microfone condensador em um estúdio de gravação
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

34Horas investidas

9Estudos avaliados

89Comentários coletados

Está pensando em dar um ar mais profissional às suas gravações com um microfone condensador? Seja muito bem-vindo! Você veio ao lugar certo!

Neste artigo nós vamos te apresentar os benefícios que um microfone condensador pode trazer para sua gravação, além de te mostrar o porquê vale a pena investir nesse equipamento de som.

Para isso, preparamos um material que vai lhe mostrar todas as informações específicas sobre o microfone condensador, com dicas especiais e critérios de compra importantes. Veja!




O mais importante

  • Os microfones condensadores transmitem o som com uma qualidade incrível, mas são extremamente sensíveis. Por isso devem ser utilizados em ambientes como estúdios de gravação, por exemplo.
  • Sua durabilidade é baixa, se comparada a outros tipos de microfone. É importante conservá-lo e ficar atento a quedas ou pancadas.
  • Seu preço pode ser mais elevado, por isso é importante entender o que ele faz e para o que ele serve, para optar pelo investimento.

Microfone condensador: nossa recomendação dos melhores produtos

Vamos te mostrar agora uma lista com os melhores microfones condensadores disponíveis no mercado. Eles foram classificados de acordo com a avaliação de usuários e através de alguns aspectos técnicos importantes, como: sensibilidade, nível de ruído, diafragma e utilização. Assim, você conseguirá escolher aquele que for mais adequado para os seus objetivos.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber para encontrar o melhor microfone condensador do mercado

Um som de altíssima qualidade, com detalhes sonoros precisos para os vocais e os instrumentos, quando gravados. É isso que você busca em seu microfone condensador ideal? Saiba que um produto de qualidade lhe proporcionará isso e muito mais.

Entretanto, como saber qual é o produto certo para a sua necessidade? Com tanta variedade que o mercado oferece, é comum surgirem dúvidas nas horas da escolha.

Pode ficar tranquilo, a partir de agora responderemos os principais questionamentos dos compradores. Você receberá um guia de compra completo sobre o produto. Veja!

microfone condensador preto em um primeiro plano, com homem ao fundo em pé com as mãos segurando o fone de ouvido

Microfones condensadores são ideais para gravações em estúdios. Fonte: (Amin Asbaghipour / Unsplash.com)

O que é um microfone condensador?

Primeiramente, você sabe o que faz um microfone? O microfone é um objeto capaz de converter um tipo de energia em outra. Ele é um tipo de transdutor. O que isso quer dizer? Ele capta a vibração do som e a traduz em energia elétrica.

Ele faz a função contrária à de uma caixa de som ou de um fone de ouvido, que também são exemplos de transdutores, por exemplo. Esses objetos recebem uma energia elétrica e a transformam em acústica, diferente dos microfones que fazem a função contrária.

O microfone é um objeto transdutor. Ele capta a vibração do som e a traduz em energia elétrica.

Mas estamos aqui para falar especificamente do microfone condensador, não é mesmo? Resumidamente, o microfone condensador funciona como um capacitor eletrônico. O diafragma do objeto vibra com a pressão sonora, criando uma capacitância no sistema, que é convertida em áudio.

No caso dos microfones condensadores, quanto maior eles forem de comprimento, mais sensível será o microfone. É por isso que esse tipo é o preferido de estúdios acústicos, locutores e podcasters. Ele é ideal para captar o som da voz ou de instrumentos musicais com uma riqueza de detalhes absurda.

Para funcionar, a maioria dos modelos necessita da alimentação fantasma, também conhecida como Phantom Power. Por conta dessa necessidade, ele é facilmente encontrado em mesas e placas de som externas com o botão +48. É por conta do Phantom Power que microfones condensadores de qualidade dificilmente conseguirão ser usados no computador (explicaremos melhor o funcionamento do microfone em um tópico futuro).

Quais as diferenças entre o microfone condensador e o microfone dinâmico?

A principal diferença entre um microfone condensador e um microfone dinâmico está na forma de captação, que é totalmente diferente entre eles.

Enquanto os microfones dinâmicos utilizam uma bobina de fio metálico suspensa num campo magnético para captar o som, os microfones condensadores usam da vibração do diafragma como um dispositivo condensador. Isso resulta na qualidade do som que cada um pode entregar.

Os microfones dinâmicos devem ser utilizados em situações que necessitam da mobilidade de quem utiliza o microfone. É por isso que eles são frequentemente vistos em eventos, shows e palestras, por exemplo.

Já os condensadores, como já falamos, são extremamente sensíveis, e podem captar tudo o que está a sua volta, dependendo do seu padrão. É por isso que geralmente são utilizados em estúdios.

Microfone condensador Microfone dinâmico
Captação Som chega pelo diafragma Utiliza bobina de fio metálico suspensa num campo magnético
Situações de uso Utilizados para gravação em estúdios de som Geralmente utilizados em eventos, shows e palestras que necessitam de mobilidade
Resistência São extremamente frágeis, podendo não resistir a uma queda no chão, por exemplo. Geralmente suportam uma pressão sonora menor São mais resistentes a quedas e suportam níveis sonoros mais altos

Quais as vantagens e desvantagens do microfone condensador?

Prepare-se para uma qualidade de som que você nunca viu. São diversas as vantagens de se adquirir um microfone condensador. Veja:

Vantagens
  • Gravação de som de altíssima qualidade
  • Ideal para gravar entrevistas, podcasts e músicas em estúdio
  • Sensibilidade sonora acima de todos os modelos de microfone
Desvantagens
  • Preço elevado
  • Sua durabilidade pode ser menor por não suportar quedas e ruídos muito altos

Quais são os tipos de captação de um microfone condensador?

Os microfones condensadores podem apresentar diferentes tipos de padrão de captação. Alguns podem possuir um único tipo de padrão polar, outros tem mais de um padrão para escolha. Vamos conhecê-los: cardióide, hipercardióide, figura 8, omnidirecional e multipadrão. Entenda no box a seguir a diferença entre eles:

Microfone condensador Padrões de Captação
Cardióide A captação acontece na frente do microfone
Hipercardióide Captação na frente e atrás do microfone, com foco na captação atrás
Figura 8 Captação nos dois lados do microfone, com pequena rejeição no meio
Omnidirecional Capta todos os lados do microfone
Multipadrão O microfone vem com diversos desses padrões acima

O microfone condensador precisa de algum acessório para funcionar corretamente?

Você precisa ficar atento a esta questão. A resposta é que sim, ele precisa de alguns acessórios para funcionar. É importante que sejam materiais de qualidade.

Como já citamos anteriormente, ele precisará de uma fonte de alimentação. Ela pode ser o Phantom Power da mesa de som ou da placa de áudio, um pré-amplificador ou até mesmo uma pilha (em casos raros).

Além disso, você deverá ficar atento aos cabos que conduzirão energia. Eles devem ser de qualidade, pois é importante não haver interferências. O mesmo se aplica aos conectores do microfone.

Você também deve ficar atento ao pedestal que irá utilizar para segurá-lo, afinal eles são bem mais pesados do que os microfones normais.

Já citamos aqui neste artigo os problemas com as quedas do microfone condensador. Por isso, é necessário a compra de uma aranha. Ele funciona como o cachimbo ideal para o produto. O objeto garante estabilidade e também uma possível proteção contra quedas.

Microfone condensador cinza em um estúdio de gravação com headset ao fundo

Os microfones condensadores precisam de uma fonte de energia para funcionar. (Fonte: Jonathan Farber/ Unsplash.com)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de microfone condensador

Você vai conhecer agora uma lista com as principais características que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu microfone condensador ideal. São detalhes essenciais que vão lhe ajudar a escolher o melhor modelo para as suas gravações. Confira!

Utilização

Você deve ter total clareza de onde e para quê vai utilizar o seu microfone condensador. Ele é uma excelente opção caso você queira fazer gravações em estúdios ou ambientes fechados.

O seu objetivo é gravar instrumentos acústicos, vozes mais delicadas ou podcasts? Então ele é uma excelente escolha para você.

Tipo de captação

Ao entender a sua necessidade e compreender que investir em um microfone condensador é uma boa ideia, você deve pensar agora qual tipo de microfone condensador você precisará. De onde você quer que o som seja captado?
Você encontrará diversas opções no mercado. Existem os modelos que captam o som de qualquer direção, os bidirecionais que captam apenas os que vem da frente e de trás e os que captam de apenas uma direção.

Homem falando em um microfone condensador com headsets na cabeça

O microfone condensador é ideal para gravações de entrevistas e podcasts em estúdio. (Fonte: Soundtrap/ Unsplash.com)

Sensibilidade

Quanto mais sensível é o microfone, mais som ele consegue captar.

É por isso que este critério é importante, pois você poderá escolher o quanto sensível você quer que o seu microfone condensador ideal seja. Em geral, quando mais sensível, melhor. Entretanto, quanto mais sensível, mais caro.

Conectividade

Você vai precisar que o seu microfone se conecte a quais tipos de equipamento? Nada pior do que comprar um aparelho que não se conecta ao objeto que você deseja gravar, não é mesmo?

Então não esqueça de procurar quais são os tipos de conexão que ele possui ou se você precisará comprar também algum tipo de adaptador ou até mesmo escolher outro modelo de microfone.

Resumo

Com um microfone condensador, você provavelmente atingirá níveis de áudio que nunca imaginou. Como falamos durante o artigo, eles são extremamente sensíveis, por isso captam e traduzem o som de uma maneira belíssima.
Pesquise muito bem antes de escolher o seu, afinal será um investimento que você vai usar por muito tempo.

Lembre-se de levar em consideração fatores como: sensibilidade, conectividade, captação e utilização. Boa escolha!

(Fonte da imagem destacada: Fxprosound/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas