câmera apoiada em um tripé registrando o pôr-do-sol
Ultima atualização: 23 de junho de 2021

Como escolhemos

4Produtos analisados

10Horas investidas

13Estudos avaliados

89Comentários coletados

Em um mundo agitado como o nosso, se tornou cada vez mais importante pararmos para registrar os bons momentos. E para que esses registros sejam feitos de forma eficaz, o uso de tripés para câmera é de grande importância.

Se você está pensando em comprar um tripé, mas não entende muito do assunto e não sabe por onde começar a sua pesquisa, no artigo abaixo você encontrará um manual completo que irá te ajudar no processo de compra.




Primeiro, o mais importante

  • O tripé é um elemento indispensável não somente para fotógrafos profissionais, mas também para amadores, já que todos precisam de imagens de boa qualidade.
  • Quem trabalha com gravação de vídeo também se beneficia com o uso dos tripés, já que o equipamento garante estabilidade na filmagem.
  • Para escolher o mais adequado para as suas necessidades, você deve considerar quais tipos de fotografia você faz e onde costuma realizar seus ensaios.

Melhores tripés para câmeras: nossas recomendações

Se você quer aproveitar ao máximo a capacidade da sua câmera de tirar boas fotos, o ideal é optar pelo uso do tripé. Vamos conhecer alguns dos melhores modelos do mercado:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre palavra-chave

Embora o tripé para câmera tenha como principais funções tirar fotos mais eficientes e gravar vídeos estáveis, existem alguns critérios e diferenças entre eles que você deve avaliar antes da compra.

homem ajustando a câmera em um tripé no meio de um cenário de floresta

O tripé é um elemento indispensável para imagens de boa qualidade. (Fonte: Dmitriy Frantsev / Unsplash)

Quais são as vantagens e desvantagens de usar um tripé?

Muitas vezes, as vantagens do uso do tripé são subestimadas pelos fotógrafos, especialmente os amadores, que por falta de conhecimento ou habilidade em usar o equipamento de forma correta, acabam não entendendo sua verdadeira função.

Mas a verdade é que além de ser um equipamento que traz estabilidade para as fotos, ele também serve como suporte para o flash ou para a lâmpada, no caso de quem costuma realizar ensaios externos.

Logo abaixo vamos listar quais são os principais pontos fortes do uso do tripé e também indicaremos alguns pontos sobre os quais você deve ficar atento antes da compra.

Vantagens
  • Estabilidade
  • Também serve como suporte para o flash ou a lâmpada
  • Ideal para fotos panorâmicas
  • Captura vídeos sem tremer
  • Fotos profissionais
Desvantagens
  • É ideal que o fotógrafo tenha um veículo próprio para transportar o peso extra do tripé
  • Aumenta o tempo da montagem do cenário fotográfico

Quais tipos de tripés para câmeras existem?

Resumimos as principais características dos modelos de tripés que existem no mercado para que você escolha qual deles melhor se adapta às suas preferências.

Tripés compactos: ideais para quem busca registrar os melhores momentos durante viagens, já que cabem em mochilas.

Tripé de gama média alta: ótimo se você trabalha em estúdio, utiliza câmeras mais pesadas, telepromper ou usa gravador de áudio em cima da câmera. Neste caso, o mais recomendado é que você opte por um modelo mais robusto que suporte o peso dos equipamentos e lhe traga segurança.

Tripé flexível: se você trabalha em lugares variados, como videomaker, por exemplo, e nunca sabe exatamente para onde precisará levar sua câmera, é interessante investir em um tripé flexível. Isso porque ele se ajusta bem terrenos inclinados ou cheio de bifurcações. Ele também funciona para capturar diferentes tipos de ângulos.

Mini tripés: como o próprio nome diz, eles são equipamentos pequenos, que chegam a poucos centímetros de altura. Antes de comprá-lo, só é importante descobrir o peso da sua câmera, pois a maioria suporta até no máximo 3kgs.

Quais partes compõem um tripé para câmera?

O tripé é composto basicamente por estas partes: uma cabeça ou articulação esférica e um corpo.

A cabeça é quem vai indicar em quantos graus a captura da imagem poderá ser feita.

Este corpo, por sua vez, possui três pernas e uma coluna central.

A cabeça é um dos pontos no qual você mais deve se atentar. Isso porque ela é a parte onde a câmera se encaixa e será ela quem vai indicar em quantos graus a captura da imagem poderá ser feita.

Já o corpo e as “pernas” do tripé geralmente são feitas de alumínio, fibra de carbono, madeira, aço ou plástico, sendo as duas primeiras as mais comuns.

Existe mais de um tipo de cabeça de tripé?

Sim e entender essa diferença é muito importante na hora de finalizar a compra. A Cabeça Tilt, por exemplo, pode ser movida para cima, para baixo, para a esquerda e direita, e ainda girar em 360º.

Já a Cabeça Ball Head possui um sistema que permite que ela gire em ainda mais direções. Você poderá fotografar cenários até mesmo na diagonal. E são por esses aspectos que esse tipo de cabeça acabou se tornando o favorito dos fotógrafos ao longo do tempo.

tripé em cima de uma superfície plana com folhas ao redor

A Cabeça Ball Head possui um sistema que permite que ela gire em ainda mais direções. (Fonte: Christian Mackie / Unsplash)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de tripés para câmeras

O mais importante, na hora de comprar um tripé, é encontrar um equilíbrio entre os benefícios e a utilidade que você vai dar para o seu equipamento. Confira as nossas dicas abaixo:

Tipo de fotografia

Antes de mais nada, avalie quais fotos você costuma tirar com mais frequência. São fotografias noturnas? De paisagens? De animais? Trabalhos dentro do estúdio? Com isso definido, você conseguirá pensar nos próximos critérios de forma mais clara.

Compatibilidade com a câmera

Embora grande parte dos tripés sejam compatíveis com todas as câmeras do mercado, já que o encaixe costuma ser padrão, dependendo do modelo de sua câmera pode ser possível que seja preciso um adaptador.

Apesar de não ser um grande problema, é algo que você deve ficar atento durante a compra para evitar uma dor de cabeça a mais.

Altura do tripé

Geralmente bons tripés têm altura acima de 1,50cm, isso porque esse é um tamanho bom para que o fotógrafo não precise se curvar para poder compor a cena.

Mas como sempre, tudo depende da sua necessidade. Se a ideia é comprar um tripé que o auxilie a tirar fotos de pequenos objetos ou em cima de algum suporte, um tripé com menos de 50cm pode ser uma boa opção.

Só vale lembrar que quanto maior a altura das pernas do tripé, menos estabilidade a fotografia terá.

Material do tripé

A maior parte dos tripés são feitos de alumínio e fibra de carbono. A diferença entre eles é que o alumínio é um material mais rígido e resistente, o que por consequência, torna o produto mais pesado. Justamente por isso, ele é recomendado para quem possui câmeras maiores ou precisa de um suporte que ofereça mais segurança.

Em contrapartida, a fibra de carbono é mais leve, mas não deixa de ser resistente por causa disso. Nesse caso, até mesmo por eles serem mais delicados, fica a recomendação em guardar esse tipo de tripé para ocasiões especiais, como viagens ou eventos.

Suporte de peso

Por fim, verifique o peso máximo que o tripé de câmera que você escolheu suporta. E não esqueça que além da câmera em si, esse peso deve suportar acessórios e a lente, além de incluir na conta o peso da cabeça do próprio equipamento.

câmera em cima de um tripé capturando o pôr-do-sol

Verifique o peso máximo que o tripé de câmera que você escolheu suporta. (Fonte: Patrick / Unsplash)

Resumo

Agora você já sabe que para tirar fotos de qualidade, o tripé para câmeras é um elemento indispensável. Com ele, você terá mais nitidez e estabilidade em suas fotografias, sejam elas profissionais ou cliques cotidianos.

Na hora de escolher o seu próprio tripé, leve em conta principalmente o peso da sua câmera e dos acessórios que você usa durante os ensaios e, claro, entenda quais são os estilos de fotografia que você mais costuma produzir.

Se você gostou deste artigo, não deixe de compartilhar em suas redes sociais ou deixar um comentário para nós!

(Fonte da imagem destacada: Juergen-polle / Pixabay)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas