Imagem mostra um microfone lapela sobre um notebook.
Ultima atualização: 17 de maio de 2021

Como escolhemos

13Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

89Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Quem deseja produzir conteúdo para a internet deve ao menos cogitar a compra de um microfone lapela. Nas próximas linhas desse artigo, falaremos tudo o que você precisa saber sobre esse versátil acessório!

Microfones do tipo lapela são discretos e conseguem produzir um som de qualidade em lugares barulhentos. Podem ser muito úteis principalmente para youtubers e para quem faz gravações fora de casa!




Primeiro, o mais importante

  • Se você tem um canal no Youtube e quer produzir vídeos não apenas em uma estação fixa, o microfone lapela é um acessório obrigatório.
  • Dependendo do seu equipamento de gravação, é possível optar entre microfones lapela com fio ou sem fio, com cada um tendo vantagens e desvantagens.
  • O uso do microfone lapela é muito fácil, mas é preciso fixá-lo bem à roupa e prestar atenção se não há influência de fatores externos (como vento e chuva) no áudio.

Os melhores microfones lapela: Nossas recomendações

Conversamos com especialistas em áudio e fizemos uma seleção dos melhores microfones lapela disponíveis no mercado. Eles são duráveis e entregam excelente qualidade sonora:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre microfones lapela

O que um lapela tem de diferente de outros tipos de microfones? Como ele pode te ajudar? É o que mais se enquadra no que você precisa? Chegou a hora de conhecer todas essas respostas!

Imagem mostra um homem prendendo um lapela na roupa de uma mulher.

É muito fácil prender o microfone lapela na roupa da pessoa que falará. (Fonte: Oleg Troino/ 123rf.com)

O que é um microfone lapela?

Chamamos de lapela o grupo dos microfones pequenos e portáteis, normalmente usados presos na roupa ou em algum lugar próximo da pessoa que fala.

Os microfones lapela podem ser com ou sem fio, mas sempre possuem o mesmo formato e são usados da mesma maneira. Eles têm a função principal de melhorar a qualidade do áudio em gravações de voz em lugares externos ou com muito barulho.

Você sabia que há estudos acadêmicos sobre os benefícios do uso do micrfone lapela na qualidade da comunicação?

Segundo os estudos, pessoas transmitem conteúdo melhor quando podem se mover livremente.

Quando é recomendado usar microfones lapela?

Apesar de ser um microfone capaz de limpar o som, o lapela não está no mesmo nível da maior parte dos modelos fixos. Portanto, o ideal não é usá-lo em uma mesa, gravando podcasts ou fazendo streaming.

O lapela, pela sua portabilidade, é ideal para externas. Por ter um raio de captação curto, ele é o tipo de microfone recomendado para entrevistas, cenas em lugares públicos e gravações onde há várias pessoas. Também é bom para gravar longe do computador, celular ou mesa de som.

Veja mídias e plataformas para os quais microfones lapela são recomendados:

  • Canais no Youtube: Sempre que os vídeos do Youtube não são gravados em uma mesa ou local fixo, os microfones lapela são as melhores opções para a captação do áudio.
  • Entrevistas: Em entrevistas para a televisão ou internet que não acontecem em estúdio, usar o microfone lapela é recomendado pela portabilidade e facilidade de acoplagem.
  • Podcasts: Os microfones do tipo lapela devem ser usados em podcasts apenas quando as gravações acontecem em um lugar público ou em uma situação específica, como no trânsito.

Quais as vantagens dos microfones lapela?

Você consegue levar um microfone lapela para qualquer lugar. Ele é pequeno, cabe até mesmo no bolso, e a instalação também é muito fácil: Basta plugar diretamente na câmera, no computador ou no celular e começar a falar.

O microfone lapela te permite gravar um som de boa qualidade se posicionado próximo à pessoa que fala. Ele funciona com um limite razoável de alcance, o que é justamente uma de suas virtudes.

Essa qualidade de áudio, porém, não é tão boa como a de outros microfones. O lapela também costuma ser bastante frágil devido ao tamanho, o que faz de vários modelos não muito duráveis.

Confira uma tabela com vantagens e desvantagens dos microfones lapela:

Vantagens
  • Portáteis e pequenos, podem ser levados a qualquer lugar
  • Qualidade do áudio é satisfatória
  • O uso é muito fácil
  • Capta com um alcance ideal para pegar apenas a voz de quem fala
Desvantagens
  • Qualidade não é a mesma que a de microfones de mesa
  • Costumam ser muito frágeis

Microfone lapela com fio ou sem fio?

Existem dois tipos de microfone lapela: Com fio, que deve ser conectado à entrada correspondente da câmera, computador ou smartphone, e sem fio, que possui um transmissor próprio que transmite o áudio gravado para um receptor.

Cada tipo tem as suas vantagens e desvantagens e é preciso saber que equipamento você como receptor usa para entender qual é o mais indicado. Preparamos uma tabela comparativa que você pode conferir abaixo:

Lapela com fio Lapela sem fio
Como funciona Conectado diretamente ao equipamento (câmera, computador, smartphone) Conectado a um transmissor que passa o som via UHF ou VHF para o equipamento
Vantagens Não precisa de adaptadores, compatível com a maioria dos equipamentos Mais durável, uma vez que não há chances de problemas nos fios
Recomendado para Quem usa equipamentos que não são compatíveis com a recepção de sinal UHF ou VHF Quem usa equipamentos como smartphones e computadores

Como usar um microfone lapela?

O uso do lapela é muito simples: Você só precisa grudar a presilha do microfone à roupa da pessoa cuja voz será captada. Do outro lado, ligue o plug na câmera, celular ou computador responsável por gravar o áudio.

Caso você use um modelo sem fio, sintonize uma frequência no transmissor junto ao microfone e a encontre no aplicativo correspondente no smartphone ou computador.

Apenas tome cuidado com o fato de que o lapela é muito sensível. O microfone deve estar muito bem preso à roupa, já que chacoalhar ou balançar pode prejudicar muito a gravação. Você também deve levar o vento em consideração.

Proteja o microfone o máximo possível na roupa para que ele não sofra com interferências!

Imagem mostra uma mulher prendendo um lapela na roupa.

O microfone lapela é capaz de oferecer ótima qualidade de som. (Fonte: ????? ?????????/ 123rf.com)

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um microfone lapela

O microfone lapela é a melhor solução para o seu problema de gravação de áudio? Então conheça alguns critérios que te ajudarão a escolher o modelo ideal!

Forma de conexão

Verifique qual é o tipo de cabo que o microfone lapela usa e se ele é compatível com o seu equipamento de captação.

A maior parte dos microfones lapela usa o cabo P2, porém, existem algumas exceções. Se a conexão for diferente e o seu equipamento não suportá-la, provavelmente será necessário ter um gasto extra com um adaptador.

Imagem mostra um microfone lapela preso em uma camisa.

Sempre confira se o lapela está bem preso à roupa. (Fonte: Oleg Troino/ 123rf.com)

Canais e transmissor

Nos microfones sem fio, o transmissor é importantíssimo. Você deve observar se ele usa a frequência UHF, que costuma ter menos interferências, ou VHF. Mais fundamental é prestar atenção na quantidade de canais, que te permite achar um totalmente limpo com mais tranquilidade.

A interface do transmissor deve mostrar ao menos informações básicas.

Outra questão importante é se o transmissor tem uma interface e como ela facilita o seu trabalho. Informações básicas, como a carga da bateria e o status de gravação, devem ser mostradas. Se houver extras, como a qualidade do sinal da frequência usada, ótimo.

Alguns transmissores mostram até se há informações cruzadas na frequência escolhida e ajudam a informar qual é o melhor canal.

Durabilidade

Microfones lapela não são caros, mas mesmo assim você não quer que eles durem pouco. Há modelos muito frágeis, que param de funcionar no primeiro impacto mais forte ou dano ao fio.

Antes de fazer a sua compra, leia as avaliações sobre o modelo em questão e confira se a marca é confiável. Você precisará ter a certeza de que o microfone não vai te deixar na mão assim que surgir o primeiro problema durante o uso.

Microfones sem fio são mais duráveis que os com fio.

Polaridade

A polaridade de um microfone indica de quantas direções ele grava o áudio recebido: Apenas uma (cardióide), duas (bidirecional) ou todas (omnidirecional).

Para microfones do tipo lapela, o ideal é o omnidirecional. Isso porque, por ficarem presos na roupa das pessoas, eles não tem uma linha reta direta com o som para terem sucesso gravando apenas de uma ou de duas direções.

Apenas em casos específicos deve-se optar por um microfone lapela cardióide ou bidirecional.

Resumo

O microfone lapela é extremamente útil para quem realiza gravações externas ou longe do computador. Ele consegue captar o áudio apenas da voz de quem fala com qualidade, é portátil e fácil de usar.

Você pode escolher entre microfones portáteis com fio ou sem fio. Os do segundo tipo são mais duráveis, mas um pouco mais caros. Confira antes da compra a forma de conexão do modelo escolhido, a polaridade e se a marca é de confiança.

(Fonte da imagem destacada: Florian-Media/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas