Imagem mostra um mouse sem fio em destaque.
Ultima atualização: 15 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

16Horas investidas

3Estudos avaliados

67Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Você gostaria de ter mais liberdade com o mouse ao usar seu computador? Acha que um periférico sem fio melhora o seu desempenho nos games? Então chegou ao artigo ideal! A seguir, traremos informações que te ajudam a comprar o melhor mouse sem fio!

Mouses sem fio são os preferidos de muitas pessoas e têm uma grande quantidade de vantagens sobre os modelos tradicionais. Ao final do artigo, você saberá se é de um que precisa e como comprar o que mais faz sentido para o que deseja.




Primeiro, o mais importante

  • Os mouses sem fio têm maior liberdade de movimentação e facilidade de transporte, mas oferecem menor precisão e podem sofrer com interferências.
  • Para quem exige alta precisão e ainda prefere um mouse sem fio, o ideal é optar por um modelo com tecnologia a laser.
  • É possível escolher mouses ergonômicos e que se adaptam às mãos. A variação de formatos e tamanhos desse periférico é cada vez maior!

Os melhores mouses sem fio: Nossas recomendações

Selecionamos mouses sem fio de diferentes tecnologias e faixas de preço, mas com um fator em comum: A grande qualidade!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre mouse sem fio

O que faz de um mouse sem fio melhor ou pior do que um com? Quais são as principais tecnologias do momento? Você encontra as respostas para essas e outras questões em nosso guia de compra!

Quem trabalha muitas horas consecutivas no computador ganha muito com um mouse sem fio. (Fonte: Vojtech Okenka / Pexels.com)

Quais as vantagens de um mouse sem fio?

A principal vantagem de um mouse sem fio é a liberdade de uso. Ele não apenas amplia o alcance de movimentos, que não fica restrito a uma área, como te permite usar o computador a uma grande distância.

É mais fácil transportar um mouse sem fio, com ele cabendo em qualquer mochila ou até estojo. O periférico também tem mais durabilidade, uma vez que o fio é uma das áreas que mais costumam causar problemas.

Um mouse sem fio é ideal para notebooks e outros dispositivos que não possuem muitas entradas USB.

Dentre as principais vantagens de um mouse sem fio, destacamos a menor precisão em relação aos mouses com fio e a possibilidade de parar de funcionar por causa de interferências no sinal bluetooth.

Veja uma tabela com as vantagens e desvantagens de um mouse sem fio:

Vantagens
  • Aumenta a liberdade de movimento
  • Pode ser usado mesmo longe do computador
  • É mais durável
  • O transporte é mais fácil
  • É ideal para notebooks e dispositivos menores
Desvantagens
  • Tem menor precisão do que modelos com fio
  • Pode sofrer com interferências
  • É preciso carregar a bateria com frequência

Mouse sem fio é uma boa para gamers?

A liberdade de movimentação proporcionada por um mouse sem fio pode ser muito boa para gamers, mas não é a característica mais valorizada nesse periférico. Tal título cabe à precisão.

Mouses sem fio não possuem tanta precisão quanto os modelos com fio.

A precisão de um mouse é medida em DPI, ou “dots per inches”, “pontos por polegada” em inglês. O número indica quantos pontos de clique existem dentro de uma polegada, ou seja, o quão exato na tela é o local do seu clique.

O uso para trabalho e navegação na internet de um mouse não requer grande precisão, com números entre 300 e 2000 DPI sendo suficientes. Para games, porém, quanto maior a medida, melhor. Há modelos que já passam de 10000 DPI.

São raros os mouse sem fio que se comparam aos modelos com fio na precisão e, por isso, eles não são tão indicados para games.

Se você é um jogador profissional, opte por um mouse gamer sem fio apenas se observar que ele tem um alto DPI.

Imagem mostra um mouse sem fio ao lado de um notebook.

Mouses sem fio são muito úteis para usuários de notebooks. (Fonte: Free-Photos / Pixabay.com)

Para quem um mouse sem fio vale a pena?

Mouses sem fio podem não ser tão apropriados para gamers, mas ajudam a vida de vários grupos de pessoas. Se você está em um deles, pode adquirir um sem medo!

  • Quem trabalha por muitas horas com computador: A maior liberdade de movimentação proporcionada por um mouse sem fio é ótima para quem trabalha por muitas horas seguidas com o computador, assim como a possibilidade de se afastar da máquina.
  • Pessoas que usam o computador ligado à televisão: Se você conecta o seu notebook à televisão via cabo HDMI ou por tecnologias como o chromecast, um mouse sem fio é muito útil para a navegação.
  • Quem não gosta de touchpads: Usuários de notebooks que não se dão bem com o touchpad podem optar por um mouse. Os modelos sem fio são a melhor opção por não precisarem se conectar por cabo ao computador portátil.

É claro que você pode optar por um mouse sem fio mesmo que não se encaixe em um desses grupos caso ache que ele é a melhor opção!

Mouse sem fio óptico ou a laser?

Foi-se o tempo que mouses mecânicos, com a clássica bolinha, eram os líderes do mercado. Hoje, as tecnologias de sensor mais usadas são óptica e laser.

As tecnologias são parecidas, com sensores que mapeiam a superfície sobre a qual estão e enviam o sinal para a tela baseados em uma espécie de geolocalização. Porém, existem diferenças notáveis entre elas.

Os mouses a laser oferecem uma precisão bastante superior aos ópticos. Eles conseguem alcançar números maiores de DPI, mas com um porém: O mapeamento pode “se confundir” com mais frequência e gerar grandes panes na localização.

Outra vantagem do mouse a laser é que ele funciona sobre qualquer superfície, enquanto o óptico exige um mousepad de qualidade.

Preparamos uma tabela que compara os dois tipos de mouse:

Mouse óptico Mouse a laser
Precisão Boa e constante Muito boa, com eventuais desorientações
Movimentação Precisa de um bom mousepad Acontece em qualquer superfície
Preço Mais baixo Mais alto
Indicado para Uso simples, jogadores iniciantes Jogadores profissionais, editores de vídeo, designers

Guia de compra: Fatores para a escolha de um mouse sem fio

Decidido a comprar um mouse sem fio? Ótimo! É hora de falarmos sobre os critérios técnicos que podem te ajudar na escolha do modelo!

Alimentação

Mouses sem fio podem funcionar a pilha ou a bateria. Os modelos da primeira opção são mais baratos, mas levam a custos mais frequentes com a aquisição de novas pilhas. São recomendados para quem não usa o periférico com muita frequência.

Se você optar por um mouse que funciona a bateria, verifique qual é a autonomia e se ele pode ser carregado durante o uso. Principalmente para quem usa o periférico por longas e longas horas consecutivas, tais informações são essenciais!

Imagem mostra um mouse sobre uma mesa ao lado de um notebook e equipamentos de som.

Um mouse sem fio a bateria é mais indicado para quem trabalha muito com o computador. (Fonte: Pixabay / Pexels.com)

Tamanho e peso

Pessoas têm tamanhos de mãos variados. É necessário, portanto, que os mouses também se adaptem para gerar pegadas mais confortáveis.

Existem mouses para quem tem mãos acima ou abaixo da média de comprimento.

Os mouses padrões do mercado são indicados para quem tem os tamanhos de mãos mais frequentes, entre 17 e 20 centímetros do topo do dedo do meio até o início do pulso. Mas também existem versões menores ou maiores para quem precisa.

Preste atenção também no peso do mouse: É especialmente importante que ele seja leve caso você planeje transportá-lo de um lugar a outro com frequência.

Ergonomia

Os mouses mais conhecidos, gordinhos no meio, são indicados apenas para quem os segura e desliza com a palma da mão, a chamada “palm grip”.

Existem outras duas pegadas de mouse que muita gente tem, a “claw grip”, com as pontas dos dedos nos botões e a mão levantada, não encostando no corpo do periférico, e a “fingertip grip”, com as pontas dos dedos controlando todo o mouse e a palma afastada.

Se você não usa a pegada de mouse dominante, pode encontrar modelos ergonômicos para a “claw grip” e a “fingertip grip” e, assim, ter muito mais conforto no dia a dia!

Funcionalidades

Um mouse pode contar com funcionalidades especiais que facilitam principalmente a vida dos gamers.

Luzes de LED que acompanham os cliques são ótimas para efeitos visuais e podem até ajudar em alguns jogos. Mais importantes, porém, são os botões extras, sobretudo para games de tiro.

Se você quer um mouse para elevar o seu nível nos seus games favoritos, pode buscar por funcionalidades especiais!

Resumo

Mouses sem fio ajudam a dar mais liberdade de movimentação no uso de computadores e podem ser transportados com facilidade. Eles podem ser a laser, ideais para quem exige maior precisão, ou ópticos.

Você pode escolher um mouse que se adapte bem à sua mão em questão de tamanho e de pegada e, caso faça atividades profissionais como design ou edição de fotos e vídeos, comprar o modelo com o maior DPI.

(Fonte da imagem destacada: khamkhor / Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas