Ultima atualização: 30 de julho de 2021

Como escolhemos

14Produtos analisados

24Horas investidas

6Estudos avaliados

71Comentários coletados

Se você está aqui você deve estar pensando em comprar um microfone e procurando por informações sobre ele. Mais e mais de nós precisamos de um microfone e geralmente precisamos dele para o computador. A Internet nos dá a possibilidade de gerar e compartilhar todos os tipos de conteúdo.

A variedade de microfones pode ser confusa. Longe de vê-lo como um obstáculo, neste artigo nós o vemos como uma oportunidade. Imagine se houvesse apenas um modelo de microfone: você teria que aceitá-lo quer você gostasse ou não. Ao invés disso, há muitos para escolher, e aqui nós lhe damos as chaves para escolher o que mais lhe convém.




O mais importante

  • Os microfones captam um sinal de natureza acústica e o transformam em um sinal elétrico. Este sinal pode então ser aumentado e processado no que é conhecido como uma interface de áudio. A interface pode ser uma placa de som, uma placa de mixagem ou pode estar dentro do microfone.
  • O sinal processado pode ser gravado como uma gravação. Também pode ser convertido de volta em um sinal acústico através de um alto-falante.
  • Os microfones têm evoluído ao longo da história, mudando seus formatos para se adequar a diferentes necessidades.

Microfone: nossa recomendação dos melhores produtos

Guia de compras: O que você precisa saber sobre microfones

Se você está considerando comprar um microfone, é importante saber alguns detalhes sobre sua funcionalidade e características. É provável que você encontre termos desconhecidos em sua busca que tornarão sua decisão difícil. É por isso que vamos delinear alguns conceitos-chave para ajudá-lo a encontrar o caminho para o seu novo microfone.

Criar seu próprio conteúdo de mídia nunca foi tão acessível. (Fonte: Kate Oseen: XQKUIPjPl-s/ Unsplash.com)

Que tipos de microfones existem?

Todos nós sabemos o que é um microfone, há uma variedade de tipos que você provavelmente não conhece. O próprio telefone celular ou mesmo a maioria dos computadores tem um microfone embutido.

No entanto, há momentos em que o áudio de maior qualidade é necessário ou em que precisamos gravar áudio em circunstâncias especiais. Estes são os principais tipos de microfone.

Tipo Características
Dinâmicas São robustas e geralmente têm muito bom desempenho e durabilidade
Condensador Gerando um som claro, natural, com muitas nuances e boa dinâmica
Lavalier São pequenas e podem ser colocadas perto da fonte sonora, o que torna o movimento mais confortável em comparação com um microfone convencional
USB Eles são muito fáceis de conectar diretamente ao computador sem a necessidade de instalar qualquer outro tipo de dispositivo ou programa
Gravador Suas principais vantagens são autonomia e mobilidade
Microfones para câmeras Eles permitem melhorar a qualidade e o alcance do áudio dos vídeos
Microfones Bluetooth Eles permitem uma conexão sem fio a qualquer dispositivo com a opção bluetooth. Eles são normalmente usados para karaoke ou eventos mais informais. Eles têm qualidade inferior, mas dependendo do que eles são usados, eles podem ser uma boa opção.

Como eu conecto o microfone ao computador?

Nós podemos estabelecer dois grupos principais de microfones se nos concentrarmos em como o sinal é transmitido para o computador:

  • Sem interface de áudio. Você vai precisar de um palco entre o microfone e o computador que amplifique o sinal do microfone. Isto permitirá que você configure o ganho com o qual você amplifica o sinal, adaptando-o às suas necessidades. Isto é muito útil, pois, por exemplo, nem todos nós falamos com a mesma intensidade.
  • Com interface de áudio integrada. Estes microfones amplificam seu próprio sinal para que eles não necessitem de nenhum outro estágio para chegar ao computador. Eles têm a desvantagem de serem menos personalizáveis, pois vêm com uma configuração pré-definida.

Eu preciso de algum software?

Além dos componentes físicos necessários, existem programas dedicados à edição de áudio. Depende de você e para que você quer usar o microfone. Se você quer um microfone para se comunicar no Skype, por exemplo, você só precisa conectá-lo.

Se você quiser criar conteúdo digital, você precisará de um software de gravação. Estes programas também permitem que você edite o áudio para melhorá-lo e torná-lo mais agradável. Há muitos programas de edição de áudio, tanto gratuitos como pagos.

Os microfones captam um sinal que é acústico por natureza e o transformam em um sinal elétrico. (Fonte: Suntiviriyanon: 43952653/ 123rf.com)

Eu preciso de um suporte para microfone?

A menos que você escolha um microfone de lapela ou queira segurá-lo em sua mão o tempo todo, você precisará ficar de pé com seu microfone. Há suportes para microfone e braços para microfone. Os suportes dos microfones descansam no chão e os braços do microfone são ancorados à mesa. Isto é importante considerar, pois ocupa um espaço que você pode ainda não estar ciente.

A robustez, confiabilidade e estabilidade desses acessórios são fundamentais, especialmente quando o peso do microfone é maior.

Além disso, os microfones condensadores precisam de um suporte especial ou aranha. Esta aranha nem sempre está incluída com o microfone em si. Os microfones USB, por outro lado, têm um suporte de mesa confortável, e é por isso que eles são preferidos pelos criadores de conteúdo.

O que é nível de pressão sonora (SPL)?

É um valor que indica o volume do sinal de entrada acima do qual o som está distorcido e não limpo. Quanto mais alto o valor, mais volume você aceita da fonte sonora sem distorcer a gravação.

Em princípio, isto não deve ser motivo de muita preocupação. O SPL dos microfones geralmente suporta um nível de decibel que normalmente não alcançaremos. Alguns microfones vêm com um atenuador embutido que permitirá até mesmo a redução do dB de entrada.

O sinal processado pode ser gravado como uma gravação. Também pode ser convertido de volta em um sinal acústico através de um alto-falante. (Fonte: Wavebreak Media Ltd: 25778783/ 123rf.com)

Como você evita colisões de ar?

Certamente, você já viu como às vezes a pessoa que usa o microfone tem um pano entre sua boca e o dispositivo. Este é um filtro anti-pop e é mais um acessório a ser levado em conta que nos ajuda a polir o som tornando-o mais amigável e profissional.

A função deste filtro é atenuar os choques de ar que são gerados ao pronunciar algumas letras como "P" e "B".

Depende muito de como cada pessoa fala, mas em geral a pronúncia destas letras gera um efeito perfurante no áudio que não é agradável. É importante considerar isto especialmente se você estiver focado em gravar vozes e longas locuções.

Critérios de compra

Ao procurar pelo seu microfone, há uma série de aspectos relevantes a serem considerados. Levando em conta o acima exposto, resumiremos os pontos que consideramos fundamentais para a sua decisão. Mantenha suas necessidades e ambiente de registro em mente ao considerar os seguintes pontos.

Conectividade

Um fator a considerar são os outros acessórios que você precisará ser capaz de gravar. Existem certos tipos de microfones com uma conexão mais fácil e mais direta. Outros requerem que nós compremos cabos ou uma interface de áudio. Vamos dar uma olhada em um diagrama para entender as possibilidades.

Condensador; conexão XLR que requer uma placa de som com energia fantasma antes do computador. Nenhum cabo normalmente incluído[/tr]

VARIABLE 1 VARIABLE 2
USB Eles vêm com um cabo usb e têm uma placa de som embutida, assim eles podem ser conectados diretamente ao computador através da porta usb
Dynamic Eles têm uma conexão XLR ou jack que requer uma placa de som antes do computador e geralmente. Nenhum cabo é normalmente incluído
Bluetooth Conexão sem fio a qualquer dispositivo com opção bluetooth. Sem cabo, mas alcance limitado

Padrão polar

É importante saber como o microfone recebe o som e o ambiente onde ele será utilizado. Estes são os principais padrões polares e suas características.

  • Cardioide. Eles são muito sensíveis, captando o som que vem da frente do microfone. A sensibilidade diminui nos lados e é quase completamente cancelada na parte de trás. É ideal para cantar ao vivo e para evitar feedback.
  • Bidirecional. Estes são microfones que são igualmente sensíveis na frente e atrás, com menos captação dos lados. Procure por este padrão se você quiser pegar duas fontes sonoras opostas com o mesmo destaque.
  • Omnidirecional. Estes microfones são igualmente sensíveis em todas as direções. Se você quiser registrar o ambiente ao seu redor em detalhes, procure por microfones com este padrão.

O formato do podcast requer suporte confortável ao microfone.
(Fonte: Austin Distel: Hg3BHX6U5jg/ Unsplash.com)

Resposta de freqüência

O som é composto por diferentes faixas de freqüência. Nós percebemos de 20 Hz a 20.000 Hz. A captação dos microfones não é plana, o que significa que algumas freqüências são captadas com mais intensidade enquanto outras são baixadas. Quanto mais plana a pick-up, menos ela colore o som e, portanto, mais fiel ao som natural.

A resposta de freqüência diferente de cada microfone dá uma certa cor ao som. Esta é uma das razões pelas quais a mesma voz soa diferente através de microfones diferentes.

Dependendo da sensação que você quer criar ou do tipo de voz que você quer gravar, pode ser interessante aumentar certas freqüências. As baixas freqüências proporcionam mais profundidade e espessura, enquanto as altas freqüências têm mais borda, leveza e sensação de ar.

Auto-aviso

Também conhecido como ruído equivalente. Isto se refere a um som que não é captado pelo microfone do ambiente, mas é gerado pelo próprio microfone no processo de amplificação de seu circuito interno. É um ruído inevitável, mas varia um pouco de microfone para microfone.

Até 14 dB(A) ele pode ser considerado um microfone silencioso. A 23 dB (A), o ruído é mais perceptível.

Um microfone com valores acima de 23 dB (A) não é altamente recomendado. Tenha em mente que quanto mais temos que aumentar o ganho para alcançar um volume aceitável, mais aumentamos o ruído.

O microfone condensador é o favorito por seu calor e pelos detalhes que capta. (Fonte: Will Francis: ZDNyhmgkZlQ/ Unsplash.com)

Versatilidade

Alguns microfones são muito específicos para a gravação de vocais ou dos pratos de um kit de bateria, por exemplo. Por outro lado, existem microfones versáteis que reagem muito bem a vários tipos de sons. Tenha isto em mente quando procurar microfones.

Se você é músico e quer gravar sua voz, você pode pesquisar microfones com boa resposta ao gravar outros instrumentos. Se você quer microfones diferentes para elementos diferentes pode ser melhor, mas se o seu orçamento for curto, investigue esta versatilidade. O que nos leva ao próximo ponto.

Preço

É muito variável no mundo dos microfones. Se você olhar para a nossa seleção, você tem um benchmark de modelos de gama média-baixa, mas com bom desempenho. A partir daí você pode encontrá-los mais baratos desde que você não se importe em sacrificar a qualidade do som. Se o seu orçamento for maior, você terá que fazer mais pesquisas e este artigo lhe dá as chaves para fazer isso.

Nós recomendamos que você estabeleça antecipadamente uma faixa de preço que você está disposto a pagar.

Uma vez lá, pense em que tipo de microfone você quer e filtre-os pela faixa de preço em que você está. Considere se o microfone que você escolher está pronto para ligar e tocar ou se você precisa de mais acessórios. Leia opiniões e avaliações e ouça algumas resenhas. Além disso, vá pelo seu ouvido, não apenas por opiniões.

Sumário

Em resumo, defina seu objetivo e analise seu ambiente de gravação. Certifique-se de que seu microfone não tenha muito ruído ou será difícil suprimi-lo mais tarde. Quando em dúvida, o padrão cardióide é o mais padrão porque capta muito bem o som frontal e minimiza o resto.

A conectividade irá ajudá-lo a considerar o espaço que você precisa e a necessidade de outros acessórios. Os acessórios são normalmente adquiridos separadamente e terão um custo adicional. Há boas opções que incluem acessórios, mas é provável que esse microfone seja de qualidade inferior a um microfone do mesmo preço, mas sem extras.

Pense em priorizar a qualidade do som, a facilidade de conexão ou a conveniência do espaço.

(Fonte da imagem em destaque: Tsidvintsev: 10853371/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas