
Como escolhemos
Seja muito bem-vindo! Se você deseja comprar um microfone para podcast e melhorar a qualidade de suas gravações e programas, chegou ao artigo ideal! Nas linhas a seguir, iremos tirar todas as suas dúvidas.
A onda dos podcasts continua crescendo e já existem programas sobre praticamente todos os assuntos e áreas de conhecimento. Quem quer se destacar nesse mercado, precisa não apenas de qualidade na pauta e nas discussões, como também nos microfones e nos equipamentos!
Índice
- 1 Newsletter semanal com os melhores truques de tecnologia
- 2 O mais importante
- 3 Microfone para podcast: nossa recomendação dos melhores produtos
- 4 Guia de compra: O que você precisa saber sobre microfone para podcast
- 5 Critérios de compra: Fatores para a escolha de um microfone para podcast
- 6 Resumo
O mais importante
- Não é fácil ter um podcast de sucesso. Você precisará de muita pesquisa e dedicação tanto para oferecer conteúdo de qualidade ao seu público, quanto para ter equipamentos que produzam uma qualidade técnica satisfatória.
- Microfones condensadores são excelentes para podcasts, mas pedem por uma estrutura que muitas vezes não é possível ter em casa. Para iniciantes, os shotguns estão entre as melhores opções.
- Confira sempre questões como formas de conexão, alimentação e recursos extras. Alguns acessórios, como telas anti-vibração, tornam um microfone ainda mais especial.
Microfone para podcast: nossa recomendação dos melhores produtos
Os microfones para podcast podem atender a quem deseja apenas uma melhoria em relação ao gravador do computador ou a quem busca qualidade profissional. Selecionamos alguns modelos capazes de agradar a todos os gostos:
Guia de compra: O que você precisa saber sobre microfone para podcast
O que é necessário para gravar um podcast com qualidade?
É recomendado ter um repertório suficiente na audição de outros podcasts para pensar nos formatos e na dinâmica de um programa capaz de agradar ao público.
Você sabia que, segundo a ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), já são mais de 35 milhões de ouvintes de podcasts no Brasil?
O conhecimento de causa e o bom roteiro não são suficientes, porém, para que o seu podcast se destaque: Você deve fazer com que o programa tenha qualidade técnica satisfatória, com som limpo e sem ruídos.
Uma dica para alcançar essa limpeza é usar um aplicativo de gravação que separe os canais de áudio, como o Discord. Escolher um lugar silencioso, sem interferências e ruídos, também é essencial. E, claro, um microfone adequado!
Quais tipos de microfone são recomendados para podcasts?
- Condensador: É o microfone com melhor captação de som, porém, de difícil configuração e instalação. Recomendado para quem tem um bom ambiente para gravação e certa experiência com áudio.
- Omnidirecional: Por gravar tudo o que acontece em todas as direções à sua volta, é o microfone ideal para quem faz podcasts com várias pessoas, em forma de debate, e quer apenas um equipamento.
- Shotgun: Tipo de microfone linear, ou seja, que grava o que está à sua frente, o shotgun é o microfone mais indicado para quem ainda está começando e não grava junto com outras pessoas.
- Ribbon: Versão mais cara e complexa do condensador, é a opção para quem quer realmente profissionalizar a sua gravação de podcast. Também custa mais caro do que os demais tipos.
- Lapela: Microfones do tipo lapela não proporcionam a mesma limpeza de áudio e não são recomendados para podcasts, a não ser que a ideia do programa seja gravar em lugares movimentados como na rua, em restaurantes ou no trânsito.
Com essas informações, já se torna mais fácil entender qual microfone mais se adequa ao seu status como podcaster!
Afinal, qual é o microfone ideal para você?
Se você está iniciando no universo dos podcasts apenas por diversão e não sabe até onde pode chegar, escolha um modelo barato, de preferência do tipo shotgun.
Mesmo que já esteja estabelecido, mas em um lugar não muito bom em relação a isolamento acústico e controle de áudio, o shotgun pode ser a opção que ajuda a qualidade do seu podcast sem pesar tanto no bolso.
Entende de áudio, seu podcast tem uma audiência considerável e você sabe que não vai parar tão cedo? É hora de optar pelo condensador. E, claro, de investir em um ambiente que comporte gravações de nível mais alto, talvez até em uma mesa de som.
Quando seu podcast estiver estabelecido e você estiver pensando em ter um estúdio para ele, pode ser a hora de comprar um ribbon e ter o mais indicado dos microfones para podcast.
O ideal é usar microfone ou gravador de voz?
Existe muita praticidade no gravador de voz caso você grave sozinho. Ele é capaz de produzir um áudio muito limpo e já salvar os arquivos em formato facilmente lido pelo computador. Dessa forma, seu trabalho será apenas editar.
O gravador, porém, não é tão prático para quem grava com múltiplas pessoas, mesmo que em locais diferentes. Ele não permite uma separação entre canais tão boa como aplicativos de gravação no computador ou celular e, portanto, pode gerar dificuldades para a edição.
Os preços podem ser similares, dependendo da qualidade do gravador e do microfone. A grande diferença mora no uso de cada equipamento.
Veja uma tabela comparativa entre usar microfone ou gravador de voz em seu podcast:
Microfone | Gravador de voz | |
---|---|---|
Qualidade do áudio | Pode ser muito alta | Pode ser muito alta |
Funcionamento | Melhora a qualidade do áudio gravado pelo computador ou celular no qual está conectado | Realiza a própria gravação e depois o arquivo precisa ser transferido para o computador |
Quando usar | Podcasts com múltiplos participantes, seja no mesmo lugar ou em lugares separados | Podcasts com apenas um participante e entrevistas gravadas ou músicas e outros áudios |
Critérios de compra: Fatores para a escolha de um microfone para podcast
Já sabe qual tipo de microfone comprar? Excelente! Agora vamos debater alguns critérios que te ajudarão a decidir qual modelo é o mais indicado para você!
Conectores
Existem três principais formas de conexão entre microfone e eletrônicos como computadores e smartphones: Cabos P2, USB e bluetooth.
Microfones bluetooth não possuem as mesmas qualidades dos demais e nem a mesma limpeza de som e, por isso, não devem ser usados para podcasts.
A discussão entre USB e P2 depende do equipamento que você usa. Quanto melhor e mais potente o seu computador ou smartphone, mais recomendado é escolher a segunda opção. Caso você grave em mais de um dispositivo ou não tenha eletrônicos topo de linha, porém, fique com a primeira.
Alimentação
Muitos dos melhores microfones condensadores ou ribbons usam o chamado “phantom power”, ou seja, uma fonte de alimentação fantasma que precisa de cabos extras. É por isso que nós os recomendamos caso você já tenha uma estrutura melhor.
Verifique se o microfone escolhido funciona através do phantom power ou traz outras possibilidades como baterias ou pilhas. Quanto menor a sua estrutura, mais dificuldades você terá para lidar com formas de alimentação mais complexas.
Acessórios
Muitos acessórios podem melhorar o funcionamento de um microfone e torná-lo ainda mais indicado para podcasts. Tripés ou pequenas estruturas de apoio, por exemplo, fazem com que haja a firmeza necessária para que ruídos não atrapalhem a gravação.
Os cabos necessários para conexão são indispensáveis e os adaptadores para pedestais que você talvez já possua também ajudam. As suspensões elásticas anti-vibrações são especiais por limparem ainda mais a sua voz, fazendo com que ela seja gravada absolutamente sem qualquer ruído.
No caso dos microfones condensadores, as aranhas, que isolam todos os tipos de vibrações, também podem ajudar.
Ajustes
Quanto mais moderno e mais tecnológico é um microfone, mais ele permite que ajustes sejam feitos. Há modelos que já contam com a possibilidade de alternância no sentido de gravação, com a opção de selecionar entre direcional, bidirecional ou omnidirecional.
A compatibilidade com aplicativos como o Discord já vem de fábrica em alguns modelos. Caso seja do seu interesse, pode haver luzes LED que indicam o status de uso e é possível ajustar questões como a sensibilidade da recepção, o filtro de ruídos e o silenciamento instantâneo.
Resumo
Não é só de boa pauta e de assuntos interessantes que um podcast de alto nível é feito: Bons equipamentos ajudam a qualidade do áudio e tornam o programa mais atraente para o público. Dentre eles, o microfone é o mais importante.
Você pode escolher dentre vários tipos de microfone qual é o que mais se adequa à sua situação atual como podcaster. Há modelos para iniciantes e outros que pedem por uma estrutura quase profissional para entregarem seu potencial máximo. Certamente, algum atende às suas expectativas!
(Fonte da imagem destacada: TheAngryTeddy/ Pixabay.com)