TV 4k em um móvel branco na sala, que tem paredes vermelhas
Ultima atualização: 12 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

32Horas investidas

7Estudos avaliados

79Comentários coletados

Uma imagem vale mais que mil palavras. Imagina, então, se essa imagem contar com alta tecnologia e resolução? É o que você terá ao comprar a melhor TV 4k. Essa revolução vai levar a sua experiência com filmes, jogos e séries a outro nível.

Porém, aproveitar essa inovação inclui avaliar as funcionalidades de cada aparelho. É justamente para isso que estamos aqui! Neste guia, vamos mostrar tudo o que você precisa  saber antes de comprar sua nova TV 4k. Siga com a gente!




Primeiro, o mais importante

  • A tecnologia de resolução 4K conta com mais pixels por polegada. Assim, proporciona imagens mais nítidas e cores mais vivas.
  • Ao escolher a melhor TV 4k, você poderá jogar ou assistir a todos os conteúdos produzidos em 4k com fidelidade total à qualidade original.
  • As TVs 4k mais sofisticadas acompanham controle remoto com alta precisão para garantir uma melhor experiência de uso.

Melhores TV 4k: nossas recomendações

Televisão não é tudo igual! Prova disso é a variedade de aparelhos que selecionamos entre as melhores de 2021. Nesta seção, você pode conferir as mais vendidas do mercado e escolher a sua TV 4k preferida.

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre a TV 4k

Diante de tantas opções, funções agregadas e variações em tecnologias oferecidas, pode parecer bem difícil escolher a melhor TV 4k do mercado. Por esta razão, preparamos este guia respondendo às dúvidas mais comuns dos compradores on-line. Veja se a sua pergunta está entre elas!

Casal na sala assistindo a TV 4k

A tecnologia de resolução 4K proporciona imagens mais nítidas e cores mais vivas, que possibilitam boa visibilidade mesmo à distância. (Fonte: PAVEL MURAVEV/ 123rf.com)

O que é a TV 4k e por que ela é tão desejada?

A TV 4k é um aparelho de televisão que oferece a chamada resolução UHD, da sigla Ultra High Definition que, em português quer dizer “ultra-alta definição”. Em linhas gerais, esse tipo de aparelho oferece resolução de vídeo superior por ter a imagem formada por mais pontos luminosos (os pixels).

Com isso, a TV 4k proporciona imagens mais nítidas, vívidas e com mais variação de cor. É essa riqueza de detalhes que tem transformado o aparelho em um sonho de consumo. Com ela, é possível perceber a qualidade do gramado, em uma partida de futebol ou identificar pequenas imperfeições na pele do ator, por exemplo.

O que a TV 4k tem de novo em tecnologia?

Basicamente, a inovação incorporada pelas TVs 4k dizem respeito à resolução da imagem. A disposição e a dimensão dos pixels em toda a tela garantem mais pontos luminosos por polegada, alterando a composição das imagens mostradas na tela, que assim transmite alta fidelidade até mesmo à distância.

Além disso, cada fabricante trabalha para garantir ainda mais vantagens em seus aparelhos. Assim, é possível encontrar aparelhos com o que há de mais sofisticado em formato de tela, qualidade de som e possibilidades inteligentes de interação do usuário com a TV.

Quais as diferenças entre o 4k e outras resoluções?

Falamos há pouco sobre os diferenciais que cada marca pode agregar à TV 4k, mas vamos nos focar, por enquanto, na qualidade de imagem. Por se tratar de uma tecnologia relativamente nova, é comum que surjam dúvidas sobre a diferença entre uma TV 4k e os aparelhos de outras resoluções.

Por esse motivo, criamos a tabela a seguir. Aqui, fica mais fácil perceber a diferença entre as quantidades de pixels que formam a imagem, lembrando que, quanto mais pixels, maior é a definição das cores e a nitidez da tela:

Resolução  Quantidade de pixels
HD 1280 x 720
Full HD 1920 x 1080
2K 2048 x 1080
4k 3840 x 2160

Para quem a melhor TV 4k é indicada?

Se você gosta de assistir às suas produções favoritas ou jogar aquele game que é o “lançamento do ano” com a melhor qualidade possível, a TV 4k é para você! Esse tipo de aparelho reúne a alta resolução em vídeo com os mais inovadores efeitos de áudio para proporcionar uma experiência única.

No entanto, se seu objetivo ao comprar uma nova TV é apenas para acompanhar a programação normal das emissoras como noticiários e programas de auditório, pode ter a sua expectativa um tanto frustrada. Isso porque a tecnologia 4k ainda não está presente em todas as produções.

garota na sala assistindo a TV 4k

Ao escolher a melhor TV 4k, você poderá jogar ou assistir a todos os conteúdos com fidelidade total à qualidade original. (Fonte: Andriy Popov / 123rf.com)

A TV 4k reproduz qualquer conteúdo?

Como dissemos agora mesmo, nem todos os conteúdos são produzidos com a tecnologia que permita a resolução 4k nas telas. Porém, isso já está deixando de ser um problema e você poderá ter à sua disposição muito conteúdo de alta qualidade.

Atualmente, os conteúdos 4k vão desde séries e filmes disponíveis nos serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime até fotos e vídeos gravados a partir de smartphones com suporte a esse tipo de resolução.

Algumas TVs 4k contam com a tecnologia upscaling, que otimiza a resolução dos conteúdos produzidos em qualidade inferior à 4k para melhorar a imersão do espectador.

Quais os tipos de tela e como elas influenciam na qualidade da TV 4k?

Ao contrário do que ocorre nos televisores HD e Full HD, o tipo de tela faz muita diferença em uma TV 4k. Atualmente, essa característica é um indicativo da qualidade da imagem. De modo geral, as telas se diferenciam da seguinte forma:

  • LCD - tela de cristal líquido: não possui fidelidade total às cores, em especial ao preto;
  • LED - diodo emissor de luz: tem o LED como fonte luminosa, consumindo menos energia;
  • OLED - diodo orgânico emissor de luz: cada pixel é aceso individualmente;
  • QLED - pontos quânticos emissores de luz: nanopartículas que garantem extrema precisão na variação das cores;
  • MicroLED - LEDs microscópicos: possuem alta eficiência energética e emitem mais brilho.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar as TVs 4k

Agora que você já sabe mais sobre essa nova tecnologia, já deve estar pronto para clicar no carrinho de compras e garantir a melhor TV 4k do mercado, não é? Porém, existem alguns fatores que podem ser determinantes na hora da escolha. Confira o que destacamos.

Sistema Operacional

Com tanta qualidade de imagem, é natural que você espere da sua TV 4K as melhores funções de uma smart TV. Nesse sentido, o sistema operacional pode fazer diferença na usabilidade do aparelho.
Alguns fabricantes, como a LG e a Samsung, desenvolveram o próprio sistema operacional. Outros, incorporam o Android TV.

A integração com o Google favorece o acesso a aplicativos, o que é uma vantagem. No entanto, a experiência de navegação não é das melhores. Portanto, vale a pena avaliar o uso que você pretende dar ao aparelho para ponderar se vale mais a variedade de aplicações ou a facilidade de uso.

Controle remoto

Fala a verdade: quantas vezes você reparou em um controle remoto antes de adquirir um aparelho de TV? Nós sabemos que a maioria das pessoas nunca se lembra dele! No entanto, estamos falando da melhor TV 4k, com acesso aos melhores recursos de uma smart TV, certo?

Então, fique de olho na praticidade que o controle oferece na hora do uso. Muitos continuam com a configuração bem próxima à já conhecida. Outros, contam com a função de mouse, que facilita o acesso aos aplicativos que você pretende utilizar. Na dúvida, opte por este modelo.

Controle remoto com uma TV 4k ao fundo

Os controles mais modernos oferecem mais precisão e garantem uma melhor experiência de uso. (Fonte: Maryna Riazanska/ 123rf.com)

Design

Todo mundo concorda que o que deve chamar a atenção em uma TV 4k é a qualidade da imagem. Mas — convenhamos —, o acabamento do aparelho pode ser um ponto determinante na escolha, não é? Você pode, por exemplo, escolher um design clássico, com detalhes em madeira e cobre.

Esse não é o seu estilo? Então, procure por um acabamento mais fino, como o sofisticado black piano, por exemplo. Seja qual for a escolha, considere a decoração, o espaço disponível e se atente às dimensões mais indicadas para cada ambiente.

Áudio

Lembra quando falamos que, se você procura pela melhor TV 4k, as funções adicionais também fazem diferença? Por essa razão é importante avaliar fatores como o som antes da compra. Com uma potência de 40 watts, por exemplo, o som é limpo, mas não chega ao volume máximo com qualidade.

Por isso, na hora de comprar, fique atento a este ponto. Se possível, dê preferência para as TVs com pelo menos 5 canais surround e um subwoofer, o chamado áudio 5.1.

Resumo

Por pouco, a TV quase deixou de ser o item mais importante da sala! Mas as novas tecnologias conseguiram despertar novamente a paixão por essa “caixa mágica”. Agora, a TV 4k oferece muito mais qualidade de imagem e som e as vantagens da integração com outros dispositivos.

Neste guia, trouxemos as informações essenciais para que você encontre a melhor TV 4k do mercado, de acordo com as suas expectativas e necessidades. Deixamos também algumas dicas sobre os itens que merecem atenção na hora de escolher.

Esperamos que este material tenha sido útil para você. Se gostou, aproveite para compartilhar com seus amigos e com a família. Um abraço!

(Fonte da imagem destacada: Georgejmclittle/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas