é uma opção excelente para quem precisa de mobilidade. (Fonte: theglassdesk/ Pixabay.com)

Critérios de compra: Como escolher o melhor mini teclado

Sem dúvidas, o mini teclado é uma excelente aquisição. Mas antes de comprar um desses, você precisa analisar e comparar algumas características que influenciam diretamente na usabilidade de finalidade de uso do periférico, como os critérios de compra listados abaixo:

Método de detecção das teclas

Quando falamos em método de detecção das teclas, existem três modelos de mini teclado no mercado: membrana, semi-mecânico e mecânico, que são diferentes de acordo com o modo em que as teclas são acionadas. Conheça as características de cada um deles abaixo:

  • Teclado de membrana: possui estrutura simples, com membrana de borracha que é colocada embaixo das teclas. Quando uma tecla é acionada, ocorre contato com a membrana inteligente que envia sinais para o computador. Este modelo não oferece tanta precisão quanto os demais e é um pouco mais fraco.
  • Teclado semi-mecânico: Oferece a qualidade de um teclado mecânico a um preço mais acessível. Possui a tecnologia de teclado de membrana mas emite os sons das peças. Alguns modelos são híbridos e contam com teclas WASD mecânicas.
  • Teclado mecânico: cada tecla possui funcionamento individual e quando é pressionada, ocorre a ativação de um mecanismo chamado switch e o sinal é enviado pelo computador. Diferentes grupos de teclas switch possuem determinadas características. Este modelo é indicado para gamers ou quem precisa de comandos mais rápidos do computador.

Padrão de linguagem

Você encontra modelos de mini teclado configurados para o português em dois padrões de linguagem distintos, sendo ABNT ou ABNT 2. Você também encontra modelos de mini teclado configurados para a língua inglesa que podem ser usados facilmente.

Caso você priorize comodidade, recomendamos que você cheque os atalhos oferecidos em seu mini teclado. Sugerimos que você escolha um modelo que ofereça teclas dedicadas para o controle do brilho da tela e volume.

Alcance do teclado

A maioria dos modelos de mini teclado possuem conexão Bluetooth, nesse sentido é fundamental analisar dois fatores. O primeiro deles é a versão do Bluetooth, que varia de um a cinco, sendo um mais antigo e cinco mais moderno.

Quando o modelo em questão possui versão de Bluetooth antiga, pode ser prejudicado por interferências.

Outro fator é o alcance do teclado. Alguns modelos podem funcionar a cerca de 10 metros de distância do computador, televisão inteligente, tablet ou outro dispositivo eletrônico e isso não influencia na qualidade de resposta aos comandos.

Imagem de um mini teclado.

Observe o alcance do mini teclado antes da compra. Fonte: LUM3N/ Pixabay.com

Alimentação do teclado

Um modelo de mini teclado Bluetooth pode ser alimentado por pilhas alcalinas em formato AA que podem durar cerca de um ano e meio, ou alimentado por baterias recarregáveis, que embora esgotem relativamente rápido, podem ser recarregadas.

Compatibilidade com o sistema operacional

É muito importante checar se o mini teclado escolhido é compatível com o sistema operacional do aparelho eletrônico que você deseja usar.

Geralmente, a maioria dos modelos são compatíveis com os sistemas operacionais mais populares como Windows, MacOS, Linux, Android e iOS, mas é sempre válido checar essa informação antes da compra.

Touchpad

Alguns modelos de mini teclado também contam com um touchpad, ou seja, uma pequena área touchscreen que substitui o mouse.

Caso o seu teclado conte com essa funcionalidade, sugerimos que você analise o tamanho do touchpad e sensibilidade ao toque e procure um modelo que ofereça tamanho e sensibilidade razoáveis.

Desligamento automático

Alguns modelos de mini teclado sem fio oferecem função de desligamento automático quando o periférico não é utilizado por um determinado período de tempo, geralmente cerca de cinco minutos.

Esse recurso é muito interessante pois ajuda a economizar a bateria e diminui a necessidade de recarga deste equipamento a todo momento.

Recursos adicionais

Quanto mais recursos adicionais o mini teclado oferecer, melhor será para você. Alguns modelos oferecem um pequeno teclado numérico e um touchpad integrado, que dispensam a necessidade de utilizar um mouse.

Outros oferecem retroiluminação, fundamental para quem gosta de estudar ou trabalhar a noite, pois a iluminação permite enxergar as teclas.

Outro recurso interessante é chamado de multi-emparelhamento e consiste na possibilidade de conectar mais de um aparelho eletrônico ao mesmo tempo, importante para quem deseja utilizar dois aparelhos ao mesmo tempo.

Resumo

Com a leitura deste artigo, você aprendeu que existe uma grande variedade de modelos de mini teclado e as opções atendem a diferentes públicos como estudantes, profissionais e gamers.

Para encontrar o periférico ideal, você deve analisar os critérios de compra e conferir os modelos da lista de sugestões de compra. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo que responderemos!

(Fonte da imagem destacada: Amy Hirschi/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas