Imagem mostra mãos segurando um smartphone Motorola sobre um fundo azul.
Ultima atualização: 1 de junho de 2021

Como escolhemos

12Produtos analisados

18Horas investidas

4Estudos avaliados

75Comentários coletados

Seja muito bem-vindo! Esse é o artigo ideal para quem quer saber qual é o melhor celular Motorola. A seguir, você encontra todas as informações sobre os principais modelos dessa marca tão estabelecida no mercado de eletrônicos.

A Motorola é uma das marcas com mais anos de experiência na fabricação de celulares. Suas linhas conseguem enorme sucesso e, no decorrer do artigo, você entende os porquês e aprende a escolher o modelo que mais faz sentido na sua vida!




Primeiro, o mais importante

  • A Motorola tem linhas de celulares de entrada (Moto E), intermediários (Moto G) e avançados (Moto Edge). Todos levam vantagem sobre a concorrência em suas categorias.
  • O pioneirismo sempre foi uma característica importante da Motorola. Por isso, ainda hoje é possível notar várias inovações em aspectos como tela e câmera nos smartphones da marca.
  • Existem smartphones da Motorola em variadas cores e designs, principalmente na linha Moto G Play.

Os melhores celulares Motorola: Nossas recomendações

Para começo de artigo, preparamos uma relação com os melhores celulares da Motorola. Eles são de diferentes linhas e faixas de preço, agradando a todos os gostos e bolsos!

Guia de compra: O que você precisa saber sobre os melhores celulares Motorola

Se você chegou a esse artigo, provavelmente quer saber mais sobre a Motorola e seus celulares. Em nosso guia de compra, todas as principais questões sobre os modelos da marca são respondidas!

Imagem mostra um celular Motorola antigo.

A Motorola sempre foi pioneira no ramo dos celulares. (Fonte: Thai Nguyen / Unsplash.com)

A Motorola é uma boa marca de celulares?

A primeira ligação feita com um telefone celular no mundo foi com um aparelho da Motorola. O primeiro telefone celular comercializado no Brasil era da Motorola. O primeiro smartphone comercializado no Brasil era da Motorola.

É fácil perceber o quanto a Motorola tem experiência no ramo de celulares. Ela sempre foi pioneira e resistiu por décadas como uma empresa que inova, cria novas tecnologias e produz modelos que estão à frente do tempo.

Portanto, você não precisa ter dúvidas: A Motorola é uma excelente marca de celulares. São muitos anos de experiência no topo do mercado. Ninguém consegue tantas inovações à toa.

Você sabia que a Motorola nasceu em 1928, nos Estados Unidos, quando dois irmãos compraram uma fábrica falida de baterias?

Quando os tipos de bateria fabricados se tornaram obsoletos, a empresa mudou o foco para rádios automotivos. O nome "Motorola" vem de uma mistura entre "motor" e "vitrola".

Quais as linhas de celulares da Motorola?

A Motorola tem quatro linhas de celulares no Brasil, sendo que uma é básica, uma é intermediária, uma é avançada e uma é experimental. A seguir, você encontra detalhes sobre cada uma:

  • Linha Moto E: É a linha de entrada da Motorola, com modelos básicos. Os celulares são baratos e duráveis, mas sem tantos recursos.
  • Linha Moto G: A mais famosa e campeã de vendas da marca, a Moto G é uma linha intermediária. Seus modelos possuem bom desempenho e tecnologias modernas, mas não de topo, com preços excelentes.
  • Linha Moto One: Linha experimental da Motorola. Ela tem modelos que testam novas tecnologias e ideias, principalmente relacionadas a questões de câmera e design.
  • Linha Moto Edge: A responsável pelos celulares mais avançados da Motorola. É onde mora o topo da tecnologia, também com preços mais altos.

Quase todas as linhas têm lançamentos anuais e três versões: “Plus”, mais avançada, normal, com as configurações tradicionais, e “play”, que visa melhor desempenho para jogos.

Quais os celulares mais vendidos da Motorola?

Os celulares mais vendidos da Motorola são o Moto G9 Power, Moto G100, Moto Edge Plus, Motorola One Fusion e Moto E7 Plus. Como já mencionamos, eles são de diferentes capacidades e faixas de preço.

Para que você possa comparar cada um dos modelos e entender qual faz mais sentido para você, preparamos uma tabela:

Moto G9 Power Moto G100 Moto Edge Plus Moto One Fusion Moto E7 Plus
Processador Snapdragon 662 octacore Snapdragon 870 octacore Snapdragon 865 octacore Snapdragon 730 octacore Snapdragon 460 octacore
Memória RAM 4 GB 12 GB 12 GB 6 GB 4 GB
Câmera 16 MP (frontal), 64 MP + 2 MP + 2 MP (traseira) 16 MP + 2 MP (frontal), 64 MP + 16 MP + 2 MP (traseira) 25 MP (frontal), 108 MP + 8 MP + 16 MP (traseira) 16 MP (frontal), 64 MP + 8 MP + 5 MP + 2 MP (traseira) 8 MP (frontal), 48 MP + 2 MP (traseira)
Armazenamento 128 GB 256 GB 256 GB 128 GB 64 GB
Faixa de preço Média Alta Alta Média Baixa

Como é o relacionamento com o cliente da Motorola?

É excelente a relação da Motorola com os seus clientes. A empresa possui canais abertos para lidar com possíveis problemas e está sempre disposta a agir para resolver qualquer solução que apareça.

Na plataforma Reclame Aqui, a empresa tem uma ótima nota média de 8,7. 80,7% dos clientes dizem que voltariam a fazer negócio, enquanto 88,2% dos problemas apresentados são resolvidos.

A Motorola tem um relacionamento com o cliente acima da média quando comparado à maior parte das empresas de celular.

Imagem mostra dois celulares Motorola de diferentes tamanhos sobre uma mesa.

Celulares motorola têm diferentes designs e tamanhos. (Fonte: StockSnap / Pixabay.com)

Como funciona a assistência técnica da Motorola?

A rede de assistência técnica da Motorola é bastante ampla. Existem oficinas autorizadas espalhadas por todo o Brasil.

É possível agendar um horário de atendimento já pelo site da Motorola.

Quando o seu smartphone apresenta um problema, você deve acessar o site oficial e observar as possíveis soluções apresentadas. Existe uma série de categorias como “tela”, “câmera” e “WiFi”.

Se o seu problema não for resolvido pelo site, você precisará clicar em “o meu problema não foi resolvido”. Surgirá uma tela pedindo o número do IMEI do aparelho e do seu CPF.

Em seguida, o site te mostrará qual é a assistência técnica mais próxima da sua casa e te ajudará a marcar um horário de atendimento.

Critérios de compra: Fatores para a escolha do melhor celular Motorola

Se você já está decidido a comprar um celular da Motorola, precisa saber mais sobre alguns importantes critérios técnicos. Abaixo, discutiremos os principais:

Conectividade

Os roteadores dual band, com a frequência 5Ghz, já são dominantes no mercado. Smartphones que possuem a capacidade de conexão a ela podem oferecer velocidade muito maior e uma internet mais confiável.

Quando fora do WiFi, também é possível observar quais são as possibilidades de conectividade que o celular oferece. A compatibilidade com o 5G (que não é a mesma coisa que citamos no parágrafo acima) também é muito interessante e está presente na linha Edge da Motorola.

Imagem mostra um celular Motorola sobre uma mesa.

Verifique se o smartphone escolhido tem compatibilidade com a frequência 5 Ghz. (Fonte: John Tekeridis / Pexels.com)

Bateria e entrada do carregador

Se você usa muito o seu smartphone quando longe da rede elétrica, é importante que a autonomia da bateria seja satisfatória. Você pode observar se a quantidade de horas de uso que o aparelho resiste após uma carga total é mencionada nas especificações técnicas.

Celulares modernos da Motorola contam com a tecnologia TurboPower.

Outra possibilidade é observar a amperagem. Modelos de entrada e intermediário da Motorola têm baterias com 5000 mAh, enquanto outros chegam a 6000 mAh.

Não deixe de ficar atento às entradas do aparelho. O USB mais moderno é o 3.0 Type-C, e é ele que permite o chamado TurboPower. Todos os smartphones modernos devem oferecê-lo.

Cor e design

Uma das coisas mais legais ao comprar um novo celular é escolher a cor e o design. A Motorola certamente capricha nas possibilidades, lançando seus principais modelos com um grande número de opções.

Existem celulares Motorola de praticamente todas as cores: O Moto G9 Play, por exemplo, tem uma versões em verde turquesa, rosa quartzo e azul safira.

Ao escolher o seu smartphone Motorola, não deixe de decidir qual a cor que mais te agrada!

Acessórios

Na loja oficial da Motorola, a maior parte dos smartphones é vendida com capa protetora, fone de ouvido, cabo de sincronização e carregador. Essa é uma grande vantagem da marca, uma vez que há concorrentes que nem sequer carregador incluem mais no pacote original do celular.

Eventualmente, pode ser que você encontre ofertas de celulares com ainda mais acessórios inclusos. Até mesmo capinhas e cartões de memória estão presentes em pacotes vendidos com excelente custo-benefício. Essas podem ser as melhores opções para a aquisição do seu novo smartphone!

Resumo

A Motorola é uma marca pioneira quando o assunto é celular. Ela sempre esteve à frente de seu tempo e, ainda hoje, lança modelos que se destacam pela tecnologia, durabilidade, desempenho e preço acessível.

Com linhas diversas capazes de agradar a todos os públicos, a Motorola também se destaca pelos seus excelentes relacionamento com o cliente e assistência técnica. Sem dúvidas, há um modelo que é o melhor para você!

(Fonte da imagem destacada: monticello / 123rf.com)

Por que você pode confiar em mim?

Resenhas