Imagem de um roteador sem fio.
Ultima atualização: 7 de julho de 2021

Como escolhemos

18Produtos analisados

16Horas investidas

4Estudos avaliados

87Comentários coletados

Quem cursa faculdade EAD ou trabalha em casa, precisa de um bom pacote de internet e um roteador Wireless para garantir uma conexão segura, estável e veloz. Entre os diferenciais do roteador sem fio, mencionamos as configurações simples e a praticidade para conectar a dispositivos móveis.

Diferente de um roteador cabeado, o roteador sem fio pode ser utilizado para intensificar a conexão à internet de um ponto estratégico em sua residência ou escritório. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.




Primeiro, o mais importante

  • Com um roteador sem fio, é possível transmitir sinal da internet para dispositivos móveis como notebook, smartphone, tablet, smart tv e outros sem precisar de cabos de conexão.
  • Alguns modelos de roteador sem fio também funcionam como replicador de sinal, uma opção bastante interessante para quem prioriza a qualidade da conexão com a internet.
  • Para escolher o melhor roteador Wireless, você deve analisar algumas características como conexão, frequência, velocidade e antena(s). Outra característica que você deve avaliar é o preço, que varia de R$50 a R$500.

Melhores roteadores sem fio: nossas recomendações

Para acessar a internet banda larga através de seus dispositivos móveis, você precisa de um roteador. Você encontra opções de roteador com ou sem fio, sendo que o roteador wireless é o modelo mais prático para quem deseja uma conexão estável e segura. Você só precisa investir em um dos modelos abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre roteador sem fio

O roteador sem fio é a ferramenta que você precisa para acessar a internet banda larga com conexão estável, segura e veloz. Mas você encontra opções de roteadores Wireless para diferentes públicos, como você entenderá com a leitura deste guia de compra.

Imagem de duas amigas usando um computador portátil.

O roteador sem fio é ideal para quem prioriza mobilidade. (Fonte: Brooke Cagle/ Unsplash.com)

Quais são os diferenciais de um roteador sem fio?

O roteador sem fio é um dispositivo eletrônico utilizado para distribuir sinal de internet banda larga através de rede Wireless para diversos dispositivos eletrônicos ao mesmo tempo, como smartphone, tablet, notebook, videogame e televisão inteligente.

O acesso à internet pode ser feito com ou sem senha numérica, dependendo das configurações do modem.

O grande diferencial deste dispositivo é a busca por rotas alternativas para receber e enviar dados, tornando muito mais eficiente, estável, rápida e segura a conexão com a internet, facilitando o upload e download de arquivos.

Para acessar a internet, o roteador pode utilizar antena(s) interna(s) ou externa(s), indispensável(is) para transmitir o sinal de internet para os dispositivos conectados à rede. O equipamento também funciona como um redistribuidor de sinal.

O roteador conecta-se a cada dispositivo móvel e atribui um endereço IP, que pode ser temporário ou alterado conforme você conecta e desconecta o aparelho eletrônicoda rede banda larga.

Como deve ser feita a configuração de um roteador sem fio?

Dependendo do modelo de roteador sem fio, os processos de configuração e conexão com os dispositivos eletrônicos podem ser simples ou complicados.

Recomendamos a compra de um modelo com configurações descomplicadas, especialmente para quem não possui muita afinidade com a tecnologia. Para simplificar ainda mais este processo, preparamos um passo a passo de como configurar o roteador:

  • Para configurar o roteador é necessário realizar a conexão do aparelho com um computador através do cabo Ethernet.
  • Antes de começar a configurar o roteador Wireless, cheque o endereço IP do aparelho. Você encontra essa informação em uma etiqueta adesiva fixada na embalagem ou no manual do produto.
  • Digite o endereço IP do roteador Wireless na barra de busca em um navegador da internet e depois pressione o botão enter.
  • Você vai acessar a página de configurações do roteador, depois você só precisa entrar na aba Wireless e o campo SSID, que será usado para definir o apelido dado ao dispositivo.
  • Para adicionar uma senha de proteção para seu dispositivo, você deve acessar a opção “security”, modificando a autenticação para “WPA” e de “WPA key” para "WPA passphrase" para digitar uma senha com maior complexidade.

Você também pode configurar o roteador sem fio através do smartphone, ao invés do computador. Para facilitar o processo, você pode acessar o assistente de configuração digital.

Onde colocar um roteador sem fio?

Para garantir o desempenho, velocidade e estabilidade da internet, você deve saber onde posicionar o roteador sem fio. Evite colocar em ambientes que tenham barreiras, como portas e paredes, que podem reduzir a chegada do sinal nos ambientes.

Priorize colocar o roteador sem fio em um ponto central da casa ou escritório, que seja livre de interferências. Deixe o aparelho o mais distante possível de dispositivos eletrônicos como telefone e micro-ondas, pois as ondas eletromagnéticas emitidas por esses aparelhos podem diminuir o sinal de internet.

Quais são as vantagens e desvantagens de um roteador sem fio?

Assim como qualquer outro dispositivo móvel, existem vantagens e desvantagens associadas ao uso de um roteador sem fio. Começaremos pelas vantagens:

  • Possibilidade de conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo.
  • Alguns modelos funcionam como roteador e replicador de sinal.
  • Opções para diferentes necessidades e em todas as faixas de preço.

Também existem algumas desvantagens associadas ao uso de um roteador sem fio, como perda de velocidade em comparação a um roteador tradicional, perda de qualidade de sinal quando existem obstáculos e dificuldade para configurar o dispositivo de acordo com a afinidade do usuário com a tecnologia.

Imagem de um smartphone.

O roteador sem fio oferece conexão estável, rápida e segura. (Fonte: Franck/ Unsplash.com)

Critérios de compra: Como escolher um roteador sem fio

Essa última seção do guia de compras será dedicada para apresentar e detalhar os principais critérios de compra quando o assunto é um roteador sem fio. Importante ressaltar a importância de comprar um dispositivo de qualidade, que ofereça conexão segura, estável e veloz:

Padrão de roteador

Quando for escolher um roteador sem fio, analise o padrão do protocolo aparelho. O número que indica este padrão é 802.11 que é seguido por uma letra que indica a versão do padrão, sendo a, b, g, n e ac. Confira as características de cada um deles na tabela comparativa abaixo:

Padrão do roteador Características
A Velocidade de 54 Mbits/s, frequência em 5GHz, 64 pontos de acesso e 150m de alcance
B Velocidade de 11 Mbits/s, frequência de 2,4 GHz, 32 pontos de acesso e alcance em 150m
G Velocidade de 54 Mbits/s, frequência de 2,4 GHz, 32 pontos de acesso e alcance de 150m
N Velocidade de 300 Mbits/ s, dual band, 64 pontos de acesso e 150m de alcance

Quanto mais recente é o padrão do roteador, maior a taxa de transmissão de dados, alcance e estabilidade de sinal da internet.

No entanto, você deve prestar atenção a um detalhe: não adianta comprar um roteador com padrão mais moderno se os aparelhos que estiverem conectados à rede oferecerem versões desatualizadas e incompatíveis, pois o resultado será perda de velocidade.

Antena(s)

Você encontra o roteador sem fio com antena(s) interna(s) ou externa(s). Um fator importante é que a(s) antena(s) interna(s) oferecem uma cobertura menor do que a(s) antena(s) externa(s).

Os modelos com antenas externas podem oferecer uma ou mais antenas, dependendo do modelo. Quanto maior a quantidade de antenas, melhor, pois maior a capacidade de gerenciar a amplitude da rede e a quantidade de dispositivos móveis associados.

Além da quantidade de antenas, é importante analisar o índice dBi, que indica a potência do roteador em distribuir sinal de internet.

Imagem de um roteador sem fio.

O roteador sem fio pode oferecer antenas internas ou externas. (Fonte: USA-Reiseblogger/ Pixabay.com)

Frequência/ banda

Outro fator de compra interessante é a frequência do roteador sem fio, que é medida em gigahertz e determina a velocidade em que ocorrem as trocas de dados entre a rede wireless e os dispositivos móveis conectados.

Os modelos oferecidos pelo mercado oferecem suporte para as redes de 2.4Ghz e 5Ghz. Você também encontra modelos que oferecem suporte para essas duas frequências, chamados de dual-band, Modelos com essa tecnologia possibilitam alternar entre as frequências.

Conexões e consumo de dados

Avalie também se o seu roteador oferece múltiplas conexões, sempre levando em consideração que se o aparelho oferece rede banda larga para diversos dispositivos móveis e cada um consome determinado volume de dados, deve haver um limite para ambos.

Ao escolher um roteador sem fio com capacidade de conexões adequada, você evita certos problemas como queda na conexão, carregamento lento, travamento, entre outros.

Resumo

Quem utiliza a internet para estudar, trabalhar ou se divertir com jogos e filmes, precisa investir em um bom roteador sem fio, um aparelho dedicado para oferecer conexão de internet banda larga em diversos dispositivos móveis.

Para encontrar a melhor opção de compra, você deve analisar alguns fatores como padrão de conexão, frequência, conexões e o número de antenas internas e externas. Os modelos apresentados na lista de sugestões de compra atendem aos principais padrões de qualidade.

(Fonte da imagem destacada: inlytics | LinkedIn Analytics Tool/ Unsplash.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas