Ultima atualização: 22 de abril de 2020

Como escolhemos

12Produtos analisados

19Horas investidas

7Estudos avaliados

71Comentários coletados

Você trabalha com criação ou edição de imagens e precisa de uma mesa gráfica para aumentar sua produtividade no trabalho? Invista em uma mesa digitalizadora Wacom, marca preferida dos artistas, ilustradores e pintores digitais.

Uma mesa digitalizadora Wacom facilita a criação de esboços, pinturas, ilustrações e até edição de imagens. Você só precisa encontrar um modelo compatível com suas habilidades e orçamento disponível. Continue conosco!

Primeiro, o mais importante

  • A mesa digitalizadora Wacom pode ser utilizada em diferentes tarefas: Ilustração, design de interfaces, animação, retoque em imagens, edição de fotos e muito mais.
  • O equipamento pode aumentar a produtividade de ilustradores, designers gráficos, web designers, fotógrafos, quadrinistas, diretores de arte, arte finalistas, entre outros profissionais da área de criação e edição de imagem.
  • Você vai precisar passar por uma fase de adaptação para utilizar uma mesa digitalizadora Wacom.

As melhores mesas digitalizadoras Wacom: Nossas recomendações

Quer desenvolver ou aperfeiçoar suas habilidades em ilustração digital? Então confira uma seleção com as melhores mesas digitalizadoras Wacom para comprar em 2020. Selecionamos opções para estudantes e profissionais.

A melhor opção para estudantes

A mesa digitalizadora One da Wacom é ideal para estudantes, pois oferece a qualidade inegável da marca a um preço acessível. Esse modelo tem 2048 níveis de pressão, resolução de 2540 LPI e área ativa de 152 x 95mm. A caneta digital funciona por ressonância magnética, mas não possui funções personalizáveis e nem função “borracha” na ponta. Conecte ao computador via cabo USB.

Uma opção para profissionais em início de carreira

Quem precisa de uma mesa digitalizadora intermediária, deve apostar na Intuos Creative CTL 4100. Versátil, pode ser usada em edição de imagens, ilustração e pintura digitais. Esse modelo tem resolução de 2540 LPI, 4096 níveis de pressão e área útil de 15,2 por 9,5cm. A caneta é movida a ressonância magnética. Acompanha três softwares de criação de conteúdo e três pontas padrão para reposição da caneta digital.

A escolha dos profissionais

Para profissionais experientes, recomendamos o display interativo Cintiq 16. Com tela slim de 15,6 polegadas e resolução Full HD, o aparelho permite desenhar diretamente na tela da mesa digitalizadora. A caneta Stylus oferece muita precisão, pois reage aos movimentos mais suaves de sua mão, incluindo inclinação – são 8.192 níveis de pressão. Esse modelo oferece compatibilidade com os principais programas de criação e edição de imagem.

Guia de Compra

A Wacom é a marca mais renomada quando o assunto é mesa digitalizadora. Gerações de artistas gráficos confiam na marca por oferecer produtos que excedem as expectativas.

Seja você um estudante ou profissional, saiba que a mesa digitalizadora Wacom é uma importante ferramenta de trabalho. Conheça os diferentes modelos da marca neste Guia de Compra.

Imagem de uma mulher utilizando uma mesa digitalizadora.

A mesa digitalizadora Wacom atende profissionais em todos os níveis de habilidade. (Fonte: Divulgação/ Wacom)

Quais são as vantagens de uma mesa digitalizadora Wacom?

A mesa digitalizadora Wacom é a ferramenta preferida de quem trabalha com criação ou tratamento de imagens.

A preferência pela mesa digitalizadora Wacom ocorre por alguns motivos, o principal é que os painéis gráficos e as canetas digitais possuem qualidade e durabilidade superiores aos equipamentos de outras marcas.

Outro diferencial é que a Wacom oferece drivers atualizados, que garantem que todas as funções da mesa digitalizadora operem em diferentes sistemas operacionais, softwares de criação e edição de imagem, computadores e dispositivos móveis.

Imagem de uma mesa digitalizadora ao lado de um notebook.

A mesa digitalizadora é ideal para ilustradores. (Fonte: PTRA/ Pixabay.com)

Você encontra a mesa digitalizadora Wacom em duas categorias: Modelo convencional que atua como extensão do software gráfico projetando a imagem na tela do computador e a mesa digitalizadora interativa, que possui um monitor integrado.

Investir em uma mesa digitalizadora Wacom promove aumento na produtividade, pois você consegue navegar pela imagem, fazer possíveis ajustes e seleções de modo prático e preciso. Além disso, utilizar a caneta digital ao invés de um mouse traz muito conforto.

Conheça mais vantagens da mesa digitalizadora Wacom na tabela abaixo:

Vantagens
  • Opções para estudantes e profissionais
  • Compatibilidade com sistema Windows e MacOS
  • Alguns modelos são compatíveis com smartphones com sistema Android
  • Opções em todos os tamanhos
  • A caneta digital funciona por ressonância magnética
  • Variedade de preços
  • Até 24 meses de garantia
Desvantagens
  • Alguns modelos não possuem botões físicos personalizáveis
  • Os modelos da linha Cintiq são realmente caros

Faço ilustrações como hobby, qual mesa digitalizadora Wacom escolher?

A mesa digitalizadora One da Wacom é indicada para quem deseja uma mesa gráfica básica, para fazer esboços e desenhos mais simples. Possui seis polegadas, resolução de 2540 LPI e sensibilidade a 2048 níveis de pressão.

O acessório é fácil de ser configurado, basta conectá-lo ao PC através da entrada USB e instalar o driver para Windows ou Macintosh. Depois é só soltar a imaginação.

Imagem de uma mesa digitalizadora.

A mesa digitalizadora One da Wacom é o modelo mais acessível da marca. (Fonte: Theme Photos/ Unsplash.com)

Qual é a melhor mesa digitalizadora Wacom para estudantes?

Qualquer modelo da Linha Intuos é uma excelente opção para estudantes, pois o equipamento permite criar e editar conteúdo gráfico com facilidade. Três modelos compõem essa linha: Intuos S, Intuos S com conexão Bluetooth e Intuos M.

Com área ativa que se estende de uma borda à outra e corresponde a 75% da área total da tela e modelos de 7 ou 10 polegadas, a mesa digitalizadora Intuos oferece mais espaço para suas criações.

A caneta digital possui design ergonômico e 4096 níveis de sensibilidade à pressão que proporcionam melhor precisão e controle e resultam em desenhos mais naturais.

O equipamento possui suporte para caneta e quatro teclas personalizáveis. A conexão com o computador (Windows ou Mac) ou smartphone (com sistema Android) pode ser feita através de cabo USB ou conexão Bluetooth.

Ao comprar uma mesa digitalizadora Intuos da Wacom, você recebe três aplicativos de criação de conteúdo que podem ser baixados gratuitamente.

Imagem de um homem utilizando uma mesa digitalizadora.

A mesa digitalizadora Intuos da Wacom vem com softwares de criação e edição de imagens. (Fonte: Lukas Bieri/ Pixabay.com)

Quais são as melhores opções de mesa digitalizadora Wacom para profissionais?

A Linha Intuos Pro é recomendada para profissionais de criação mais experientes. Os modelos da série são construídos com materiais de altíssima qualidade para atender às necessidades dos profissionais.

Disponíveis nos tamanhos pequeno (269 x 170 x 8mm), médio (338 x 219 x 8mm) e grande (430 x 287 x 8mm).

As teclas Express Key permitem a personalização de atalhos.

As teclas Express Key, o botão Touch Ring e os botões laterais da caneta permitem a personalização de atalhos. Essa linha oferece diferentes folhas de textura e funciona com os três modelos de caneta digital, todas com 8192 níveis de pressão.

A Linha Paper Edition proporciona a sensação de desenhar no papel, enquanto captura digitalmente cada traço para transmitir o trabalho para seu software de conteúdo preferido. Você também pode trabalhar conectado ao computador.

Os modelos dessa linha estão disponíveis nos tamanhos médio (338 x 219 x 8mm) e grande (430 x 287 x 8mm).

As telas interativas da Linha Cintiq são recomendadas para profissionais que podem investir um valor superior. Com esse tipo de equipamento, é possível trabalhar diretamente na imagem.

Conecte a tela interativa ao computador e trabalhe em qualquer software criativo. Esses dispositivos são compatíveis com a caneta Pro Pen 2 que oferece sensibilidade a 8192 níveis de pressão.

Compare os modelos da linha Cintiq na tabela abaixo:

Polegadas Resolução da tela Gama de cores Multitoque
Cintiq 16 15,6” FHD 72% NTSC Não
Cintiq Pro 13 13” HD 87% Adobe RGB Sim
Cintiq Pro 16 16” 4K 94% Adobe RGB Sim
Cintiq 22 21,5” FHD Não informado Não
Cintiq Pro 24 24” UHD/ 4K 99% Adobe RGB Sim
Cintiq Pro 32 32” 4K 98% Adobe RGB Sim

Critérios de compra: Como escolher a melhor mesa digitalizadora Wacom

Se você é ilustrador, designer, publicitário ou fotógrafo, a mesa digitalizadora Wacom pode ser a ferramenta que você precisa para aumentar a produtividade no trabalho. Para encontrar o modelo ideal, avalie os seguintes critérios:

Vamos detalhar esses critérios ao longo da seção, acompanhe!

Tamanho

Analisar o tamanho de uma mesa digitalizadora Wacom é um dos critérios de compra mais importantes, pois o tamanho do equipamento influencia diretamente na usabilidade e realização de tarefas.

Quem precisa de um equipamento para tratamento ou edição de imagens, deve comprar uma mesa digitalizadora pequena, pois um modelo de tamanho médio ou grande podem dificultar o trabalho. Deixe os modelos de tamanho médio e grande para criação de imagens.

Você encontra a mesa digitalizadora Wacom em três tamanhos. (Fonte: Domenico Loia/ Unsplash.com)

Você encontra a mesa digitalizadora Wacom em três tamanhos. (Fonte: Domenico Loia/ Unsplash.com)

Resolução

Algumas pessoas não sabem, mas a resolução de uma mesa digitalizadora é indicada pela sigla LPI que significa “linhas por polegada” em inglês. Listamos a resolução de tela dos equipamentos da marca abaixo:

  • One 2540 LPI
  • Intuos 2540 LPI
  • Intuos Pro 5080 LPI
  • Cintiq 5080 LPI

Caneta digital

No momento da compra, avalie as características da caneta digital que acompanha a mesa digitalizadora Wacom. Você encontra três modelos de caneta digital Wacom, ambas são movidas a ressonância magnética:

  • Caneta Pro Pen 2 foi projetada para aprimorar os menores detalhes.
  • Caneta Pro Pen fina oferece a mesma precisão, mas a caneta possui formato slim, ideal para quem tem mãos pequenas.
  • Caneta Pro Pen 3D oferece sensibilidade à pressão e proporciona controle excepcional em softwares de criação e edição de imagens em 2D e 3D. Possui três botões totalmente personalizáveis.

Mas a característica mais importante em uma caneta digital é a sensibilidade aos níveis de pressão. Quanto maior a sensibilidade da caneta, maior a possibilidade de realizar diferentes técnicas de desenho:

Série Níveis de sensibilidade
One 2048
Intuos 4096
Intuos Pro 8192
Cintiq 8192

Além disso, é importante certificar-se que a caneta possui funciona quando é inclinada.

Também é importante analisar suas funções. Em alguns modelos, a parte de trás da caneta serve para “apagar” os traços. A maioria dos modelos também conta com botões que servem para programar as funções mais importantes.

Imagem de uma mesa digitalizadora e caneta digital Wacom.

A caneta digital Wacom acompanha a mesa digitalizadora. (Fonte: Pixabay/ Pexels.com)

Sensibilidade ao toque

Outro recurso interessante e presente apenas em alguns modelos é a sensibilidade touchscreen. Esse recurso é indispensável se você pretende abandonar o uso do mouse ou touchpad.

Com uma mesa digitalizadora Wacom sensível ao toque, você consegue usar o computador como um tablet.

Preço

Sabemos que o preço de uma mesa digitalizadora Wacom pode ser definidor em sua escolha, pensando nisso listamos a média de preços dos modelos de cada linha abaixo:

  • One custa cerca de R$400
  • Linha Intuos preços variam de R$500 a R$1600
  • Linha Intuos Pro modelos custam entre R$2.000 e R$4.200
  • Linha Intuos Pro Paper Edition custam entre R$3.500 e R$5.200
  • Linha Cintiq custam entre R$7.000 e R$30.000

(Fonte da imagem destacada: Divulgação/ Wacom)

Por que você pode confiar em mim?

Apaixonada por ler e escrever, empenha-se em produzir conteúdo relevante sobre áreas pelas quais tem muito interesse, como tecnologia, qualidade de vida, beleza e lazer.