Gamer sorrindo olhando para o computador e utilizando um headset
Ultima atualização: 16 de abril de 2021

Como escolhemos

10Produtos analisados

16Horas investidas

9Estudos avaliados

74Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Neste artigo nós vamos tirar todas as suas dúvidas ao falar sobre as características dos melhores headsets do mercado.

Vamos te mostrar o que levar em consideração na hora de escolher o periférico que é encontrado na maioria dos setups gamers do mundo e que também é visto constantemente em empresas que trabalham com telefonemas.

Está em busca de um headset que ofereça conforto e alta performance de som nos fones e microfones? Continue a leitura para conhecer todos os detalhes do produto e não se perder na hora da compra!




Primeiro, o mais importante

  • Os headsets com tipo surround (5.1 ou 7.1), entregam uma qualidade de som inimaginável. É como se você tivesse um home teather nos ouvidos.
  • É importante ficar atento às conexões disponíveis no headset que você irá adquirir, USB ou P2. Elas determinarão o tipo de plataforma que você poderá utilizá-lo.
  • Não priorize apenas a qualidade do áudio, visto que a principal diferença do headset é a possibilidade de comunicação. Portanto, escolha um modelo com um bom microfone.

Melhores headsets: nossas recomendações

Guia de compra: como encontrar o melhor headset do mercado

Bastante procurado por gamers e por profissionais que passam o dia no telefone, os headsets são produtos que foram feitos para facilitar o seu dia a dia.

Entretanto, como saber qual é o melhor headset para a sua necessidade? Com tanta variedade que o mercado oferece, é comum surgirem dúvidas na hora da escolha.

Pode ficar tranquilo, a partir de agora responderemos os principais questionamentos dos compradores. Você receberá um guia de compra completo sobre o produto. Veja!

Homem de óculos com utilizando um headset olhando para a tela do computador jogando jogo FPS

É praticamente impossível você ver um gamer hoje em dia sem um headset. (Fonte: Sean Do/ Unsplash.com)

O que é um headset?

A grosso modo, o headset é um periférico que traz em seu conjunto um fone de ouvido com controle de volume e um microfone acoplado. De acordo com o modelo, o microfone pode ser visível ou não.

Ele é bastante utilizado por gamers para comunicação em jogos de PC e videogame. Além disso, ele captura detalhes que um fone comum ou os alto falantes não captariam.

Além disso, ele captura detalhes que um fone comum ou os alto falantes não captariam.

Muitas pessoas também o utilizam para assistir filmes e séries na televisão, justamente por conta da entrega do som de altíssima qualidade. Os modelos com cancelamento de ruído externo são ainda melhores, porque fazem com que o usuário fique ainda mais entretido com o que está fazendo.

É importante ressaltar que nem sempre os headsets possuem dois fones. Profissionais que trabalham em centrais de atendimento, por exemplo, costumam utilizar esses modelos. É extremamente mais fácil digitar no computador com as duas mãos, ao invés de segurar o telefone com uma e ficar com apenas a outra livre.

Os headsets podem ser com ou sem fio. A escolha vai de acordo com a preferência do usuário. Existem aqueles que preferem a liberdade sem fios, enquanto existem outros que preferem não se preocupar com carga de bateria.

Quais as diferenças entre o headset e headphone?

A principal diferença entre eles é o microfone, presente apenas no headset. Muitas pessoas confundem estes dois produtos visualmente. E não é por menos, principalmente porque agora existem modelos de headset com o microfone embutido.

A verdade é que ambos possuem um objetivo semelhante: possibilitar a melhor experiência de som possível ao usuário. Entretanto, apenas o headset possui um microfone capaz de possibilitar a comunicação com outras pessoas em jogos online ou ligações.

Como falamos no item anterior, podem existir headsets com apenas um fone. Esses modelos, porém, nunca serão vistos com gamers. Eles procuram uma boa comunicação com outros jogadores, mas principalmente uma imersão total no jogo, geralmente provocada pela qualidade do som distribuído pelo headset.

Enquanto isso, você nunca encontrará modelos de headphone com apenas um fone. Assim como os headsets, existem modelos com ou sem fio e a conexão pode ser feita por cabo P2 ou USB.

Veja abaixo uma tabela de diferenças e semelhanças entre os modelos:

Headset Headphone
Principal diferença Possui microfone para comunicação Não possui microfone
Objetivos Proporcionar a melhor experiência em áudio e voz ao usuário Proporcionar a melhor experiência em áudio possível
Conectividade Existem modelos com e sem fio. São conectados por cabo P2 ou USB. Alguns modelos via Bluetooth Existem modelos com e sem fio. São conectados por cabo P2 ou USB. Alguns modelos via Bluetooth

Quais as vantagens e desvantagens de utilizar um headset?

Fique com as mãos livres em uma ligação enquanto você utiliza o telefone. Sabe aquele incômodo e dor de pescoço por ficar segurando o telefone com a cabeça? Não existirá mais. Que tal conversar com seus amigos para definir estratégias enquanto joga o seu jogo favorito? Essas são apenas algumas das vantagens em se adquirir um headset.

Vantagens
  • Mãos livres enquanto fala ao telefone
  • Ideal para gamers
  • Imersão total em um jogo, filme ou série
  • Possibilidade de isolar o som externo, de acordo com o modelo
  • Ergonômico
Desvantagens
  • Possível incômodo na cabeça se jogar por muito tempo

Por que devo escolher um headset para meus jogos?

Se você gosta de jogar no PC ou videogame e está em dúvida se vale a pena investir em um headset, nós te livramos dessa dúvida agora. Vale sim, vale muito a pena!

Você terá uma qualidade de áudio muito superior à de um alto falante, por exemplo. Além disso, sua experiência será totalmente imersiva. Vamos imaginar que você seja um gamer de FPS (First Person Shooter).

Com o melhor headset você será capaz de ouvir por exemplo os passos dos jogadores, granadas caindo entre inúmeras outras coisas. Fatos que podem ser determinantes para a vitória ou derrota da sua equipe.

Dois gamers jogando jogo FPS com dois headsets cada um

A maioria dos modelos permite que o microfone seja dobrado, caso seja da vontade do usuário. (Fonte: Alex Haney/ Unsplash.com)

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os melhores headsets

Você encontrará no mercado os mais variados modelos de headset. A pergunta é a seguinte: como saber qual o melhor? Fique tranquilo, nós preparamos uma lista com as principais características que você deve levar em consideração na hora da escolha.

São detalhes essenciais, que vão te dizer se o produto que você está procurando é de qualidade ou não. Confira!

Potência

Quanto maior for a potência apresentada, maior será a altura do som do headset. Na maioria dos casos, um periférico com 50 miliwatts já é mais do que suficiente para garantir um som de qualidade.

Entretanto, você encontrará no mercado opções que pode chegar a 150 miliwatts.

Qualidade sonora

Este é um ponto crucial de escolha, o tipo de som do seu headset.

Qual escolher? Estéreo (2.0) ou Surround (5.1 ou 7.1)? Essa decisão impactará tanto na entrega do som, quanto no valor do produto.

Entenda o que cada um significa:

Estéreo (2.0)

São os aparelhos com duas saídas de som. Os dois fones do headset entregam o mesmo tipo de som. Você verá que ao utilizá-lo, sua experiência será infinitamente superior ao som da TV ou computador, por exemplo.

Surround (5.1 e 7.1)

Imagine um som de home theater em seus ouvidos. É essa qualidade de som que esses headsets prometem entregar. O 5.1 possui cinco canais e o 7.1 sete canais de áudio. Esses tipos de headset são os mais caros do mercado, mas que prometem entregar uma experiência fora do comum.

Preste atenção aos modelos que possibilitam ativar o isolamento acústico do headset. Assim, sons externos não te atrapalharão.

Qualidade do microfone

Outro ponto bastante importante na hora de escolher o melhor headset para você. Busque dar preferência para modelos com ajustes flexíveis. Assim, evitamos os ruídos de respiração. Prefira os modelos direcionado, que ficam voltados diretamente para sua boca.

Prefira modelos com ajustes flexíveis, ou ao menos vertical. Isso é essencial para evitar ruídos de respiração. Outro ponto a ser considerado é o tipo da cápsula do microfone. Alguns modelos são direcionais, ficando voltados diretamente para a sua boca.

Headset em cima de uma mesa com fundo branco e com um celular ao lado

Prepare-se para uma imersão de 100% a filmes ou jogos. (Fonte: Fausto Sandoval/ Unsplash.com)

Ergonomia

Você irá passar horas com ele na sua cabeça e ouvidos, por isso o conforto é mais do que essencial. Procure modelos com alças flexíveis e fones acolchoados. Existem headsets com revestimento em couro sintético que proporcionam mais conforto ao usuário.

Outro recurso que sempre gera dúvidas é a compra de modelos com ou sem fio. A verdade é que essa questão sempre vai depender do gosto do usuário. Modelos sem fio dão mais mobilidade. Entretanto a pessoa sempre precisará se preocupar em carregar. Headset sem fio geralmente tem um valor mais elevado.

Resumo

Que tal a experiência de um home theater em seus ouvidos ao jogar o seu jogo favorito ou assistir a sua série especial? O headset é o periférico que estava faltando para você. Nada melhor do que traçar estratégias nos jogos utilizando o microfone acoplado ou não precisar mais segurar o telefone durante o trabalho, não é mesmo?

Como viramos durante o artigo, existem diversas opções de headsets disponíveis no mercado. A sua escolha deve ser baseada na sua necessidade e em quanto você deseja investir. Você encontrará opções para todos os bolsos.

Boa sorte na escolha!

(Fonte da imagem destacada: Shao-Chun Wang/ 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas