Imagem mostra um headset gamer em destaque.
Ultima atualização: 14 de abril de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

34Horas investidas

8Estudos avaliados

2185Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Nesse artigo, nós vamos te ensinar a descobrir qual é o melhor headset gamer disponível no mercado. Assim, você poderá acertar na sua compra e ficar satisfeito com o seu novo produto.

Apesar do nome, o headset gamer não serve apenas para os fanáticos por jogos eletrônicos, mas sim para todos que precisam de um acessório com alta capacidade de isolamento e reprodução de som. Fique conosco e descubra tudo sobre ele!




Primeiro, o mais importante

  • A escolha entre um headset gamer, que oferece melhor qualidade sonora e de isolamento, e de um headset comum deve ser feita pensando nos usos mais frequentes que serão feitos do acessório.
  • É recomendado usar o headset gamer sempre que jogos, filmes ou shows com grande qualidade sonora são reproduzidos no computador ou em outros dispositivos, mas ele não é uma boa opção para gravações.
  • Preste atenção em qual forma de conexão entre headset e dispositivos é a que faz mais sentido para você.

Os melhores headsets gamers: Nossas recomendações

Os headset gamers estão disponíveis em variadas faixas de preços e contam com funções e tecnologias diferentes. Tudo isso, é claro, acaba refletindo na qualidade. Selecionamos alguns modelos que merecem destaque:

Guia de compra: O que você precisa saber sobre headset gamer

Quer saber mais sobre o headset gamer, entender o que o diferencia de um comum e decidir se é realmente dele que você precisa? É hora de ter as suas principais dúvidas respondidas!

Imagem mostra uma pessoa jogando e usando um headset gamer.

O headset gamer permite total imersão nos jogos. (Fonte: 11333328/ Pixabay.com)

O que diferencia um headset gamer de um comum?

Chamamos de headset o conjunto que engloba um fone de ouvido com duas conchas auriculares, que tampam totalmente as orelhas e são unidas por uma tira que passa por cima da cabeça, e um microfone. O headphone, por sua vez, conta apenas com o dispositivo de audição.

Um headset gamer oferece melhor isolamento e som mais detalhado que um comum.

Existem muitos headsets no mercado, afinal, eles são usados por variados profissionais que precisam se comunicar e fazer chamadas na internet. Os headsets gamers são apenas a fatia mais específica, com recursos especiais.

Todo headset deve oferecer um isolamento satisfatório, impedindo vazamento de sons externos para dentro das conchas auriculares. Porém, nos modelos gamers a tecnologia é ainda mais desenvolvida.

Além disso, um headset gamer tem uma distribuição de som de alto nível por usar sistemas como surround 5.1 ou 7.1, em vez de apenas dois canais como em um modelo comum. Essa tecnologia interna permite que o jogo seja aproveitado com as características sonoras com que foi desenvolvido.

Para quem vale a pena comprar um headset gamer?

Se você usa o headset apenas para tarefas que não envolvem uma grande complexidade sonora como chamadas com a família, atendimento a clientes e reuniões de trabalho, um modelo comum é capaz de dar conta das suas necessidades.

O headset gamer é indicado para quem precisa aproveitar produtos com design de áudio trabalhado e múltiplos canais espalhados. Além dos jogos, outros exemplos são filmes, séries e shows.

Se você joga games modernos no computador, profissionalmente ou por diversão, o headset gamer é recomendadíssimo por proporcionar a imersão completa na trama e por reproduzir as características do áudio da maneira que elas foram desenhadas.

Porém, o mesmo vale para quem assiste a filmes, séries e shows com frequência no computador. Os mesmos benefícios são proporcionados pelo headset gamer e ele também é uma ótima escolha.

Quais as vantagens do headset gamer?

Nós já mencionamos que o headset gamer proporciona melhor distribuição e qualidade do som e isolamento superior. Mas suas vantagens não param por aí.

Por ser desenvolvido com mais cuidado e tecnologia, o headset gamer também pode levar vantagem sobre o comum em outras características como durabilidade, conforto e ergonomia. Ele deve suportar anos de uso.

Alguns headsets gamers têm visuais mais trabalhados e até mesmo algumas luzes de LED que piscam em determinadas situações. Tais recursos, porém, servem principalmente para jogos em grupo.

É claro que tais melhorias se refletem no preço. Por isso, veja uma tabela com as vantagens e desvantagens do headset gamer:

Vantagens
  • Oferece experiência sonora superior
  • Seu isolamento acústico tem maior qualidade
  • Costuma ter maior durabilidade
  • Pode ser mais confortável e ergonômico
Desvantagens
  • Preços são maiores que os dos modelos comuns
  • Não é muito indicado para gravações

É uma boa ideia usar headset gamer para gravações?

Muitos jogos atuais acontecem em grupo e é um hábito fazer gravações e transmissões ao vivo do que acontece na tela. Para quem faz as chamadas “lives”, é uma boa ideia usar o headset gamer?

A resposta é não. O microfone do headset gamer, apesar de existir, serve mais para conversas com amigos ou jogos em grupo. Ele não tem a qualidade para gerar um áudio bom o bastante para uma gravação ou transmissão ao vivo.

Para fazer uma transmissão ao vivo eficiente, compre um microfone próprio para isso, de preferência um condensador. Seu áudio terá qualidade superior do que se usar um headset gamer.

Você sabia que a Twitch, plataforma que é usada pelos gamers para transmissões ao vivo, já tem mais de 140 milhões de usuários? Esse é um nicho em franco crescimento!

Quais as formas de conexão de um headset gamer?

O mercado de jogos eletrônicos ocupa variadas plataformas. Além dos tradicionais consoles e dos computadores, os dispositivos móveis não param de receber novos títulos de destaque.

Por isso, os headsets gamers precisam oferecer conectividade compatível com cada um dos dispositivos que rodam jogos eletrônicos. A entrada USB muitas vezes não é suficiente.

Imagem mostra uma pessoa usando um computador com um headset.

O headset gamer também é uma boa ideia para filmes e séries. (Fonte: Tima Miroshnichenko/ Pexels.com)

Se você quer um headset gamer para jogos de dispositivos móveis, deve optar por um com conectividade bluetooth. Nos tempos atuais, com grande versatilidade de conexões e de usos, talvez ele seja o que mais se adapta às diferentes plataformas e situações. Sua desvantagem é a necessidade de carregar a bateria.

Há ainda outras opções, como cabo USB e P2, que servem para situações específicas. Observe qual se adequa melhor para o uso que você fará do seu headset gamer.

Critérios de compra: Fatores para a escolha de um headset gamer

Existem alguns critérios importantes que você precisa analisar antes de bater o martelo na compra do seu headset gamer. Vamos discuti-los a seguir:

Tipo de microfone

Os headsets gamers podem apresentar vários tipos de microfones. Dentre os mais comuns, estão os retráteis, os móveis, os removíveis e os fixos.

Não existe uma diferença significativa quanto à qualidade do áudio produzido, mas sim sobre a praticidade. Um modelo removível pode ser bom para quem o usa tanto para ver filmes e séries quanto para reuniões, por exemplo.

Modelos com microfone fixo são os menos confortáveis, mas mais duráveis. Os móveis, por sua vez, podem quebrar com maior facilidade, já que seu mecanismo pode não aguentar as constantes movimentações.

Imagem mostra uma criança sentada no sofá jogando e usando um headset gamer.

Headsets gamers também são usados com consoles. (Fonte: Amy B/ Pexels.com)

Conforto e ergonomia

Não importa qual é o uso do headset gamer: Seja para trabalho, jogos, filmes ou músicas, ele provavelmente ficará por um longo tempo na sua cabeça. Um modelo desconfortável, portanto, é um sério problema.

Um headset gamer realmente confortável deve ser quase imperceptível.

Opte por modelos que valorizem o seu conforto. Os acolchoamentos nas conchas auriculares e na tira que passa por cima da cabeça, por exemplo, devem ser quase imperceptíveis.

As tecnologias modernas de headsets gamers permitem que eles sejam recheados com espumas que praticamente se moldam junto ao formato da cabeça e das orelhas. É um avanço enorme em questão de conforto e que torna muito melhor a possibilidade de passar horas com o equipamento.

Fio

Na maioria das vezes que um headset gamer apresenta problemas, não é nem o componente principal que se danifica, mas sim o fio. A constante movimentação pode fazer com que ele não resista muito tempo se for frágil.

Nós já falamos sobre os benefícios dos modelos com conexão via bluetooth, ou seja, sem fio. A durabilidade também se torna maior.

Caso você opte por um modelo com fio, observe se ele é bem reforçado e protegido para evitar danos. Isso é essencial para a durabilidade do seu headset.

Design

Para você, é importante que o headset gamer seja bonito e estiloso? Existem modelos de variadas cores, alguns com logotipos e desenhos especiais, outros com luzes de LED que se acendem e piscam com frequência.

Observe modelos com características técnicas semelhantes e veja qual te agrada mais em visual! Pode ser o mais simples, preto básico sem nada que chame a atenção, ou algum que realmente seja a sua cara.

Resumo

Um headset gamer é um modelo especial de headset que se destaca por permitir uma experiência sonora muito mais completa. Ele é ideal não apenas para gamers, mas para quem lida com produtos com áudio bem trabalhado.

É possível escolher um headset gamer através de variadas características como tipo de conexão, de microfone, ergonomia e conforto. Antes de fazer escolha, pense em com que dispositivo você mais irá usar o seu acessório e no quanto faz uso também da sua voz.

(Fonte da imagem destacada: minimalist_/ Pixabay.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas