Imagem mostra um microfone em frente a um computador.
Ultima atualização: 17 de maio de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

22Horas investidas

3Estudos avaliados

86Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você quer começar as suas transmissões em plataformas como Twitch ou Nimo TV, ou se já as faz mas quer melhorar a qualidade técnica, um microfone para streamer faz toda a diferença!

Leia atentamente o nosso artigo para entender que tipo de microfone é o mais indicado para você e acertar no momento da aquisição. Nós traremos as informações capazes de impulsionar o seu sucesso!




O mais importante

  • Os melhores microfones para streamer são os que conseguem deixar a voz da pessoa limpa e audível. Eles devem ser cardióides para captarem o áudio de apenas uma direção.
  • Se você já possui uma estrutura considerável, pode investir em microfones condensadores ou ribbons, caso contrário, o shotgun é uma excelente opção.
  • Existem microfones com muitos designs diferentes e você pode encontrar o que mais te agrada. Mais importante é a ergonomia, uma vez que o equipamento não pode te atrapalhar durante o jogo.

Microfone para streamer: nossa recomendação dos melhores produtos

Com a ajuda de streamers experientes, preparamos uma lista de excelentes microfones. Também variamos bastante estilos e faixas de preços, para que você com certeza tenha suas necessidades contempladas!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre o microfone para streamer

Você encontra em nosso guia de compra as respostas para as perguntas mais comuns sobre microfone para streamer. É o setor que te deixa conhecendo todos os detalhes sobre o assunto!

Imagem mostra um microfone em frente a uma tela de computador.

Um bom microfone eleva a qualidade técnica de seus streams. (Fonte: ELLA DON/ Unsplash.com)

Por que ter um bom microfone é importante para streamers?

Vários fatores fazem com que um streamer se destaque. Entre eles, a habilidade nos jogos, o carisma, a comunicação com o público, a frequência e, claro, a qualidade técnica das transmissões.

Não adianta ter grande carisma e saber como se comunicar com o público que te assiste se não é possível entender bem o que você diz, ou se há constantes ruídos atrapalhando a clareza da sua voz.

Um bom microfone especializado para streaming é ideal para que você possa fazer as suas transmissões com nível sonoro respeitável. Assim, a qualidade técnica estará resolvida, cabendo a você as questões que o dinheiro não pode comprar como o carisma e a habilidade nos jogos!

Você sabia que a Twitch domina completamente o nicho de transmissões ao vivo na internet e que 58% da audiência passa mais de 20 horas semanais assistindo aos seus stremers favoritos?

Quais os melhores tipos de microfones para streamers?

Existem vários tipos de microfones no mercado e alguns deles podem ser muito bem aproveitados por streamers. Confira uma lista:

  • Condensadores: São os melhores microfones e proporcionam a limpeza de som ideal, porém requerem grande estrutura para funcionarem bem. Recomendados para quem pode fazer grandes investimentos.
  • Ribbon: Também é uma excelente ideia para quem já tem uma determinada estrutura. Costuma ser mais barato que o condensador, mas oferece excelentes resultados.
  • Shotgun: A melhor opção para quem está começando! Um microfone de funcionamento linear, que apenas capta o que está à frente dele. Produz um som já bastante limpo.

O ideal é começar com um shotgun e, se já possuir a estrutura e a capacidade de investimento necessárias, passar a um ribbon ou condensador!

Como deve ser a polaridade de um microfone para streamer?

A polaridade indica o sentido de captação do áudio por um microfone. Os cardióides, por exemplo, captam tudo o que está à frente deles e desprezam o som que vem de outras direções.

Microfones cardióides são os mais recomendados para um streamer.

Os tipos mais comuns de microfones em relação à polaridade são cardióides (captam apenas o que vem da parte da frente), bidimensionais (captam o que vem de duas direções) e omnidirecionais (captam o que vem de todas as direções, sem distinções).

Para streamers, sem dúvida o microfone cardióide é o mais recomendado. Quanto maior o número de direções que há captura do som, mais ruído haverá.

As exceções são os streams feitos em dupla, para os quais microfones bidimensionais podem ser excelentes ideias.}

Imagem mostra um microfone em frente a uma tela de computador.

O ideal para streamers é usar um microfone cordióide. (Fonte: Jan Dubanek/ Pexels.com)

Os melhores microfones para streaming são os mesmos que para podcasts e Youtube?

Se o stream não é a sua única atividade na internet, o ideal é comprar um microfone que também sirva bem para outras possíveis plataformas como podcasts e vídeos do Youtube.

Os princípios para streams e vídeos no Youtube são parecidos. Além de filtrarem bem o som, existe o efeito estético que os microfones podem causar. Algumas pessoas preferem que seus acessórios sejam mais bonitos e imponentes, outros, que eles nem apareçam.

Se você não quer que o microfone apareça nos vídeos, a solução é usar um lapela, muito discreto mas sem a mesma qualidade de limpeza do som. Para podcasts, porém, esse tipo só é recomendado em situações muito específicas (como gravações em lugares públicos).

Quem faz um podcast precisa se preocupar ao máximo com a qualidade do som sem ligar para questões estéticas. Nesse caso, a recomendação é a mesma que demos acima: Shotgun para iniciantes, condensador ou ribbon para quem tem mais estrutura.

Veja uma tabela comparando microfones para podcasts, streams ou vídeos gravados:

Microfone para stream Microfone para podcast Microfone para Youtube
Características valorizadas Limpeza no som, beleza estética Muita limpeza no som Limpeza no som, eventualmente beleza estética ou total discrição, flexibilidade para gravar longe do computador
Tipo de gravação Em casa, em um lugar fixo Majoritariamente em casa ou estúdio, pode ser feito em outros lugares Em lugares variados dentro ou fora de casa
Microfones recomendados Shotgun, ribbon, condensador Shotgun, ribbon, condensador, lapela (apenas para lugares externos) Shotgun, ribbon, lapela (para quem não quer que o microfone apareça ou grava longe do computador)

Critérios de compra: Fatores para escolha de um microfone para streamer

Você já sabe diferenciar tipos de microfones e escolher quais se encaixam melhor nas suas necessidades, mas ainda falta conhecer alguns quesitos importantes para a compra. É sobre isso que falaremos a seguir!

Design

Há quem se importe muito com a estética de seus streams e, obviamente, o microfone se encaixa dentro do que merece especial atenção.

Muitos microfones já são desenvolvidos com o pensamento de que serão usados por gamers. Formatos mais futuristas, cores chamativas e fontes modernas dão o tom. As opções existem para quem tem todos os tipos de gostos.

Imagem mostra um microfone portátil colocado em um notebook.

O microfone não deve atrapalhar a sua movimentação enquanto joga. (Fonte: samer daboul/ Pixabay.com

Tamanho, ergonomia e suporte

Streamers de games têm uma dificuldade extra para gravar: Precisam jogar enquanto falam no microfone e, portanto, o acessório não deve atrapalhar em momento algum.

Fixar o microfone em um suporte é uma ótima possibilidade para não atrapalhar a movimentação.

Você deve encontrar um microfone que caiba na sua mesa ou local de trabalho e que possa ser posicionado de maneira eficiente sem que atrapalhe a sua movimentação. Uma possibilidade muito boa é fixá-lo em um lugar mais alto, para que ele fique próximo ao seu rosto.

Se a sua ideia é fixar o microfone em um lugar mais alto ou deixá-lo em um pedestal ao seu lado, portanto fora da mesa, verifique as conexões e os suportes necessários. O modelo deve oferecer tudo o que é preciso para a montagem.

Conexão e alimentação

Veja qual é o tipo do cabo do microfone que você escolheu e confira se ele é compatível com o seu computador. As conexões mais comuns são por USB (observe a geração), bluetooth e cabo P2.

Microfones do tipo condensador usam o chamado “phantom power”, uma fonte de alimentação invisível. Eles precisam de uma estrutura considerável para funcionar e são ligados preferencialmente em mesas de som ou outros equipamentos. Só os compre se você tiver o apoio necessário.

Acessórios

Leia a lista completa de acessórios que acompanham o microfone. Nós já mencionamos os pedestais e possíveis suportes que podem te ajudar a instalá-lo de maneira confortável para seus streams, mas a lista não acaba aí.

Acessórios que podem ser muito interessantes são os abafadores de ruído, que tornam a qualidade do som ainda melhor. Microfones que os acompanham ganham em custo-benefício e facilitam o seu trabalho.

Resumo

Não basta apenas ter carisma e habilidade nos jogos: A qualidade técnica é fundamental para um bom streamer. Se você deseja alcançar o topo, escolha microfones capazes de deixar a sua voz sempre limpa e audível.

Microfones dos tipos condensador, ribbon e shotgun estão entre os mais recomendados para streamers. Verifique também se o modelo escolhido cabe no local que você pretende deixá-lo ou se tem os suportes ideais para ficar fixo fora da mesa.

(Fonte da imagem destacada: Magda Ehlers/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas