Imagem mostra uma pessoa usando uma mesa digitalizadora ao lado de um notebook.
Ultima atualização: 24 de maio de 2021

Como escolhemos

9Produtos analisados

29Horas investidas

5Estudos avaliados

79Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Se você está pensando em comprar uma mesa digitalizadora para facilitar a sua vida profissional, chegou ao artigo ideal! Vamos discutir todos os benefícios e indicações desse periférico e te ensinar a escolher o melhor modelo.

A mesa digitalizadora também é chamada de tablet gráfico e pode ajudar muito quem trabalha com desenhos. A seguir, você encontra todas as informações que precisa!




Primeiro, o mais importante

  • A mesa digitalizadora é indicada principalmente para quem trabalha com desenhos, mas também pode ser usada como hobby ou até em outras situações menos específicas.
  • Dentre as principais vantagens da mesa digitalizadora estão a maior velocidade no trabalho, a menor chance de lesões e a grande precisão possibilitada.
  • Existem modelos de mesa digitalizadora cheios de recursos, ideais para profissionais, e outros menores e mais simples que podem servir como porta de entrada.

As melhores mesas digitalizadoras: Nossas recomendações

Para te ajudar no momento da aquisição, preparamos uma seleção com as melhores mesas digitalizadoras disponíveis no mercado brasileiro:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre mesa digitalizadora

O guia de compra é o setor do nosso artigo que tira as principais dúvidas sobre mesas digitalizadoras. Sente-se confortavelmente e leia com atenção!

Imagem mostra um homem trabalhando em um notebook com uma mesa digitalizadora ao lado.

A mesa digitalizadora faz parte do dia a dia de vários profissionais. (Fonte: TeeFarm/ Pixabay.com)

O que é e para que serve uma mesa digitalizadora?

A mesa digitalizadora parece um tablet comum, mas possui uma tela sensível ao toque que permite que desenhos sejam feitos sobre ela.

Dessa forma, com auxílio de uma caneta própria ou até das próprias mãos, você pode desenhar sobre o periférico. Ela se conecta via cabo USB ou bluetooth com um computador e transfere imediatamente as imagens para algum software de imagem.

O principal diferencial da mesa digitalizadora, portanto, é a possibilidade de que profissionais façam seus trabalhos não diretamente com mouse e clique, mas sim com uma caneta, como aconteceria no mundo pré-digital.

Você sabia que a primeira exposição de arte digital do mundo aconteceu em 1968?

Foi no Instituto de Artes Contemporâneas de Londres, na Inglaterra, e junto com os primeiros desenhos feitos digitalmente também havia alguns robôs capazes de desenhar.

Para quem é uma boa ideia usar mesa digitalizadora?

O uso de uma mesa digitalizadora pode até ser divertido e levado como hobby, porém, ela é também excelente para vários grupos profissionais. Confira uma lista:

  • Designers: Os designers estão sempre criando imagens digitais e muitos têr mais facilidade para desenhar a mão do que com mouse e teclado. A mesa digitalizadora pode ser uma grande aliada na profissão.
  • Arquitetos: O mesmo vale para os arquitetos. Fazer projetos com uma caneta é mais fácil do que com um mouse, e a mesa digitalizadora pode gerar grande ganho de tempo.
  • Desenhistas: A produção de arte digital é cada vez maior e aprender uma nova forma de exercer a sua arte pode ser difícil e complicado. Ter uma mesa digitalizadora é a melhor maneira de amenizar a transição.

A mesa digitalizadora vem crescendo em popularidade e já tem usos até em áreas não relacionadas aos desenhos. Em países nos quais ela é mais barata, é usada em escolas para anotações de alunos e rápida digitalização, por exemplo.

Quais as vantagens da mesa digitalizadora?

Se você é um profissional que lida com desenhos, a mesa digitalizadora oferece uma enorme gama de vantagens.

A principal e mais óbvia é a maior facilidade de desenhar usando uma caneta do que um mouse. O natural é que esse seja o modo como aprendemos e a liberdade da mão também é muito mais clara. É normal que a qualidade do que produzimos aumente com a mesa digitalizadora.

Imagem mostra uma mesa digitalizadora ao lado de uma xícara de café e de um copo d'água.

A mesa digitalizadora é uma excelente ferramenta de trabalho para desenhistas. (Fonte: TeeFarm/ Pixabay.com)

E como o movimento é mais natural e ergonômico, ele diminui até o risco de problemas de saúde. A LER, por exemplo, atinge muitas pessoas que trabalham usando o computador com frequência.

A mesa digitalizadora também tem claras vantagens em relação ao clássico uso de caneta e papel: Ela permite digitalização imediata, faz com que correções sejam muito mais rápidas e não gera nenhuma sujeira ou gasto de tinta e papel.

Tanto em relação ao uso do computador, quanto ao papel, a mesa digitalizadora proporciona mais velocidade no trabalho.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens do periférico:

Vantagens
  • Dá agilidade ao processo criativo
  • Oferece grande precisão
  • É mais natural do que o uso do computador para desenhar
  • Não oferece risco de lesões
  • Não faz sujeira, nem gasta tinta e papel
  • Faz a digitalização imediata dos desenhos
Desvantagens
  • É um periférico de nicho

Como funciona uma mesa digitalizadora?

Toda mesa digitalizadora acompanha uma caneta própria que é chamada de Stylus. É com ela que você fará os desenhos sobre a superfície do periférico.

Algumas mesas digitalizadoras usam software próprio para receber o desenho no computador.

Os desenhos não aparecem diretamente em uma tela na mesa, mas sim no monitor do computador. Algumas mesas digitalizadoras oferecem softwares próprios, outras são compatíveis com programas famosos como Photoshop ou Illustrator.

Portanto, você deve conectar a mesa digitalizadora ao computador e, no segundo, abrir o software que será usado para receber as suas criações. Em seguida, pegar a Stylus e fazer o desenho sobre a superfície do periférico.

Em muitos modelos, não é nem sequer preciso encostar a caneta na mesa digitalizadora. Você pode ajustar a sensibilidade de toque e fazer ajustes, como apagar traços ou reforçar, quando quiser. Há uma grande gama de recursos à mão.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de uma mesa digitalizadora

Chegou a hora de escolher o modelo ideal para você. Selecionamos critérios de compra que te ajudarão a entender como comprar a mesa digitalizadora que melhor atende às suas necessidades!

Sensibilidade

Os modelos mais avançados de mesa digitalizadora oferecem a possibilidade de ajuste de sensibilidade. É possível escolher quanta pressão é preciso fazer com a caneta, por exemplo.

Você pode optar por um traço mas fino quando apenas aproxima a caneta da mesa e um traço mais grosso quando a pressiona em contato com o periférico. Assim, passa a ter enorme autonomia para fazer desenhos cheios de recursos.

A medida que te permite avaliar a sensibilidade de um modelo é chamada de “níveis de pressão”.

Algumas mesas também possuem sensibilidade ao toque dos dedos, o que é ótimo para artistas que preferem trabalhar dessa maneira.

Imagem mostra uma mesa digitalizadora ao lado de um notebook e uma xícara de café.

Quanto mais níveis de pressão, mais complexos são os trabalhos que uma mesa digitalizadora permite. (Fonte: TeeFarm/ Pixabay.com)

Tamanho

O tamanho da mesa digitalizadora é o espaço máximo que você possui para o seu desenho, uma vez que não é possível adicionar traços fora dos limites dos periféricos.

Há uma grande variedade de tamanhos de mesas digitalizadoras.

Uma mesa digitalizadora pequena pode ter cerca de 15 x 9,5 cm e é recomendada para quem ainda está começando a lidar com o periférico ou trabalha majoritariamente com criações de menor porte. Outros modelos podem chegar a aproximadamente 43 x 30 cm.

Você precisa saber quais os tamanhos dos trabalhos que costuma fazer para escolher a mesa digitalizadora ideal.

Softwares

O ideal é que as mesas digitalizadoras acompanhem ou ofereçam softwares que facilitem o seu trabalho, reduzindo assim os seus gastos no momento de comprá-los.

Modelos de marcas mais consagradas, como a Wacom ou a Huion, podem trazer softwares de empresas como Adobe e Corel. Também há fabricantes de mesas digitalizadoras que contam com programas próprios para fazer a transição entre periférico e monitor.

Observe quais softwares a mesa digitalizadora escolhida oferece e se eles são compatíveis com o seu trabalho!

Conectividade

Como a mesa digitalizadora será conectada ao computador? Você tem uma estação de trabalho montada e pode apenas encaixar o periférico em uma entrada USB ou prefere ter liberdade e usar um modelo sem fio?

Você precisa saber se o modelo selecionado oferece conexão por bluetooth e HDMI ou se funciona apenas por USB. Com essa informação, ficará mais fácil planejar o seu trabalho!

Resumo

Profissionais que trabalham com desenhos têm muitos benefícios quando usam uma mesa digitalizadora. Esse é um periférico de nicho, mas capaz de facilitar a vida de quem precisa dele em variados aspectos.

A possibilidade de desenhar usando uma caneta, e não um mouse, é fabulosa para designers, arquitetos e desenhistas. Além de dar mais liberdade e velocidade, reduz a chance de lesões. A mesa digitalizadora é um periférico que deve continuar evoluindo e se tornando mais e mais útil.

(Fonte da imagem destacada: lukasbieri / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas