Espaço gamer profissional equipado com mesa gamer na cor cinza e computador gamer e demais periféricos na cor preta
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

8Estudos avaliados

98Comentários coletados

Quando falamos em ergonomia para o gamer, muitas pessoas pensam primeiramente na cadeira gamer. Ela é importante? É claro que é! Entretanto, de igual importância aparece a mesa gamer, você sabia? Além de ser um item que pode deixar seu ambiente muito bonito, ela é essencial para proporcionar conforto ao gamer.

Entretanto, qual mesa gamer escolher? Com tantas opções disponíveis pode parecer difícil achar uma resposta.

Fique tranquilo! Nós preparamos um artigo completo que vai tirar as suas principais dúvidas, além de dar dicas especiais e apresentar critérios de compra importantes.




Primeiro, o mais importante

  • Escolha a sua mesa gamer pensando mais na ergonomia que ela oferece do que em seu design em si. Ela será fundamental para você não sentir dores enquanto joga.
  • O tamanho da sua mesa gamer deve estar diretamente ligado à sua quantidade de periféricos. Cuidado para não comprar uma mesa muito pequena e faltar espaço.
  • Alguns itens como organizadores de cabos e conexões USB e de áudio acopladas podem fazer toda a diferença na hora da escolha.

Melhores microfones condensadores: nossas recomendações

Guia de compra: tudo o que você precisa saber para encontrar a melhor mesa gamer do mercado

Acomodar da melhor forma possível o seu setup gamer e deixar o seu ambiente de jogos mais estiloso. É isso que você busca para a sua mesa gamer ideal? Ainda não sabe qual escolher? Fique tranquilo! É comum surgirem dúvidas na hora de escolha.

Por conta disso, responderemos os principais questionamentos dos compradores a partir de agora. Você receberá um guia de compra completo sobre o produto. Veja!

Computador gamer em cima de uma mesa gamer, em uma sala escura com luzes RGB em destaque

Não existe modelo correto de mesa gamer. Existe o modelo ideal para a necessidade de cada gamer. (Fonte: Jack B/ Unsplash.com)

O que é uma mesa gamer?

Como o próprio nome sugere, a mesa gamer é um produto desenvolvido exclusivamente para dar suporte à infinidade de periféricos que os gamers geralmente já possuem, como teclado, mouse, controle para PC, monitores e mouse pad, exclusivos, por exemplo.

Junto da cadeira gamer, ela também ajuda na tão importante ergonomia que todo gamer precisa. Afinal, as diversas horas em frente à tela geralmente trazem dores ao longo do tempo e são prejudiciais à saúde.

Bastante conhecidas por seu design diferenciado, elas têm virado um objeto de desejo da maioria dos gamers.

Quais as vantagens e desvantagens de adquirir uma mesa gamer?

Pense em organizar toda a sua bagunça com os fios do computador e ter um espaço dedicado a cada um dos seus periféricos. A mesa gamer pode fazer isso e muito mais para você. Preparamos uma lista com as principais vantagens e desvantagens para se adquirir o produto. Veja:

Vantagens
  • Ergonomia para o gamer
  • Ideal para organizar cada um dos seus periféricos
  • Espaços dedicados à CPU e aos jogos, de acordo com o modelo
  • Resistentes
  • Design atrativo e diferenciado
  • Opções de modelos dobráveis e móveis
  • Mesas com organizadores de cabos e diversos suportes
Desvantagens
  • Preço elevado quando comparado com as tradicionais
  • Poucas opções de modelos não tão chamativos

Quais são os tipos de mesa gamer?

Você encontrará no mercado os mais variados tipos de mesa gamer. Os seus valores variam de acordo com o material apresentado. Conheça a seguir os principais:

  • Madeira: este é o tipo mais tradicional. Ao mesmo tempo em que são mesas bem pesadas, são também bastante resistentes. Com isso, costumam ter uma vida útil bem longa.
  • Vidro: ao mesmo tempo em que trazem mais estilo ao ambiente, dependendo do modelo, também podem trazer mais risco à segurança do jogador. Isso porque elas são mais frágeis. Ela pode não ser uma boa ideia para você, caso seu estilo de jogo seja mais agressivo e você desconte as derrotas na mesa.
  • Aço e PVC: existem diversas opções desse tipo. Vários deles são modelos dobráveis, ideais para serem levadas de um lugar para o outro. Meses desse tipo são uma excelente escolha.

Gamer utilizando o computador, com uma mão no teclado e a outra no mouse.

A mesa gamer, junto da cadeira gamer, é de fundamental importância para a uma boa ergonomia do gamer. (Fonte: Axville/ Unsplash.com)

Devo me preocupar com os itens adicionais de uma mesa gamer?

Sim, você deve. Falando tecnicamente, sem citar o design, são esses itens adicionais que diferenciam as mesas gamers das tradicionais. Vamos conhecer alguns desses itens:

  • Suporte de tela: com ele você consegue ajustar o monitor na altura dos seus olhos
  • Organizador de cabos: nada pior do que os cabos dos periféricos ficarem à vista, com a possibilidade de serem desconectados sem querer.
  • Conexões Adicionais: nada melhor do que conexões como USB 3.0 e 2.0, saída de áudio, entrada de microfone e outros em um lugar específico na mesa, não é mesmo?
  • Gavetas ou nichos: não são todas as mesas que vão trazer este item adicional. Entretanto, são eles que vão liberar espaço de objetos que você costuma deixar em cima da mesa.
  • Ganho: existem mesas com ganchos específicos para colocar os headsets. Assim, eles não ocupam espaço na mesa gamer quando você não estiver utilizando.
  • Suporte para os controles: a mesma ideia você encontrará para o suporte para controles. Além de o espaço ficar bonito visualmente, ele estará em um fácil acesso quando for necessário.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de mesa gamer

Sem conhecimento a respeito do tema, você pode até pensar que não devem existir muitas diferenças entre as opções de mesa disponíveis no mercado e que o design delas é o principal diferencial. Nos critérios de compra a seguir, vamos te mostrar que não é bem assim.

Conheça agora uma lista que preparamos com as principais características que você deve levar em consideração na hora de escolher a sua mesa gamer ideal. São detalhes essenciais que vão lhe ajudar a escolher o melhor modelo para a sua necessidade. Confira!

Ergonomia

Este deve ser uma das principais características a se preocupar na hora de escolher a sua mesa gamer ideal. Como você irá passar diversas horas em frente à tela, a sua mesa gamer deve ser a mais ergonômica possível.

Por isso, procure pelas opções que possuem adaptações que possam te possibilitar o maior conforto possível. Lembre-se das horas que você passará em frente ao PC.

A mesa gamer e a cadeira gamer devem andar juntos, quando falamos de ergonomia. Eles serão os principais responsáveis por manter a sua postura. Junto do mouse e do teclado gamer ideais, as suas dores nos punhos, pescoço e coluna não irão mais existir. O seu corpo agradece demais este investimento!

Qualidade do material

Você encontrará mesas gamers dos mais variados tipos, tamanhos e valores. Os revestimentos mais comuns são: madeira, vidro, aço e PVC. É esse tipo de material que irá direcionar o valor do produto.

Lembre-se de verificar nas características do produto, a quantidade de quilos que ela aguenta. Isso fará toda a diferença para você, que tem noção de quantos monitores e demais periféricos possui.

Dica: Não compre mesas que aguentam menos do que 20kg e prefira as opções com cores escuras. Elas não mancham com facilidade.

Estilo

Quando falamos do mundo gamer, sabemos que as empresas que vendem produtos desta linha adoram caprichar no design do produto, não é mesmo? Com a mesa gamer não é diferente. Você encontrará no mercado mesas das mais variadas cores e tamanhos.

Se você se importa com o restante da decoração do seu ambiente, dependendo de como ele for, talvez prefira uma opção mais neutra. Entretanto, se você é do estilo gamer que tem orgulho de mostrar que é gamer, você vai encontrar modelos coloridos, estilizáveis e até com luzes de led acopladas.

No geral, o preto é a cor dominante, decorada com os traços chamativos que citamos no parágrafo anterior.
Não se preocupe apenas com a cor da sua mesa gamer. Pense também em seu formato. Aqui, você também encontrará diversas opções, sendo as retangulares as mais comuns.

Gamer utilizando headset olhando para o computador com a mão esquerda no teclado

Mesa gamer: feita para dar conforto a você e seu setup gamer. (Fredrick Tendong/ Uunsplash.com)

Tamanho

Quantos monitores você vai utilizar? Qual o tamanho do seu mouse pad gamer? Quer um espaço dedicado para guardar o seu controle para PC enquanto ele não é utilizado? O gabinete do seu PC Gamer será colocado em que lugar? Essas são algumas das perguntas que você tem que fazer para decidir o tamanho da sua mesa gamer ideal.

Quanto mais periféricos você utilizar, maior precisará ser a sua mesa. Aí surge um outro questionamento: a mesa caberá no seu cômodo?

Não existe um tamanho correto ideal. Existe um tamanho correto para cada necessidade. Defina bem qual é a sua e boa sorte na escolha!

Itens que podem fazer a diferença

Existem alguns detalhes que podem fazer toda a diferença na hora de decidir entre a sua mesa gamer ideal. Citamos aqui alguns deles:

  • Organizador de cabos: com tantos periféricos em seu setup gamer, não é nem um pouco interessante que todos os cabos fiquem enrolados, não é mesmo?
  • Conexões Adicionais: pode ser uma boa ideia procurar por modelos que oferecem diversos tipos de conexão, como USB 3.0 e 2.0, saída de áudio, entrada de microfone, entre outros.

Resumo

Conforto, organização e estilo. Isso que você ganhará ao investir em uma mesa gamer. Criadas exclusivamente para a indústria dos jogos, elas podem ser essenciais ao melhorar a ergonomia do gamer e consequentemente a sua jogabilidade e competitividade.

A dica é conhecer as opções disponíveis no mercado, através do nosso artigo, e entender qual o modelo ideal de mesa gamer para você. Pesquise muito antes da compra e lembre-se de checar características como ergonomia, tamanho, qualidade do material e claro, o design.

Que você possa fazer uma excelente compra!

(Fonte da imagem destacada: ELLA DON/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas