Imagem de dois cartuchos de memória RAM.
Ultima atualização: 13 de julho de 2021

Como escolhemos

19Produtos analisados

17Horas investidas

4Estudos avaliados

81Comentários coletados

A memória RAM é um dos componentes mais importantes em um computador, pois é onde os programas e aplicativos são armazenados e deixados prontos para acesso pelo processador. Quanto mais memória RAM, melhor o desempenho do computador, que consegue acessar mais informações com rapidez.

Ao escolher uma memória RAM de qualidade, você pode desfrutar de um computador poderoso ou mesmo recuperar uma máquina mais antiga. Para ajudá-lo a encontrar a memória RAM ideal para seu computador desktop ou notebook, preparamos um guia completo sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • A memória RAM armazena os dados gerados quando você acessa programas, aplicativos e arquivos do computador.
  • Uma máquina com mais memória RAM é capaz de processar melhor os dados de acesso, oferecendo melhor desempenho.
  • Existem dois tipos de memória RAM: estática e dinâmica. A memória RAM estática muda de estado de acordo com os sinais elétricos do circuito. Já a memória RAM dinâmica armazena parte dos dados em seus circuitos.

Melhores modelos de memória RAM: nossas recomendações

Trocar ou turbinar a memória RAM de seu computador pode ser a melhor solução para lidar com a perda de desempenho do desktop ou notebook. Mas antes de adicionar mais memória na placa-mãe, você deve saber qual componente ideal para seu computador e conhecer os melhores modelos disponíveis:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a memória RAM

Entender como funciona a memória RAM e saber como escolher o hardware perfeito são fatores importantes para quem deseja realizar um upgrade no desktop ou notebook. Antes de comprar um pente de memória RAM, leia este guia de compra.

Imagem de um homem realizando a manutenção de um computador.

A memória RAM deve ser encaixada na placa-mãe do computador por um técnico em informática. (Fonte: JESHOOTS.COM/ Unsplash.com)

O que devo saber antes de comprar uma memória RAM?

Antes de comprar um pente de memória RAM para seu computador, você deve consultar as especificações técnicas da máquina com bastante atenção, especialmente sobre o chipset e o processador instalados.

É fundamental verificar o padrão de memória aceito pela placa-mãe, que pode ser DDR3 ou DDR4. As dimensões também devem ser analisadas, pois o computador desktop utiliza uma placa em padrão maior (DIMM), enquanto um notebook utiliza uma placa menor (SO-DIMM).

Você também deve levar em consideração o(s) outro(s) pente(s) de memória RAM instalado(s), caso queira turbinar a capacidade de seu computador, pois é necessário checar os espaços disponíveis.

Recomendamos que você escolha um pente de memória RAM com as mesmas especificações ou especificações similares. Lembre-se que uma compra desatenta pode resultar na compra de uma memória RAM inadequada com a placa-mãe.

Quais são os modelos de pente de memória RAM?

Um pente de memória RAM convencional não possui muitos recursos, mas serve para quem procura deixar o computador mais rápido, mas não possui grandes exigências quando o assunto é desempenho.

Para um computador gamer, indicamos uma memória RAM própria, pois um modelo desses possui um dissipador de calor para controlar a temperatura dos componentes internos, além de melhor desempenho para rodar jogos pesados.

Você também encontra a memória RAM EEC, que tem como diferencial a correção de erros, sendo uma opção ideal para um computador profissional, servidor ou workstation, pois garante a proteção dos dados acessados.

Quantos pentes de memória RAM devo colocar em meu PC?

A quantidade de pentes de memória RAM que devem ser colocados em seu computador, depende da finalidade da máquina.

Para um computador simples, usado para estudar ou trabalhar, um pente de memória RAM com 8GB é suficiente para rodar o sistema operacional mais recente, programas e aplicativos sem dificuldades.

Para um computador gamer, indicamos que o pente de memória RAM seja de 16GB ou superior, pois os jogos possuem gráficos cada vez mais pesados. Outra dica é optar pelo número par de módulos de memória, dependendo da quantidade de slots disponíveis.

Para uma workstation ou computador de uso profissional, em que o usuário utiliza programas ou aplicativos exigentes, como os utilizados em edição de fotografia, vídeo, modelagem 3D ou inteligência artificial, recomendamos a escolha de um pente de memória RAM com 32, 64 ou 128GB.

Devo colocar um ou dois módulos de memória RAM?

Conforme mencionamos anteriormente, você consegue comprar um pente de memória RAM avulso ou um par. Essa segunda opção, inclusive, é ideal, pois recomenda-se instalar a memória RAM em pares, sendo unidades idênticas.

Ao utilizar um par de pentes de memória RAM, você permite que o computador opere em dual-channel, o que garante máxima velocidade e desempenho do seu computador.

Mas embora a maioria dos modelos de computadores desktop e notebook ofereçam suporte para duplas de pentes de memória RAM, você deve conferir essa informação nas especificações técnicas do computador, especialmente pois alguns modelos de notebook oferecem apenas um slot de memória RAM.

Imagem de um notebook aberto.

Alguns modelos de notebook oferecem apenas um slot para um pente de memória RAM extra. (Fonte: Nikolai Chernichenko/ Unsplash.com)

Critérios de compra: como escolher a memória RAM

Comprar memória RAM sem prestar atenção nas especificações técnicas do computador e compatibilidade com o hardware é desperdício de tempo e dinheiro. Pensando nisso, preparamos uma lista com todos os critérios de compra que você deve analisar e comparar antes da compra:

Compatibilidade com a placa-mãe

Antes de comprar um pente de memória RAM, cheque a compatibilidade com a placa-mãe e com o processador, pois existem diferentes modelos de memória RAM e nem todos são aceitos.

Para se certificar sobre a compatibilidade desses componentes, acesse a lista de modelos, tamanhos e frequências de memória RAM suportados pelo computador, seja no manual do usuário ou no website do fabricante e compre um modelo compatível.

Computador desktop ou notebook

A memória RAM utilizada em um computador desktop é diferente da utilizada em um notebook. A principal diferença entre esses componentes é o design menor em um pente de memória RAM utilizado em um computador portátil.

Outra diferença é a velocidade de RAM que o computador suporta. Para não enfrentar qualquer problema, indicamos a compra de uma memória RAM idêntica a utilizada em seu computador..

Tipo de memória RAM

Existem diferentes padrões de memória RAM: DDR, DDR2, DDR3 e DDR4. Cada modelo de computador aceita apenas um modelo de memória RAM. Conheça suas características abaixo:

Tipo de memória Características
DDR Utilizada em modelos mais antigos, compra não recomendada
DDR2 Encontrada em computadores com configurações mais simples. Suporta Dual Channel, que resulta em ganho de performance em 25%
DDR3 É o modelo padrão utilizado pela indústria
DDR4 É o modelo mais moderno, mas ainda não é amplamente utilizado pelos fabricantes

Frequência

A frequência de um pente de memória RAM determina a velocidade de transferência de dados entre a memória RAM e o processador. Naturalmente, quanto maior a frequência, melhor o desempenho do computador.

Mas a frequência da memória RAM deve ser compatível com o computador, pois quando existe incompatibilidade, o desempenho esperado não será alcançado.

Single channel ou dual channel

Para quem busca máximo desempenho na execução de games e programas pesados, recomendamos o investimento em uma memória RAM dual-channel, pois ao utilizar dois pentes de memória ao invés de um, o processador consegue executar os comandos mais rapidamente, mesmo que a quantidade seja igual.

A dupla de pentes de memória RAM consegue trocar informações com o processador simultaneamente, dobrando a velocidade de execução dos dados.

Imagem de um pente de memória RAM.

Os pentes de memória RAM podem funcionar em conjunto. (Fonte: Jeremy Zero/ Unsplash.com)

Fabricante

Por último, mas não menos importante, avalie o fabricante da memória RAM, e saiba que quanto mais bem avaliada é a marca, maiores as chances de investir em um hardware com melhor desempenho.

Entre as melhores marcas fabricantes de memória RAM, citamos a Corsair, Kingston e Samsung, que oferecem opções de pente de memória RAM para todos os públicos. Mas existem diferenças entre essas marcas como você confere abaixo:

  • Corsair: a marca oferece uma linha de pentes de memória RAM próprios para os processadores da Intel, com máxima performance na transferência de dados. Os demais modelos oferecem muitas funcionalidades, mas preço elevado. Ideal para máquinas de alto desempenho e computadores gamer.
  • Kingston: a fabricante oferece uma linha de pentes de memória RAM voltada para computadores gamer que é chamada de HyperX. A marca oferece garantia vitalícia para seus produtos, oferecendo suporte em todo Brasil.
  • Samsung: é especializada em opções de memória RAM para computadores de uso comercial. Bastante eficientes, oferecem excelente custo-benefício para o consumidor.

Resumo

Hoje falamos sobre as funcionalidades e especificações técnicas da memória RAM, um dos componentes mais importantes em um computador, pois influencia no desempenho da máquina.

Para escolher o modelo ideal para seu notebook ou desktop, é importante avaliar uma série de critérios de compra, como os listados acima. Esperamos que tenha gostado do texto, qualquer dúvida, deixe um comentário.

(Fonte da imagem destacada: Harrison Broadbent/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas