Imagem de uma criança passando o dedo na tela do tablet
Ultima atualização: 19 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

25Horas investidas

8Estudos avaliados

65Comentários coletados

Por mais que os pais tentem, nos dias de hoje é quase que impossível restringir a zero o uso de telas para as crianças. Seja na TV, smartphone, computador ou tablet, de alguma forma eles estão conectados. Nós queremos te ajudar a encontrar o melhor tablet infantil e permitir que seu filho acesse jogos de maneira segura.

Seja muito bem-vindo ao TechReviews. Aqui você encontra os melhores guias de compra do mundo da tecnologia. E nesse artigo você vai aprender tudo sobre tablets para as crianças. Continue lendo para saber fazer a melhor escolha para seus filhos.




Primeiro, o mais importante

  • O tablet infantil é uma forma mais segura de permitir que as crianças tenham acesso a internet. Nós vamos te explicar o porquê nesse guia.
  • Tendo em vista que a criança vai usar poucas funcionalidades, o tablet infantil não precisa das melhores configurações tecnológicas do mercado.
  • Boa parte dos modelos já vêm com jogos instalados de fábrica.

Melhores tablets infantis: os favoritos da redação

Está procurando o melhor tablet infantil para o seu filho? Nós selecionamos os melhores e mais acessíveis modelos para você permitir que a criança faça uso da tecnologia com mais segurança. Confira:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o melhor tablet infantil

O melhor tablet infantil com certeza é aquele que oferece segurança. Hoje em dia é difícil deixar os pequenos totalmente desconectados, mas também não se pode ignorar o fato de que lugar de criança não é “largada” na internet.

Pensando nisso, selecionamos as principais dúvidas dos pais para ajudá-lo a introduzir a tecnologia na vida dos filhos sem preocupações.

Imagem mostra menino brincando em tablet.

É possível permitir o acesso à tecnologia de forma segura. (Fonte: stem.T4L/ Unsplash.com)

Qual a diferença do tablet infantil para o normal?

Algumas são as características que diferem o tablet infantil do normal. Primeiro, vale ressaltar que eles são especialmente planejados para os pequenos, levando em conta suas idades e habilidades.

Nesse sentido, o tablet infantil é feito com materiais menos frágeis e mais robustos, portanto acabam sendo um pouco mais pesados. É claro que os desenvolvedores entendem que uma criança não consegue ter os mesmos cuidados com o aparelho que um adulto. Por esse motivo, os modelos infantis já vêm com capa de proteção de fábrica.

O tablet infantil já vem com jogos instalados.

Outro grande diferencial é o menu do tablet. Ele já vem com jogos instalados, e o tipo de jogo vai depender do modelo que você escolher. Mas em resumo, o acesso é restrito e a navegabilidade bastante facilitada.

Por fim, as configurações são mais simples, tendo em vista que a criança não vai precisar de muitos aplicativos e memória no aparelho.

Por que o tablet infantil é mais seguro para crianças?

Porque ele é desenvolvido exclusivamente para as crianças, como vimos acima. Além disso, o tablet infantil tem - ou pelo menos deveria ter - um sistema chamado controle parental.

É com ele que os pais conseguem limitar o que a criança acessa do tablet, fazendo o bloqueio de diversos conteúdos. Além disso, os adultos conseguem restringir o tempo de uso.

O objetivo desse sistema é proteger as crianças de ataques cibernéticos, exposição e outros problemas da rede. Em muitos casos os pais podem acessar os que os filhos veem do próprio smartphone.

Mais importante do que apenas restringir, é os pais educarem os filhos sobre os perigos da internet, ensinando valores aos pequenos. O diálogo e a checagem dos aparelhos é a maneira mais segura de mantê-los longe desses riscos

Qual o melhor tablet infantil para jogos?

Todo tablet infantil é basicamente desenvolvido para jogos, inclusive eles já possuem aplicativos específicos que vêm instalados de fábrica. Porém, são jogos simples que não exigem do tablet as melhores configurações.

O tablet infantil é, geralmente, classificado por idade. Portanto, existem modelos com jogos temáticos, como Galinha Pintadinha, Discovery Kids, Frozen, entre outros.

Esse tipo de tablet não é indicado para jogos mais pesados ou que tenham partidas online.

Imagem mostra dois bebês mexendo em um tablet

O tablet infantil já possui jogos com classificação de idade. (Fonte: Jelleke Vanooteghem/ Unsplash.com)

Com que idade posso começar a liberar o uso do tablet infantil?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças podem começar a ter acesso a telas a partir dos dois anos, antes disso, deve ser evitado.

A partir dos dois anos até os cinco, o uso do tablet está liberado por uma hora por dia, sempre com interação e supervisão dos pais. O ideal é que esse tempo seja dividido.

Ainda, crianças entre seis e 10 anos podem usar o dispositivo por cerca de 2 horas por dia. Lembrando que esse é o período total de contato com telas, incluindo televisão, computador e smartphone.

Dos 11 aos 18 anos, está liberado por 3 horas por dia, porém, jamais durante a madrugada.

Por fim, a SBP não recomenda o uso de telas durante as refeições, ainda, os aparelhos devem ser desligados duas horas antes de dormir.

Até dois anos Dois aos cinco anos Seis aos 10 anos 11 aos 18 anos
Tempo liberado Nenhuma exposição 1 hora por dia 2 horas por dia 3 horas por dia

Por que presentear uma criança com um tablet infantil?

Muito se fala sobre o malefício das telas, porém, se seguidas as recomendações da SBP mencionadas acima, o tablet pode ser um instrumento interessante na educação da criança.

Ele estimula a criatividade e a inteligência, introduz a criança no mundo da tecnologia e os aplicativos podem fortalecer certas habilidades.

Até mesmo o fato de ter restrição de uso e horário ajuda a criança a respeitar os limites desde cedo.

Conheça bons aplicativos para baixar no tablet infantil do seu filhos:

  1. PlayKids;
  2. Kinedu;
  3. Fun English with Doki;
  4. Turma da Galinha Pintadinha;
  5. Sons de Animais;
  6. My ABC.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de tablet infantil

Você já aprendeu todos os pontos importantes sobre o tablet infantil, agora é hora de saber avaliar qual o melhor para o seu filho. Confira os critérios abaixo:

Capacidade

Aqui estamos falando da capacidade de memória do tablet infantil. A maioria dos modelos possui 16GB, o que geralmente é suficiente para as funções e aplicativos mais simples. Porém, existem modelos com 8GB ou 32GB, sempre leia a descrição atentamente.

Se seu filho já entrou na faixa etária dos seis anos ou mais, considere um tablet de 32GB.

Tela

É bem comum que a tela dos tablets infantis possua 7 polegadas, mas isso também pode variar. Não compre um modelo menor do que isso, caso contrário poderá ser quase como um smartphone.

Câmera

O tablet infantil pode ter câmera, o que é uma boa funcionalidade. As crianças gostam de fotografar, podem fazer lindos registros e aprender noções básicas de fotografia desde cedo.

Cheque a qualidade da câmera e também se possui câmera frontal, importante para alguns aplicativos que possuem filtros engraçados para selfies e também chamadas de vídeo.

Menino deitado de barriga para baixo na cama segurando tablet e usando fone de ouvido

A câmera frontal é um item essencial, mesmo no tablet infantil. (Fonte: Emily Wade/ Unsplash.com)

Capa

Especialmente no caso de crianças muito pequenas, abaixo dos cincos anos, certifique-se de que a capa de proteção que acompanha o tablet é robusta e resistente para aguentar algumas quedas.

Jogos

As principais marcas colocam o nome do modelo do tablet de acordo com o tipo de jogo e faixa etária. Portanto, existe o tablet infantil da Galinha Pintadinha, da Minnie, do Mickey, do Discovery Kids, entre tantos outros que atraem as crianças. Apenas confira se o tablet que você está comprando é indicado para a idade da criança que você quer presentear.

Resumo

O tablet infantil é um presente interessante, que vai deixar a criança feliz e pode até mesmo contribuir para sua educação quando usado com moderação. Com o diferencial de ter o sistema de controle parental, os pais podem ficar tranquilos e permitir que eles tenham acesso a tecnologia desde cedo com segurança.

Existem muitos modelos e eles são divididos especialmente de acordo com a faixa etária, já que possuem jogos instalados de fábrica que agradam um determinado grupo. Assim, é preciso cuidado na hora da escolha para não escolher um tablet infantil demais ou mesmo muito avançado. Esperamos que esse guia tenha trazido as melhores dicas para você fazer uma compra segura!

(Fonte da imagem destacada: Kelly Sikkema/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas