webcam em cima de um teclado de computador com monitor colorido ao fundo
Ultima atualização: 12 de abril de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

21Horas investidas

4Estudos avaliados

89Comentários coletados

Os tempos mudaram. O trabalho remoto se tornou uma realidade para muitas pessoas. As distâncias podem ser encurtadas com a ajuda das chamadas por vídeo. E, infelizmente, a segurança não é mais a mesma. Para todas essas situações, há um ponto em comum: a necessidade da melhor webcam.

Escolher o aparelho ideal, no entanto, nem sempre é tarefa fácil. Pensando nisso, elaboramos este guia com dicas do que é preciso observar para uma compra de sucesso. Veja o que preparamos!




Primeiro, o mais importante

  • A webcam é uma pequena câmera digital que pode ser conectada ao computador para transmissão de imagem e som em tempo real, pela internet.
  • A resolução de uma webcam, apresentada em megapixels, determina a quantidade de pontos que formam a imagem capturada.
  • A escolha da melhor webcam depende do uso que você pretende dar ao equipamento. Essa definição é o ponto de partida para avaliar muitos outros fatores na hora da compra.

Melhores webcam: nossas recomendações

Existem centenas de modelos de webcam disponíveis no mercado. Para facilitar a sua busca pelo modelo perfeito, fizemos uma seleção entre as mais vendidas da atualidade. Confira!

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a webcam

A qualidade da webcam pode afetar o seu desempenho e até sua imagem profissional. Portanto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre este aparelho antes da compra. Para isso, confira os pontos abordados nesta seção.

Monitor do computador com várias pessoas em reunião on-line usando webcam

A webcam é uma ferramenta indispensável para as pessoas que trabalham remotamente. (Fonte: Vadym Pastukh/ 123rf.com)

O que é uma webcam?

Se você já gravou um vídeo pelo computador ou já participou de uma reunião on-line certamente já usou uma webcam. Desde a chegada dos primeiros computadores pessoais, esse aparelho já estava presente entre os usuários mais modernos.

O termo webcam é a simplificação do nome “câmera web”. O aparelho nada mais é do que uma pequena câmera que, conectada ao computador, registra imagens e sons, permitindo tanto a gravação quanto a transmissão em tempo real.

A primeira webcam da história foi criada no laboratório de computação da Universidade de Cambridge para filmar uma garrafa de café. A ideia era que os funcionários soubessem quando a garrafa estava vazia para não perder a viagem em busca de café.

Quais as principais aplicações de uma webcam?

Assim como toda câmera, a finalidade principal da webcam é registrar imagens. Nesse caso específico, ela é melhor aplicada a ambientes fechados, com menos ruídos e interferências externas. De maneira geral, a webcam pode ser usada para:

  • Gravação de vídeos diretamente no computador, como depoimentos ou para streaming em redes sociais, como o Youtube;
  • Realização de videoconferências de estudo ou trabalho;
  • Reuniões de amigos e familiares que vivem distantes;
  • Monitoramento e segurança de ambientes e pessoas.

O que significa a resolução da webcam?

Quando surgiu no mercado, a webcam tinha baixa qualidade de imagem e, por isso, levou tempo para se popularizar. Com o passar do tempo, os fabricantes incrementaram seus modelos para aumentar a resolução da imagem.

Basicamente, esse fator é determinado pela quantidade de pixels utilizados para formar a imagem. Assim, quanto maior a resolução, mais pontos a imagem apresenta. Na prática, isso significa cores mais fiéis e alta qualidade na captura dos detalhes e movimentos.

Atualmente, as resoluções mais comum para webcams são:

Nomenclatura Resolução em pixels
QVGA 320 x 240
VGA 640 x 480
HD 1280 x 720
Full HD 1920 x 1080
Ultra HD ou 4k 4096 x 2160

Quais as vantagens de ter uma webcam?

Mesmo que você utilize um computador portátil, que já vem de fábrica com a câmera embutida, ainda são raros os modelos que oferecem alta qualidade de imagem. Assim, contar com a melhor webcam pode ser vantajoso na sua rotina. Além desse benefício, podemos destacar ainda:

  • possibilidade de capturar diferentes ângulos em uma transmissão;
  • pode ser conectada a outros dispositivos, caso precise trocar de computador;
  • permite instalação discreta em ambientes que necessitem de monitoramento.

Todas as webcams são iguais?

Não, de forma alguma. Apesar de possuírem basicamente as mesmas funcionalidades, existe uma infinidade de modelos com características próprias. De modo geral, é possível diferenciar uma webcam seguindo alguns critérios, como:

  • Foco: manual ou automático;
  • Ângulo da lente: convencional ou olho de peixe;
  • Microfone: embutido ou externo;
  • Iluminação: com flash, ring light ou sem iluminação auxiliar;
  • Suporte: tripé, clipe ou base articulável.

Como garantir o melhor uso da webcam?

Além dos cuidados básicos de conservação comuns a qualquer eletrônico, alguns critérios podem determinar o melhor uso da sua webcam. Um deles é ter atenção aos cabos e conectores, para que estejam sempre em perfeitas condições e corretamente plugados.

Como a transmissão ocorre em tempo real, também vale conferir a velocidade da internet disponível no local onde você pretende utilizar a sua webcam. Uma conexão fraca vai, certamente, comprometer o uso do equipamento, ainda que ele seja a melhor webcam do mercado.

casal de meia idade se despede de familiares em reunião on-line

Quem tem parentes distantes pode contar com uma webcam para manter o contato e acalmar a saudade. (Fonte: Goodluz/ 123rf.com)

Como assegurar a privacidade durante o uso da webcam?

Como nem só de vantagens vive um eletrônico, é preciso fazer um alerta. Da mesma forma que a presença da webcam pode ajudar na segurança de um ambiente residencial ou corporativo, também pode colocar em risco a privacidade de quem está no local. O ideal é estar sempre atento e proteger o acesso à camera.

Neste sentido, é fundamental manter os softwares antivírus atualizados em seu computador. Se você tem funcionários, consulte a legislação a respeito da possibilidade de gravação destas pessoas no exercício da profissão. Se a lei não permitir essa prática, não faça!

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de webcam

A este ponto da leitura, você possivelmente já está avaliando os melhores modelos de webcam para atender às suas necessidades. Então, queremos destacar mais alguns pontos importantes para que sua compra seja bem sucedida. Acompanhe:

Uso

Pode ser que você já tenha uma câmera embutida no seu notebook e que esteja em busca de uma alternativa para garantir mais qualidade nas transmissões ao vivo para o seu canal no Youtube. Neste caso, o ideal é garantir uma webcam com alta resolução, como a Full HD ou a 4k.

Se, no entanto, apenas fizer chamadas eventuais com familiares e amigos, uma câmera de entrada de custo mais acessível pode ser uma boa opção. Portanto, vale a pena ter em mente o uso que pretende fazer da sua webcam antes de avaliar os próximos critérios.

Resolução

Como mostramos há pouco, a resolução é o fator de maior peso na qualidade da imagem que será transmitida. Neste sentido, se seu objetivo é deixar uma impressão profissional em suas videochamadas, o ideal é ter atenção à resolução do equipamento.

Por outro lado, é bom lembrar que nem todas as pessoas contam com monitor de alta fidelidade. Isso quer dizer que, ainda que você escolha a melhor webcam, com tecnologia 4k, a recepção da imagem, do outro lado da tela, pode não ser como esperado.

Scott Whartonvice presidente e gerente geral da Logitech
"A webcam 4k proporciona uma experiência incomparável, quer seja para uma reunião de negócios, streaming de um evento ou gravação de vídeo. A qualidade sempre será profissional em 4k."

Qualidade de som

Grande parte dos modelos mais comuns e acessíveis de webcam trazem os recursos de microfone e alto-falantes integrados. Para as chamadas do dia a dia, isso não costuma ser um problema.

Assim, mais uma vez, voltamos ao primeiro critério: a finalidade da sua webcam. Se for para transmissões profissionais, o mais adequado é investir em um microfone externo auxiliar, para garantir áudio mais limpo e sem retornos indesejados.

jovem fazendo uma transmissão musical com microfone e webcam

Com o uso dos equipamentos adequados, as transmissões ao vivo ganham uma qualidade extra. (Fonte: fizkes/ 123rf.com)

Compatibilidade

Cada aparelho tem seus próprios requisitos para funcionar em conjunto com outros dispositivos. Por essa razão, é fundamental verificar os sistemas operacionais com que a webcam é compatível.

Outro cuidado neste sentido é verificar se o aparelho necessita de instalação prévia de drivers ou se tem habilitação plug and play. Parecem detalhes irrelevantes, mas podem custar o uso da sua câmera. Então, o melhor mesmo é verificar antes de comprar!

Custo-benefício

Este é mais um critério intimamente ligado ao uso que você vai fazer da sua webcam. Se ela for utilizada apenas esporadicamente, a melhor alternativa é adquirir um modelo simples, com custo reduzido.

Já para reuniões, conferências ou produção de conteúdo, a opção mais inteligente é investir em um produto completo, com iluminação embutida, lentes ajustáveis, boa qualidade de som e suporte estável. Se precisar comprar cada um desses itens separadamente, o custo será maior. Pense nisso!

Resumo

Ao mesmo tempo em que se pode desfrutar de mais facilidade para trabalhar, encontrar amigos e rever parentes, também aumenta a exigência com a qualidade de som e vídeo das transmissões on-line. Ainda bem que sempre é possível contar com a melhor webcam.

Neste artigo, trouxemos informações importantes que vão ajudar a escolher a webcam ideal para você, seus negócios e suas famílias. Destacamos critérios técnicos que merecem atenção na hora da compra para fazer o melhor uso do aparelho.

Se você gostou deste material, compartilhe com seus amigos para que os próximos encontros virtuais tenham a melhor imagem! Até logo!

(Fonte da imagem destacada: Piotr Adamowicz/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas