Ultima atualização: 23 de abril de 2020

Como escolhemos

15Produtos analisados

20Horas investidas

5Estudos avaliados

65Comentários coletados

A mesa digitalizadora é um equipamento indispensável para quem trabalha com criação ou edição de imagens. Para melhorar a qualidade do trabalho e aumentar a produtividade, a mesa digitalizadora Huion é a melhor opção.

Produzimos esse conteúdo especialmente para quem deseja comprar uma mesa digitalizadora Huion mas não conhece as funcionalidades do aparelho ou para quem está em dúvida sobre qual modelo comprar.

Primeiro, o mais importante

  • A Huion é uma empresa chinesa especializada em mesas digitalizadoras e acessórios relacionados.
  • A mesa digitalizadora Huion pode ser conectada ao computador, tablet ou smartphone para transmitir a imagem em tela. Alguns modelos possuem monitor integrado.
  • Acompanha a mesa digitalizadora Huion uma caneta digital, porta-caneta, cabo USB, cabo VGA, cabo de carga para o dispositivo e caneta, pontas de caneta para reposição, protetor de tela e um manual de instruções.

Melhores mesas digitalizadoras Huion: Nossas recomendações

Está procurando a primeira mesa digitalizadora Huion ou deseja trocar o modelo que utiliza? Então descubra quais são as melhores opções do momento para profissionais com diferentes perfis.

A favorita dos consumidores

Versátil, a mesa digitalizadora HS610 é compatível com dispositivos móveis com sistema Android e computadores com sistema Windows e Mac. A caneta digital tem sensibilidade à 8192 movimentos, não precisa de bateria para funcionar e permite inclinação em até 60º. O equipamento possui 12 botões personalizáveis e um anel de toque que serve para dar zoom dentro ou fora da tela, ajustar pincel e página de rolagem.

Uma mesa digitalizadora Huion sem fio

A mesa digitalizadora Q11K possui conexão via Bluetooth e oferece 40 horas de funcionamento – a bateria tem 2500mAh. A tela tem 11 polegadas e acabamento parecido com papel. A caneta digital possui desempenho avançado, alta precisão e suporta 8192 níveis de pressão, que possibilita realizar traços com diferentes espessuras. A caneta é projetada com tamanho, peso e aderência perfeitos. O equipamento possui design ergonômico, superfície lisa e bordas curvas, além de oito teclas de atalho personalizáveis.

Opção com monitor embutido

Este monitor de desenho gráfico possui uma tela com 21,5 polegadas, com proporção 16:9 (ecrã panorâmico), 16,7 milhões de cores, resolução HD (1920 x 1080p) e ângulo de visão de 178º. O aparelho é compatível com sistema Windows e Mac. Você pode ajustá-lo em diferentes ângulos de visão. Acompanha luva artística e uma película de proteção de tela.

O modelo mais básico

Indicamos a mesa digitalizadora Huion 420 para profissionais em início de carreira ou pessoas que gostam de desenhar por hobby. O aparelho possui área de 2.5” e resolução de 4000 LPI (linhas por polegadas). A caneta digital é movida a pilha AAA, possui dois botões de toque que permitem controlar as ações do aparelho e 2048 níveis de pressão que possibilitam traços naturais. A conexão com o computador é via cabo USB.

Guia de Compra

Nada pode substituir a inspiração, traços, escolha de cores e técnicas utilizadas por um artista. Mas o lápis, pincel e tintas podem ser substituídos pela mesa digitalizadora Huion.

Essa ferramenta pode transformar o processo criativo de um profissional que trabalha com a criação e edição de imagens. Conheça mais sobre a mesa digitalizadora Huion neste Guia de Compra. Boa leitura!

Imagem de uma mulher trabalhando.

A mesa digitalizadora Huion é uma ferramenta indispensável para quem trabalha com criação artística. (Fonte: Primagefactory/ 123RF.com)

O que é uma mesa digitalizadora Huion?

Você encontra a mesa digitalizadora Huion em duas versões. A mesa gráfica é um aparelho plano utilizado em conjunto com uma caneta digital e conectado ao computador. Tudo o que é desenhado na mesa digitalizadora é apresentado na tela do computador.

A mesa gráfica precisa estar conectada ao computador. (Fonte: Ptra/ Pixabay.com)

O monitor gráfico apresenta o desenho diretamente na mesa que funciona como um monitor integrado – dispensando o uso do computador. Esse modelo é mais caro, mas apresentar as imagens diretamente na mesa digitalizadora é uma funcionalidade interessante.

Quem deve comprar uma mesa digitalizadora Huion?

A mesa digitalizadora Huion é indicada para profissionais que trabalham com projetos gráficos como ilustradores, designers, modeladores 3D, desenvolvedores de games, fotógrafos e profissionais de áreas similares.

O gadget também é indicado para quem trabalha com edição e manipulação de imagens, como publicitários, pois a mesa digitalizadora Huion simplifica e naturaliza esses retoques.

Quais são os diferenciais da mesa digitalizadora Huion?

A mesa digitalizadora Huion possui comandos personalizáveis que simplificam seu trabalho. As teclas com comandos expressos ficam à esquerda e as teclas com comandos suaves ficam na parte superior do gadget. A quantidade de comandos personalizáveis depende do modelo em questão.

O acessório acompanha uma caneta digita e um suporte que permite que você coloque a caneta na posição horizontal ou vertical. No interior do porta caneta você pode guardar as pontas de caneta intercambiáveis.

Conheça todas as vantagens da mesa digitalizadora Huion abaixo:

Vantagens
  • Modelos de mesa digitalizadora tradicional e monitor gráfico
  • Modelos de diferentes tamanhos
  • Fácil de manusear
  • Caneta ergonômica
  • Alguns modelos oferecem caneta recarregável
  • Variedade de modelos
  • Preços variados
  • Compatível com computadores Windows e Mac
  • Compatível com smartphones Android
  • Um ano de garantia
Desvantagens
  • Marca não atua no Brasil, o que pode prejudicar o suporte e garantia
  • É preciso passar por uma etapa de adaptação
  • Alguns modelos utilizam caneta movida a pilha
  • Os modelos com monitor integrado são mais caros

Qual a função da luva que acompanha a mesa digitalizadora Huion?

Algumas mesas digitalizadoras Huion acompanham uma luva que reveste os dedos que estarão em contato com a tela, enquanto os outros dedos ficam livres para segurar a caneta.

O acessório garante estabilidade e fluidez e proporciona movimentos leves e precisos. A luva também serve para evitar que sua mão suje o painel com gordura e suor da pele.

O acessório também pode ser comprado a parte, caso não acompanhe a mesa digitalizadora.

Como utilizar uma mesa digitalizadora Huion?

Para utilizar a mesa digitalizadora Huion, aproxime a caneta digital da mesa gráfica e comece a desenhar – a área útil da mesa digitalizadora corresponde à área de trabalho do computador.

Não é necessário pressionar a caneta na superfície da mesa digitalizadora. Para mover o cursor para áreas distantes não é necessário arrastar a caneta, basta elevá-la e colocá-la no ponto desejado. Você só encosta a ponta da caneta na tela quando precisa realizar algum movimento.

O funcionamento da mesa digitalizadora é muito simples, mas é necessário passar por uma etapa de adaptação motora. Também é preciso adaptar-se ao manuseio caneta e textura da mesa.

Mesa digitalizadora Huion: Mesa gráfica ou Monitor gráfico?

Você encontra a mesa digitalizadora Huion em duas categorias: Mesa gráfica e monitor gráfico. A mesa gráfica é o modelo tradicional, que mencionamos ao longo deste Guia de Compra.

O monitor gráfico é um display interativo que permite que você desenhe sobre a mesa, sem a necessidade de um computador para transmitir a imagem, pois a própria mesa atua como monitor.

O amplo ângulo de visão e o suporte ajustável possibilitam que você encontre uma posição perfeita para trabalhar. O aparelho possui painel antirreflexos com proteção contra riscos. Você encontra modelos de diferentes tamanhos.

Todos os modelos da nova geração de mesas digitalizadoras Huion (em ambas as categorias) oferece sensibilidade a 8192 níveis de pressão, campo visual em 178º, painel RGB 120% e display com 16,7 milhões de cores.

Compare os modelos abaixo:

Mesa gráfica Monitor gráfico
Linha Inspiroy Kamvas
Diferencial Conexão com computador, smartphone e tablet O desenho é reproduzido diretamente na tela
Precisa estar conectado ao computador? Sim (conexão USB ou Bluetooth) Não

Critérios de compra: Como analisar uma mesa digitalizadora Huion

A mesa digitalizadora Huion deixou de ser uma ferramenta de uso profissional apenas. Com o interesse dos consumidores, a marca lançou vários modelos, desde equipamentos básicos para amadores até modelos completos para profissionais experientes.

Para encontrar a melhor mesa digitalizadora do momento, é importante avaliar algumas características que mudam de um modelo para o outro:

Vamos detalhar esses tópicos ao longo da seção. Surgiu alguma dúvida? Deixe um comentário. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos.

Tamanho da tela

No momento da compra, avalie o tamanho da mesa digitalizadora Huion e encontre um modelo que seja confortável para trabalhar. Tamanho faz diferença, nesse caso.

As mesas digitalizadoras pequenas limitam os movimentos do profissional. Esses modelos são indicados apenas para profissionais que gostam de desenhos com muito detalhes ou não podem investir em um equipamento mais robusto. Também é ideal para artistas amadores.

Os modelos com monitor integrado são maiores. (Fonte: Norbert Levajsics/ Unsplash.com)

Conexão

Observe se o modelo de mesa digitalizadora Huion que você pretende comprar possui conexão via cabo USB ou Bluetooth.

Os modelos via USB são mais simples, pois basta conectar o plugue e começar a usar. Os modelos sem fio oferecem ainda mais liberdade, pois permite que você trabalhe a uma distância superior a 10m.

Imagem de uma pessoa utilizando uma mesa digitalizadora.

Os modelos com conexão Bluetooth funcionam a uma distância superior a 10m. (Fonte: Lukasbieri/ Pixabay.com)

Avalie também a capacidade da bateria do gadget. Por exemplo, uma mesa digitalizadora Huion com 2000mAh de bateria oferece até 40 horas de funcionamento longe da tomada.

Caneta

Avalie a sensibilidade da caneta digital que acompanha a mesa digitalizadora Huion. Quanto mais sensível, mais o aparelho conseguirá ler e reproduzir diferentes traços. Essa informação está disponível na ficha técnica do dispositivo, na seção “níveis de pressão”.

Além disso, avalie a fonte de alimentação do acessório. Você encontra três modelos:

Modelo Como funciona
Caneta movida a bateria AAA Precisa trocar a pilha de tempos em tempos
Caneta recarregável Carrega em apenas uma hora e oferece 800 horas de uso contínuo
Caneta com ressonância eletromagnética Você não precisa se preocupar em recarregar ou trocar a bateria

Além de avaliar o estilo de funcionamento da caneta digital, certifique-se que o acessório possui suporte à inclinação das mãos e se funciona nas funções lápis, pincel e marcador. Quanto mais completa for a caneta, mais natural será sua experiência com o acessório.

Funcionalidades adicionais

Analise todas as funções dos modelos de mesa digitalizadora Huion antes de escolher um dos modelos. Um modo de acertar na escolha é avaliar as funcionalidades adicionais:

Leitor de cartão embutido permite que você salve o trabalho no cartão MicroSD e leve com você. Não esqueça de avaliar a capacidade de memória do cartão.

Sensibilidade ao toque é um recurso interessante se você pretende abandonar o uso do mouse. Com esse recurso, você pode manusear a mesa digitalizadora como se fosse um tablet.

(Fonte da imagem destacada: Lightfieldstudios/123RF.com)

Por que você pode confiar em mim?