Ultima atualização: 5 de fevereiro de 2021

Como escolhemos

16Produtos analisados

18Horas investidas

3Estudos avaliados

69Comentários coletados

O smartwatch, ou relógio inteligente, é um wearable, ou seja, uma tecnologia vestível. Voltado para a prática de atividades físicas, o gadget fornece informações relativas à saúde e qualidade de vida.

O dispositivo também exibe as notificações recebidas no smartphone. Mas existem inúmeros modelos de relógios inteligentes, cada um com suas especificações técnicas e funcionalidades. Para encontrar o smartwatch com melhor custo-benefício, continue a leitura!




Primeiro, o mais importante

  • O smartwatch pode ser utilizado para visualizar e responder as notificações recebidas no smartphone como chamadas, mensagens de texto, e-mails e atualizações das redes sociais.
  • O dispositivo possui diversos recursos utilizados para acompanhar informações relativas à prática de atividades físicas, como monitor cardíaco, pedômetro, contador de calorias, entre outros.
  • O smartwatch possui um conjunto de especificações técnicas como processador, memória RAM e sistema operacional.

Smartwatch com melhor custo-benefício: Recomendações de compra

Preparamos uma lista com os relógios inteligentes com melhor custo-benefício do mercado. Você encontra de modelos de entrada a modelos com especificações técnicas robustas, conheça.

O smartwatch mais vendido

Quem está procurando um smartwatch com especificações técnicas interessantes e preço acessível, deve investir no smartwatch Mi Band 4 da Xiaomi. O gadget monitora a frequência cardíaca, realiza a contagem dos passos dados, calorias queimadas, fornece dados relacionados à qualidade do sono, entre outros. O gadget possui resistência à água em até 50 metros de profundidade. Uma recarga dura até 20 dias.

O smartwatch com design mais sofisticado

O smartwatch Amazfit Bip da Xiaomi apresenta diversos recursos relacionados à saúde e prática de atividades físicas, enquanto exibe notificações recebidas no smartphone. O gadget possui modos especiais para quatro modalidades esportivas, possui proteção IP68 e bateria de longa duranção.

O smartwatch ideal para atividades esportivas

Nesse momento, o produto selecionado não está disponível no fornecedor. Por isso, o substituímos por outro com características similares. Para relatar um problema.

Das Problem mit diesem Produkt wurde gemeldet. Danke!

Para quem procura um smartwatch com design esportivo, recomendamos a compra do smartwatch Pace da Xiaomi. O gadget possui monitor cardíaco, contador de calorias gastas e monitor da qualidade do sono. Outros diferenciais são GPS integrado, resistência IP67, sistema de controle de voz, tecnologia de pagamento através de NFC e reprodução de músicas pelo gadget.

Guia de Compra

Quem deseja explorar diferentes maneiras de aumentar a produtividade e a qualidade de vida, deve comprar um smartwatch, pois o relógio inteligente consegue monitorar aspectos relacionados à saúde enquanto exibe as notificações do smartphone.

Você encontra excelentes modelos de relógios inteligentes, mas para escolher o smartwatch com melhor custo-benefício, você deve se basear na leitura deste Guia de Compra!

Imagem de uma mulher usando um smartwatch.

O smartwatch é um gadget de uso esportivo. (Fonte: Anna Shvets/ Pexels.com)

Vale a pena comprar um smartwatch?

O smartwatch é um gadget versátil, pois serve para coletar informações relacionadas à saúde, como monitoramento dos batimentos cardíacos, controle de calorias gastas, quantidade de passos dados, índice de pressão arterial, entre outras informações.

Você também pode acessar informações relacionadas a prática de determinadas modalidades esportivas como caminhada, corrida, ciclismo, natação, entre outros esportes. E enquanto você dorme, o smartwatch monitora a qualidade do sono.

O gadget também é considerado uma extensão do smartphone, pois exibe as principais notificações recebidas como ligações, mensagens de texto, e-mails e atualizações das redes sociais.

Imagem de um smartwatch.

O smartwatch exibe notificações recebidas no smartphone. (Fonte: Josemiguels/ Pixabay.com)

Quais são as funções indispensáveis em um smartwatch com melhor custo-benefício?

Um smartwatch com bom custo-benefício entrega as funcionalidades que você precisa no cotidiano. Portanto, recomendamos que você reserve alguns minutos para avaliar se o modelo escolhido oferece as funções listadas a seguir:

Monitoramento corporal

Se você quer otimizar os resultados da dieta e da prática de atividades físicas, procure um smartwatch com recursos voltados ao monitoramento corporal. Essas funções incluem monitoramento dos batimentos cardíacos, contagem dos passos dados e das calorias perdidas.

Procure um smartwatch com monitoramento corporal preciso.

Os modelos mais modernos permitem medir a pressão arterial, enquanto outros permitem monitorar o ciclo menstrual. Sugerimos que você procure um smartwatch com recursos de monitoramento corporal bastante precisos.

Notificações

Se você deseja checar as notificações sem precisar tirar o smartphone do bolso ou da bolsa, verifique se o smartphone exibe notificações de chamadas, mensagens de texto e atualizações das redes sociais.

Caso você precise de funcionalidades mais completas, saiba que alguns modelos permitem que você atenda as ligações e responda as mensagens utilizando o próprio smartwatch.

GPS integrado

Seja para auxiliar no trajeto diário, guiar o caminho em uma trilha no meio da floresta ou para ajudar a encontrar o caminho certo durante uma viagem, vale a pena comprar um smartwatch com GPS integrado.

Os atletas também gostam bastante desse recurso, pois o GPS registra a rota e a distância percorridas durante a caminhada ou corrida.

Armazenamento e reprodução de músicas

Alguns modelos de smartwatch oferecem a possibilidade de armazenar algumas músicas na memória do dispositivo. Sugerimos que você avalie a capacidade de memória e confira se o dispositivo possui player musical como uma das funções.

Pagamentos por NFC

Alguns relógios inteligentes também podem ser utilizados para realizar pagamentos, através do simples gesto de aproximar o smartwatch da maquininha de cartão de débito ou crédito compatível com sistema NFC.

Quais são os benefícios de um smartwatch?

Ao comprar um smartwatch com bom custo-benefício, você poderá usufruir de uma série de benefícios como:

  • Reduzir a frequência com a qual você checa as notificações em seu smartphone;
  • Checar e responder mensagens e ligações rapidamente;
  • Aumentar a concentração em tarefas cotidianas;
  • Monitorar dados relacionados a saúde.

Além dos benefícios listados acima, o smartwatch aumenta as possibilidades de conectividade e comunicação. Confira mais benefícios do produto na tabela abaixo:

Vantagens
  • Design discreto
  • Oferece recursos voltados à prática de esportes
  • Exibe notificações do smartphone
  • Modelos para crianças, jovens e adultos
  • Grande variedade de modelos e marcas
  • Preços variam de acordo com as funcionalidades
Desvantagens
  • Alguns modelos possuem poucas funcionalidades

Quais as diferenças entre um smartwatch e uma smartband?

As diferenças começam pelos nomes, enquanto o smartwatch é um relógio inteligente, a smartband é uma pulseira inteligente. Se você deseja acessar informações relacionadas à prática de esportes, compre uma smartband.

A pulseira inteligente é um wearable esportivo. (Fonte: Nikita Kostrykin/ Unsplash.com)

A pulseira inteligente é um wearable esportivo. (Fonte: Nikita Kostrykin/ Unsplash.com)

Caso você queira acesso a informações relacionadas à prática de atividades físicas, mas também deseja receber notificações sobre chamadas, mensagens de texto, correio eletrônico e atualizações das redes sociais, compre um smartwatch.

Critérios de compra: Como encontrar o smartwatch com melhor custo-benefício

Relacionar as especificações técnicas do relógio inteligente com suas necessidades, é a melhor maneira de encontrar o smartwatch com melhor custo-benefício. Para encontrar um gadget compatível com suas necessidades, expectativas e orçamento disponível, avalie os critérios de compra abaixo:

Se depois de ler as informações abaixo, ainda restarem dúvidas, deixe um comentário que iremos respondê-lo.

Compatibilidade com o smartphone

Geralmente, o smartwatch é utilizado em conjunto com o smartphone, portanto, antes de comprar o wearable, verifique se o relógio inteligente possui compatibilidade com o sistema operacional do seu smartphone.

Geralmente, o smartwatch possui um sistema operacional próprio ou é equipado com um dos principais sistemas operacionais do mercado, sendo WatchOS (Apple), WearOS (Google) ou Tizen (Samsung).

O WatchOS é compatível apenas com os smartphones da Apple, assim como o Tizen é compatível apenas com os smartphones da Samsung. Já o WearOS é compatível com smartphones com sistema Android ou iOS.

Imagem de um smartwatch.

O smartwatch deve ser compatível com o sistema operacional do smartphone. (Fonte: Ingo Joseph.com)

Durabilidade da bateria

A duração de bateria do smartwatch é muito importante, principalmente para quem passa muitas horas fora de casa. Embora a maioria dos modelos ofereçam pelo menos 12 horas de uso contínuo, isso não é uma regra.

Nossa recomendação é que você não avalie apenas a capacidade da bateria, mas também a durabilidade aproximada em uso contínuo e em modo de espera. Alguns modelos conseguem alternar entre modos de bateria distintos, ou seja, no modo economia de bateria e modo avançado.

Resistência à água

Com funcionalidades específicas para modalidades esportivas praticadas ao ar livre, é importante comprar um smartwatch à prova d’água, para evitar problemas no equipamento em contato com chuva, água do chuveiro, da piscina ou do mar.

Nesse sentido, cheque as especificações técnicas do produto e procure pelos termos IP67, IP68 ou ATM, que garantem imersão em até um metro de profundidade, um metro e meio ou de 10 a 100 metros de profundidade, respectivamente.

Imagem de um smartwatch.

Alguns relógios inteligentes são resistentes à água. (Fonte: Artur Luczka/ Unsplash.com)

Conectividade

Analisar a conectividade do smartwatch é muito importante, pois essa característica está relacionada ao acesso e compartilhamento de informações. As opções mais simples possuem conexão Bluetooth, enquanto os modelos mais modernos possuem conexão com a rede Wireless.

O smartwatch Samsung Galaxy possui função Samsung Pay, que garante ainda uma funcionalidade adicional ao dispositivo: substituir o cartão de débito ou crédito e ser utilizado em transações comerciais.

Funções

Cada smartwatch possui um conjunto de funcionalidades. Os modelos mais comuns apresentam notificações do smartphone, monitoram atividades físicas e apresentam dados sobre a saúde do indivíduo.

Enquanto os modelos mais avançados tecnologicamente permitem a realização de chamadas, envio de mensagens, acesso às redes sociais, uso de diversos aplicativos e da internet.

Memória

O smartwatch possui memória interna que serve para armazenar os aplicativos, arquivos de mídia e aumentar as funcionalidades do dispositivo. Para definir a capacidade de memória necessária, você precisa entender como utilizará o smartwatch, sendo que quanto mais recursos pretender usar, mais memória precisará.

Painel

Reserve um momento para analisar o visor do smartwatch, que deve proporcionar uma visualização descomplicada. A tela pode ser em LCD, OLED ou AMOLED.

Avalie também o tamanho da tela – definida em polegadas. Quanto menor for o tamanho da tela, mais difícil será a leitura das informações. No entanto, algumas pessoas preferem modelos menores e mais discretos.

Design

Você encontra opções de relógios inteligentes que agradam a todos os estilos. Alguns possuem design de relógio analógico - o fundo é personalizado com ponteiros – enquanto outros possuem aparência de relógio digital – geralmente o fundo de tela é personalizável.

Alguns modelos permitem a troca da pulseira, o que possibilita que você utilize uma pulseira para cada ocasião. As pulseiras podem tonalidades e materiais diferentes – silicone, couro e metal. Avalie o tamanho, peso e material da pulseira antes de comprar o smartwatch.

Imagem de um smartwatch.

Uma das características que diferenciam os relógios inteligentes é o design do dispositivo. (Fonte: Rene Asmussen/ Pexels.com)

Marca

Dentre as marcas mais conhecidas no mercado da tecnologia, as que oferecem os melhores modelos de relógios inteligentes são a Apple, Garmin, Samsung, Xiaomi, Huawei, Motorola e LG.

(Fonte da imagem destacada: Simon Daoudi/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas