Imagem de uma mulher usando uma ring light.
Ultima atualização: 26 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

35Horas investidas

7Estudos avaliados

85Comentários coletados

Quem deseja máxima qualidade na fotografia ou filmagem, seja por propósito profissional ou não, precisa entender a importância da iluminação - a entrada de luz natural ou artificial nas lentes influencia diretamente na qualidade das imagens. Para corrigir e ajustar a iluminação, você precisa do melhor ring light.

O ring light é apenas um dos equipamentos capazes de corrigir a iluminação fotográfica, mas também um dos preferidos, seja por entregar iluminação uniforme, em diferentes tonalidades ou por não custar uma fortuna. Continue a leitura para saber mais sobre esse equipamento.




Primeiro, o mais importante

  • Um ring light pode contar com conjunto de lâmpadas convencionais ou em LED. Entre as vantagens da iluminação em LED está o controle de temperatura e intensidade da luz, durabilidade das lâmpadas e menor consumo de energia elétrica.
  • Você encontra diferentes modelos de ring light: Luz de selfie, ring light com tripé de mesa e ring light com tripé ajustável. Dependendo do suporte, o ring light pode ser pequeno, médio ou grande.
  • O ring light serve para ajustar a iluminação e pode ser usado em fotografias e vídeos, sejam de cunho profissional ou amador.

Melhores modelos de ring light nossas recomendações

O ring light é um acessório de iluminação ideal para quem procura aumentar a qualidade da fotografia e filmagem, mas não possui recursos financeiros para investir em um equipamento mais caro. O bacana é que existem modelos de ring light para uso profissional e pessoal, conheça algumas opções abaixo:

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre o ring light

Você já reparou nos detalhes das fotos e vídeos bem produzidos para as redes sociais? Quem está atento aos detalhes, perceberá que os olhos da pessoa que está no centro do vídeo têm um círculo branco que nada mais é do que o reflexo do ring light, tema deste guia de compra.

Imagem de uma mulher ajustando um ring light.

O ring light é o equipamento ideal para ajustar a iluminação. (Fonte: Anete Lusina/ Pexels.com)

O ring light é a melhor opção para você?

Embora existam outros excelentes equipamentos de iluminação, o ring light pode ser a melhor opção por uma série de fatores.

O primeiro é a possibilidade de encontrar modelos em diferentes tamanhos, sendo o pequeno utilizado em fotos e vídeos gravados próximos ao assunto fotográfico, modelos médio e grande utilizados com um pouco mais de distância.

Outra vantagem deste equipamento é a possibilidade de controlar a temperatura da iluminação, ou seja, alterar o tom da iluminação, deixando-a esbranquiçada ou amarelada.

Não podemos esquecer da variação de preço. Você encontra modelos de ring light com preços diversificados, no geral, o equipamento é barato.

Para que posso utilizar um ring light?

Você pode utilizar o ring light com diferentes finalidades. O modelo pequeno é ideal para quem deseja fazer selfies e vídeos para o Facebook ou Instagram, inclusive existem modelos que encaixam diretamente na câmera do celular.

O ring light também pode ser usado por produtores de conteúdo para o Youtube, seja para quem deseja gravar um vídeo comum ou um vlog. Para essa finalidade, recomendamos a compra de um ring light com tripé ajustável e suporte para smartphone e câmera DSLR.

Para fotografia e filmagem profissional, o ring light também é um excelente acréscimo, principalmente o modelo grande com tripé ajustável.

Imagem de uma mulher utilizando um ring light.

O ring light é um acessório muito utilizado por produtores de conteúdo. (Fonte: cottonbro/ Pexels.com)

Qual é o melhor ring light para celular?

Caso você esteja procurando um ring light próprio para smartphone, sugerimos a compra de uma luz de selfie em clipe. Esse anel de luz dispensa o flash embutido do celular, produzindo fotos e vídeos com um resultado mais natural.

Você pode encaixar o ring light para celular na câmera frontal, traseira ou na webcam do computador. Esse ring light possui controle de intensidade de iluminação, mas não de temperatura..

Quais são as vantagens e desvantagens de um ring light?

Além de ajudar a criar fotografias e vídeos com máxima qualidade, o ring light é um acessório funcional e muito versátil. Conheça todas as vantagens e desvantagens desse equipamento:

Vantagens
  • A maioria dos modelos são ajustáveis e funcionam com smartphone ou câmera DSLR
  • Dispensa o uso de flash e difusor
  • É possível controlar a temperatura e intensidade de luz
  • Modelos em diferentes tamanhos
  • O ring light não prejudica a visão
  • Opções em diferentes faixas de preços
Desvantagens
  • Os modelos com lâmpadas incandescentes não oferecem ajuste de temperatura
  • Não oferece bom ajuste de iluminação em ambientes abertos

Como utilizar um ring light?

Antes de começar a fotografar ou filmar, é necessário ajustar o ring light. Em primeiro lugar, verifique se o equipamento está carregado ou com a fonte de energia conectada à tomada. Depois, adeque o enquadramento e avalie se o ângulo da câmera está correto.

Caso você resolva utilizar o tripé, cheque a estabilidade do equipamento. O acessório deve ser bem ajustado para não deixar o celular ou câmera cair.

Quais diferentes modelos de ring light?

Existem diferentes tipos de ring light e cada um possui diferentes características e finalidades:

  • Ring light portátil: esse modelo é bastante simples, ideal para selfies e vídeos para as redes sociais. Mede 8,5cm de circunferência, possui controle de intensidade e de temperatura, que varia de 5000K a 7000k.
  • Ring light com tripé articulado: como o suporte é articulado, você pode ajustar em diferentes posições. O anel mede 16cm de circunferência e a temperatura pode ser ajustada em 3500K a 5000k.
  • Ring light de mesa: esse modelo tem a vantagem de possibilitar o encaixe do celular e posicioná-lo em 360º, aumentando as possibilidades de uso. O acessório mede seis polegadas, a iluminação é em LED e tem três tonalidades.
  • Ring Light com tripé ajustável: é ideal para fixar câmera DSLR, embora possua suporte para celular. Esse tripé possui suporte com ajuste em 360º e chega a 2,10m de altura.
  • Ring light RGB: esse modelo tem como diferencial a variedade de cores - são até nove tonalidades, 26 efeitos e três variações de temperaturas. Também possui tripé com altura ajustável em até 2,10m.

Critérios de compra: Como comparar os diferentes modelos de ring light

Disponível em diferentes modelos, tamanhos e ajustes, encontrar o melhor ring light não é uma tarefa fácil, pensando nisso, preparamos essa seção de compras com as informações que devem ser analisadas para que você encontre o modelo ideal.

Tamanho do ring light

Você encontra modelos em tamanho pequeno, médio e grande. A escolha dependerá da finalidade de uso: quanto menor a circunferência do equipamento, mais perto o assunto fotográfico deve ser colocado do centro.

Os modelos em tamanhos médio e grande são utilizados com câmeras profissionais e geralmente por fotógrafos ou produtores de vídeos e são ideais para cenários maiores, abertos ou fechados.

Imagem de uma mulher ajustando a câmera em um tripé com ring light.

Você encontra modelos de ring light em diferentes tamanhos. (Fonte: Anete Lusina/ Pexels.com)

Lâmpada convencional ou em LED

A lâmpada usado no ring light também deve ser avaliada. A lâmpada incandescente não possibilita variação de potência e temperatura, e o assunto fotográfico deve ser colocado próximo ao equipamento.

Em contrapartida, a lâmpada de LED oferece iluminação contínua, com intensidade e temperatura controláveis, além de consumo de energia menor.

Temperatura da iluminação

A temperatura da iluminação reflete diretamente na tonalidade da iluminação, que pode ser branca ou amarela, dependendo da graduação da lâmpada, que varia de 3200K a 6500K.

Quando uma lâmpada tem a temperatura mais baixa, próxima aos 3200K, a tonalidade é mais amarelada e proporciona sensação de aconchego. Temperaturas mais altas, próximas aos 6500K possuem tonalidade branca, proporcionando sensação de energia.

A escolha dependerá do resultado esperado para a fotografia ou filmagem. Quem busca versatilidade e deseja alterar a temperatura da iluminação de acordo com o objetivo, deve investir em um modelo com lâmpada de LED com temperatura ajustável.

Imagem de uma mulher gravando um vídeo com o auxílio de uma ring light.

O controle de temperatura da iluminação aumenta a versatilidade do ring light. (Fonte: Liza Summer/ Pexels.com)

Tripé

Alguns modelos de ring light acompanham um tripé com pernas ajustáveis em diferentes tamanhos, sendo que podem chegar a 2 metros de altura, dependendo da circunferência do próprio ring light.

Sugerimos a compra de um ring light com tripé retrátil, principalmente se você transportar o equipamento com frequência. Esse recurso é interessante, pois um ring light com tripé de 2m pode ficar com poucos centímetros quando dobrado.

Resumo

Agora que você é um expert no assunto, pode encontrar o melhor ring light para você. Nossa recomendação é que você analise e compare os critérios que listamos e detalhamos, desse modo, as chances de uma compra bem sucedida são melhores.

Analise também os equipamentos que colocamos na lista de melhores modelos de ring light, certamente um dos modelos oferece tudo o que você procura no equipamento. Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo.

(Fonte da imagem destacada: Cottonbro/ Pexels.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas